Sam & Cat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sam & Cat
Sam & Cat (PT/BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Sitcom
Comédia
Duração 23 minutos
Estado Cancelada
Criador(es) Dan Schneider
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Steve Hoefer
Adam Weissman
Dan Frischman
Russ Reinsel
Paul Coy Allen
Produtor(es) Dan Schneider
Produtor(es)
executivo(s)
Dan Schneider
Warren Bell
Produtor(es)
Co-executivos
Jake Farrow
Robin Weiner
Elenco Jennette McCurdy
Ariana Grande
Cameron Ocasio
Tema de abertura "Just Fine", por Michael Corcoran[1]
Tema de
encerramento
"Cenas finais"
Empresa(s) de produção Schneider's Bakery
Nickelodeon Productions
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 8 de junho de 201317 de julho de 2014
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 35 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Brilhante Victoria
Henry Danger
Próximo
Próximo
Programas relacionados iCarly

Sam & Cat foi uma série de televisão americana de comédia de situação criada por Dan Schneider e protagonizada por Jennette McCurdy e Ariana Grande[2] . Exibida originalmente pela rede de televisão Nickelodeon entre 8 de junho de 2013 e 17 de julho de 2014, tem um total de 35 episódios, sob uma temporada. Trata-se de um spin-off das séries iCarly e Brilhante Victoria[3] . A série foi produzida pela Nickelodeon Productions em associação com a Schneider's Bakery.

A série retrata, a vida de Sam Puckett (Jennette McCurdy), que após encerrar seu programa da web chamado iCarly, viajou com sua moto sem rumo pelo país. Pelo caminho, ela acabou conhecendo Cat Valentine (Ariana Grande), se tornando sua melhor amiga e posteriormente, colega de quarto. Para se sustentarem e financiar suas aventuras, as duas começam a trabalhar como babás.

Estreou com o episódio #Pilot, que atraiu 4.16 milhões de telespectadores para a Nickelodeon, sendo a melhor estreia de uma série do canal nos últimos três anos[4] . No Brasil, a série estreou em 19 de outubro de 2013, pela Nickelodeon Brasil, logo após a exibição dos Meus Prêmios Nick 2013[5] , com uma prévia que ocorreu durante o programa N-View, em 4 de outubro de 2013. Em Potugal, estreou em 4 de novembro de 2013, pela Nickelodeon Portugal. Em 13 de julho de 2014, a série foi oficialmente cancelada pela Nickelodeon, e seu último episódio foi exibido em 17 de julho do mesmo ano, dias depois de seu cancelamento[6] . Seu episódio final foi #GettinWiggy, que obteve o índice de 3.40 milhões de telespectadores ligados em seu final. Originalmente, o planejado era para 20 episódios na primeira temporada da série, mas em 11 de julho de 2013, a Nickelodeon dobrou o número para 40 por causa dos bons retornos que a série vinha mostrando. No entanto, apenas 36 foram produzidos, e 35 foram ao ar (dois dos episódios produzidos foram fundidos em um especial único para ir ao ar).

Foi vencedora do Nickelodeon Kids' Choice Awards, no ano de 2014, na categoria de "Programa de TV Favorito". Ariana Grande e Jennette McCurdy foram indicadas a categoria de "Atriz de TV Favorita", no entanto, Ariana foi a vencedora. Suas filmagens aconteceram no Nickelodeon on Sunset Studios, onde também foram filmadas as séries: Kenan & Kel, The Amanda Show, Zoey 101, Drake & Josh, iCarly, Victorious e Henry Danger, ambas do mesmo criador, Dan Schneider.

Em janeiro de 2014, antes de ser cancelada, a série foi adquirida pelo canal aberto SBT.[7]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Sam Puckett (Jennette McCurdy), após encerrar seu web show iCarly, decidiu sair sem rumo pelo país numa moto. Chegando a Los Angeles, Sam se depara com uma garota que acidentalmente caiu dentro de uma lata de lixo tentando salvar um gatinho, e depois foi parar dentro do caminhão que estava passando fazendo a coleta. Sam parte atrás do caminhão e salva a garota de ser esmagada pelo sistema de compactação de lixo do caminhão. A garota é Cat Valentine (Ariana Grande). Após o incidente com o caminhão, ambas se tornam amigas, e Cat oferece abrigo a Sam, que não tinha onde passar a noite. Nesse meio tempo, Nona (Maree Cheatham), a avó de Cat resolve deixar o apartamento onde morava com a neta e se mudar para Elderly Acres, um lar de idosos perto dali, mas com a promessa de que sempre faria visitas. Com o apartamento só para si, Cat se vê desorientada, então Sam dá a ideia de que ambas poderiam morar juntas e trabalhar como babás, como Nona já vinha fazendo. Também envolvido em suas vidas estão Dice (Cameron Ocasio), seu vizinho, que é famoso por ajudar as pessoas por dinheiro, é alegre e da apoio a Nona, e Goomer (Zoran Korach), um lutador profissional de MMA estúpido que Dice gerencia.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Jennette McCurdy interpretou Sam Puckett
Ariana Grande interpretou Cat Valentine

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Jennette McCurdy como Sam Puckett — Sam é agressiva, engraçada, extrovertida, sarcástica, malandra e independente e odeia regras e trabalhar. Sam apesar de não demonstrar tem um coração de ouro e se alguém atravessar seu caminho e de seus amigos ela não nega violência a ninguém. Anda em um motocicleta preta. Tem uma mãe maluca. Ama comer, especialmente frango frito. Desconfiada. Adora uma discussão. Não tem medo de nada.
  • Ariana Grande como Cat Valentine — Cat é doce, ingênua, e esta sempre de bom humor. Ela tem um caráter lúdico, muitas vezes leva as coisas muito literalmente, desmaia quando ela está com medo. Anda em uma bicicleta rosa. Tem um irmão maluco. Ama bichos de pelúcia, especialmente Sr. Roxinho. Confia em qualquer um. Entra em discussões sem nem perceber. Tem medo de nuvens.
  • Cameron Ocasio como Dice Corleone — Dice é legal, e tem uma calma serena. Ele sabe todos os inquilinos e todas as fofocas. Dice consegue muitos clientes para Sam e Cat por conta de seus muitos contatos pessoais. Dice pode te conseguir qualquer coisa. Ele sempre "conhece um cara" que arruma o que Sam e Cat precisarem, desde cabelo do Justin Bieber ao aparelho eletrônico mais moderno. Em "#SuperPsycho", é revelado que seu nome inteiro é Diceneo James Corleone.

Personagens recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Maree Cheatham como Nona Valentine — Ela é alegre, solidária e independente avó de Cat. Divertir-se com Sam e Cat, no entanto Nona prefere a companhia de pessoas de sua idade. Embora ela está sempre por perto de Sam e Cat quando precisam de ajuda, ela se mudou de seu apartamento que dividia com Cat e foi para Elderly Acres para estar perto de seus amigos, permitindo que Sam morasse lá. Nona costumava cuidar de crianças no prédio que morava, mas já estava cansada de cuidar de crianças, pois era estressante. Como visto no episódio piloto, ela é sonâmbula.
  • Zoran Korach como Goomer — Ele é um lutador de MMA profissional. Ele tem 27 anos, mas tem uma capacidade mental de uma criança. Ele é estúpido e facilmente confundido. Embora sua mentalidade de criança, ele é muito bom em combates. Dice assumiu ser seu promotor mais não tem capacidade para entender as coisas. Em "#MommaGoomer", é revelado que ele é adotado e que seu nome real é Geau Merr.

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

  • Matt Bennett como Robbie Shapiro
  • Elizabeth Gillies como Jade West
  • Michael Eric Reid como Sinjin Van Cleef/Ele mesmo
  • Danielle Morrow como Nora Dershlit
  • Reed Alexander como Nevel Papperman
  • Noah Munck como Gibby Gibson
  • Jessica Chaffin como Coco Wexler
  • Josh Server como Agente Partridge

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

  • Griffin Kane como Max
  • Emily Skinner como Chloe
  • Sophia Grace Brownlee como Gwen
  • Rosie McClelland como Ruby
  • Dan Schneider como Tandy (voz do robô)
  • Lisa Lillien como Bungle (voz da robô)
  • Nick Gore como Randy
  • Ronnie Clark como Herb
  • Steve Lewis como Brody
  • Ryan P. Shrime como Yokvish
  • River Alexander como Dilben
  • Ben Giroux como Jeff Du Shell
  • Tyler Michael Brown como Bob
  • Rashaan Smith como Ethan
  • Jake Butler Brennan como Butler Torso
  • Susan Huckle como Debbie Torso
  • Aubrey K. Miller como Ellie
  • Mary Scheer como Marissa Benson
  • Jack DeSena as Host
As filmagens da série aconteceram no Nickelodeon on Sunset Studios em Los Angeles, Califórnia.

Produção[editar | editar código-fonte]

A série foi apresentada pela primeira vez, junto a série Gibby, aos produtores da Nickelodeon em agosto de 2012, quando já tinha sido confirmada a finalização de iCarly, um de seus antecedentes. Dan Schneider, o criador, sugeriu que Jennette McCurdy e Ariana Grande reprisassem seus papéis de Sam Puckett e Cat Valentine, respectivamente, e que elas se tornassem babás e morassem juntas. Durante a produção, Victorious foi cancelada, o que levou o público pensar que Sam & Cat era culpado do cancelamento, logo em seguida Dan Schnneider contou que não havia nada a ver com a série. O piloto foi gravado em setembro do mesmo ano e a série foi logo escolhida para uma primeira temporada em 29 de novembro do mesmo ano, o que não aconteceu com a série-irmã Gibby; e as gravações do resto da temporada se iniciaram em janeiro de 2013 num clima de êxtase.[8]

No início de 2013, Schneider havia dito que a série poderia estrear já em 23 de março, após o Kids' Choice Awards 2013; porém a sitcom foi adiada para junho do mesmo ano.[9] Sam & Cat acabou estreando em 8 de junho com 4,2 milhões de telespectadores, a melhor estreia de uma série do canal nos últimos três anos - isso porque outras séries atingiram maiores audiências, como iCarly que obteve 5,7 milhões de telespectadores na sua estreia.[10] Diferente das outras séries criadas por Dan Schneider, Sam & Cat não tem a música de abertura cantada pelos(as) protagonistas da série - fato esse que repercutiu na internet. Em 24 de outubro, foi confirmado que antigos personagens das séries que deram origem a Sam & Cat retornariam num episódio duplo, e que os mesmos eram Jade West, Freddie Benson e Robbie Shapiro, interpretados por Elizabeth Gillies, Nathan Kress e Matt Bennett, respectivamente.[11]

Após a exibição de quatro episódios, a Nickelodeon dobrou o número de episódios da temporada, que passou de 20 para 40 episódios.[12] As filmagens retornaram em setembro de 2013 para a finalização dos outros vinte episódios restantes. E após a exibição de quatro episódios, a Nickelodeon americana tornou a série fixa, ou seja, com episódios inéditos todo sábado no canal. Infelizmente, alguns episódios não têm obtido uma boa audiência - Cofre Secreto, obteve apenas 1,9 milhões de telespectadores nos EUA; e isso se deve à pouca divulgação por parte do canal.[13] Felizmente, a série se "levantou" no começo de novembro com o episódio Assistente Especial que atingiu 3 milhões de telespectadores. Em janeiro, a série voltou com boa audiência - média de 3,1 milhões de telespectadores - e com o episódio O Salto Radical: Freddie, Jade e Robbie a série ultrapassou 4 milhões de telespectadores pela segunda vez, sendo a maior audiência da série, batendo o episódio piloto. Depois do enorme sucesso desse especial, a Nickelodeon resolveu criar mais um episódio especial, que dessa teve a participação especial dos atores Noah Munck, Reed Alexander e Danielle Morrow - que voltaram a interpretar Gibby Gibson, Nevel Papperman e Nora Dershlit, respectivamente, no especial Os Super Doidos que estreou antes do Kids' Choice Awards 2014.[14]

Na semana do Kids' Choice Awards foi filmado o episódio 36 ''Força na Peruca'' e por algum motivo, este foi o último episódio a ser gravado. A Nickelodeon colocou a produção em hiatos por três meses,[15] e em 2 de julho confirmou que a série havia sido cancelada e este episódio foi exibido como último episódio da série em 17 de julho de 2014.

No Brasil, a série foi grandiosamente esperada com muito entusiasmo por parte dos telespectadores da Nickelodeon; tanto é que a série estreou em 19 de outubro de 2013 logo após a exibição do Meus Prêmios Nick 2013, como uma forma de atrair audiência mas não conseguiu muita audiência no Brasil, estreando apenas com 0.4. O fim da série foi exibido no Brasil em 20 de novembro de 2014 e acabou com uma audiência de 3.1 sendo um grande avanço de audiência.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Em 13 de março de 2014, na reunião inicial com os anunciantes da Nickelodeon, o presidente da programação do canal, Russell Hicks, declarou que Sam & Cat tinha sido renovada para uma segunda temporada e o criador e produtor da série, Dan Schneider afirmou que seriam 20 episódios. No entanto, naquele mês, outras fontes do canal afirmaram que a decisão de renovação ainda não tinha sido tomada definitivamente, levando a diversos rumores de cancelamento, depois que a Nickelodeon colocou as gravações da série em hiatos por três meses em 2 de abril de 2014. Depois de 33 episódios, a Nick lançou uma promo anunciando os novos episódios. Em 13 de julho de 2014, após um hiatos de três meses, a série foi oficialmente cancelada pela Nickelodeon, com apenas 36 episódios produzidos. Uma disputa salarial entre Jennette McCurdy e a Nickelodeon, uma briga entre McCurdy e Ariana Grande que havia ocorrido, além do vazamento de fotos intimas de Jennette na internet, foram alguns dos motivos para cancelar a série. Ariana Grande estava estourando em sua carreira musical, além de ambas as trizes, ‘Desejavam se dedicar a outros projetos em suas carreiras’.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Na cerimônia 2014 do Nickelodeon Kids' Choice Awards, Sam & Cat foi vencedora da categoria de “Melhor Série”, e Ariana Grande, na categoria de “Melhor Atriz”. Porém, apenas Ariana apareceu para receber o prêmio. Na quele mês, Jennette McCurdy estava passando por problemas pessoais, depois algumas fotos picantes e extremamente intimas dela, terem vazado na internet, causando muita repercussão e polêmica. No dia seguinte, Jennette usou sua página no Twitter para explicar que o único motivo dela não ter ido a premiação, foi simplesmente a Nickelodeon.

Em sua rede social, a atriz deixou o seguinte texo: “Um monte de vocês estão se perguntando por que eu não fui ao KCAS …. Eu gostaria de poder explicar tudo tão bem como eu gostaria, mas, infelizmente, uma explicação mais simples é tudo o que posso escrever . Fui colocada em uma situação comprometedora desconfortável , injusta e eu tive que olhar para fora para mim. Optei por não ir porque defendendo o que é certo e o que é justo é o que a minha mãe me ensinou é sempre a coisa mais importante. Quero agradecer aqueles que chegaram com amáveis palavras de apoio , McCurdians e Arianators igual. Não importa quem ou o que você apoia , eu acredito no apoio e justiça primeiro . Se você tiver feito isso , obrigado.”.

No texto, a atriz deixou bem claro para todos os seus fãs que estava completamente Insatisfeita com o canal. Depois de ter colocado o tweet, logo depois a atriz colocou outro dizendo: “Meu tweet anterior não tem nada a ver com as fotos vazadas. oh vocês galera lol”, e por último, outro tweet dizendo, “Tem haver com como a nickelodeon me trata. É tudo. Obrigada pelo amor.”. Com relação a sua ausência, isso foi só o que McCurdy deixou.

No mesmo mês em que as fotos de Jennette foram para na internet, vários rumores estavam circulando pelas redes sócias, dizendo que Ariana ganhava mais que Jennette para protagonizar a série. Para acalmar a situação e desmentir os rumores, Grande colocou em sua página do Facebook um texo no qual falou sobre o assunto. "Jennette e eu concordamos que devemos ser tratadas com igualdade na série em todos os sentidos", escreveu Ariana. "Os boatos que estão circulando sobre nossos contratos e salários não serem iguais são absolutamente ridículos e falsos." A cantora falou ainda que não sabe ao certo o que está acontecendo com a série ou entre Jennette e a Nickelodeon, mas quis acabar com pelo menos esse boato em particular. "Eu NÂO estou ganhando mais dinheiro que minha co-protagonista e não acho que isso deveria acontecer", afirmou.  Ariana Grande termina seu desabafo falando que agora todo mundo pode "seguir em frente" e parar de pensar que o problema de Jennette McCurdy com a Nickelodeon é algo envolvendo ela e dinheiro. "Eu sempre fui e sempre vou ser a favor de igualdade e justiça", finalizou a cantora.

No texo, Grande quis mostrar que cada uma delas trabalhava tão duro quanto a outra na série. Após o cancelamento oficial da série, durante vários meses, o rumor de uma fixa entre as duas continuou circulando. No entanto, Jennette declarou em uma entrevista em 2015, com a E! Online: "Eu apenas sinto que Ariana e eu estávamos e são extremamente estreita e extremamente like-minded em uma série de maneiras diferentes, e, em seguida, tipo de como o show todo mundo dissolvido queria encontrar algum tipo de significado oculto em nosso relacionamento e alguns, como drama, e eu acho que nós butted cabeças às vezes, mas de um modo muito fraterno. Como se ela me conhece tão bem e eu a conheço tão bem que eu acho que foi uma pena que as coisas ficaram mal interpretado.".

Temporadas e Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Estados Unidos Exibição no Brasil Brasil Exibição em Portugal Portugal Lançamento do DVD
Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
1 35 8 de junho de 2013 17 de julho de 2014 19 de outubro de 2013 20 de novembro de 2014 4 de novembro de 2013 3 de abril de 2015 23 de março de 2014 (Volume 1)

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Personagem Brasil Dublador (a)
Sam Puckett/Melanie Puckett Ana Lúcia Menezes
Cat Valentine Flora Paulita
Dice Corleone Eduardo Drummond
Nona Ângela Bonatti
Goomer Leo Rabelo

Direção de Dublagem: Ana Lúcia Menezes

Tradução: Sandra Vieira

Estúdio de Dublagem: Áudio News

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2014 ANMTVLA Awards Best Children Series in 2013 Sam & Cat Indicado[16]
ANMTV Brazil Awards Best child and adolescent series exhibited in 2013 Indicado[17]
2014 Kids' Choice Awards Favorite TV Show Venceu[18]
Favorite TV Actress Ariana Grande Venceu
Jennette McCurdy Indicado
2014 Teen Choice Awards Comedy TV Show Sam & Cat Indicado
Kids' Choice Awards México International Program Favorite Venceu
Meus Prêmios Nick 2014 Série Favorita Venceu

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sam & Cat
  1. Just Fine by Michael Corcoran - Sam & Cat Theme Song Frequency. Visitado em 30 de junho de 2013.
  2. S/A, Editora. Jennette McCurdy e Ariana Grande ganham uma nova série! Play - Blogs CAPRICHO. Visitado em 2015-06-24.
  3. Sam & Cat: Nickelodeon confirma spin-off de iCarly e Brilhante Victória - ANMTV. Visitado em 2015-06-24.
  4. Sam & Cat Com Maior Audiência em Estreia em 3 anos na nickelodeon Nick Splash. Visitado em 2015-06-24.
  5. Sam & Cat estreia na Nickelodeon do Brasil - ANMTV. Visitado em 2015-06-24.
  6. S/A, Editora. Série Sam & Cat é oficialmente cancelada e Ariana Grande se pronuncia - Famosos - CAPRICHO CAPRICHO - Famosos. Visitado em 2015-06-24.
  7. Costa, Mateus. Band e SBT adquirem novas séries da Nickelodeon - eXorbeo. Visitado em 2015-06-24.
  8. Sam & Cat is a GO! Dan Schneider (November 30, 2012). Visitado em December 2, 2012.
  9. [yotube Jennette McCurdy and Jade at McCurdicon - YouTube] youtube.com. Visitado em January 26, 2013.
  10. Nickelodeon's 'Sam & Cat' Debuts at Number One, Net's Biggest Live-Action Launch in Three Years TVbytheNumbers (June 11, 2013). Visitado em June 11, 2013.
  11. Schneider, Dan (October 24, 2013). SPECIAL ALERT! Sam & Cat reunite with some stars from iCarly and Victorious! To see WHO, watch THIS VIDEO! http://youtu.be/K9kNCau69mQ  :) Twitter.com. Visitado em October 24, 2013.
  12. 2 DAYS (November 17, 2011). Nickelodeon's 'Sam & Cat' Doubles Season 1 Order Hollywoodreporter.com. Visitado em July 14, 2013.
  13. http://www.thefutoncritic.com/ratings/2013/10/15/saturdays-cable-ratings-and-broadcast-finals-alcs-nascar-and-college-football-top-charts-133411/cable_20131012/
  14. [1]. Visitado em March 15, 2014.
  15. Andreeva, Nellie (March 31, 2014). Future Of Nickelodeon Series ‘Sam & Cat’ In Limbo Amidst Behind-The-Scenes Drama Deadline Hollywood. Visitado em April 2, 2014.
  16. Por Luis Beltran Romero. ANMTV Awards: Revelada la lista de ganadores - Anime, Manga y TV Anmtvla.com. Visitado em March 1, 2014.
  17. ANMTV Awards: melhores animes, animações e séries de 2013 Anmtv.xpg.uol.com.br. Visitado em March 1, 2014.
  18. KCA 2014 Nickelodeon. Visitado em 30 March 2014.