Universidade Paranaense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Universidade Paranaense
UNIPAR
Fundação 1970
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Associação Paranaense de Ensino e Cultura
Localização Umuarama, Brasão do Paraná.svg Paraná
Reitor(a) Carlos Eduardo Garcia
Vice-reitor(a) Neiva Pavan Machado Garcia
Campus Campus Umuarama (Umuarama)

Campus Cascavel (Cascavel)
Campus Toledo (Toledo)
Campus Paranavaí (Paranavaí)
Campus Guaíra (Guaíra)
Campus Cianorte (Cianorte)
Campus Francisco Beltrão (Francisco Beltrão)

Página oficial http://www.unipar.br

A Universidade Paranaense (UNIPAR) é uma universidade privada brasileira no Paraná, criada na década de 1970[1], possui campi em Umuarama, Cascavel, Toledo, Paranavaí, Guaíra, Cianorte e Francisco Beltrão.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada pela Associação Paranaense de Ensino e Cultura (APEC), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama nasceu em 1972, em Umuarama, pelos casais Cândido Garcia e Neiva Pavan Machado Garcia e José de Oliveira e Odethe Alves de Oliveira, que vieram da cidade de Tupã para criar uma instituição que atendesse à grande demanda de profissionais não-graduados.

No entender do casal, a área da educação tinha prioridade. Era urgente a necessidade de formar docentes para as escolas públicas e privadas, que tinham, em seus quadros, quase todos os professores leigos. Assim, a Instituição iniciava sua trajetória com cursos de licenciatura: Pedagogia (magistério) e Estudos Sociais, em 1972, e Ciências (Matemática) e Letras, em 1975, que reuniam cerca de 600 alunos.

A comunidade via a UNIPAR com bons olhos. Por acreditar que os investimentos da APEC em cursos superiores iriam colaborar para o desenvolvimento socioeconômico – além do cultural –, apoiava as ações de seus dirigentes, que cada vez se empenhavam mais para acompanhar o número crescente de pessoas interessadas em prosseguir os estudos, em seguir carreira. Assim, novos cursos são implantados pela FIAPEC (Faculdades Integradas da Apec): em 1980, Administração e Direito; em 1981, Ciências Contábeis e, no final da década – em 1989 –, Psicologia. No ano seguinte – 1990 – nasce mais uma opção para os estudantes: o curso de Farmácia. Nessa fase, a Instituição passa a atrair estudantes de outras regiões do Paraná e de outros estados do Brasil. Começava, então, um novo capítulo da trajetória da APEC: a luta por transformar a FIAPEC em universidade.

Luta vencida. Em 1993, dirigentes e professores comemoraram, com carreata pelo centro da cidade de Umuarama, o reconhecimento conferido pelo MEC. Em 9 de novembro a FIAPEC transforma-se oficialmente em Universidade Paranaense – UNIPAR. O momento passa a ser um dos mais marcantes da história da Instituição, pois representa autonomia na criação de cursos.

Mas a conquista foi além. Os dirigentes da UNIPAR começam, então, a colocar em prática os planos de expansão, traçados com muito otimismo e com a intenção de contemplar outras cidades do Estado com o ensino da Universidade Paranaense. Ainda no ano de 1993 brotavam os campi de Toledo, Guaíra, Cianorte e Paranavaí. Em 1999 sai do papel o de Cascavel a maior cidade do Oeste e Sudoeste e, em 2001, entra em funcionamento o de Francisco Beltrão.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências


Bandeira do Estado do Paraná
Paraná
História • Política • Geografia • Economia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens