Durarara!!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Durarara!!
デュラララ
(Durarara)
Gênero Ação, Sobrenatural, Shounen, Romance
Light Novel
Autor(es) Ryohgo Narita
Editora(s) Japão ASCII Media Works
Revista(s) Dengeki Bunko
Data de publicação 25 de abril de 2004 – 10 de janeiro de 2014
Volumes 13
Página no Anime News Network (em inglês)
Mangá
Escrito por Ryohgo Narita
Ilustrado por Suzuhito Yasuda
Editora(s) Japão Square Enix
Revista(s) Monthly GFantasy
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 18 de abril de 2009 – em publicação
Volumes 10
Página no Anime News Network (em inglês)
Anime
Durarara
Direção Takahiro Omori
Roteiro Noboru Takagi
Estúdio Brain's Base
Emissoras de televisão Japão CBC, MBS, TBS
Exibição original 8 de janeiro de 2010 – 25 de junho de 2010
Episódios 24
Página no Anime News Network (em inglês)
Anime
Durararax2
Direção Takahiro Omori
Roteiro Noboru Takagi
Estúdio Shuka
Emissoras de televisão Japão Tokyo MX, GTV, GYT, BS11, MBS e CBC
Exibição original 10 de janeiro de 2015 – 26 de março de 2016
Episódios 36
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Durarara!! (デュラララ!!, Dyurarara!!?) ou então, romanizado como DRRR!! no Japão, é uma light novel japonesa escrita por Ryōgo Narita e ilustrada por Suzuhito Yasuda. Até fevereiro de 2012, havia 10 volumes publicados pela ASCII Media Works. Uma adaptação em mangá por Akiyo Satorigi começou a ser publicada na revista Monthly GFantasy em 18 de abril de 2009. Uma versão em anime também começou a ser exibida no Japão em janeiro de 2010.[1] A história é sobre uma Durahan que trabalha como entregadora do submundo em Ikebukuro, uma gangue baseada em uma comunidade anônima da internet chamada Dollars, e o caos que se desenrola em torno das pessoas perigosas e misteriosas de Ikebukuro. Um jogo baseado na série para PlayStation Portable foi lançado em 22 de setembro de 2010.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Mikado Ryūgamine é um jovem que sonha com a vida agitada de cidade grande. Quando convidado por seu amigo de Masaomi Kida, Mikado se transfere para uma escola em Ikebukuro, Tokyo. Masaomi o adverte sobre pessoas perigosas com quem ele não deve se meter: um homem violento vestido de bar-man, um comerciante de informações, e uma misteriosa gangue chamada "Dollars". Para completar, Mikado presencia uma lenda urbana em seu primeiro dia na cidade: o "Motoqueiro Negro", o suposto piloto sem cabeça de uma motocicleta preta. A narrativa segue todos os personagens de maneira equilibrada, mostrando como suas vidas se cruzam, criando um grande enredo de acordo com o que cada personagem sabe sobre um incidente da cidade de Ikebukuro.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Durarara!! é escrito por Ryohgo Narita e ilustrado por Suzuhito Yasuda. O primeiro volume foi lançada em abril de 2004 pela ASCII Media Works, e a partir de 10 de fevereiro de 2011, nove volumes foram liberados.[3][4] Uma versão em língua chinesa em Taiwan e Hong Kong é publicada pela Kadokawa Media. A Daewon CI licenciou a versão do idioma coreano da obra na Coreia do Sul.

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação do mangá escrito por Ryohgo Narita e ilustrada por Akiyo Satorigi, foi lançado na edição de maio[5] da Square Enix's Monthly GFantasy em abril de 2009 e se tornou uma série regular na edição lançada em julho de 2009[6]. A partir de 12 de dezembro de 2010, três tankōbons foram liberados[7]. O mangá é licenciado na América do Norte pela Yen Press, e lançou o primeiro volume em janeiro de 2013.[8]

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi produzido pela Brain's Base e sua primeira temporada foi exibida em 7 de janeiro de 2010 até 24 de junho de 2010[9]. Foi dirigido por Takahiro Omori e escrito por Noboru Takagi. Uma segunda temporada foi confirmada e está prevista para lançamento em janeiro de 2015.

Web Rádio[editar | editar código-fonte]

Uma Web rádio chamada Durarara!!Radio: Duraradi for Short!! (デュラララ!!ラジオ 略して デュララジ!!, Dyurarara!!Rajio Ryakushite Dyuraraji!!?)[10] foi ao ar em 26 de fevereiro de 2010 e encerrada em 25 de março de 2011. Os locutores eram Toshiyuki Toyonaga e Kana Hanazawa, as vozes de Ryūgamine Mikado e Anri Sonohara.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.