Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
UNCISAL
Fundação 1975
Tipo de instituição Pública Estadual
Localização Maceió, Alagoas
Reitor(a) Henrique de Oliveira Costa
Vice-reitor(a) Ilka do Amaral Soares
Afiliações RENEX, Faubai
Orçamento anual 132.994.426,00 (2007)
Página oficial http://www.uncisal.edu.br

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior pública, localizada no Estado de Alagoas.

Breve Histórico da UNCISAL[editar | editar código-fonte]

A história tem início em 1968, com a criação do curso de Medicina da Escola de Ciências Médicas (ECMAL). Em 1975, a criação da Fundação Governador Lamenha Filho (FUNGLAF) surge para ser entidade mantenedora da ECMAL e incorpora à sua estrutura o Hospital Dr. José Carneiro, a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Alagoas.

A FUNGLAF e sua estrutura de assistência, somada à estrutura de educação superior, passariam a congregar o complexo docente assistencial para a educação médica.

A partir de 1977, FUNGLAF e ECMAL consolidam-se como instituição universitária, pluridisciplinar, criando cursos de pós-graduação (especialização), implementando a pesquisa, a extensão e se vinculando às necessidades regionais.

Com a reestruturação do sistema de educação superior de Alagoas, criou-se a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas. Em 1995, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas homologa a criação dos cursos Fisioterapia, Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional.

Cinco anos após a abertura dos novos cursos, em 2000, ocorre a extinção da FUNGLAF, surgindo a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, tendo como órgãos de apoio os Hospitais Escola Dr. José Carneiro, Dr. Hélvio Auto, Maternidade Escola Santa Mônica e o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde de Alagoas, hoje Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL).

Em 2005, após visita de avaliadores externos e devida homologação de Parecer pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas, a UNCISAL passa à condição de Universidade.

Algumas Datas[editar | editar código-fonte]

  • 1963 - Criação do Hospital Dr. José Carneiro mantido pala FASA (Fundação Alagoana de Saúde e Assistência). O Dr. José Carneiro era médico e intendente da prefeitura.
  • 1968 – Criação da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL) e do Curso de Medicina no dia 2 de Maio (data que dá nome ao Diretório Acadêmico deste curso), auxiliada por uma comissão composta pelos Professores Ib Gatto Falcão, Nabuco Lopes.
  • 1970 - Primeiro vestibular para a Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL). Foi a terceira turma, as duas primeiras (1968 e 1969) foram formados por excedentes do vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • 1973 - Formatura da primeira turma de Medicina. Turma Senador Tarso Dutra. Paraninfo: Prof. Ib Gatto Falcão. Patrono: Ex-Governador Lamenha Filho. Placa_de_formatura_(1973)
  • 1974 – O Decreto 73.754 do D.O.U. reconhece o Curso de Medicina, no dia 6 de Março.
  • 1975 - Surge a FUNGLAF (Fundação Governador Lamenha Filho) como mantenedora da ECMAL e incorpora outras unidades de saúde Hospital Dr. José Carneiro, Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages.
  • 1977 - FUNGLAF e ECMAL consolidam-se como instituição universitária.
  • 1995 - Homologação dos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
  • 2000 - O governador Ronaldo Lessa extingue a FUNGLAF, criando a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
  • 2002 – A Portaria N° 116/2002 publicada no D.O.U. reconhece o curso de Fonoaudiologia.
  • 2003 – O D.O.U. publica a portaria N°21/2003 que reconhece o curso de Fisioterapia. - O Curso de Terapia Ocupacional é reconhecido pela portaria N°20 publicada no D.O.U.
  • 2005 – Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - Criação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
  • 2017 – O Curso de Medicina teve a melhor avaliação entre as faculdades médicas de Alagoas, destacando-se entre os melhores resultados do país através do Anasem.

Missão da UNCISAL[editar | editar código-fonte]

Desenvolver atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e  assistência,  produzindo  e  socializando  conhecimento para a formação de profissionais aptos a implementar e gerir ações que promovam  o  desenvolvimento  sustentável,  atendendo  às  demandas  da sociedade alagoana.

Visão 2024[editar | editar código-fonte]

Ser reconhecida pela sociedade alagoana como referência de qualidade no ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Valores[editar | editar código-fonte]

1.Integração ensino-serviço

Propiciar a integração e a cooperação entre as Unidades Acadêmicas, Assistenciais e de Apoio Assistencial.

2. Respeito à integralidade do ser

Garantir atenção integral às pessoas para a melhoria contínua das relações de trabalho, de assistência e de formação.

3. Gestão pública sustentável

Praticar a gestão pública pela excelência, com foco em resultados, visando a sustentabilidade social, cultural, ambiental e econômica, utilizando estratégias inovadoras.

4. Transparência

Dar visibilidade aos atos administrativos e acadêmicos.

5. Ética

Desenvolver as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Serviços de Assistência à Saúde[editar | editar código-fonte]

Hospitais[editar | editar código-fonte]

- Hospital Escola Hélvio Dr. Helvio Auto (HEHA)

- Maternidade Escola Santa Mônica (MESM)

- Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho (HEPR)

Laboratórios[editar | editar código-fonte]

- Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML)

Clínicas[editar | editar código-fonte]

- Clínica Escola de Fonoaudiologia Prof. Jurandir Boia Rocha

- Clínica Escola de Fisioterapia  – Professora Delza Gitaí

- Clínica Escola de Terapia Ocupacional

- Ambulatório de Especialidades Médicas (AMBESP)

Serviços[editar | editar código-fonte]

- Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Estrutura Acadêmica

Estrutura Administrativa

Ensino