Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Unioeste
Fundação 27 de janeiro de 1988 (29 anos)
Tipo de instituição Pública, estadual
Localização Cascavel (reitoria)
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Marechal Cândido Rondon
Toledo
Docentes 1.057
Reitor(a) Paulo Sérgio "Cascá" Wolff
Vice-reitor(a) Moacir Piffer
Total de estudantes 11.603
Afiliações CRUB, RENEX e ABRUEM
Orçamento anual R$ 370 mi (2015)
Página oficial http://www.unioeste.br

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, é uma instituição pública brasileira de ensino superior, mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede em Cascavel.

Possui campi em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Em 2015 foi classificada entre as 30 melhores universidades do Brasil, segundo índice do Ministério da Educação e Cultura (MEC).[1] Sendo indicada pela mesma classificação como a terceira melhor universidade do estado.

A Unioeste oferece 55 cursos de graduação, 33 cursos de mestrado e 10 cursos de doutorado.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Unioeste surgiu da integração das fundações municipais mantenedoras de quatro faculdades, a FACISA, de Foz do Iguaçu, a FACIMAR, de Marechal Cândido Rondon, a FACITOL, de Toledo e a FECIVEL, de Cascavel. Em 1999, foi instituído o Campus de Francisco Beltrão, por meio da incorporação da Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão - FACIBEL à Unioeste.

Criada pela Lei nº 8.680 de 30 de dezembro de 1987 e pelo Decreto nº 2.352, de 27 de janeiro de 1988. Foi reconhecida pela Portaria Ministerial 1784-A, de 23 de dezembro de 1994.

Campi[editar | editar código-fonte]

A Unioeste possui 55 cursos de graduação divididos em seus 5 campi:

Cascavel[editar | editar código-fonte]

Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Letras Português/Italiano, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia.

Foz do Iguaçu[editar | editar código-fonte]

Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Hotelaria, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática, Pedagogia, Turismo.

Francisco Beltrão[editar | editar código-fonte]

Administração, Ciências Econômicas, Direito, Economia Doméstica, Geografia, Pedagogia, Medicina, Serviço Social, Nutrição.

Marechal Cândido Rondon[editar | editar código-fonte]

Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras Português/Alemão, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Medicina, Zootecnia.

Toledo[editar | editar código-fonte]

Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social.

Hospital Universitário[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2000, por meio da Lei 13.029, o Hospital Regional de Cascavel foi transformado em Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HOUP, com a transferência da administração para a Unioeste.

Com isso, a universidade conta com estrutura própria para dar suporte as atividades do cursos da área da saúde, como medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e odontologia.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

Metade dos alunos ingressam na Unioeste por meio do Enem, a partir do SISU, a outra metade das vagas é preenchida pelo vestibular tradicional, realizado em dois dias consecutivos. O processo é classificatório e as questões de conhecimentos específicos têm peso diferente para cada curso escolhido.

A Unioeste adota a política de cotas, com metade das vagas destinadas aos alunos oriundos de escolas públicas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]