Universidade do Estado do Amazonas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UEA
Universidade do Estado do Amazonas
Fundação 12 de janeiro de 2001
Tipo de instituição Pública
Docentes 1.063 docentes
Reitor(a) Cleinaldo de Almeida Costa
Vice-reitor(a) Raimundo de Jesus Teixeira Barradas
Estado Amazonas
Afiliações ABRUEM e RENEX
Página oficial www.uea.edu.br
Prédio da UEA.JPG
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma instituição de ensino vinculada ao Governo do Estado do Amazonas. É uma instituição pública estadual de ensino superior, que oferece mais de 30 cursos distribuídos em dezessete cidades amazonenses (Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Carauari, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Boca do Acre, Coari, Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Novo Aripuanã, Maués e São Gabriel da Cachoeira), em nível de pós-graduação. A UEA conta com 23 especializações (lato sensu), 7 mestrados e dois Doutorados (stricto sensu), é a maior universidade Brasileira multicampi, com 5 escolas Superiores e a unidade sede, esta última abriga o gabinete da reitoria, as escolas superiores são distribuídas em: ESA (Escola Superior de Ciências da Saúde), EST (Escola Superior de Tecnologia), ENS (Escola Normal Superior), ESAT (Escola Superior de Artes e Turismo) e ESO (Escola Superior de Ciências Sociais. No segundo semestre de 2012 foi apresentado o projeto da Cidade Universitária da Universidade do Estado Amazonas que agregará todas as unidades acadêmicas em um único Campus, a Cidade Universitária será construída na Cidade Iranduba, na região Metropolitana de Manaus, sob uma área de 13.000m² e alojamento para 2 mil alunos advindos do interior do Estado, e ainda residenciais, shoppings, comércio, serviços públicos, eixos viários, áreas de lazer e de turismo, entre outros elementos.


A criação da UEA foi autorizada pela Lei Estadual n.º 2.637, de 12 de janeiro de 2001, sancionada pelo então governador Amazonino Armando Mendes. Esta Lei estabeleceu seus principais objetivos: promover a educação, desenvolvendo o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região; ministrar cursos de grau superior, com ações especiais que objetivem a expansão do ensino e da cultura em todo o território do Estado; realizar pesquisas e estimular atividades criadoras, valorizando o indivíduo no processo evolutivo, incentivando o conhecimento científico relacionado ao homem e ao meio ambiente amazônicos; participar na colaboração, execução e acompanhamento das políticas de desenvolvimento governamentais, inclusive com a prestação de serviços.

Destaca-se por oferecer, a distância, o curso Normal Superior para os municípios do interior do Estado (PROFORMAR), com a finalidade de capacitar os professores atuantes em tais localidades, além da Telessaúde juntamente com universidades outros estados que participam do projeto.

Lista de reitores[editar | editar código-fonte]

Reitor Gestão
Lourenço dos Santos Pereira Braga 2001 - 2007
Marilene Correa da Silva Freitas 2007 - 2010
José Aldemir de Oliveira 2010 - 2013
Cleinaldo de Almeida Costa 2013 - presente

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.