Os Under-Undergrounds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os Under-Undergrounds
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Animação
Comédia
Drama
Musical
Duração 14 minutos
Criador(es) Hugo Oda
Desenvolvedor(es) Tortuga Studios
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 52 + filme (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Nelson Botter Jr.
Produtor(es) executivo(s) Fernando Alonso
Nelson Botter Jr.
Roteirista(s) Fernando Alonso
Hugo Oda
Nelson Botter Jr.
Vozes de Arthur Berges
Bruna Guerin
Yuri Chessman
Fábio Lucindo
Robson Kumode
Tema de abertura Debaixo da Terra
Composto por Ruben Feffer
Fábio Stamato
Tema de encerramento (a música diferente a cada episódio)
Exibição
Emissora original Brasil Nickelodeon (2016–presente)
Brasil TV Cultura (2017–presente)
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 9 de maio de 2016 - 2 de agosto de 2021
Cronologia
Brichos
Papaya Bull
Programas relacionados Os Under-Undergrounds, O Começo

Os Under-Undergrounds é uma série de desenho animado brasileira e influenciada por animes criada por Hugo Oda, produzida pela Tortuga Studios e exibida pelo canal Nickelodeon. Com uma primeira temporada de 26 episódios, a série teve sua estreia no dia 9 de maio de 2016.[1]

A série apresenta de forma coesa as inquietudes do público infanto-juvenil acerca de relacionamentos e aceitação social, contando todos os episódios com canções originais criadas especialmente para a série por Ruben Feffer, autor da trilha sonora da animação O Menino e o Mundo.[2] Além do Brasil, a Nickelodeon HD transmitiu a série para toda a América Latina com o titulo de "Los Undergrounds" e recentemente a Netflix disponibilizou todos os episódios em streaming tendo áudio com opções em português e espanhol.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Quando o guitarrista Heitor Villa-Lobos acaba por ser expulso de sua banda por ser orelhudo, ele fica chateado. Na volta para sua casa acaba por se distrair e cai em um bueiro que estava em manutenção que, de alguma forma, o leva ao mundo "Underground", um mundo subterrâneo bastante diferente do que ele está habituado. Nessa nova terra habitada pelos 'mutantes', criaturas humanóides muito "diferentes", ele finalmente encontra amigos leais e uma banda para ele tocar, tornando Heitor assim, o novo guitarrista dos "Under-Undergrounds", uma banda iniciante que não liga para sociedade "normal e careta" graças ao que compartilham pela música. Agora juntos, essa turma vai passar por poucas e boas e terão de lidar com dramas pessoais, diferenças sociais e crises existenciais típicas da adolescência enquanto ajudam Heitor a voltar para casa.[3]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Heitor Villa-Lobos (Arthur Berges) - O protagonista da série. Heitor é o guitarrista, vocalista e principal compositor dos Under-Undergrounds, além de ser o único membro humano da banda. Heitor era o guitarrista de uma banda da Terra chamada "Blitz Creek Bop", mas após ter sido substituído e expulso dela, ele cai acidentalmente num bueiro que estava em obras, vindo parar no mundo Underground e, posteriormente, se juntando a banda Under-Undergrounds após ter caído na garagem onde ensaiam.[4] Heitor é apaixonado por Layla. O nome de Heitor é uma homenagem ao compositor de música erudita e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos.
  • Layla Bach (Bruna Guerin) - É a líder dos Under-Undergrounds, dona da garagem onde ensaiam e uma das fundadoras da banda. Ela é a tecladista, vocalista e única garota da banda. Layla é uma mutante de pele rosa e com um par de antenas no topo de sua cabeça. Layla também é apaixonada por Heitor.[5] Ela é a mais irritada da banda. Seu sobrenome é uma homenagem ao compositor clássico alemão Johann Sebastian Bach.
  • Robert "Bob" Starkey (Yuri Chessman) - É o baterista dos Under-Undergrounds, e um dos fundadores da banda. Bob é um ciclope mutante obeso de pele amarelada.[6] Seu sobrenome é uma homenagem ao beatle Ringo Starr.
  • Ludwig "Lud" Waters (Fábio Lucindo) - O baixista e o instrutor dos Under-Undergrounds, sendo um de seus fundadores. Ele é um mutante de pele azul-claro, possuindo um grande nariz roxo semelhante a de um coala e tendo uma cabeleira que cobre grande parte de seu rosto, incluindo seus olhos.[7] Ele é maneiro, pois fala gírias. Ele é o mais tranquilo da banda. Seu sobrenome é uma homenagem ao ex-Pink Floyd Roger Waters.
  • James Marshall (Robson Kumode) - É o segundo guitarrista dos Under-Undergrounds, depois de Heitor, e o filho de Ozzy. James foi o último a entrar para banda, se juntando aos Unders logo após o termino de sua antiga banda: "Attack 51".[8] Ele é um mutante de pele vermelha (originalmente verde), com uma cauda e uma série de espinhos em sua cabeça que formam uma espécie de moicano.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Britney Duhamel (Mariana Elizabetisky) - A maior rival de Layla, uma garota bonita, charmosa e atraente, que também é a líder e guitarrista de uma das bandas mais competentes da escola, composta por ela e suas duas melhores amigas: Lily e Daisy. Britney é uma mutante loira de pele azul-claro e com barbatanas no lugar de orelhas.
  • Agência - É uma agência secreta que monitora as relações entre a Terra e o Underground. Seu objetivo é manter os dois mundos completamente separados de forma que nenhum cidadão cruze a barreira entre eles.[9] Para isso eles mantêm funcionários, agentes e emissários para evitar e controlar o contato entre os mundos.
    • Ozzy Marshall (Pascoal da Conceição) - O principal antagonista da série. Ozzy é um notável agente e ex-emissário da Agência, sendo parceiro de Lester e o pai de James. Ozzy é um mutante alto de pele vermelha, possuindo dois chifres minúsculos em sua testa e grandes orelhas pontudas. A característica mais distintiva de Ozzy é a sua cicatriz em formato de fenda localizada em seu olho esquerdo.
    • Lester Powall (Yuri Chessman) - É o crítico musical mais poderoso e influente do Underground, capaz de criar e destruir carreiras com um simples estalar de dedos. Lester também é um dos agentes da Agência e parceiro de Ozzy, apesar de, secretamente, ser um colaborar de Heitor e dos Under-Undergrounds.
    • Chefe da Agência -
  • Fígaro Neto (César Marchetti) - Um brilhante cientista e inventor do Underground e neto do famoso cientista Galileu Fígaro. Fígaro é um dos poucos a saber que Heitor é humano e está sempre tentando ajudá-lo a escapar do Underground. Fígaro é um mutante de meia-idade de pele acizentada, com um longo nariz triangular e com orelhas em formato de asas.
  • Zack (Hugo Picchi) - É o guitarrista e líder de uma banda chamada "Zack e os Efrons" e amigo de infância de Layla.. Zack é um mutante de pele lilás e possuí um par de antenas no topo de sua cabeça. Ao longo da série, Zack aparentava ser um cara confiável, humilde e amigável, até revelar sua verdadeira natureza malvada, como uma pessoa traiçoeira e desonesta pela sua paixão por Layla.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Veterano (Nestor Chiesse) - Um velho guitarrista de rua da Terra que toca por dinheiro. Ele é um dos poucos humanos que sabe da existência do mundo Underground e também é o responsável por Heitor ter vindo parar no mundo Underground.
  • Jack (Alfredo Rollo) - É um homem que é visto trabalhando em vários empregos diferentes ao longo da série. Jack é um mutante de pele vermelha e com dois chifres nas laterais de sua cabeça.
  • Avó do Lud (Fábio Lucindo) - A avó de Ludwig. Ela é uma mutante de pele lilás, baixa estatura e com espirais nas lentes de seus óculos. Sofre de miopia e, apesar de ser idosa, é bastante energética.
  • Dantena (Yuri Chessman) - Um distraído repórter de televisão que sempre erra os detalhes sobre as manchetes. Ele é um mutante de pele roxa e com orelhas tubulares arredondadas nas laterais de sua cabeça. É uma paródia do jornalista José Luiz Datena.
  • Eleonora Rigby (Mariana Elizabetisky) - É a professora de matemática da escola. Eleonora é uma mutante de pele verde e com cabelos semelhantes à cobras. Seu nome é uma referência a canção "Eleanor Rigby" dos Beatles
  • Prof. Staringo (Pascoal da Conceição) - É o professor de música e namorado da cozinheira da escola, Bunny. Staringo é um mutante de pele amarelada e que possuí um chifre espiral em sua testa. "Staringo" é Ringo Starr ao contrário, fazendo referência ao ex-beatle
  • Lily (Melissa Garcia) - É uma das melhores amigas de Britney e a baixista de sua banda. Lily é uma mutante de ambos pele e cabelo verdes, com manchas circulares também verdes ao redor de seu cabelo.
  • Daisy (Melissa Garcia) - É uma das melhores amigas de Britney e a baterista de sua banda. Ela é uma porca mutante de cabelo ruivo que tem uma queda pelo Bob.
  • Bunny (Francisco Junior) - A rabugenta cozinheira da escola e namorada de Staringo, o professor de música. Bunny é uma mutante robusta de pele rosa, voz grossa, com duas orelhas de coelho no topo de sua cabeça e um tapa-olho em seu olho esquerdo.
  • Rufus DeLirium (César Marchetti) - É o locutor e apresentador do "Rocktime com Rufus", o programa de rádio mais famoso do Underground. Rufus é um mutante de baixa estatura, pele verde-amarelada e com um par de antenas no topo de sua cabeça.
  • Reverberação - É uma banda de pop rock formada por mutantes e o grupo musical mais famoso e bem-sucedido do Underground. Os seguintes membros são:
    • Kurt Vox (Alfredo Rollo) - É o baixista da Reverberação e namorado de Rita. Kurt é um dos poucos mutantes que conhece e já esteve na Terra. Kurt é um mutante de pele índigo, cabelo loiro e com barbatanas nos antebraços e no lugar das orelhas.
    • Slash (Fábio Lucindo) - É o co-guitarrista da Reverberação. Slash é um mutante de pele marrom, uma cauda e sua mandíbula é extremamente comprida, e devido a isso, Slash só consegue se comunicar através de grunidos. Slash é baseado no guitarrista Slash.
    • JD (dublado por Alfredo Rollo) - É o DJ da Reverberação e o irmão adotivo de Slash e Kurt. JD é um mutante de pele cinza, nariz preto semelhante a um focinho, com um gorro que cobre seus olhos e está sempre usando fones de ouvido na cabeça.
    • Ronnie (Robson Kumode) - É o co-guitarrista da Reverberação. Ronnie é um ciclope mutante alto e musculoso de pele verde-escura, com orelhas tubulares arredondadas e uma crista no topo de sua cabeça.
    • Nico (Arthur Berges) - É o baterista da Reverberação. Antes de fazer parte da Reverberação, Nico era um mendigo de rua que tocava numa bateria improvisada, mas foi acolhido após unir-se à banda. Nico é uma lesma mutante de pele laranja e com cabelo estilo black power.
    • Rita (Melissa Garcia) - É a vocalista da Reverberação e namorada de Kurt. Rita é uma mutante de cabelo roxo, orelhas pontudas e pele cor de lavanda. Rita é a única garota da banda e foi a última à ingressar na Reverberação.
  • Sr. e Sr.ª Waters (Fábio Lucindo e Mariana Elizabetisky) - São os pais de Ludwig. A Mãe dele é uma cantora folk famosa e o Pai dele é um executivo super-ocupado. Ela é uma mutante de pele azul e nariz preto, e ele é um mutante de pele cinza e nariz roxo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original
Estreia de temporada Final de temporada
1 26 9 de maio de 2016 1 de agosto de 2016
2 26[10] 6 de fevereiro de 2021 2 de agosto de 2021 (TV Cultura)

28 de agosto de 2021 (Nickelodeon)

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Com a trilha sonora composta por Ruben Feffer, a série apresenta em cada episódio uma canção única e diferente. Segundo Feffer: "A trilha sonora é a alma da série", evoluindo o enredo através de forma lúdica e por meio da linguagem musical, explorando as inquietudes de crianças e jovens em meio a questões de relacionamentos, julgamentos e aceitação social.[11] As músicas tiveram como principal influência para sua criação bandas de rock clássicas como Beatles, AC/DC, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre várias outras.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2016 Prix Jeunesse International Melhor Animação de Ficção Indicado
2016 Meus Prêmios Nick Melhor Animação Brasileira[12] Indicado

Referências

  1. Oliveira, Jessica (5 de maio de 2016). «Entrevista especial - Os Under-Undergrounds!». Recreio. Consultado em 18 de maio de 2016 
  2. Cássio, Caio (6 de maio de 2016). «Os Under-Undergrounds - Nova série da Nickelodeon». Universo Online. ANMTV. Consultado em 1 de junho de 2016 
  3. de Souza, Sandra (6 de maio de 2016). «"Os Under-Undergrounds" - Animação nacional é a novidade da Nickelodeon». VCFAZ. Consultado em 20 de agosto de 2016 
  4. Cássio, Caio (26 de julho de 2016). «Os Under-Undergrounds - Personagens». Nickelodeon. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  5. Souza, Nielsen (26 de julho de 2016). «Os Under-Undergrounds - Personagens». Nickelodeon. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  6. Souza, Nielsen (26 de julho de 2016). «Os Under-Undergrounds - Personagens». Nickelodeon. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  7. Souza, Nielsen (26 de julho de 2016). «Os Under-Undergrounds - Personagens». Nickelodeon. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  8. Romero, Luis Beltran (26 de julho de 2016). «Os Under-Undergrounds - Personagens». Nickelodeon. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  9. Hasimoto, Mellanie (5 de maio de 2016). «Entrevista especial - Os Under-Undergrounds!». Recreio. Consultado em 18 de maio de 2016 
  10. The Under Undergrounds (TV Series 2016–2021) - IMDb, consultado em 25 de janeiro de 2023 
  11. Carlos, James (6 de maio de 2016). «Os Under-Undergrounds - Série estreia na Nickelodeon». Convergecom. Consultado em 15 de agosto de 2016 
  12. Sergio, Luís (8 de agosto de 2016). «Os Under-Undergrounds é indicada a prêmio». Universo Online. Natelinha. Consultado em 17 de setembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]