Clarissa Explains It All

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Clarissa Explain It All
Clarissa Explain It All
Clarissa Sabe Tudo (BR)
Informação geral
Formato Série
Género Comédia
Drama
Fantasia
Humor
Duração 22 min. aprox.
Criador(es) Mitchell Kriegman
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Narrador(es) Melissa Joan Hart
Elenco Melissa Joan Hart
Jason Zimbler
Elizabeth Hess
Joe O'Connor
Sean O'Neal
Tema de abertura Rachel Sweet
Exibição
Emissora de televisão original Nickelodeon
Formato de exibição (NTSC)
Transmissão original 1 de março de 1991 - 3 de Dezembro de 1994
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 65

Clarissa Explains It all ("Clarissa" ou "Clarissa Sabe Tudo", no Brasil) foi uma antiga série estadunidense da Nickelodeon dos anos 1990, estrelada por Melissa Joan Hart. O show estreou em 1991 e terminou em 1994, foi o primeiro sitcom da Nickelodeon a ter uma garota como protagonista.

Em português o título original significa "Clarissa Explica Isso Tudo", porque no começo de cada episódio ela dá um caso e diz "Eu explico...".

No Brasil, a série passou primeiro no programa Nickelodeon no canal Multishow,depois na Nickelodeon entre 1997 e 2000. Na TV aberta,passou no SBT na década de 90 e depois na Rede Globo no programa Sessão Comédia substituindo Alf, o ETeimoso. Em 2006, passou no extinto Pic Nick, da Rede Bandeirantes

Em 2005 a primeira temporada foi lançada em DVD.


Enredo[editar | editar código-fonte]

Clarissa quebra a barreira da terceira pessoa com a câmera e fala sobre sua vida, seus amigos, sua escola, e sua família. A série mostra sua vida com seus pais, seu irmão mais novo e seu melhor amigo, em uma pequena cidade no estado de Ohio.

Clarissa lida com problemas comuns da idade, como primeiro amor, notas da escola, aprender a dirigir, inseguranças, confrontando os problemas como adolescente de pensamento livre.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Clarissa Darling (Melissa Joan Hart) - É uma adolescente de aproximadamente 14 anos (no inicio da série), inteligente, sarcástica e muito realista. Toda a série gira em torno do ponto de vista (exceto pelo episódio "Ferguson Explain It All). Contrariando seu racionalismo, ela tende a exagerar os problemas que aparecem. Ela geralmente fala sobre problemas que outras pessoas também podem ter. Tem um irmão inconveniente chamado Ferguson e seu melhor amigo é Sam, que normalmente entra na casa de Clarissa pela janela do quarto dela; ele sempre sobe por uma escada. Acredita em Ovnis. É conhecida pelas referências a cultura pop e várias sequências de sonhos surreais, além do seu estilo fashion único. Se interessa por fotografia, jornalismo e música rock.
  • Sam (Sean O'Neal) - Melhor amigo e confidente de Clarissa, entra na casa dos Darlings normalmente pela janela do quarto de Clarissa, através de uma escada. É otimista e sempre repete a frase "O que pior pode acontecer", contrastando com pessimismo de Clarissa. O garoto geralmente ajuda Clarissa dando a ela conselhos os mais diversos.
  • Ferguson W. Darling (Jason Zimbler) - O irmão ruivo mais novo de Clarissa. É detestável e desagradável, ele e Clarissa vivem brigando. Apesar das brigas, vez ou outra eles se ajudam, quando há benefícios para ambos. Clarissa se refere a ele com muitos apelidos. Ele já quis ser presidente da turma para posteriormente seguir carreira política. O garoto ama dinheiro tem grande ambição e odeia quando seus planos não funcionam.
  • Marchel Darling (Joe O'Connor) - Ele é o pai de Clarissa e Ferguson. É um arquiteto que desenha projetos incomuns, a maioria atrações turísticas. Clarissa O procura para conselhos, mas ele é menos compreensivo que sua mãe. Ele e Janet são ex-hippies. Às vezes fala de coisa desinteressantes, mas nunca causou nenhum mal propositalmente.
  • Janet Darling (Elizabeth Hess) - Mãe de Clarissa e Ferguson, é a única pessoa que Clarissa vê como a voz da razão e de quem ela aceita conselhos. Trabalha no museu infantil e é uma entusiasta da comida orgânica, que cozinha pratos bizarros e que sua família não aprecia. É bem humorada e responsável na maioria das vezes.

Personagens Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Hillary (Sara Burkhardt) - Amiga de Clarissa do colégio, que aparece basicamente na segunda temporada.
  • Olivia DuPris (Nicole Leach) - Amiga da Clarissa do colégio que aparece na terceira temporada.
  • Clifford Spleenhurfer (David Eck) - Clifford cometia bullying contra Ferguson em um episódio da primeira temporada. Quando Clarissa o confronta ele se apaixona por ela, mas ela o despreza. Na segunda temporada, ela começa a sentir falta dele quando ele para de a perseguir, e eles começam um relacionamento que termina inexplicavelmente em algum momento da terceira temporada.
  • Debbie Anders (Susan Greenhill) - Mãe distante de Sam. Debbie não é uma mãe convencional, separada do pai de Sam, vive na estrada enquanto o filho mora com o pai. Aparece em dois episódios.
  • Tia Mafalda (Heather MacRae) - Tia de Clarissa, ela não a suporta e tenta se livrar dela quando ela vai visitar a família.
  • Os Soapersteins - Vizinhos da família de Clarissa. São uma família de gênios, que sempre são citados mas não aparecem na série. Exceto no episódio em que Clarissa trabalha como babá da filha deles Elsie (Michelle Trachtenberg).
  • Elise Quackenbush (Cassidy Rae) - Elise é uma garota do colégio por quem Sam é apaixonado. Cansada do medo de Sam de falar com a garota, Clarissa o encoraja a chamá-la para sair, os dois começam um bom relacionamento, que faz com que passem tanto tempo juntos que acabam por se cansarem um do outro e culparem Clarissa por ter juntado eles.
  • Paulie Slicksinger (James Van Der Beek) - Baterista de um banda que Clarissa conhece em uma festa. Na festa Clarissa está vestida de Jade, seu alter-ego punk. Como Paulie fica tão fascinado por Jade, Clarissa fica hesitante em contar a verdade.

Produção[editar | editar código-fonte]

Nickelodeon Estúdios 1990

O show foi filmado no Nickelodeon Estúdios em Orlando, Flórida. Foi um enorme sucesso, gerando alguns dos mais altos índices de audiência de um canal a cabo.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Emmy Awards - Indicado ao prêmio de Melhor programa infantil (1994)
  • Young Artist Award - Indicado 7 vezes, os atores Melissa Joan Hart (ganhou 3 vezes), Jason Zimbler e Sean O'Neal.

Fatos sobre a série[editar | editar código-fonte]

  • O relacionamento de Clarissa e Sam era uma novidade na Televisão da época, devido a amizade entre uma menina e um menino sem um romance florescendo. (Um episódio apresentou a ideia de terem um romance, mas no fim a amizade prevaleceu.)
  • Clarissa tinha um animal de estimação um lagarto chamado Elvis, que ela mantinha em um caixa de areia no canto esquerdo do quarto dela. Elvis durou apenas os primeiros episódios da primeira temporada.
  • Em 1994, Melissa Joan Hart (como se fosse a personagem Clarissa) gravou um cd chamado "This is What Na-Na Means.", que foi credito a "Clarissa and the Straightjackets."
  • Em 1995,a rede CBS gravou o piloto de uma série chamada "Clarissa Now", que mostraria Clarissa como um estagiária de um jornal em Nova York, mas a série foi cancelada antes mesmo da estreia.O piloto foi transmitido pela Nickelodeon e foi editado como o último episódio da série,a partir da primeira reprise.
  • Apesar de ser um programa para "crianças", o show fazia leves referências a sexo e a festas adolescentes. É um dos poucos shows da Nickelodeon a dizer as palavras inferno e sexo na tela.
  • Pode ser considerado um seriado pioneiro em seu estilo, protagonizado por uma garota adolescente e seu cotidiano na escola, em casa e etc. Este estilo seria incorporado mais tarde em grandes sucessos no público infanto-juvenil.
  • Esta foi também uma das primeiras séries a retratar uma garota adolescente já com personalidade forte e tendo grande influência no público. Outras séries que seguiriam este mesmo estilo seriam: Unfabulous, que mostra a vida de uma garota que expressa seus sentimentos em composições musicais; Zoey 101, sobre uma garota disposta a mudar a relação de rivalidade entre meninos e meninas; iCarly, estrelada por uma garota se torna uma web celebridade; True Jackson, VP, cuja protagonista é uma estudante adolescente que já ocupa um cargo importante em uma empresa de moda.

Episódios de "Clarissa Sabe Tudo"[editar | editar código-fonte]

01. "Clarissa's Revenge" - 01 de Março 1991

02. "No T.V." - 23 de Março 1991

03. "Clarissa News Network" - 06 de Abril 1991

04. "Haunted House" - 13 de Abril 1991

05. "New Addition" - 20 de Abril 1991

06. "School Picture" - 27 de Abril 1991

07. "Urge to Drive" - 04 de Maio 1991

08. "Bully" - 11 de Maio 1991

09. "Brain Drain" - 18 de Maio 1991

10. "Clarissa Makes a Cake" - 25 de Maio 1991

11. "Sick Days" - 01 de Junho 1991

12. "Cool Dad" - 08 de Junho 1991

13. "Parents Who Say No!" - June 15, 1991

14. "Crush" - 14 de Fevereiro 1992

15. "She Drives Me Crazy" - 23 de Fevereiro 1992

16. "Sam Darling" - 01 de Março 1992

17. "President Ferguson" - 08 de Março 1992

18. "ME 101" - 07 de Junho 1992

19. "Misguidance Counselor" - 14 de Junho 1992

20. "Sam in Love" - 28 de Junho 1992

21. "A New Look" - 12 de Julho 1992

22. "Total TV" - 15 de Agosto 1992

23. "The Understudy" - 22 de Agosto 1992

24. "Can't Buy Love" - 29 de Agosto 1992

25. "The Great Debate" - 05 de Setembro 1992

26. "The Return of Malfada" - Setembro 12, 1992

27. "Janet's Old Boyfriend" - 26 de Setembro 1992

28. "Sam's Swan Song" - 19 de Setembro 1992

29. "Poetic Justice" - 10 de Outubro 1992

30. "The Darling Wars" - 24 de Outubro 1992

31. "Punch the Clock" - 21 de Novembro 1992

32. "The Silent Treatment" - 28 de Novembro de 1992

33. "Involunteering" - 12 de Dezembro 1992

34. "Take My Advice... Please" - 19 de Dezembro 1992

35. "Marshall's Midlife Crisis" - 26 de Dezembro 1992

36. "Football Fever" - 23 de Janeiro 1993

37. "Life of Crime" - 30 de Janeiro 1993

38. "Marshall's Parents Visit" - 13 de Fevereiro 1993

39. "Blind Date" - 27 de Fevereiro 1993

40. "The Flu" - 13 de Março 1993

41. "ESP R Us" - 27 de Março 1993

42. "Commitment" - 17 de Abril 1993

43. "Road Trip" - 8 de Maio 1993

44. "The Bicycle Thief" - 22 de Maio 1993

45. "Boy Thoughts" - 19 de Junho 1993

46. "Hero Worship" - 26 de Junho 1993

47. "A Little Romance" - 14 de Agosto 1993

48. "Tale of Two Moms" - 28 de Agosto 1993

49. "The Zone" - 10 de Setembro 1993

50. "Don't I Know You?" - 11 de Setembro 1993

51. "Babysitting" - 25 de Outubro 1993

52. "Educating Janet" - 16 de Outubro 1993

53. "The Cycle" - October 23, 1993

54. "A New Mom" - 13 de Novembro 1993

55. "Editor in Chief" - 13 de Novembro 1993

56. "Piper Comes to Visit" - 4 de Dezembro 1993

57. "Alter Ego" - 18 de Dezembro 1993

58. "Sam's Dad" - 8 de Janeiro 1994

59. "The Firm" - 15 de Janeiro 1994

60. "Janet and Clarissa, Inc." - 5 de Fevereiro 1994

61. "Dear Clarissa" - 12 de Março 1994

62. "Ferguson Explains It All" - 23 de Abril 1994

63. "UFO" - 16 de Julho 1994

64. "Clarissa Gets Arrested" - 23 de Julho 1994

65. " The Last Episode" - 3 de Dezembro 1994

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Clarissa Explains It All (em inglês) no Internet Movie Database Mundo.com

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.