Fausto Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Faustão
Faustão em 2005
Nome completo Fausto Corrêa da Silva
Nascimento 2 de maio de 1950 (66 anos)
Porto Ferreira, São Paulo
 Brasil
Ocupação Apresentador e jornalista
Cônjuge Magda Colares (1990-2000)
Luciana Cardoso (2002-presente)
IMDb: (inglês)

Fausto Corrêa da Silva (Porto Ferreira, 2 de maio de 1950), mais conhecido como Faustão, é um apresentador brasileiro que atualmente apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, da Rede Globo. É considerado um dos maiores apresentadores da TV brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira aos quatorze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura,[1] na qual comandou o musical New Pop International.[2]. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record,[3] na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan - Rádio Panamericana. Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como reporter esportivo. Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo, em 1977, convidado por Osmar Santos. Nessa época, Osmar Santos estava cursando a faculdade de Administração Pública na Fundação Getulio Vargas e tinha aulas com nomes destacados da política como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro.

Balancê[editar | editar código-fonte]

Faustão (à esq.) sendo entrevistado por um repórter da Rede Record.

Por obra do então diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatamachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsiorpara que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo com o programa Balancê, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos,[4] contava no humor com a dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova, na apresentação, além de Osmar Santos, com os locutores Juarez Soares, Jorge de Souza, Braga Júnior, Reynaldo Costa e o repórter Castilho de Andrade, na sonoplastia, com a lenda do rádio brasileiro, João Antônio de Souza, o Johnny Black, e na produção com Paulo Matiussi e Yara Peres. Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação. Em 1983, com o maior envolvimento de Osmar Santos em projetos em televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Fausto se torna o primeiro apresentador do Balancê, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas. Nessa época, assume a produção do programa a então secretária de Osmar Santos, ex-telefonista da Rádio Globo, Lucimara Parisi, e o jornalista Odir Cunha. Em outubro desse mesmo ano, o Balancê passa a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, Com a coordenação de produção de Mario Jorge Farath Miguel e o escracho e a diversão tomam conta do programa, que não deixa de receber artistas e políticos.

Perdidos na Noite[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visita o Balancê. Impressionado, propõe a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, vai ao ar pela TV Gazeta o Perdidos na Noite[2] (nome em português de um filme com participação de Jon Voight e Dustin Hoffman) em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passa para a Rede Record, e, em pouco tempo, se desvincula de Goulart de Andrade para assumir uma direção própria. Em 1986, o Perdidos na Noite passa a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.

Domingão do Faustão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Domingão do Faustão

Em 26 de março de 1989, estreia na Rede Globo, emissora em que até hoje apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo,[5] com a participação de Caçulinha e Lucimara Parisi até 2009. O programa é um dos mais antigos da Rede Globo ainda no ar. Em maio de 2008, o programa chegou a sua milésima edição, sendo ele um dos programas de maior rendimento para a TV Globo.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Fausto casou-se pela primeira vez com Lucia Helena com quem permaneceu por 10 anos.[2] Em seguida, Fausto foi casado por dez anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Colares, com quem teve uma filha: Lara . Atualmente é casado com Luciana Cardoso, ex-modelo e jornalista,[6] que é 27 anos mais nova que Fausto,[2] e com ela, ele tem mais dois filhos: João Guilherme e Ana Neves. Faustão é filho da professora Cordélia e do economista Maury Correa Silva. Faustão tem cinco irmãs, entre elas Leonor Corrêa, diretora de TV e outras quatro irmãs que se dedicaram à educação.

Conhecido por raramente revelar as intimidades de sua vida pessoal, o apresentador, no entanto, apareceu no Instagram com sua esposa, Luciana, em 29 de abril de 2016, em fotos postadas por ela, em uma viagem do casal à Escócia. [7]

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, comentando o suposto estupro que teria ocorrido no programa Big Brother Brasil 12, Faustão defendeu o direito do ex-participante Daniel, o acusado por ter cometido tal ato, de se defender, dando sua versão em seu Domingão, e de, com isso, fazer com que o público decidisse se o brother voltaria ou não à casa. Contudo, o apresentador acabou batendo de frente nos bastidores, pois colocou novamente à tona, à altura, um assunto que já caía no esquecimento. Via Twitter, o diretor do reality show, Boninho, rebateu Fausto Silva, afirmando que o responsável pelo programa dominical vespertino da Rede Globo "não cuida do BBB".[8]

Em março de 2013, durante a entrega do prêmio Melhores do Ano, promovido por seu programa, o apresentador criticou os atores Marcos Caruso e Eliane Giardini no ar, sem ao menos se dar conta do motivo da ausência da dupla, indicada à premiação. Tal atitude deixou o alto escalão global indignado.[9] Um ano depois, no mesmo programa, Faustão se desculpou publicamente pelo ocorrido.

Três meses depois, apesar dos "escorregões" no inglês do cantor Luan Santana, convidado do programa, que interpretou a música "Someone like You", da britânica Adele, Faustão, desprezando tal fato, afirmou, que Santana fazia uma "homenagem a todas as gordinhas do mundo."[10]

Em 6 de março de 2016, em uma participação de Rodrigo Santoro no programa, Faustão citou a atriz Renée de Vielmond, em um trabalho que fizeram juntos, alegando que a atriz havia falecido e deixou saudades. Entretanto, Renée está viva, o que gerou inúmeras controvérsias na mídia. Pouco depois, o apresentador corrigou o erro. [11]

Bordões[editar | editar código-fonte]

Faustão possui o famoso bordão “Ô Loco Meu”. O apresentador também possui o bordão “reclames do plin-plin”, usado para se referir aos intervalos comerciais.[12]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Papel Emissora
1983-1984 Balancê Locutor Rádio Excelsior / TV Gazeta
1984-1988 Perdidos na Noite Apresentador TV Gazeta / Rede Record / Rede Bandeirantes
1988 Safenados e Safadinhos Apresentador Rede Bandeirantes
1989-presente Domingão do Faustão Apresentador Rede Globo

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Papel
1990 Sonho de Verão Ele mesmo
1991 Inspetor Faustão e o Mallandro Inspetor Faustão

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Faustão, que já foi bem mais gordinho, completa 62 anos nesta quarta-feira». Primeira Hora. 02 de maio de 2012. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  2. a b c d «Faustão completa 63 anos nesta quinta-feira». Terra. Jornal do Brasil. 02 de maio de 2013. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  3. «Fausto Silva - Trajetória». Globo.com. Memória Globo. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  4. Faustão chega aos 60 anos; relembre sua carreira. (Impresso), Diário do Pará. Página visitada em 14 de fevereiro de 2014.
  5. «Domingão do Faustão». TV TEM. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  6. «Famosos lotam restaurante para festejar casamento de Fausto Silva». Terra. 27 de novembro de 2002. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  7. «Faustão abre intimidade e aparece em viagem com esposa à Escócia». 
  8. «Faustão entra na polêmica do ‘estupro’ e cria climão com diretor do BBB». O Diário. TV tudo. 6 de fevereiro de 2012. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  9. Lauande, Jeferson (6 de março de 2013). «Faustão critica atores veteranos e gera polêmica nos bastidores da Globo». Marafolia. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  10. «Luan escorrega no inglês e Faustão dá fora: 'cantando em homenagem a todas as gordinhas do mundo'». Yahoo! Brasil. 2 de junho de 2013. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 
  11. «Faustão "mata" Renée de Vielmond ao vivo». 
  12. «A TV no Inferno: Faustão e o arquivo confidencial». Revista Absurda. 26 de maio de 2012. Consultado em 14 de fevereiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fausto Silva
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fausto Silva