Durarara!!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Durarara!!
デュラララ
(Durarara)
Gênero Ação, Sobrenatural
Light Novel
Autor(es) Ryohgo Narita
Editora(s) Japão ASCII Media Works
Revista(s) Dengeki Bunko
Data de publicação 25 de abril de 2004 – 10 de janeiro de 2014
Volumes 13
Mangá
Escrito por Ryohgo Narita
Ilustrado por Suzuhito Yasuda
Editora(s) Japão Square Enix
Revista(s) Monthly GFantasy
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 18 de abril de 2009 – em publicação
Volumes 10
Anime
Durarara
Direção Takahiro Omori
Roteiro Noboru Takagi
Estúdio Brain's Base
Emissoras de TV Japão CBC, MBS, TBS
Exibição original 8 de janeiro de 2010 – 25 de junho de 2010
Nº de episódios 24
Anime
Durararax2
Direção Takahiro Omori
Roteiro Noboru Takagi
Estúdio Shuka
Emissoras de TV Japão Tokyo MX, GTV, GYT, BS11, MBS e CBC
Exibição original 10 de janeiro de 2015 – 26 de março de 2016
Nº de episódios 36
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Durarara!! (デュラララ!!, Dyurarara!!?) ou então, romanizado como DRRR!! no Japão, é uma light novel japonesa escrita por Ryōgo Narita e ilustrada por Suzuhito Yasuda. Até fevereiro de 2012, havia 10 volumes publicados pela ASCII Media Works. Uma adaptação em mangá por Akiyo Satorigi começou a ser publicada na revista Monthly GFantasy em 18 de abril de 2009. Uma versão em anime também começou a ser exibida no Japão em janeiro de 2010.[1] A história é sobre uma Durahan que trabalha como entregadora do submundo em Ikebukuro, uma gangue baseada em uma comunidade anônima da internet chamada Dollars, e o caos que se desenrola em torno das pessoas perigosas e misteriosas de Ikebukuro. Um jogo baseado na série para PlayStation Portable foi lançado em 22 de setembro de 2010.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Mikado Ryūgamine é um jovem que sonha com a vida agitada de cidade grande. Quando convidado por seu amigo de Masaomi Kida, Mikado se transfere para uma escola em Ikebukuro, Tokyo. Masaomi o adverte sobre pessoas perigosas com quem ele não deve se meter: um homem violento vestido de bar-man, um comerciante de informações, e uma misteriosa gangue chamada "Dollars". Para completar, Mikado presencia uma lenda urbana em seu primeiro dia na cidade: o "Motoqueiro Negro", o suposto piloto sem cabeça de uma motocicleta preta. A narrativa segue todos os personagens de maneira equilibrada, mostrando como suas vidas se cruzam, criando um grande enredo de acordo com o que cada personagem sabe sobre um incidente da cidade de Ikebukuro.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Durarara!! é escrito por Ryohgo Narita e ilustrado por Suzuhito Yasuda. O primeiro volume foi lançada em abril de 2004 pela ASCII Media Works, e a partir de 10 de fevereiro de 2011, nove volumes foram liberados.[3] [4] Uma versão em língua chinesa em Taiwan e Hong Kong é publicada pela Kadokawa Media. A Daewon CI licenciou a versão do idioma coreano da obra na Coreia do Sul.

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação do mangá escrito por Ryohgo Narita e ilustrada por Akiyo Satorigi, foi lançado na edição de maio[5] da Square Enix's Monthly GFantasy em abril de 2009 e se tornou uma série regular na edição lançada em julho de 2009[6] . A partir de 12 de dezembro de 2010, três tankōbons foram liberados[7] . O mangá é licenciado na América do Norte pela Yen Press, e lançou o primeiro volume em janeiro de 2013.[8]

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi produzido pela Brain's Base e sua primeira temporada foi exibida em 7 de janeiro de 2010 até 24 de junho de 2010[9] . Foi dirigido por Takahiro Omori e escrito por Noboru Takagi. Uma segunda temporada foi confirmada e está prevista para lançamento em janeiro de 2015.

Web Rádio[editar | editar código-fonte]

Uma Web rádio chamada Durarara!!Radio: Duraradi for Short!! (デュラララ!!ラジオ 略して デュララジ!!, Dyurarara!!Rajio Ryakushite Dyuraraji!!?)[10] foi ao ar em 26 de fevereiro de 2010 e encerrada em 25 de março de 2011. Os locutores eram Toshiyuki Toyonaga e Kana Hanazawa, as vozes de Ryūgamine Mikado e Anri Sonohara.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.