Faculdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma faculdade é uma divisão dentro de uma universidade ou faculdade que compreende uma área temática ou um grupo de áreas temáticas relacionadas, possivelmente também delimitadas por nível (por exemplo, graduação).[1] Nos Estados Unidos, essas divisões são geralmente chamadas de faculdades (por exemplo, "faculdade de artes e ciências") ou escolas (por exemplo, "escola de negócios"), mas também podem misturar terminologia (por exemplo, a Universidade de Harvard tem um " faculdade de artes e ciências",[2] e uma "faculdade de direito"). Em Portugal, é uma das denominações adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgânicas; No Brasil, é possível também a faculdade ser desvinculada de uma universidade ou instituição maior — principalmente em instituições particulares de ensino superior.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Cada faculdade de uma universidade está vocacionada para uma área do conhecimento, eventualmente para duas ou mais áreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

Na identificação de uma faculdade menciona-se o seu nome seguido do nome da respectiva universidade (por exemplo, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e não Faculdade de Farmácia de Coimbra).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Para outras denominações adaptadas pelas unidades orgânicas dos estabelecimentos de ensino superior ver unidade orgânica.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Além das faculdades vinculadas a universidades, há faculdades isoladas, sem vínculos com universidades. São instituições de educação superior públicas ou privadas, com propostas curriculares em uma ou mais áreas de conhecimento. Têm regimento unificado e são dirigidas por um diretor-geral. Podem oferecer cursos em vários níveis — graduação, cursos sequenciais e de especialização e programas de pós-graduação (mestrados e doutorados).

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Charles William Eliot, Association of American Universities, "Discussion of the Actual and the Proper Line of Distinction Between College and University", Journal of proceedings and Addresses of the First and Second annual conferences, Volumes 1-12 (1901), p. 38.
  2. «Harvard Faculty of Arts and Sciences». www.fas.harvard.edu. Consultado em 28 de outubro de 2022