Predefinição Discussão:Universidades do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre as modificações[editar código-fonte]

Por favor, evite mudanças desnecessárias de mudança da predefinição de "UniversidadesBrasil" e "Universidades do Brasil". A predefinição é curta e objetiva, não necessitando de mudanças quanto a isso, devendo permanecer "Universidades do Brasil". Também convém não adicionar centros universitários e faculdades nessa predefinição. A predefinição visa mostrar as universidades do Brasil, instituições de ensino superior mais amplas, e a adição de faculdades e centros universitários tornaria a predefinição extremamente longa e cansativa. Por ser uma enciclopédia de conteúdo aberto, a Wikipédia pode e deve ser modificada por todos; porém, faz-se necessário o uso de bom senso e organização. As universidades que constam nessa lista devem ser universidades que possuem atividade no Brasil atualmente. Universidades já extintas ou que, por alguma razão, não são mais uma universidade deverão estar fora dessa lista, assim como novas universidades deverão ser adicionadas, podendo ser contribuída por todo e qualquer membro que deseje adicioná-la. Antes de mais nada, não há um "dono" da predefinição; porém, devido as extremas mudanças de maioria desnecessária nas antigas predefinições sobre as universidades, os excessos desnecessários devem ser evitados. Contribua de maneira positiva para o crescimento e organização da lista, como mudança de cores e estruturas mais organizadas. Sobre a lista, define-se como universidade pública toda e qualquer universidade que possua vinculos com alguma esfera dos governos do Brasil, sendo universidades privadas toda e qualquer universidade ligadas a grupos de pessoas jurídicas que não possuem vinculos com os governos, sendo geridas por entidades ou pessoas de forma independente. Não acho que seja necessário separar as universidades privadas em filantrópicas ou privadas de forma adstrita. As universidades estão dispostas em ordem alfabética seguindo a ordem pelo nome completo da instituição e não da sigla. Também informo que a lista foi gerida de forma alfabética: primeiro, as universidades privadas e logo depois as públicas; estaduais, federais e municipais de acordo com a ordem alfabética, bem como pelos estados. A predefinição não visa mostrar as melhores ou maiores universidades do brasil, visa mostrar somente as universidades do Brasil de forma organizada. Alemao23 (discussão) 21h38min de 7 de agosto de 2010 (UTC)

Mudanças[editar código-fonte]

Re-escrevi toda a predefinição com a finalidade de facilitar a navegação pelos leitores e despoluir visualmente o artigo. Fiz a organização em "Universidades federais", divididas por região, e "Por estado", com links para categorias de universidades por estado. Escolhi assim porque há muitas universidades no Brasil, e colocar todas na predef a deixaria muito pesada. Fazendo a organização correta das categorias, facilitará bastante a navegação dos leitores. G‾|‾ D 22h09min de 27 de julho de 2012 (UTC)

Olha, sua intenção foi maravilhosa e o resultado estético ficou mesmo muito bom. Mas vejamos só...
O novo layout valoriza as UF, a despeito das UEs. Sinceramente, não acho cabível uma predefinição "Universidades do Brasil" sem a presença expressa de poderosas instituições como USP, Unicamp, UERJ, Udesc, UEL, UEM, dentre tantas outras. Abraços, Salles Nt 14h14min de 28 de julho de 2012 (UTC)
Seria conveniente adicionar as UEs nos mesmos campos trocando a legenda "Universidades federais" para "Universidades federais e estaduais"? G‾|‾ D 14h57min de 28 de julho de 2012 (UTC)
Yes check.svg Feito, adicionadas UEs contidas na versão antiga da predef. G‾|‾ D 18h46min de 29 de julho de 2012 (UTC)
Pronto, ficou muito bom! Acho que as municipais não fazem muita falta, são menos relevantes... Melhor deixá-las só na categoria de universidades por Estado mesmo. Parabéns pelo trabalho, WikiGT. Salles Nt 22h08min de 29 de julho de 2012 (UTC)

Universidades particulares[editar código-fonte]

Considero que todas as UFs e UEs são relevantes a ponto de estarem nessa predef, acho que ninguém discorda. Também existem universidades privadas relevantes, por isso, as recoloquei na nova predef, mas acho que seria conveniente se fosse feita uma revisão, com a finalidade de eliminar as UNIEsquinas da predef e deixá-las apenas nas predefinições regionais. G‾|‾ D 23h12min de 29 de julho de 2012 (UTC)

Também acho que consta particular demais aí. Tem pessoa jurídica aí que nem universidade é, às vezes nem a centro universitário chega. Agora, estabelecer um "critério de notoriedade" para constar numa predef chegaria a ser de uma excentricidade bizarra.
Como sei que ninguém quer fazer algo assim, proponho o seguinte: essa predef está muito grande... abarca a tela inteira de um tablet, v.g. Então proponho a eliminação da regionalização da seção "particulares". Outro ponto: nossa intenção não é fazer publicidade de certas faculdades pagou-passou Brasil a fora... então, ao menos em princípio, julgo que só devíamos deixar aí -- meio que a título exemplificativo mesmo -- apenas certas universidades efetivamente de renome, daquelas que conseguem fazer páreo com relativa constância às públicas em termos de produtividade científica.
Por mim, a seção "Privadas" ficaria assim:
PUCCamp  • PUC Minas  • PUC Rio  • PUC SP  • PUC GO  • FGV DF  • FGV RJ  • FGV SP  • Unisinos  • Mackenzie  • UNIP  • USJT  • Estácio de Sá  • lista completa
Obviamente essa lista pode ir sendo ampliada diante sugestões razoáveis.
Avisem se esqueci alguma PUC ou FGV. Inclui UNIP e Estácio porque estas duas são iguais erva daninha, se espalham por todos os lados, então ao menos alta relevância financeira elas têm. Não há necessidade de fazer uma lista gigante de privadas aqui, nunca conseguiremos ser completamente justos. Para isso já temos um anexo e uma categoria. Deixemo-lo em negrito, então. Parece-me a melhor saída. Salles Nt 02h05min de 30 de julho de 2012 (UTC)
Yes check.svg Feito, coloquei apenas uma ligação para a FGV porque não encontrei o artigo das outras citadas e acho que o artigo principal já contém informações suficientes. G‾|‾ D 02h21min de 30 de julho de 2012 (UTC)
Isso é uma listagem arbitrária baseada em achismo. Portanto, ou são listas todas as universidades privadas ou fica somente uma ligação para o anexo com a lista. Łυαη fala! 18h37min de 15 de outubro de 2012 (UTC)

É, faz sentido. Ficou lá só o link. Salles Nt 03h26min de 16 de outubro de 2012 (UTC)

Universidades Comunitárias[editar código-fonte]

Com a sanção da «Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013» , acredito que deva ser adicionada uma nova linha, com as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ou simplesemnte "Comunitárias"), também linkando para uma lista. --TнєGσєяgєη 00h05min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)

Inclusão de institutos e faculdades[editar código-fonte]

Como o editor NZanferrari (que está incluindo institutos e faculdades na lista de universidades e não se manifesta, o que é péssimo em um projeto colaborativo), tendo sido revertido algumas vezes, novamente o reverti para que ele venha aqui se manifestar, discutindo com outros editores suas alterações. Seria bom analisar a validade dessas alterações à luz da definição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da lei de sua criação, para que não fiquem dúvidas, por exemplo, se a Faceli pode ser classificada como universidade.--PauloMSimoes (discussão) 03h32min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Adicionei as demais universidades municipais que estavam faltando na lista
- Adicionei as IFs, que são Instituições de Ensino Superior (IES), pois não faz sentido ter uma apenas de universidades se hoje as próprias instituições se denominam como IES e, virtualmente, não há diferença.
- Coloquei todas em ordem alfabética
- Separei as públicas por estados, porque a separação por federais/estaduais/municipais fica muito bagunçada, sobretudo nas regiões com mais IES
- Coloquei as siglas nas normas da Língua Portuguesa (siglas com mais de três letras devem estar em caixa alta somente se forem lidas letra por letra, caso formem uma palavra deve se utilizar a caixa alta somente na letra inicial e as demais em caixa baixa, salvo as exceções onde isto é estilizado, como a UFSCar)
- Peço desculpas, sou meio novo e não sabia da discussão, é a primeira predefinição que edito, estava ciente somente das páginas. Eu trabalho com Ensino Superior, por isso fiz as alterações. Na prática as IFs são tratadas como as demais IES. Caso pensem que as alterações sejam inválidas, sugiro a criação de uma predefinição com as IES.
comentário não assinado de NZanferrari (discussão • contrib) 04h07min de 11 de setembro de 2019‎ (UTC)
Me parece que tudo que adicionou deve ser analisado caso a caso. As faculdades que listou também são universidades?--PauloMSimoes (discussão) 04h10min de 11 de setembro de 2019 (UTC)
Apenas algumas, a maioria são IES municipais. Hoje os financiamentos e demais editais normalmente abrangem IES do que universidades/faculdades/centros universitários/institutos porque estas definições, na prática, se referem apenas a quantidade de professores efetivos com mestrado e doutorado e a autonomia na criação de cursos. Na prática são a mesma coisa: instituições que ofertam ensino superior --NZanferrari
@NZanferrari: assine suas mensagens com 4 "tiles" no fim da mensagem (~~~~). Não respondeu minha pergunta de modo satisfatório. Se são "algumas", então "as outras" não são. Sua lista não é confiável. É preferível que fique incompleta do que errada. Sua ideia de criar outra predefinição para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia parece ser uma boa solução.--PauloMSimoes (discussão) 04h43min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Chamando @Luan e Py4nf: o que acham ? Concordam que se crie uma nova predefinição, deixando esta apenas para as universidades ? Pela lei, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia equiparam-se às universidades, mas na minha opinião "equiparar-se" não significa "que sejam" universidades. --PauloMSimoes (discussão) 04h50min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo em criar uma nova predefinição, deixando esta apenas para as universidades. Py4nf (discussão) 18h11min de 11 de setembro de 2019 (UTC)
@PauloMSimoes: nessa navecaixa há uma série de questões. O MEC classifica as IES em "faculdade", "centro universitário", "universidade". Uma variação disso está na introdução de Lista de instituições de ensino superior do Brasil. E em consulta ao e-MEC, as IES estão classificadas quanto à organização acadêmica em "centro federal de educação tecnológica", "centro universitário", "faculdade", "instituto federal de educação, ciência e tecnologia" e "universidade". Noutra questão, lembro que já existe Predefinição:Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Se isso for de conhecimento na proposta de uma nova navecaixa, eu não compreendo a necessidade. Num terceiro ponto, essa navecaixa atual de universidades tem um critério bem amplo, pois há várias IES deste tipo no país e as de categorias administrativas que públicas estão dispostas de forma distintas. Mas ao mesmo tempo não tenho solução para este ponto. --Luan (discussão) 23h39min de 11 de setembro de 2019 (UTC)