Elizabeth Gillies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Elizabeth Egan Gillies
Elizabeth Gillies na San Diego Comic-Con em julho de 2015.
Informação geral
Nome completo Elizabeth Egan Gillies [1]
Também conhecido(a) como Liz Gillies
Nascimento 26 de julho de 1993 (27 anos)
Local de nascimento Haworth, New Jersey
 Estados Unidos[2]
Gênero(s) Pop, Pop Rock, Rock alternativo, R&B, Jazz
Ocupação(ões) Atriz, cantora, dançarina, top model
Cônjuge Michael Corcoran (2020–presente)
Instrumento(s) Vocal/Piano
Período em atividade 2005–atualmente
Gravadora(s) Columbia Records, Nickelodeon Records, Sony Music
Afiliação(ões) Avan Jogia, Ariana Grande, Victoria Justice, Matt Bennett, Leon Thomas III, Keke Palmer, Miranda Cosgrove, Jeremy Sumpter.
Página oficial Elizabeth Gillies

Elizabeth Egan Gillies[1] (Haworth, 26 de julho de 1993), também conhecida como Liz Gillies, é uma atriz, cantora e dançarina norte-americana. Estreou como atriz na Broadway aos 15 anos, no musical 13, interpretando Lucy.[3] É conhecida por interpretar Jade West, em Victorious, do canal Nickelodeon e também por dublar o personagem Daphne, na série animada aberta Winx Club.[4]Atualmente a estrela a série Dynasty interpretando Fallon Carrington.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1993-2009: início da vida e da carreira[editar | editar código-fonte]

Elizabeth Egan Gillies nasceu em Haworth, New Jersey, em 26 de julho de 1993, filha de Dave e Lorrie Gillies. Ela tem um irmão mais novo, nascido em 1996.  Gillies afirmou que ela tem ascendência irlandesa, e uma avó e bisavó italianas.

A carreira de atriz de Gillies começou aos 12 anos, quando ela começou a frequentar castings. Ela rapidamente começou a aparecer em comerciais para empresas como a Virgin Mobile[5]. Ela deixou o ensino médio em seu primeiro ano para prosseguir como atriz e participou de um programa de ensino médio online. Seu primeiro papel na televisão foi como uma personagem recorrente em The Black Donnellys. Ela afirmou que não tinha permissão para assistir ao programa completo porque seus pais acharam que não era apropriado para ela na época. Ela apareceu em três episódios.

Em 2008, ela desempenhou pequenos papéis em The Clique, Harold e Locker 514. Naquele ano, ela também foi escalada como Lucy em uma produção Goodspeed do novo musical 13 de Jason Robert Brown, ao lado de Ariana Grande. Mais tarde naquele ano, o musical 13 mudou-se para a Broadway, o que a tornou a primeira produção da Broadway a ter um elenco e uma banda inteiramente formados por adolescentes. Gillies permaneceu com a produção até o seu encerramento em 4 de janeiro de 2009. Elizabeth recebeu dois grandes números, "Opportunity" e "It Can't Be True", juntamente com as participações menores em outras canções, como a canção-título, "Hey Kendra" e muito mais.[6].

2010-2014[editar | editar código-fonte]

Em 2010, Gillies foi escalada como a garota má e ocasional antagonista Jade West no programa de televisão da Nickelodeon Victorious, uma sitcom que gira em torno de adolescentes em uma escola de artes cênicas em Hollywood. Isso marcou sua segunda vez trabalhando ao lado de Ariana Grande. O show estreou em 27 de março de 2010. Em Victorious, Gillies foi destaque em várias músicas das trilhas sonoras Victorious e Victorious 2.0, incluindo "Give It Up" (dueto com Ariana Grande) e "Take a Hint" (dueto com Victoria Justice). Ela também escreveu e gravou a música "You Don't Know Me" para um episódio de Victorious, e mais tarde foi apresentada em Victorious 3.0.

Ela emprestou seu talento para outros programas da Nickelodeon, dando voz à personagem Daphne na série animada Winx Club e gravando a música oficial do Winx Club, "We Are Believix". Ela também apareceu em um episódio de Big Time Rush e como concorrente em BrainSurge e Figure It Out. A partir de 2012, Gillies começou a desempenhar pequenos papéis especiais fora da Nickelodeon. Aparições notáveis ​​incluem White Collar e The Exes. Em julho de 2012, foi relatado que Gillies estava trabalhando em um álbum de rock alternativo. Victorious terminou em 2 de fevereiro de 2013, após quatro temporadas. Após o cancelamento da série, Gillies parou de atuar por um tempo.

Em outubro de 2013,[7] foi anunciado que Gillies iria reprisar seu papel como Jade West em um episódio especial da série spin-off Sam & Cat que foi ar em janeiro de 2014. Em dezembro de 2013, Gillies estava trabalhando em outro filme intitulado "Killing Daddy", que foi ao ar no canal de TV estadunidense Lifetime em 05 de julho de 2014. Ainda em 2013, ela foi escalada como Courtney na adaptação musical de Jawbreaker e participou de uma leitura do show em Manhattan. Gillies apareceu no filme de terror Animal, que foi filmado em Manchester, Connecticut, onde interpretou Mandy, e atualmente, pode ser visto no iTunes foi produzido por Drew Barrymore, o filme co-estrelado por Keke Palmer e foi lançado em 17 de junho de 2014.

2015-presente[editar | editar código-fonte]

Em 2015, Gillies foi escalada como Heather no remake de Vacation. O filme teve um grande lançamento em 29 de julho de 2015. Ela foi então escalada para a série de comédia Sex & Drugs & Rock & Roll como Gigi, uma aspirante a cantora e filha de um ex-astro do rock chamado Johnny Rock (interpretado pelo criador do show, Denis Leary ). O show estreou em 16 de julho de 2015 com críticas mistas, mas o desempenho de Gillies como Gigi foi bem recebido. O show durou duas temporadas, com o final da segunda temporada indo ao ar em 1 de setembro de 2016. Em 9 de setembro de 2016, FX recusou renovar o show para uma terceira temporada, efetivamente cancelando a série. Em 2017, Gillies foi escalada como Fallon Carrington na série de televisão da The CW Dynasty, uma reinicialização da série de 1980 de mesmo nome. Depois que Nicollette Sheridan deixou o papel da mãe de Fallon, Alexis Carrington, perto do final da segunda temporada, Gillies começou a interpretar o personagem temporariamente, assim como continuou a interpretar Fallon.

Em 2018, Gillies estrelou o filme de comédia e suspense Arizona como Kelsey. Foi estreado pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance de 2018, e depois alcançou um lançamento nos cinemas, além de ter sido lançado diretamente para o vídeo. Nos anos seguintes continuou com vários trabalhos.

Música [editar | editar código-fonte]

Liz em concerto com o elenco de Victorious

Gillies já apareceu em várias canções na trilha sonora de Victorious (trilha sonora) e Victorious 2.0, incluindo Give It Up (A dueto com Ariana Grande), e Take a Hint (com Victoria Justice). Ela também escreveu e gravou a canção You Don't Know Me [8] para um episódio de Victorious , e mais tarde foi destaque em Victorious 3.0 .[9][10] Liz tem uma conta no YouTube chamado Liz Gillies, onde ela carrega covers de canções populares, incluindo: "Wild Horses", de The Rolling Stones, "You and I", de Lady Gaga, "For No One", de The Beatles, "Jealous Guy", de John Lennon, "Father and Son", de Cat Stevens e "One and Only", de Adele. Ela também cantou músicas com Max Schneider (Somewhere Only We Know) e Ariana Grande (The Christmas Song).

Em julho de 2012, foi relatado que Gillies estava trabalhando em um álbum com músicas de rock alternativo[11][12]

Em 10 de dezembro de 2013, Gillies gravou um dueto com Ariana Grande chamado Santa Baby para o Natal do EP de Ariana Grande Christmas Kisses.[13] Nos anos seguintes fez alguns vocais para filmes e series incluindo Dynasty serie que ela estrela atualmente. Em 2019, Gillies, ao lado de Matt Bennett , fez uma aparição surpresa durante o show em 19 de novembro de sua co-estrela vitoriosa Ariana Grande 's Sweetener World Tour em Atlanta, Geórgia, na qual Grande e Bennett tocaram "I Think You're Swell", enquanto Grande e Gillies cantaram "Give It Up", ambas canções de Victorious .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Depois de 6 anos juntos, no dia 8 de agosto de 2020, Gillies casou-se com o produtor musical Michael Corcoran em uma cerimônia privada em Nova Jersey.[14]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2007 Winx Club: The Secret of the Lost Kingdom Daphne
2008 Harold Evelyn Taylor
The Clique Shelby
2011 The Death and Return of Superman Eradicator Folks Curta-metragem
2014 Animal Mandy
2015 Vacation Heather
2018 Arizona Kelsey
2019 15 Minutes at 400 Degrees Crystal Curta-metragem

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2004-2014 Winx Club Vários
2007 The Black Donnellys Jenny jovem 3 episódios
Locker 514 Trinnie Filme de TV
2009 The Battery's Down Convidada do Bat Mitzvah Episódio: "Bad Bad News"
2010-2013 Victorious Jade West 56 episódios
2011 iCarly Episódio: "iParty com Victorious"
Big Time Rush Heather Fox Episódio: "Big Time Secret"
2012 White Collar Chloe Episódio: "Upper West Side Story"
Friend Me Emily Episódio: "Evan Is Now Friends with Emily"
2013 The Exes Tracy Episódio: "Prelude to a Kiss"
2014 Sam & Cat Jade West Episódio: "#TheKillerTunaJump: #Freddie #Jade #Robbie"
Killing Daddy Callie Ross Filme de TV
2015 American Dad! Lena Horne Episódio: "A Star Is Reborn"
2015-2016 Sex & Drugs & Rock & Roll Gigi 20 episódios
2015 The Penguins of Madagascar Cantora Episódio: "The Penguin Who Loved Me"
2017-presente Dynasty Fallon Carrington Elenco Principal
2018 Robot Chicken Sun Baby / Marie 'Slim' Browning Episódio: "Gimme That Chocolate Milk"
2019 Welcome to the Wayne Parana Sycamore Episódio: "That's Squidjit Bowling"

Broadway[editar | editar código-fonte]

Ano Show / Música Papel Album Notas
2017 It can t be true Caitlin Gann · 13
2013 Jawbreaker: The Musical Courtney Leitura da oficina
2009-15 Winx in Concert Elenco
2008-09 13 Lucy Dunn Elenco original da Broadway
Opportunity Elenco original da Broadway
It Can't Be True Elenco original da Broadway
Hey Kendra Broadway Vocalista
Getting Ready (com Ariana Grande) 13 Dueto
It Can t Be true 13 Vocalista
Original Broadway Cast Recording 13 13
Original Broadway Cast Recording (Deluxe Edition) 13 13

Discografia[editar | editar código-fonte]

Convidada (trilha sonora)
Ano Música Album Notas
2019 Show Ariana grande Dueto
2018 Award Nominees Seth MacFarlane Artista convidada
My Buick, My Love and I Seth MacFarlane Artista convidada
2017 In full swing Seth MacFarlane Vocalista
2015 Chicago Style Seth MacFarlane Dueto
2013 Santa Baby (com Ariana Grande) Christmas Kisses Artista convidada Músicas
2012 Somewhere Only We Know Max Schneider Vocalista
Vídeos Clipes
Ano Artista principal /is Música Notas
2020 Ariana Grande & Justin Bieber Stuck with U
2018 Ariana Grande Thank U, Next
2017 Elizabeth Gillies Bang Bang Vocalista
2015 Elizabeth Gillies "Die Trying" Vocalista
2013 Victoria Justice "Freak the Freak Out"
Victoria Justice "Make It in America"
Ariana Grande "Right There (feat. Big Sean)
Max Schneider Somewhere Only We Know
Max Schneider "Beneath You Beutiful" Vocalista
2012 Keane "Somewhere Only We now" Vocalista
Big Time Rush "Time of Our Life"
Elizabeth Gillies "We Are Believix" Vocalista
Elizabeth Gillies "You Don't Know Me" Vocalista
Elizabeth Gillies "Father And Son" Vocalista
Elizabeth Gillies "Fast Car" Vocalista
2011 Victoria Justice "Beggin' on Your Knees"
Victoria Justice "All I Want Is Everything"
Mikey Deleasa "Time in the Day"
Ariana Grande Chestnuts Dueto
Victoria Justice and herself Take a Hint (com Victoria Justice) Dueto
2010 Victorious Abertura
Séries e Filmes (trilha sonora)
Ano Música Album Notas
2020 Hedwig & Angry Inch Hedwig & Angry Inch Musical /Cover
You Can’t Hurry Love” Dynasty Musical
2019 Musical Dueto
2018 Sings Vocalista
2016 Trolls Trolls
Don't Break Me Too Sex&drugs&rock&roll
Already in Love
2015-2016 Animal
Desire
Sinner Baby
Die Trying"
Put It On Me (com Denis Leary)
Baby Get Down (com Elaine Hendrix)
What's My Name
Sex Bomb
Complicated
What's My Name" (EDM Remix)
Ain't no valentine
Just Let Me Go
Songs from the FX Original Comedy Series
Raise a hand
So many miles
2015 New York 2015
2014 The Penguin Who Loved Me The Penguins of Madagascar
2013 Okay (com Leon Thomas III) Victorious
2012 We Are Believix Winx Club Deluxe Version (single) Vocalista
Okay Victorious
I want you back Backing vocals / vocais adicionais
You Don't Know Me Vocalista
Five Fingaz to the Face (com o elenco de Victorious) Vocais adicionais
Shut Up 'N Dance(com o elenco de Victorious) Backing vocals / vocais adicionais
Take a Hint (com Victoria Justice) Vocalista
Don't You (Forget About Me) (com o elenco de Victorious ) Backing vocals
2011 Leave It All To Shine (com o elenco de Victorious e o elenco de iCarly) Backing vocals / vocais adicionais
The Wheels on the Cupcake (com o elenco de Victorious )
It's Not Christmas Without You (com o elenco de Victorious )
Favorite Food (com o elenco de Victorious )
All I Want Is Everything (com o elenco de Victorious ) Backing vocals
I Want You Back (com o elenco de Victorious ) Backing vocals / vocais adicionais
Give It Up (com Ariana Grande) Vocalista
2010 Freak the Freak Out Trio
Ela mesma (Vocalista)
2017 Bang Bang Ela mesma Vocalista
2016 What are you doing new years eve
2014 Is that all there is
2011 Wild Horses Cover
You e I Cover
Jealous Guy
2013 You and I
Bam Bam Bam
One and only
Wild Horses
For no one
It Won't Stop
Jealous Guy
Chestnuts (featuring Ariana Grande)
Wrecking Ball Cover
Father and son Ela mesma
Live at Genghis Cohen
2012 Light My Candle (feat. Ariana Grande) Dueto
Wicked Way Vocalista
Fast Car Cover

Video games[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Notas
2014 Winx Club: Saving Alfea Daphne (voice)
2013 Winx: Sirenix Power Daphne (voice)
2012 Winx Club: Magical Fairy Party Daphne (voice)
Victorious: Time to Shine Jade West (voice)
Victorious: Taking the Lead Jade West (voice)

Referências

  1. a b Brantley, Ben (6 de outubro de 2008). «Stranger in Strange Land: The Acne Years». The New York Times. Consultado em 15 de setembro de 2011 
  2. «Elizabeth Gillies's Biography». HairBoutique.com. Consultado em 15 de setembro de 2011 
  3. «13 Cast». Brodway. 14 de agosto de 2008. Consultado em 24 de fevereiro de 2013 
  4. Rohan, Virginia (7 de junho de 2011). «TV Mean Girl: Haworth's Elizabeth Gillies talks iParty with Victorious». (201) magazine. Consultado em 28 de julho de 2011 
  5. Rohan, Virginia. «TV Mean Girl: Haworth's Elizabeth Gillies talks "iParty with Victorious"». Bergen.com. Consultado em 6 de setembro de 2012 
  6. «13 The Musical». 4 de janeiro de 2009. Consultado em 13 de outubro de 2012 
  7. «Liz Gillies is Coming to 'Sam & Cat!'». Fanlala.com. Consultado em 12 de junho de 2013. Arquivado do original em 30 de outubro de 2013 
  8. Mulvaney, Nicole. «J-14 Exclusive: Liz Gillies Talks the End of 'Victorious' and New Music». J-14.com. Consultado em 12 de junho de 2013 
  9. name="Victorious 3.0 Track List">«Victorious 3.0 Track List» 
  10. name="Liz Gillies Tweet">Gillies, Liz. «Liz Gillies Tweet». Twitter (Verified Account). Consultado em 16 de outubro de 2012 
  11. «Twitter / LizGillies: @LizGOnline». Consultado em 27 de julho de 2012 
  12. Orenstein, Hannah (27 de julho de 2012). «Liz Gillies Interview». Huffington Post 
  13. Boardman, Madeline (10 de dezembro de 2013). «Ariana Grande Does 'Santa Baby' With Liz Gill». The Huffington Post. Consultado em 18 de dezembro de 2013 
  14. Wright, Tracy (17 de setembro de 2020). «Elizabeth Gillies marries Michael Corcoran after postponing wedding». Mail Online. Consultado em 18 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]