Universidade Estadual Vale do Acaraú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
UEVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Lema Agere Sequitur Esse
Fundação 23 de outubro de 1968
Tipo de instituição Pública, estadual
Orçamento anual R$ 56.153.000 (2013)
Docentes 342
Total de estudantes 6.106
Reitor(a) Antônio Colaço Martins
Vice-reitor(a) Maria Palmira Soares de Mesquita
Estado Bandeira do Ceará.svgCeará
Afiliações ABRUEM, RENEX
Página oficial www.uvanet.br
Entrada uva.jpg
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Sobral, interior do Ceará. Tendo como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos, ocupando assim a colocação de segunda maior universidade estadual do Ceará. Atende alunos de todo o norte cearense, sendo que mais de 40 municípios fornecem ônibus para os universitários diariamente.

Um convênio estabelecido com a UNAVIDA (Universidade Aberta Vida) permite a esta representar a UEVA no estado da Paraíba com 7 de seus cursos.

Brasão[editar | editar código-fonte]

Escudo de prata, três carnaúbas de sinople (cor verde na rubrica heráldica francesa), contornadas de negro; boi em ouro; contornado de negro; serra em sinople, contornada de negro; ramos de algodão de sinople, frutados de prata, contornados de negro; terço superior do escudo de blau (azul), contendo o livro em prata, contornado de negro, entre a data escrita de "1968" e o nome abreviado da universidade; em contrachefe, campanha diminuta ondada de blau e prata de quatro tiras. Tochas de prata em número de três. Listel branco, com a legenda a negro: "AGERE SEQUITUR ESSE".

História[editar | editar código-fonte]

Monumento em Homenagem a Albert Einstein no Campus Cidao - UEVA.


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) foi criada através da Lei Municipal nº 214 de 23 de outubro de 1968 pela prefeitura de Sobral. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú.

O Poder Executivo Estadual através da Lei nº 10.933 de 10 de outubro de 1984 criou sob a forma Autárquica, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Foram encampadas pela UEVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi transformada de autarquia especial em Fundação, através da Lei Nr 12.077-A de 1 de março de 1993.

A UEVA foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer Nr 318, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 1 de junho de 1994.

Museu Madi[editar | editar código-fonte]

O museu foi inaugurado em 5 de julho de 2005, a administração do museu está a cargo de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobral e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Os artistas plásticos José Guedes, que já foi curador de exposições do movimento Madi e Roberto Galvão, curador do Salão Sobral de Arte Contemporânea, compõem o núcleo gestor do museu.

O Movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin em meados de 1940, pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento) A (Abstração) D (Dimensão) I (Imaginação) e tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. "O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos".

O movimento, que nasceu na Argentina, contava, no início, com 10 participantes. Atualmente, pelo menos 100 artistas participam do movimento Madi, que está difundido em vários países. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas Madi na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos. Em Sobral o Museu Madi Internacional terá como curador o artista plástico José Guedes.

Cursos de graduação - bacharelado[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

Cursos de graduação - licenciatura[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

[editar | editar código-fonte]

Campus Cidao

Cursos Sequenciais - Formação Específica[editar | editar código-fonte]

Cursos de pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

Cursos de idiomas - instrumental e avançado[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Estadual Vale do Acaraú