Square Enix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Square Enix logo.svg
Square Enix Holdings Co., Ltd.
ShinjukuEastside03.JPG
Sede da Square Enix em Tóquio
Tipo Pública
Indústria Jogos eletrônicos
Mangás, revistas e livros
Fundação 1 de abril de 2003
Sede Shinjuku, Tóquio,  Japão
Presidente Yosuke Matsuda
Pessoas-chave Yasuhiro Fukushima
(presidente honorário)
Phil Rogers
(presidente Square Enix Europe)
Empregados c. 3800
Faturamento Aumento ¥ 167,9 milhões (2014–2015)[1]
Renda líquida Aumento ¥ 6,6 milhões (2013–2014)[2]
Antecessora(s) Square Co.
Enix Corporation
Página oficial square-enix.com

A Square Enix Holdings Co., Ltd. (株式会社スクウェア・エニックス・ホールディングス, Kabushiki-gaisha Sukuwea Enikkusu Hōrudingusu?), mais conhecida como simplesmente Square Enix, é uma desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos japonesa mais conhecida por suas franquias de RPGs eletrônicos, que incluem Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts. Sua sede fica no distrito Shinjuku de Tóquio, com a companhia possuindo mais de 3800 funcionários em todo mundo.

A Square Enix foi fundada em 1 de abril de 2003 como resultado da fusão entre a Square Co. e a Enix Corporation. Na época, oitenta por cento dos funcionários da Square Enix era formada por antigos empregados da Square. A empresa é dividida internamente em várias divisões de negócios e desenvolvimento com cada uma se focando em projetos diferentes. A modelo de negócios da Square Enix segue a ideia de "conteúdo polimórfico", que consiste no desenvolvimento de franquias em diferentes hardwares e mídias. Além dos jogos eletrônicos, a companhia também produz motores de jogo próprios, filmes e animações, mangás, livros e produtos licenciados.

A Square Enix também é dona de várias subsidiárias ao redor do mundo que publicam os jogos da matriz japonesa em diferentes territórios ou produzem títulos próprios, como por exemplo a Square Enix Europe, Taito Corporation, Eidos Interactive, Eidos Montreal, IO Interactive e a Crystal Dynamics.

Predecessoras[editar | editar código-fonte]

Square[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Square Co.

A Square foi fundada em setembro de 1983 em Yokohama por Masafumi Miyamoto logo depois de se formar na Universidade de Waseda. Na época, a empresa era uma divisão de jogos para computadores da Den-Yu-Sha, uma companhia de construção de linhas elétricas cujo dono era o pai de Miyamoto. Apesar de na época o desenvolvimento de jogos ser normalmente conduzido inteiramente por um único programador, Miyamoto acreditava que a produção seria mais eficiente se projetistas gráficos, roteiristas profissionais e programadores trabalhassem juntos em um projeto em comum.[3] A Square se separou da Den-Yu-Sha em setembro de 1986 e tornou-se uma empresa independente oficialmente chamada de Square Co., Ltd.[4] Ela lançou vários jogos mal sucedidos no Family Computer e se mudou para Ueno, Tóquio, em 1987, desenvolvendo um RPG eletrônico chamado Final Fantasy inspirado pelo sucesso que a Enix tinha alcançado no gênero com Dragon Quest.[5] O jogo foi um sucesso comercial e gerou várias sequências pelas décadas seguintes, tornando-se a principal franquia da Square.[3]

A Square desenvolveu outros jogos amplamente populares impulsionada pelo sucesso de Final Fantasy, como por exemplo Chrono Trigger, Secret of Mana, Xenogears, Brave Fencer Musashi, Parasite Eve, Vagrant Story, Kingdom Hearts (feito em parceria com a Disney Interactive) e Super Mario RPG (produzido sob a orientação de Shigeru Miyamoto).[6] Ao final de 1994 a empresa tinha adquirido a reputação de produtora de RPGs eletrônicos de alta qualidade.[7] A Square foi uma das muitas companhias que tinha planejado desenvolver e publicar jogos no Nintendo 64, porém acabaram abandonando esta plataforma por causa dos custos de produção mais baratos associados com consoles de CD como o Sega Saturn e o PlayStation.[8] Final Fantasy VII foi um dos primeiros jogos da empresa a sair no PlayStation, tendo vendido 9,8 milhões de unidades e tornado-se e segundo jogo mais vendido da história do console.[6]

Enix[editar | editar código-fonte]

A Enix Co. foi fundada em 1982 como subsidiária da Eidansha Boshu Service Center. Para além de produzir e distribuir videojogos, a Enix também tinha negócios em anime e manga.

Dragon Quest, o primeiro RPG de videojogos a fazer sucesso, foi lançado em 1986 (um ano antes de FF). Outros títulos da Enix incluíam Soul Blazer, Illusion of Gaia, Terranigma e Star Ocean.

Em 2003, a empresa fundiu-se com a Square dando origem à Square Enix.

Principais séries[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Corporate Profile». Square Enix. 10 de abril de 2016. Consultado em 20 de junho de 2016. 
  2. «Financial Highlights» (PDF). Square Enix. 1 de junho de 2014. Consultado em 20 de junho de 2016. 
  3. a b Fujii, Daiji (janeiro de 2006). «Entrepreneurial choices of strategic options in Japan's RPG development» (PDF). Universidade de Okayama. Arquivado desde o original (PDF) em 8 de outubro de 2006. Consultado em 6 de julho de 2016. 
  4. «History». Square Enix. Consultado em 6 de julho de 2016. 
  5. Gifford, Kevin (21 de dezembro de 2011). «Hironobu Sakaguchi on Final Fantasy I's Roller-Coaster Development». 1UP.com. Consultado em 6 de julho de 2016. 
  6. a b «Corporate History». Square Enix. Arquivado desde o original em 7 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de julho de 2016. 
  7. (janeiro de 1994) "Chrono Trigger". Electronic Gaming Monthly (66) p. 22. Ziff Davis.
  8. «Sony Officially Announces Aligment with Square». IGN. 11 de dezembro de 1996. Consultado em 20 de julho de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]