Radical Chic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados deste título, veja Radical chic.
Radical Chic
Informação geral
Formato Game show
Gênero Comédia
Variedades
Criador(es) Miguel Paiva
País de origem Brasil Brasil
Idioma original (Português)
Produção
Diretor(es) Marcos Paulo
Fred Confalonieri
Apresentador(es) Maria Paula
Elenco Andréa Beltrão
Ewerton de Castro
Eduardo Martini
Otávio Augusto
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 19 de abril - 17 de dezembro de 1993
N.º de temporadas 1

Radical Chic é um programa de televisão brasileiro. produzida e exibida pela Rede Globo.

Insipirado na personagem homônima criada pelo cartunista Miguel Paiva, estreou em 19 de abril de 1993 às 17 horas.

O Programa[editar | editar código-fonte]

Era um híbrido de programa humorístico e game-show apresentado por Maria Paula Fidalgo. Nele, Andréa Beltrão interpretava a personagem em várias esquetes, e dessas esquetes eram tirados os temas que seriam perguntados depois no jogo. O jogo era uma competição de perguntas e respostas entre adolescentes do Ensino Médio ou universitários, com equipes separadas por sexo. A equipe que mais acumulasse pontos ganhava prêmios em dinheiro.

A grande final foi disputada pelos rapazes do Colégio Estadual Pedro Alvares Cabral (CEPAC) e as moças do curso de idiomas Yázigi, sendo vencida pelos rapazes do CEPAC e recebendo o prêmio de CR$ 500.000,00 (quinhentos mil cruzeiros reais), o maior prêmio pago por um game show televisivo até então. Também com as excelentes atuações cômicas de Ewerton de Castro e Eduardo Martini, nos papéis dos garçons Oliveira e Siqueira.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Apesar do sucesso entre adolescentes, o programa sofreu várias críticas. Um dos motivos é porque se parecia demais com o quadro Sexolândia, sucesso no Domingão do Faustão na época. Além disso, as tentativas de levar ao ar games-show envolvendo adolescentes não foram bem sucedidas, tendo em vista o anterior Bobeou Dançou (apresentado por Xuxa) e o posterior Ponto a Ponto, comandado por Márcio Garcia, exemplos de programas que ficaram pouco tempo no ar. Se por um lado a produção o programa recebia cartas de telespectadores da Argentina e do Uruguai, por outro apenas Andréa Beltrão era elogiada pela sua atuação da personagem Radical Chic.

E por fim, alguns dos temas propostos por vezes envolviam sexo, o que fez com que o programa sofresse várias intervenções da Vara da Infância do Rio de Janeiro. Meses depois da estreia, apenas estudantes maiores de idade eram aceitos para participar do programa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]