Zoey 101

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Zoey 101
Zoey 101 (PT/BR)
Informação geral
Formato Sitcom
Duração 23-25. min
Criador(es) Dan Schneider
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) executivo(s) Dan Schneider
Bill O'Dowd (ambos; toda a série)
Jan Korbelin (episódios 1-15)
Jorg Westerkamp (episódios 15-65)
George Doty IV (quarta temporada)
Elenco Jamie Lynn Spears
Paul Butcher
Victoria Justice
Erin Sanders
Christopher Massey
Matthew Underwood
Sean Flynn
Alexa Nikolas
Kristin Herrera
Austin Butler
Tema de abertura Follow Me - Jamie Lynn Spears
Tema de encerramento Follow Me - Jamie Lynn Spears (instrumental)
Empresa(s) de produção Schneider's Bakery
Apollo ProMovie
Nickelodeon Productions
Exibição
Emissora de televisão original Nickelodeon

Brasil Rede Bandeirantes

Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 9 de Janeiro de 2005 - 2 de Maio de 2008
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 61 (todos já exibidos) (lista de episódios)
Cronologia
Drake & Josh
Brilhante Victoria
Programas relacionados Drake & Josh, iCarly e Brilhante Victoria

Zoey 101 é uma série de televisão infanto-juvenil americana criada por Dan Schneider e exibida originalmente pela rede de televisão Nickelodeon entre 9 de janeiro de 2005 e 2 de maio de 2008, totalizando 65 episódios sob quatro temporadas. A série foi produzida pela Nickelodeon Productions em associação a Schneider's Bakery junto a Apollo ProMovie, filmada em suas duas primeiras temporadas na Universidade Pepperdine em Malibu, Califórnia, e em Santa Clarita, Califórnia, suas duas últimas temporadas.

Indicada ao Emmy no mesmo ano de sua estreia na categoria de "Melhor Programa Infantil", a série é estrelada por Jamie Lynn Spears, irmã caçula da cantora Britney Spears. Ela interpreta Zoey Brooks, uma estudante do colégio interno californiano e fictício Pacific Coast Academy (PCA), localizado na costa pacífica de Malibu, Califórnia.

Zoey 101 foi cancelada em janeiro de 2008 após quatro temporadas de muito sucesso, chegando ao fim em 2 de maio do mesmo ano, sendo produção mais cara da Nick até hoje, isso por ter sido filmada em locações de Malibu.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A série foi produzida pela Nickelodeon Productions em associação a Schneider's Bakery e a Apollo ProMovie, empresas pertencentes a Dan Schneider, idealizador do projeto.

Jamie Lynn Spears, irmã caçula da cantora Britney Spears, foi escolhida para viver a protagonista de nome Zoey, que deu origem ao título da série Zoey 101. Na época, a escolha de Jamie para protagonista causou bastante comentários na mídia americana, e marcou por ter sido sua primeira aparição entre os holofotes. As filmagens começaram em maio de 2004 no campus da Universidade Pepperdine, localizada na costa do oceano pacífico em Malibu, Califórnia. A estreia ocorreu em janeiro de 2005. No elenco principal: Paul Butcher, Sean Flynn, Kristin Herrera, Christopher Massey, Alexa Nikolas, Erin Sanders e Matthew Underwood. Na 2ª temporada, Victoria Justice entra para ao elenco substituindo Kristin Herrera.

A partir da terceira temporada, a série passa por mudanças: Alexa Nikolas deixa o elenco com sua personagem Nicole e os cenários principais mudam devido a nova locação da série em Santa Clarita, além de Erin Sanders (Quinn), que passa a ter mais destaque no elenco feminino. Na quarta e última temporada, Austin Butler interpretou James Garrett, substituindo Sean Flynn (Chase), que atuou apenas como convidado no último ano da série.

Após quatro temporadas, a série chegou ao fim em 2 de maio de 2008.

Após o encerramento da série, a protagonista Jamie Lynn Spears anunciou que estava grávida ao dezesseis anos de idade, sendo demitida da Nickelodeon logo em seguida[1].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

A adolescente Zoey Brooks (Jamie Lynn Spears) é uma das primeiras garotas a estudar no colégio interno californiano Pacific Coast Academy (PCA), até então frequentada somente por garotos, inclusive por seu irmão mais novo Dustin (Paul Butcher). Lá Zoey conhece suas duas colegas de quarto, completamente opostas: Dana Cruz (Kristin Herrera), uma garota durona e fechada; e Nicole Bristow (Alexa Nikolas), uma garota ingênua e extrovertida. Apesar das diferenças, as três colegas de quarto se tornam grandes amigas. Outro grande amigo de Zoey é Chase Matthews (Sean Flynn), um garoto gentil e um tanto desengonçado que na verdade se apaixonou a primeira vista por ela, mas mantém o sentimento oculto pois é tímido demais para falar sobre isso. Os colegas de quarto de Chase são: Michael Barrett (Christopher Massey), um rapaz amigável e bem humorado e também o melhor amigo de Chase; e Logan Reese (Matthew Underwood), um garoto convencido e até arrogante, sempre tirando vantagem de seus amigos por ser rico. Outra amiga de Zoey é Quinn Pensky (Erin Sanders), uma garota intelectual e um tanto excêntrica, muito leal a Zoey por esta ter sido a primeira a querer ser sua amiga.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Dana deixa de estudar na PCA para fazer intercâmbio na Europa, e com isso Zoey e Nicole conhecem sua nova companheira de quarto, Lola Martinez (Victoria Justice). Inicialmente Lola se mostra uma garota gótica e insuportavelmente estranha, fazendo com que Zoey e Nicole reprovem seu comportamento. No entanto, as meninas flagram Lola com uma personalidade totalmente oposta a suas primeiras impressões, e ao ser confrontada, Lola confessa que só estava incorporando uma personagem para testar seus dons artísticos com suas novas colegas de quarto. Lola revela ser aspirante a atriz e acaba se tornando uma grande amiga de Zoey e Nicole.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Nicole descobre que sofria de um transtorno psicológico e muda-se para um colégio de garotas, assim deixando a PCA. Agora, Zoey e Lola dividem o quarto com Quinn, que acaba se tornando mais próxima a elas. No início da temporada, Chase passa a namorar Rebecca (Daniella Monet), fazendo com que Zoey fique um pouco enciumada, sem perceber isso. Porém, Rebecca se revela uma garota possessiva a ponto de mandar Zoey ficar longe de Chase, e nisso, Chase termina seu relacionamento com Rebecca, já que sempre foi apaixonado por Zoey. Nesta temporada Chase está prestes a revelar seus verdadeiros sentimentos para sua amada, sem nunca conseguir uma brecha para isso. No final da temporada, Zoey se muda para a Inglaterra e Chase perde a oportunidade de dizer que sempre a amou.

Quarta temporada[editar | editar código-fonte]

Depois de descobrir acidentalmente que Chase é apaixonado por ela, Zoey retorna à PCA. Mas, por ironia do destino, Chase havia se transferido para a Inglaterra pensando que Zoey estaria lá para finalmente se declarar a ela. Eles então começam a namorar pela webcam, mas não dá certo. Eles decidem esperar até o próximo semestre para Chase voltar para a PCA. Tudo parece quase perfeito, se não fosse James (Austin Butler), um garoto charmoso que acaba de chegar na PCA para substituir Chase, e acaba se tornando namorado de Zoey. Porém, posteriormente ela termina com ele, pois por mais que James fosse um ótimo partido, Zoey reconhece que nunca foi apaixonada por ele. No último episódio da série, Chase aparece de surpresa na PCA e finalmente ele e Zoey podem ficar juntos. Além disso, Michael fica com Lisa (Lisa Tucker), Lola fica com Vince (Brando Eaton) e surpreendentemente Logan e Quinn terminam juntos ao revelarem que estavam namorando havia um bom tempo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem Temporadas
1 2 3 4
Jamie Lynn Spears Zoey Brooks Principal
Paul Butcher Dustin Brooks Principal
Sean Flynn Chase Matthews Principal Convidado
Kristin Herrera Dana Cruz Principal
Christopher Massey Michael Barret Principal
Alexa Nikolas Nicole Bristow Principal
Erin Sanders Quinn Pensky Principal
Matthew Underwood Logan Reese Principal
Victoria Justice Lola Martinez Principal
Austin Butler James Garrett Principal

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição Original Estados Unidos Exibição Brasil
Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
1 13 9 de janeiro de 2005 1 de maio de 2005 22 de novembro de 2005 25 de junho de 2006
2 13 11 de Setembro de 2005 16 de Abril de 2006 20 de fevereiro de 2006 9 de maio de 2006
3 25 24 de Setembro de 2006 27 de Janeiro de 2008 N/A N/A
4 14 27 de Janeiro de 2008 2 de Maio de 2008 N/A N/A

Filmes[editar | editar código-fonte]

Film Airdate
Zoey 101: Spring Break-Up 10 de Março de 2006
Zoey 101: The Curse of PCA 13 de Outubro de 2007
Zoey 101: Goodbye Zoey? 4 de Janeiro de 2008
Zoey 101: Chasing Zoey 2 de Maio de 2008

DVDs[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon lançou todas as 4 temporadas em DVD para os Estados Unidos.

As três primeiras temporadas foram lançadas no Canadá pela Alliance Home Entertainment.[2][3]

Para a Região 4, a Madman Entertainment lançou as duas primeiras temporadas.[4][5]

DVD Name Ep # Release dates
Region 1 (EUA) Region 1 (CAN) Region 4
The Complete 1st Season 13 13 de Fevereiro de 2007[6] 23 de Novembro de 2010[7] 25 de Julho de 2006
The Complete 2nd Season 13 29 de Agosto de 2008[8] 11 de Janeiro de 2011[9] 11 de Setembro de 2008
The Complete 3rd Season 25 1 de Julho de 2008[10] 8 de Março de 2011[11]
The Complete 4th Season 14 11 de Novembro de 2008[12]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Zoey 101: Music Mix
Trilha sonora
Lançamento 7 de março de 2006
Gênero(s) Pop
Rock
Formato(s) Disco compacto
Gravadora(s) Nickelodeon Records
Columbia Records

Zoey 101: Music Mix é o álbum da série de televisão da Nickelodeon, Zoey 101, foi lançado em 28 de fevereiro de 2006. O álbum apresenta músicas de pop e alguns gêneros de rock.[13]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Música Artista
1. Follow Me Jamie Lynn Spears
2. Predictable Good Charlotte
3. Louder The Piper Downs
4. Calling All Angels Train
5. Mandy Jonas Brothers
6. Gimme More Britney Spears
7. Permanent Midnite Saucy Monky
8. Found Out About You Gin Blossoms
9. Highway to Nowhere Drake Bell
10. All I Want Toad the Wet Sprocket
11. It's True Odds Against Tomorrow
12. Okay Backhouse Mike
13. Follow Me Instrumental

Videogame[editar | editar código-fonte]

Zoey 101 foi lançado em 2 de março de 2007 para Game Boy Advance. Outro jogo, chamado "Zoey 101: Field Trip Fiasco" foi lançado em 11 de setembro de 2007 para o Nintendo DS. Ambos os jogos foram publicadas pela THQ e desenvolvidos pela Barking Lizards e receberam críticas negativas dos de sites IGN e Common Sense.

Zoey 101[editar | editar código-fonte]

Zoey 101 é uma coleção de mini-games. Os jogadores devem completar com sucesso cada mini-game, então um desafio, e depois um desafio final. Os desafios são escolhidos aleatoriamente. GameZone avaliou o jogo, dando uma nota 4 de 10, afirmando que o jogo foi "chato, frustrante, simplesmente sem diversão, ou alguma combinação dos três."[14] O jogo é considerado o segundo pior jogo para GBA de todos os tempos pela Game Ratio.[15]

Zoey 101: Field Trip Fiasco[editar | editar código-fonte]

Zoey 101: Field Trip Fiasco é sobre Zoey e seus amigos fazendo uma viagem de campo para um parque. O jogador controla Zoey usando o D-pad, ou tela sensível ao toque, para caminhar ou correr. O jogador corre ao redor da Pacific Coast Academy (Escola de Zoey) completando missões. Elas envolvem a entrega de coisas para as pessoas ou coletar objetos espalhados ao redor da escola antes do tempo acabar. Depois de terminar uma missão, o jogador desempenha um mini-game, envolvendo limpeza de carros ou pegar frisbees. Zoey pesquisas em torno do parque nacional e fala com o clube de campismo sobre os nativos americanos, vai para a biblioteca para aprender sobre o parque e leva um quiz sobre um parque nacional.

Jack DeVries da IGN deu ao jogo um 3.5/10 e criticou a jogabilidade do jogo, música e som suaves, e os controles desajeitados. jkdmedia analisou o jogo para a GameZone em 8 de outubro de 2007 e deu ao jogo um 2.8. Criticado os gráficos e os controles.[16]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências