Universidade Estadual Vale do Acaraú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Estadual Vale do Acaraú
UVA
Lema Agere Sequitur Esse
Fundação 23 de outubro de 1968 (55 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização Sobral, Ceará
Funcionários técnico-administrativos 102
Reitor(a) Fabianno Cavalcante de Carvalho
Vice-reitor(a) Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque
Docentes 410
Total de estudantes 9.869
Afiliações ABRUEM, RENEX
Orçamento anual 70.138.285,23
Página oficial www.uvanet.br

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Sobral, interior do Ceará. Tendo como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos, ocupando assim a colocação de segunda maior universidade estadual do Ceará.

A Fundação Universidade Estadual do Vale do Acaraú constitui órgão da Administração Pública Indireta do Estado do Ceará sob a formação de Fundação Pública, com personalidade de Direito Público, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), conforme Lei Estadual nº 12.077-A, de 01 de março de 1993, e está inscrita no CNPJ com o nº 07.821.622/0001-20, possuindo sede de gestão administrativa localizada à Avenida da Universidade, 850, Bairro da Betânia, CEP 62040-370, em Sobral - CE.[1]

A UVA funcionou também no vizinho estado da Paraíba, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo e Umbuzeiro, mas depois que o STF publicou uma decisão no diário eletrônico de 6 de fevereiro de 2018, as atividades foram suspensas. A motivação, de acordo com o MPF, é que a instituição não poderia ministrar cursos extrapolando os limites geográficos do estado do Ceará. A determinação foi assinada pelo ministro Luiz Fux.[2]

Brasão[editar | editar código-fonte]

Escudo de prata, três carnaúbas de sinople (cor verde na rubrica heráldica francesa), contornadas de negro; boi em ouro; contornado de negro; serra em sinople, contornada de negro; ramos de algodão de sinople, frutados de prata, contornados de negro; terço superior do escudo de blau (azul), contendo o livro em prata, contornado de negro, entre a data escrita de "1968" e o nome abreviado da universidade; em contrachefe, campanha diminuta ondada de blau e prata de quatro tiras. Tochas de prata em número de três. Listel branco, com a legenda a negro: "AGERE SEQUITUR ESSE".

História[editar | editar código-fonte]

Monumento em Homenagem a Albert Einstein no Campus Cidao - UVA.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi criada através da Lei Municipal nº 214 de 23 de outubro de 1968 pela prefeitura de Sobral. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú.

O Poder Executivo Estadual através da Lei nº 10.933 de 10 de outubro de 1984 criou sob a forma Autárquica, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Foram encampadas pela UVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi transformada de autarquia especial em Fundação, através da Lei Nr 12.077-A de 1 de março de 1993.

A UVA foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer Nr 318, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 1 de junho de 1994.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

1968 - Por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, por meio da Lei Municipal nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú.[1]

1984 - O Poder Executivo Estadual por meio da Lei nº 10.933 de 10/10/1984 cria, sob a forma de Autarquia, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), vinculada à Secretaria de Educação, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Com a criação da Autarquia são encampadas as Faculdades de Ciências Contábeis, Enfermagem e Obstetrícia, Educação e de Tecnologia, que compunham a antiga Fundação Universidade Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral.[1]

1993 - A Universidade Estadual Vale do Acaraú é transformada em Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, vinculada a então Secretaria da Ciência e Tecnologia, por meio da Lei nº 12.077-A de 01/03/1993, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 22/04/1993. A Lei nº 13.714 de 20/12/2005 alterou a denominação da Secretaria da Ciência e Tecnologia para Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).[1]

1994 - A UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará por meio do Parecer nº 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e sancionado por meio da Portaria Ministerial nº 821 de 31/05/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994.[1]

Museu Madi[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu Madi

O museu foi inaugurado em 5 de julho de 2005, a administração do museu está a cargo de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobral e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Os artistas plásticos José Guedes, que já foi curador de exposições do movimento Madi e Roberto Galvão, curador do Salão Sobral de Arte Contemporânea, compõem o núcleo gestor do museu.

O Movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin em meados de 1940, pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento) A (Abstração) D (Dimensão) I (Imaginação) e tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. "O MADI desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos".

O movimento, que nasceu na Argentina, contava, no início, com 10 participantes. Atualmente, pelo menos 100 artistas participam do movimento Madi, que está difundido em vários países. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas MADI na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos. Em Sobral o Museu Madi Internacional terá como curador o artista plástico José Guedes.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) possui suas unidades acadêmicas e administrativas em quatro campi, localizados na cidade de Sobral, Região Norte do Estado do Ceará.

Os quatro campi da UVA são:

  • Campus da Betânia: Situado na Avenida da Universidade nº 850, bairro Betânia, com uma área total de cinco hectares e área construída de 19.700 m², foi a sede do antigo Seminário da Betânia, fundado por Dom José Tupinambá da Frota. Encontram-se instalados no Campus Betânia os órgãos de Direção Superior (Reitoria e Pró-Reitorias), os órgãos de Assessoramento e de Representação Judicial (Cerimonial, Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional e Procuradoria Jurídica) e os órgãos de Execução Instrumental, Departamento de Ensino de Graduação e Administrativo-Financeiro e suas unidades administrativas.  Estão instalados ainda no Campus, a Biblioteca Central, o Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC), Núcleo de Línguas Estrangeiras (NUCLE), Auditório Central, Prefeitura, Salão de Atos e a Capela do Preciosíssimo Sangue.  Funcionam no Campus Betânia as direções do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB) e Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE).
  • Campus do Junco: Situado na Avenida John Sanford, nº. 1845,bairro Junco, tem uma área total de 1,5 hectares e área construída de 3.938m².  No Campus estão instalados a diretoria do Centro de Ciências Humanas (CCH), os Cursos de Graduação em História, Geografia e Ciências Sociais e respectivas Coordenadorias, Biblioteca Setorial, Auditório, Prefeitura e, ainda o Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia. 
  • Campus do Derby: Situado na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Pontes, nº. 186, bairro Derby, tem uma área total de 5,2 hectares e área construída de 7.800 m².  No Campus estão instalados a diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS), os Cursos de Graduação em Enfermagem e Educação Física e respectivas Coordenadorias, Comitê de Ética em Pesquisa, Biblioteca Setorial, Prefeitura, Auditório, o Parque Desporto Recreativo Lígia Coelho Torres e, ainda, o Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família. 
  • Campus da CIDAO: Situado na avenida Dr. Guarany nº. 317, bairro Derby, tem uma área total de oito hectares e área construída de 5.079 m².  No Campus estão instalados a diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), os Cursos de Graduação em Ciências da Computação, Engenharia Civil, Tecnologia em Construção de Edifícios, Física e Matemática e respectivas Coordenadorias, Comissão Executiva de Processos Seletivos (CEPS), Prefeitura, Auditório e Espaço Cultural Trajano de Medeiros.  No Campus CIDAO estão, também, as instalações do Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS). 

Cursos de graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia[editar | editar código-fonte]

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)[editar | editar código-fonte]
Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE)[editar | editar código-fonte]
Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB)[editar | editar código-fonte]

Campus do Derby[editar | editar código-fonte]

Centro de Ciências da Saúde (CCS)[editar | editar código-fonte]

Campus Cidao[editar | editar código-fonte]

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)[editar | editar código-fonte]

Campus do Junco[editar | editar código-fonte]

Centro de Ciências Humanas (CCH)[editar | editar código-fonte]

Campus Ibiapaba[editar | editar código-fonte]

Campus Acaraú[editar | editar código-fonte]

Campus Camocim[editar | editar código-fonte]

Cursos de pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus do Junco

Cursos de idiomas - instrumental e avançado[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia

Referências

  1. a b c d e NTI, Núcleo de Tecnologia da Inforamção -. «UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú». Site da Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  2. «STF suspende atividades de universidade particular na Paraíba». Folha Patoense. 6 de fevereiro de 2018. Consultado em 6 de fevereiro de 2018 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Universidade Estadual Vale do Acaraú