Toonami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Tsunami.
Toonami
Informação geral
Gênero Anime e animação de ação
Duração 3.5 horas
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Apresentador(es)
Localização Atlanta, Geórgia
Exibição
Emissora de
televisão original
Adult Swim

Cartoon Network
Toonami.com

Transmissão 26 de maio de 2012; há 8 anos

Toonami ( /tˈnɑːmi/ too-NAH-mee) é um bloco de programação televisivo noturno americano que primariamente transmite anime japonês e ocasionalmente animação de ação americana. Foi criado por Sean Akins e Jason DeMarco e produzido pela Williams Street, uma divisão da Warner Bros. Entertainment. O nome é uma palavra-valise das palavras "cartoon" e "tsunami".[1] Atualmente transmite todos os sábados pela noite, das 12 a.m. até 3:30 a.m. ET/PT.

Toonami inicialmente funcionou como um bloco semanal da tarde no Cartoon Network até 2004, quando fez a transição para um formato de noite de sábado até seu fechamento quatro anos mais tarde. O bloco do Cartoon Network foi primariamente destinado para crianças e adolescentes de 9–14 anos. Em sua exibição original de 1997 até 2008, o bloco foi conhecido por apresentar animação orientada para ação, com foco pesado na animação japonesa, qual se tornou amplamente popular entre as audiências americanas. Toonami é reconhecido por seu distinto plano de fundo com tema espacial, vídeos musicais de anime, trilha sonora com sabor de bateria e baixo, e seu anfitrião robô chamado T.O.M. (abreviação de Toonami Operations Module).

Em 26 de maio de 2012, Toonami foi relançado como um bloco noturno no Adult Swim. A atual encarnação é uma reformulação do bloco de ação de sábado à noite do Adult Swim (ele próprio herdado do bloco Midnight Run do Toonami), qual primariamente exibe animação japonesa madura.

História da Transmissão[editar | editar código-fonte]

Cartoon Network (1997–2008)[editar | editar código-fonte]

Toonami
(Cartoon Network)
Informação geral
Gênero Anime e animação de ação
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Apresentador(es)
Localização Atlanta, Geórgia
Exibição
Emissora de
televisão original
Cartoon Network (1997–2008)
Kids' WB (2001–2002)
Website oficial arquivado no Wayback Machine (arquivo index)
Transmissão 17 de março de 1997 — 20 de setembro de 2008
1997–1999: Era Moltar[editar | editar código-fonte]

Toonami foi o principal bloco de ação e animação do Cartoon Network. O bloco estreou em 17 de março de 1997. Inicialmente substituiu Power Zone, a encarnação mais recente do bloco Super Adventures do Cartoon Network, que era um grampo na rede desde sua estreia em 1 de outubro de 1992. Toonami foi originalmente um bloco de tarde dos dias da semana de desenho e ação apresentado pelo vilão do Space Ghost que virou produtor Moltar (dublado por C. Martin Croker) no edifício Ghost Planet Industries de 17 de março de 1997 até 9 de julho de 1999.

1999–2000: Era T.O.M. 1[editar | editar código-fonte]

No sábado, 10 de julho de 1999, Cartoon Network relançou Toonami com um novo ambiente, a Ghost Planet Spaceship Absolution, e um novo anfitrião nomeado T.O.M. (dublado por Sonny Strait), que apresentou aos espectadores este discurso:

So it's a brand new Toonami, but the mission objectives remain the same. My name is TOM. I'm the new Moltar. Welcome aboard the Ghost Planet Spaceship Absolution, Cartoon Network's first and only interstellar broadcast and exploration vehicle. I'll give you the tour later. From this day forward she is completely responsible for all Toonami transmissions. I'm taking you guys into the new millennium! No big changes now, same show, same attitude; new place to do it, new guy to do it with. I'm not going to waste any more time, let's get back into it. Later.

Também introduzido nesse dia o Midnight Run, um bloco noturno tardio. Originalmente, era um bloco noturno de cinco horas no sábado (tecnicamente domingo) à meia-noite EST até março de 2000, quando isso moveu para as noites da semana em um formato de uma hora até janeiro de 2003.[2][3] Isso consistia de animes tais como Dragon Ball Z, Sailor Moon, Voltron, Robotech, Mobile Suit Gundam Wing e Outlaw Star. Midnight Run tendia para ter mais sangue e violência do que sua contraparte diurna, mesmo executando uma versão sem cortes de Gundam Wing entre março e novembro de 2000.[4][5] Uma edição especial que começou na sexta-feira, 31 de agosto de 2001, apresentava videoclipes como “Clint Eastwood” de Gorillaz, e canções de Daft Punk de seu álbum Discovery de 2001, os videoclipes constituem de quais constituem o musical nipo-francês de 2003 Interstella 5555, e "Hellbent" de Kenna.[6] Outro evento foi Dragon Ball Z tomando conta do Midnight Run por uma semana começando em 26–30 de março de 2001.

Começando em setembro de 2000, Toonami apresentou eventos interativos especiais conhecidos como Total Immersion Events (TIEs). Esses TIEs tomaram lugar durante o Toonami e online no site oficial, Toonami.com, e sempre ocorreram na semana em que a série mais popular do bloco, Dragon Ball Z,[7] retornou para uma nova temporada. O primeiro TIE foi The Intruder, qual introduziu a companheira de T.O.M., uma matriz AI conhecida como Sara (dublada pela cantora country "Cowboy" Sally Timms). The Intruder foi uma minissérie de oito episódios que exibiu durante o Toonami de 18–22 de setembro de 2000. Isso envolveu a Absolution sendo atacada por uma bolha alienígena conhecida apenas como "the Intruder", qual finalmente devorou T.O.M.

2000–2003: Era T.O.M. 2[editar | editar código-fonte]
Logo do Toonami usado de 21 de fevereiro de 2001 até 14 de março de 2003; revivido em 2017 para se 20º aniversário

Embora The Intruder tenha resultado na destruição de T.O.M., ele foi logo após atualizado por S.A.R.A. de um personagem baixo no estilo Bomberman para uma encarnação mais alta, mais elegante, e com voz mais profunda apelidada de T.O.M. 2 (dublado por Steven Blum, quem tem desde então sido a voz de todas as encarnações subsequentes do personagem).

Uma encarnação de sábado de manhã, Toonami Rising Sun, funcionou de 2000 até 2001 das 9:00 a.m. até meio-dia. Isso mais tarde funcionou das 10:00 a.m. até 1:00 p.m., então das 11:00 a.m. até 1:00 p.m. Este bloco foi um tanto dificultado para evitar a competição com a rede irmã Kids' WB.

De 30 de julho de 2001, até 28 de junho de 2002, Kids' WB (também propriedade da Time Warner) exibiu um bloco Toonami que era, mais ou menos, a programação WB com o nome Toonami. Isso foi criticado por observadores da indústria, que notaram que a marca de ação do bloco - qual tinha adicionado shows tais como Generation O!, Scooby-Doo, e The Nightmare Room, uma série live-action criada pelo autor de Goosebumps, R. L. Stine - fez não traduzir em termos de conteúdo. Na primavera de 2002, Kids' WB anunciou que eles iriam retirar o nome Toonami de sua programação dos dias da semana, mais uma vez tornando a marca Toonami exclusiva do Cartoon Network.

O TIE, Lockdown, exibido entre 17–21 de setembro de 2001, e incluiu a introdução do primeiro MMORPG do CartoonNetwork.com, bem como uma quantidade recorde de visualizações de páginas e classificações para a rede.[8] Em Lockdown, T.O.M. luta para salvar a Absolution de um ataque de um compactador de lixo gigante.[9] Trapped in Hyperspace, o próximo TIE, ocorreu na semana de 16–20 de setembro de 2002. Sara tem sido colocada offline por um vírus de computador chamado Swayzak (cuja dublagem é desconhecida, mas especula-se que seja Khary Payton), e TOM está preso no hiperespaço. Ele consegue derrotar Swayzak antes que a Absolution atinja a Terra.[10] O empate do jogo para este evento foi perdido.

Durante a semana de 24–28 de fevereiro de 2003, Cartoon Network exibiu no Toonami "Giant Robot Week", um especial de cinco dias baseado em séries mecha, quais foram licenciadas pela A.D. Vision. As séries mostradas foram Neon Genesis Evangelion, Gigantor, Robotech, Martian Successor Nadesico, e Dai-Guard.[11]

Em 15 de maio de 2001, Cartoon Network lançou Toonami: Deep Space Bass, a trilha sonora oficial do bloco de TV.

2003–2007: Era T.O.M. 3[editar | editar código-fonte]

Em março de 2003, TOM foi remodelado em uma figura mais musculosa. Isso foi explicado no universo como ele sendo reconstruído após lutar contra um pirata espacial. Sua voz também se tornou mais humana.

Em setembro de 2003, uma minissérie estreou introduzindo um novo, universo 2D. Immortal Grand Prix (IGPX), criado pelos produtores do Toonami, Sean Akins e Jason DeMarco, e produzido pelo estúdio de anime Production I.G, exibiu em cinco pequenos episódios, servindo como piloto para a segunda série original do Toonami, qual estreou em novembro de 2005.[12]

Em 17 de abril de 2004, Toonami foi movido das tardes dos dias da semana para um horário de sábado à noite, onde foi ao ar regularmente por quatro horas começando às 7:00 pm EST.[13] Um novo bloco de ação em tons mais leves, Miguzi, para os dias da semana em seu lugar.[13] Toonami também substituiu o bloco conhecido como Saturday Video Entertainment System (SVES). Uma razão para a mudança dos dias de semana para as noites de sábado foi porque alguns dos shows da programação dos dias da semana tornaram-se violentos demais para uma transmissão durante os dias da semana na rede. A nova programação do Toonami apresentou animes tais como Naruto, Rave Master, Duel Masters, Mobile Suit Gundam SEED, One Piece, Bobobo-bo Bo-bobo, Zatch Bell! e Pokémon Chronicles, bem como produções norte-americanas estreadas, incluindo Teen Titans, Megas XLR, Justice League Unlimited e IGPX, a primeira e única produção original de Toonami coproduzida pela Production I.G. e Bandai Entertainment. Sara ganhou um corpo inteiro durante este período, e se tornou mais anime, junto com sua dublagem sendo mudada para atriz britânica e estrela de Red Dwarf, Samantha Robson.

Embora Megas XLR tenha sido a primeira franquia americana original a realmente estrear no bloco, isso foi inicialmente um original do Cartoon Network que foi planejado para ir ao ar nas noites de sexta. Outras propriedades de ação do Cartoon Network, como Samurai Jack, Teen Titans, e Justice League, foram ao ar no Toonami, mas não eram exclusivas para o bloco até suas temporadas finais.

2007–2008: Era T.O.M. 4 e cancelamento[editar | editar código-fonte]

Em 27 de janeiro de 2007, um teaser comercial foi ao ar durante a maratona Xiaolin Showdown no Cartoon Network, apresentando imagens closeups de grandes Clydes (os exploradores robôs remotos que têm sido uma fixação do Toonami desde o início) e dois novos robôs A.I. junto com a data "03/17/07" e o emblema do peito de T.O.M. brilhando em azul. Em 17 de março, Toonami celebrou seu 10º aniversário com uma nova embalagem e numerosas montagens celebrando o bloco. T.O.M. foi remodelado para um robô mais curto, que era o comandante de uma sala de controle da selva e ajudado por dois novos robôs, Flash (Dave Wittenberg) e D (Tom Kenny). As montagens incluíram uma olhada em anfitriões anteriores, antigos logotipos e uma década de clipes e voice-overs de shows que foram ao ar no Toonami. Houve um total de quatro montagens, cada uma com clipes diferentes, e três tiveram a duração de um minuto.

Como parte do aniversário (e para coincidir com o evento March Movie Madness do Cartoon Network), Toonami planejou mais um mês de filmes:

Em 20 de setembro de 2008,[14] na convenção Anime Weekend Atlanta em Atlanta, Geórgia, Cartoon Network anunciou que eles tinham cancelado o bloco Toonami devido para baixa audiência. Toonami então exibiu sua transmissão final naquela mesma noite. O último show a ir ao ar no bloco foi uma reprise de Samurai Jack às 10:30 PM. Empregados que trabalhavam no bloco mudaram-se para outras partes do canal, exceto Dennis Moloney, que deixou a Turner para trabalhar na Disney. Toonami Jetstream permaneceu com o nome Toonami até 30 de janeiro de 2009. No fim da exibição final do Toonami, T.O.M. 4 terminou o bloco com um breve, monólogo final, apoiado pela canção "Cascade" de Tycho:

Well, this is the end, beautiful friends. After more than 11 years, this is Toonami's final broadcast. It's been a lot of fun, and we'd like to thank each and every one of you who made this journey with us. Toonami wouldn't have been anything without you. Hopefully, we've left you with some good memories. So, until we meet again, stay gold. Bang.[15]

Após o episódio final de Toonami na TV, o subsequente desligamento do Toonami Jetstream em 2009 marcou o fim desta encarnação até o renascimento da marca em 2012.

Adult Swim (2012–presente)[editar | editar código-fonte]

2012–2013: Era T.O.M. 3.5[editar | editar código-fonte]

Em 1 de abril de 2012, Adult Swim exibiu o bloco Toonami para sua brincadeira anual de April Fools' Day, em qual seria a exibição anual de The Room.[16] Após exibir o episódio agendado daquela semana de Bleach, a programação relacionada ao Toonami continuou ao longo da noite, apresentando shows tais como Dragon Ball Z, Mobile Suit Gundam Wing, Tenchi Muyo!, Outlaw Star, The Big O, Yu Yu Hakusho, Blue Submarine No. 6, Trigun, Astro Boy (1963) e Gigantor. No dia seguinte, Adult Swim postou uma mensagem em sua página do Twitter, simplesmente dizendo: "Want it back? Let us know. #BringBackToonami".[17] Em 4 de abril, Adult Swim acompanhou este tweet com um afirmando: "#BringBackToonami We've heard you. Thank you for your passion and interest - stay tuned."[18] Em 8 de abril, Adult Swim transmitiu dois bumpers sobre os tweets do Toonami e respondeu com "[we're listening]" e "[we're looking into it]".[19]

Em 16 de maio, Adult Swim postou uma mensagem no Facebook anunciando que Toonami iria retornar em 26 de maio.[20] A rede emitiu um comunicado de imprensa mais tarde naquele dia, confirmando o renascimento do bloco como um bloco de ação no sábado à noite.[21] Toonami fez seu retorno em 26 de maio, com uma programação inicial consistindo de programas atuais do Adult Swim Action, junto com as estreias de Deadman Wonderland e Casshern Sins. Em 18 de agosto, Samurai 7 e Eureka Seven substituíram Deadman Wonderland e Cowboy Bebop. Em essência, o bloco revivido é muito similar para o Midnight Run do original, exibindo uma programação sem cortes e também com temas mais maduros.[22]

Em 6 de outubro, Toonami se expandiu para seis horas completas; Sym-Bionic Titan e ThunderCats foram adicionados ao bloco.[23] Tenchi Muyo! GXP foi anunciado como a próxima estreia em 3 de novembro, assim como o retorno de Inuyasha.[24] Em 22 de novembro, Toonami anunciou que iriam ao ar episódios inteiros de Naruto, e confirmou que Bleach iria entrar em reprises por oito semanas, começando em 1 de dezembro.[25]

Em 6 de janeiro de 2013, Toonami introduziu um novo esquema de cor azul, depois de usar um esquema similar para apresentar Inuyasha em 3 de novembro do ano anterior. Novos episódios de Bleach começaram em 26 de janeiro. Em 16 de fevereiro, Soul Eater começou a ser transmitido no Toonami, substituindo Samurai 7.[26] Durante a MomoCon, novos designs para ambos T.O.M e a Absolution foram revelados, junto com o anúncio de que o design geral do bloco seria alterado.[27]

Serviços de vídeo online[editar | editar código-fonte]

Toonami Reactor[editar | editar código-fonte]

Em 26 de março de 2001, Cartoon Network lançou o Toonami Reactor, seu primeiro serviço streaming de vídeo online.[28] O serviço de três meses apresentava episódios de streaming de Dragon Ball Z e Star Blazers, o último dos quais uma série exclusiva online. O conteúdo editorial foi fornecido pela agora extinta Animerica Magazine, publicada pela VIZ Media. Depois que o "teste" de três meses acabou, Cartoon Network tirou isso do ar e o reformulou completamente.

Em 14 de novembro de 2001, Cartoon Network relançou Toonami Reactor com todos os programas on-line exclusivos, como Star Blazers, Patlabor: The TV Series, Harlock Saga, e Record of Lodoss War, bem como vídeos de jogos temáticos de Daft Punk e Toonami. No verão de 2002, Toonami Reactor foi remodelado novamente sob a égide do Adult Swim e, em uma joint venture com a Weekly Shonen Jump da VIZ, programou isso como "Adult Swim Pipeline." Apresentava episódios e/ou capítulos de mangá de One Piece, Naruto, Shaman King, Yu Yu Hakusho e Sand Land.[29][30]

Toonami Jetstream[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Toonami Jetstream

Em 25 de abril de 2006, Cartoon Network e VIZ Media anunciaram planos[31] para lançar Toonami Jetstream, um novo serviço de streaming de vídeo com suporte de anúncios apresentando séries Toonami como Naruto, Samurai Jack, Megas XLR e IGPX, e as estreias de webcast pela Internet de Hikaru no Go, MÄR, Eyeshield 21, The Prince of Tennis, MegaMan Star Force, Kiba, MegaMan NT Warrior, e Zoids: Genesis, os dois últimos nunca foram transmitidos.

Toonami Jetstream foi lançado em 17 de julho de 2006[32] (após uma breve prévia não oficial que começou em 14 de julho) e ofereceu episódios de Naruto, Hikaru no Go, MÄR, Zatch Bell!, Pokémon, Blue Dragon, Samurai Jack, Kiba, Storm Hawks e Transformers: Animated.

Em 31 de janeiro de 2009, Toonami Jetstream foi descontinuado.[33] Desde então, muitos dos shows foram ao ar até o cancelamento e exibiram no Cartoon Network Video em seu site principal.

Em 2012, Adult Swim rebatizou sua seção de vídeos de ação como "Toonami shows". Inicialmente apresentava conteúdo de Durarara!!, quais nunca foram ao ar no bloco.[34]

Toonami Pre-Flight[editar | editar código-fonte]

Em 27 de fevereiro de 2015, adultswim.com lançou o programa online Toonami: Pre-Flight apresentado pelos produtores do Toonami Jason DeMarco e Gill Austin.[35] Os dois primeiros episódios estrearam em uma sexta às 5:00 p.m. Eastern time, e foi então movido para terça às 5:00 p.m. Eastern time até 25 de setembro de 2015, quando o show foi movido de volta para as sextas às 6:30 p.m. Eastern time. Cada episódio apresenta um destaque da série, um tópico semanal e outros recursos, como vislumbres em promoções e spots, bem como anúncios e segmentos do talento de narração Steve Blum e Dana Swanson. Toonami também fez painéis da MomoCon, San Diego Comic-Con, Dragon Con e Anime Expo quais eles tinham transmitido como parte do Pre-Flight ao vivo ou em tape delay.

Crunchyroll[editar | editar código-fonte]

O serviço de streaming orientado para anime Crunchyroll tornou-se um ativo irmão para o Adult Swim após a aquisição da Time Warner pela AT&T, e sua subsequente aquisição das ações remanescentes do empreendimento existente Otter Media da AT&T. Em março de 2019, Adult Swim e Otter foram brevemente colocadas sob Warner Bros. como parte de uma reorganização corporativa. O anúncio correspondente afirmou que iria haver sinergias entre Toonami e o serviço; as duas propriedades já haviam anunciado uma colaboração em Blade Runner: Black Lotus, uma série de anime ambientada no universo Blade Runner.[36][37]

Programação[editar | editar código-fonte]

Cartoon Network (1997–2008) / Kids' WB (2001–2002)[editar | editar código-fonte]

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008

Adult Swim (2012–presente)[editar | editar código-fonte]

2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021

Toonami Powered by Crunchyroll (2020–presente)[editar | editar código-fonte]

Animes exibidos por Toonami Powered by Crunchyroll
2020
  • Dragon Ball Super – exibição no bloco desde 31 de agosto de 2020 (anteriormente exibido entre 2017–2019 no Cartoon Network)
  • Mob Psycho 100 – exibição inédita no bloco desde 31 de agosto de 2020

Internacional[editar | editar código-fonte]

Fora dos Estados Unidos, Cartoon Network exibiu blocos Toonami na Austrália de 2001 até 2006. No Reino Unido, Toonami foi um canal autônomo de 2003 até 2007. Em dezembro de 2012, Toonami foi lançado como um canal autônomo na Ásia-Pacífico. Canais similares foram lançados na Índia em 2015, França em 2016 e África em 2017. Os canais do sudeste asiático e da Índia foram encerrados.

Austrália[editar | editar código-fonte]

O bloco de programação foi lançado em 2001 na Austrália como um bloco de fim de semana no Cartoon Network. Foi exibido no sábado das 6:00 pm até 8:00 pm e no domingo das 3:00 pm até 5:00 pm com repetição em ambas as noites das 11:00 pm até 1:00 am. A programação foi então convertida para um bloco de dia da semana pouco depois. A programação foi retirada do canal em agosto de 2006.

França[editar | editar código-fonte]

A versão francesa do canal de televisão Toonami foi lançada em 11 de fevereiro de 2016. É operado pela Turner Broadcasting System France, na França, Suíça, Marrocos, Madagascar e Maurício.

Índia[editar | editar código-fonte]

Uma versão indiana do Toonami foi primeiro lançada como um bloco em 2001 e foi então seguida por um canal independente em 2015. Ele encerrou as operações em 15 de maio de 2018.

América Latina[editar | editar código-fonte]

Informação adicional: Toonami Powered by Crunchyroll
Logotipo usado pelo bloco Toonami Powered by Crunchyroll desde 31 de agosto de 2020.

Em 2 de dezembro de 2002, Cartoon Network estreou o bloco Toonami, substituindo um bloco com tema semelhante, Talismã. O bloco de final de semana de Toonami foi então substituído pela estreia do Adult Swim na América Latina em 7 de outubro de 2005. Em 2007, Cartoon Network cortou o bloco de Toonami completamente do canal.

O bloco retornou em parceria com a Crunchyroll começando em 31 de agosto de 2020.

O revivido bloco Toonami exibe todas as noites da semana à partir das 00h00 até 1h00 da madrugada.[38]

Paquistão[editar | editar código-fonte]

Toonami foi lançado como um bloco de programação no Cartoon Network no Paquistão e funcionou de 2004 até 2013.

Sudeste Asiático[editar | editar código-fonte]

Um canal Toonami autônomo foi lançado no sudeste da Ásia substituindo Boomerang em 1 de dezembro de 2012. Embora isso tenha substituído Boomerang, o canal foi relançado em 2015 ao lado do Toonami. O canal foi encerrado em 31 de março de 2018, tornando-se o canal autônomo mais antigo de todos eles, com duração de 6 anos.

África Subsaariana[editar | editar código-fonte]

Um canal de televisão Toonami foi lançado na África Subsaariana em 1 de junho de 2017. Estava disponível na plataforma de televisão por satélite Kwesé.[39]

Após o fechamento da Kwesé TV, Toonami foi removido em 1 de novembro de 2018.[40]

O Toonami africano foi relançado em 27 de março de 2020 como um canal pop-up em DStv[41][42][43] até meados de maio de 2020 quando foi relançado como um canal permanente em StarTimes (canal 306 satélite, 355 DTT).[44][45]

Reino Unido & Irlanda[editar | editar código-fonte]

Toonami foi lançado como um bloco de programação no Cartoon Network no Reino Unido e na Irlanda em 2001. Em outubro de 2002, então tornou-se parte do CNX, um novo canal spin-off. Quase um ano depois, CNX foi relançado como Toonami em 2003, transformando o bloco em um canal autônomo. O canal fechou em 24 de maio de 2007, substituído por um Cartoon Network Too 24 horas.

Referências

  1. Fretts, Bruce (19 de janeiro de 2005). «Tsunami's Wake Pulls Episodes». TV Guide. Consultado em 17 de maio de 2018 
  2. «Data Screen». cartoonnetwork.com. Consultado em 2 de Novembro de 2016. Arquivado do original em 17 de Novembro de 1999 
  3. «Tune in: Weekday Afternoons 5.0-7.0 P.M. (E/P)». cartoonnetwork.com. 1 de Dezembro de 2002. Consultado em 21 de Março de 2018. Arquivado do original em 1 de Dezembro de 2002 
  4. Pope, Kyle (4 de Março de 2002). «* Edit List Special - Cartoon Network Interview». AnimeNewsNetwork.com. Consultado em 2 de Abril de 2012 
  5. «Gundam Wing Uncut To Air On Weeknights». animenewsservice.com. 6 de Março de 2000. Consultado em 14 de Dezembro de 2014. Arquivado do original em 6 de Março de 2001 
  6. «Daft Punk Music Videos on Toonami.com». AnimeNewsNetwork.com. 16 de Agosto de 2001. Consultado em 2 de Abril de 2012 
  7. «Toonami Ratings Continue to Rise». AnimeNewsNetwork.com. 31 de Março de 2001. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  8. «Cartoon Network Breaks Rating Records in 2001». AnimeNewsNetwork.com. 11 de Março de 2002. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  9. King, Brad (17 de Setembro de 2001). «Game Is on for Cartoon Host». Wired.com. Condé Nast. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  10. Harris, Jeff (12 de Setembro de 2002). «Toonami Becomes Trapped in Hyperspace». ToonZone.net. Consultado em 1 de Abril de 2012 [ligação inativa]
  11. «Evangelion, Nadesico, Dai-Guard, Robotech to Air on Cartoon Network». AnimeNewsNetwork.com. 28 de Janeiro de 2003. Consultado em 12 de Setembro de 2010 
  12. Bynum, Aaron H. (16 de Fevereiro de 2005). «CN Upfront: TOONAMI Programming». AnimationInsider.net. Consultado em 2 de Abril de 2012 
  13. a b «Cartoon Network Announces New Action-Adventure Programming Strategy». AnimeNewsNetwork.com. 26 de Fevereiro de 2004. Consultado em 2 de Abril de 2012 
  14. «Cartoon Network to End Toonami on September 20 (Updated)». AnimeNewsNetwork.com. 20 de Setembro de 2008. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  15. «Videos | Watch Free Online Videos». Cartoon Network. Consultado em 22 de Maio de 2012 
  16. Eddy, Max (1 de Abril de 2012). «April Fools' 2012 Around the Web». Geekosystem.com. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  17. [adult swim] [adultswim] (2 de Abril de 2012). «Want it back? Let us know. #BringBackToonami» (Tweet). Consultado em 3 de Abril de 2012 – via Twitter 
  18. [adult swim] [adultswim] (4 de Abril de 2012). «#BringBackToonami We've heard you. Thank you for your passion and interest - stay tuned.» (Tweet). Consultado em 4 de Abril de 2012 – via Twitter 
  19. «Adult Swim: We're listening». TheOuthouse.com. 9 de Abril de 2012. Consultado em 9 de Abril de 2012 
  20. «Toonami returns May 26 on Adult Swim». Adultswim.com. Consultado em 22 de Maio de 2012 
  21. «Adult Swim Announces Largest Programming Schedule Ever for 2012-13» (Nota de imprensa). Atlanta, GA: Adult Swim. Business Wire. 16 de Maio de 2012. Consultado em 21 de Maio de 2012 – via Business Wire 
  22. «Samurai 7 Anime Debuts on Toonami on August 19». AnimeNewsNetwork.com. 31 de Julho de 2012. Consultado em 31 de Julho de 2012 
  23. Green, Scott (26 de Setembro de 2012). «Toonami Expands to Six Hours». Crunchyroll News. Consultado em 26 de Setembro de 2012 
  24. «Adult Swim's Toonami Block to Show Tenchi Muyo! GXP». Anime News Network. 3 de Novembro de 2012. Consultado em 5 de Novembro de 2012 
  25. «Naruto to Run Uncut on Adult Swim's Toonami Block». Anime News Network. 22 de Novembro de 2012. Consultado em 23 de Novembro de 2012 
  26. «TV GUIDE, YOU'RE AN ASSHOLE.». 3 de Fevereiro de 2013 
  27. «Toonami». tumblr.com. Consultado em 29 de Julho de 2015 
  28. «Large Toonami Updates». AnimeNewsNetwork.com. 27 de Março de 2001. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  29. «Adult Swim - Pipeline». adultswim.com. Consultado em 29 de Julho de 2015. Cópia arquivada em 11 de Abril de 2003 
  30. «Adult Swim». adultswim.com. Consultado em 29 de Julho de 2015. Cópia arquivada em 7 de Fevereiro de 2003 
  31. «Cartoon Network and VIZ Media Announce Broadband Joint Venture, Toonami Jetstream». AnimeNewsNetwork.com. 25 de Abril de 2006. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  32. TeevBlogger (28 de Abril de 2006). «Cartoon Network's Toonami Jetstream to Begin Streaming Video». Blogcritics.org. Technorati. Consultado em 1 de Abril de 2012. Arquivado do original em 17 de Outubro de 2011 
  33. «Toonami Jetstream Video-Streaming Service Shuts Down». AnimeNewsNetwork.com. 31 de Janeiro de 2009. Consultado em 1 de Abril de 2012 
  34. «Watch TV Show Episodes and Clips for Free from Adult Swim». adultswim.com. Consultado em 29 de Julho de 2015. Cópia arquivada em 16 de Agosto de 2012 
  35. «Adult Swim Streams - Live Stream». Consultado em 20 de Dezembro de 2016 
  36. Patrick Hipes (7 de Agosto de 2018). «AT&T Acquires Rest Of Otter Media To Fold Into New WarnerMedia». Deadline Hollywood. Consultado em 26 de Outubro de 2018 
  37. Frank, Allegra (12 de março de 2019). «Adult Swim and Crunchyroll are hooking up to bring more anime to TV». Polygon. Consultado em 12 de março de 2019 
  38. S., Vaca (18 de agosto de 2020). «Crunchyroll y Toonami se asocian para llevar más anime a Cartoon Network en Latinoamérica». Crunchyroll Latin America. Consultado em 18 de agosto de 2020 
  39. «Turner's Toonami Finds Africa Pay TV Home». Animation Magazine (em inglês). 31 de maio de 2017. Consultado em 10 de junho de 2018 
  40. RegularCapital (4 de novembro de 2018). «Kwesé TV Mostly Closes Down In Africa, Future Of Toonami Africa Is Uncertain». RegularCapital (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2020 
  41. «Pop-Up Channel to Entertain Superhero Enthusiasts of All Ages». www.dstvafrica.com. Consultado em 29 de maio de 2020 
  42. «DStv launches pop-up channel, TOONAMI, to entertain Superhero enthusiasts of all ages». After12 Magazine (em inglês). 31 de março de 2020. Consultado em 29 de maio de 2020 
  43. «DStv To Launch WarnerMedia's Toonami Brand As A Pop-Up- Joburg.co.za». Joburg. 7 de abril de 2020. Consultado em 29 de maio de 2020 
  44. Mashinini, Sanele (26 de maio de 2020). «WarnerMedia Partners with StarTimes to Launch TOONAMI, the Home of Superheroes Channel, in Sub-Saharan Africa». Adcomm Media (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2020 
  45. «WarnerMedia to launch Toonami in Sub-Saharan Africa». BroadcastPro ME (em inglês). 26 de maio de 2020. Consultado em 29 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]