Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde agosto de 2018).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Prodeb
Razão social Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia
Economia mista
Slogan Tecnologia, Informação e Segurança
Atividade tecnologia da informação
Fundação 1 de outubro de 1973 (45 anos)
Sede Salvador, Brasil
Presidente Samuel Pereira Araújo (desde 2015)
Website oficial http://www.prodeb.gov.br

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) é a empresa de economia mista do Governo do Estado da Bahia, que presta serviços em processamento eletrônico para os órgãos da administração pública, como criação e manutenção de sistemas, aplicativos e sites, consultoria em software e instalações de redes, visando a modernização e o aprimoramento da gestão pública e a melhoria da qualidade de vida do cidadão. A Prodeb conta com a maior sala-cofre do Norte/Nordeste e terceira maior do país entre as empresas de tecnologias da informação e comunicação (TIC) estaduais, sendo responsável pela hospedagem dos dados e informações estratégicas do Governo do Estado da Bahia, com certificação de segurança internacional emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).[1] Entre seus mais de 80 clientes estão o Detran-BA, a Polícia Militar da Bahia e prefeituras municipais. A sede da Prodeb é no Centro Administrativo da Bahia.

História[editar | editar código-fonte]

No início da década de 1970, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), viu a necessidade de dotar o Estado de uma companhia de processamento de dados. Foram realizados então, dois concursos, a fim de criar o Centro de Informática, com a finalidade de prestar serviços de processamento eletrônico de dados e assessorar, via uso de informática, os órgãos e entidades da administração pública estadual. Em outubro de 1973, instituiu-se formalmente a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), através da Lei n.º 3 157 de 1973,[2] sob a forma de sociedade de economia mista, sendo o Governo do Estado da Bahia o acionista majoritário.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Alguns dos serviços ofertados pela Prodeb para os seus clientes incluem:

  • Hospedagem de site
  • Processamento e armazenamento de dados de sistemas
  • Fornecimento de acesso à internet
  • Implantação de infraestrutura para cabeamento voltado para informática
  • Transmissão ao vivo (webstream)
  • Acesso à plataforma Microsoft Office 365
  • Consultoria em soluções de softwares

Referências

  1. «A Prodeb». www.prodeb.gov.br. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  2. [1]