Secret of Mana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estados Unidos Secret of Mana
Japão Seiken Densetsu 2 (聖剣伝説2)
Produtora(s) Square Co.
Editora(s) Square Co.
Plataforma(s) Super Nintendo
Série Mana
Data(s) de lançamento Japão 6 de Agosto de 1993
Estados Unidos 3 de Outubro de 1993
Gênero(s) RPG eletrônico de ação
Modos de jogo Single Player
Média Cartucho

Secret of Mana (聖剣伝説2, Seiken Densetsu 2?) é o segundo jogo da série Seiken Densetsu lançado pela Squaresoft, publicado nos Estados Unidos com o nome Secret of Mana, é um jogo eletrônico de RPG lançado para o console Super Nintendo em 1993.[1] Situado em um universo de alta fantasia, o jogo segue três heróis que tentam evitar um império de conquistar o mundo com o poder de uma antiga fortaleza voadora de guerra, e várias vezes são confrontados por Thanatos, um feiticeiro maligno.

Secret of Mana traz sistema de batalhas em tempo real, se diferenciando de RPGs contemporâneos da época onde o sistema baseado em turnos ganhava cada vez mais popularidade, sendo assim considerado por muitos o melhor jogo da série Mana. O jogo foi dirigido e desenhado por Koichi Ishii, programado principalmente por Nasir Gebelli e produzido pelo veterano designer da Square de Hiromichi Tanaka.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Ao invés de usar um sistema de batalha baseado em turnos como Final Fantasy, Chrono Trigger e outros clássicos da Square, Secret of Mana apresenta batalhas em tempo real. O jogo possui um sistema de menu de comando anel único, que faz uma pausa a ação e permite que o jogador tome decisões no meio da batalha, além disso o jogador pode escolher para controlar cada um dos personagens a qualquer momento; quando um personagem é selecionado, os outros dois companheiros são controlados através de inteligência artificial.[2]

Sistema de menus em anel, um comando inovador na época.

Cada personagem possui forças e fraquezas individuais. O herói, enquanto é incapaz de usar magia, é mestre em armas e possui poder de ataque físico maior; a menina é um curandeiro, capaz de lançar magias de restauração e de apoio; e o duende possui habilidade de lançar magias ofensivas para derrotar inimigos. O trio pode descansar em cidades, onde eles podem recuperar pontos de vida ou comprar itens de restauração e equipamentos.

Localizado na parte inferior da tela há um indicador que determina a quantidade de dano causado a um inimigo ao atacar, carregar um ataque faz com que o medidor se esvazie e recarregue rapidamente, permitindo que o personagem possa atacar com força total. O grupo detém oito diferentes tipos de armas: espada, lança, arco, machado, bumerangue, luva, chicote, e dardo. Todas as armas podem ser atualizadas oito vezes, e o uso repetitivo de uma arma aumenta o seu nível de habilidade para um nível até oito e desbloqueia um novo ataque especial com cada nível. Além disso as armas são atualizadas com "Weapon Orbs", que são encontrados em dungeons ou ganhos ao derrotar certos chefes; um ferreiro, localizado na maioria das cidades, utiliza as orbs para reforjar uma arma.[3]

A fim de aprender magia, o trio deve resgatar espíritos conhecidos como elementais. Os oito Elementais representam diferentes elementos, tais como água, terra e fogo, e cada um fornece ao jogador magias específicas. As magias tem níveis de habilidade semelhantes a armas, porém o uso de mágica custa pontos de magia para lançar.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

História[editar | editar código-fonte]

A história se passa em um mundo de alta fantasia, que contém uma fonte de energia etérea chamado "mana". Uma antiga civilização tecnologicamente avançada explorou mana para construir o "Mana Fortress", um navio de guerra voador. Isto irritou os deuses do mundo, que enviaram bestas gigantes para a guerra contra a civilização. O conflito foi globalmente destrutivo e quase esgotou todos os sinais de mana no mundo.

Quando o jogo se abre, um império procura oito Sementes de Mana, que quando "seladas" irá restaurar mana para o mundo e permitir que o império as utilize para restaurar novamente a Fortaleza de Mana. Ainda no começo do jogo, um jovem acaba revivendo a sagrada espada de mana, porém a espada perdeu a sua força e para reenergizá-la o herói precisa visitar os 8 templos de mana no mundo, e ele passa a ser acompanhado por uma garota e um duende. Ao longo de suas viagens, o trio é perseguido pelo império. O imperador e seus subordinados estão sendo manipulados por Thanatos, um feiticeiro antigo que espera criar um "novo mundo pacífico". Devido à deterioração do seu próprio corpo, Thanatos está na necessidade de um corpo adequado para possuir, então ele sequestra dois candidatos: Dyluck, e uma menina jovem chamada Phanna, agora escravizados; ele finalmente tenta possuir Dyluck.

Com o desenrolar da história, o Império consegue selar todas as oito "Sementes Mana". No entanto, Thanatos trai o Imperador e seus capangas, matando-os e tomando o controle da Mana Fortress para si mesmo, enquanto isso o trio procura localizar a "Árvore de Mana", o principal ponto de energia de mana no mundo, em busca de respostas para todos os eventos. Com a fúria dos deuses, uma besta dragão tenta destruir a "Mana Fortress" de Thanatos, no entanto, a besta tem pouco controle sobre sua raiva e provavelmente irá destruir o mundo também, o herói usando o poder da espada de mana tenta impedir essa catástrofe confrontando Thanatos e a besta de mana para resgatar a paz no mundo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os três personagens principais não têm nomes na versão original do SNES, embora seus nomes aparecem no manual do lançamento japonês; o jogador pode optar por nomear os personagens que ele deseja.

O herói (ラ ン デ ィ Randi?)[4] um jovem rapaz, é adotado pelo chefe de Potos Village depois que a mãe do garoto desaparece antes do início do jogo. Porém quando a espada de mana é revivida pelo garoto, monstros começam a invadir a sua vila por causa do poder da espada e os moradores decidem expulsar o garoto da sua vila natal.

A menina (プ リ ム Primm?)[4] namorada de um guerreiro chamado Dyluck, que foi encomendado pelo rei para atacar o castelo de Elinee. Irritada com as ações do rei, e pela tentativa de seu pai para organizar seu casamento com um nobre local, a garota deixa o castelo do rei para salvar Dyluck e acompanhar o herói também.

O herói e a garota conhecem a criança duende (ポ ポ イ Popoi? )[4] na Vila do anões. O duende ganha a vida enganação pessoas em um show de horrores realizada por anões, ele não se lembra de nada sobre seu passado, assim ele se junta à equipe para tentar recuperar suas memórias.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O jogo recebeu elogios consideráveis para seus gráficos coloridos, lote expansivo, sistema de menus de comando anel único, e sistema de batalha em tempo real inovadora. Os críticos também elogiaram a trilha sonora por Hiroki Kikuta e pelas configurações personalizáveis de inteligência artificial (IA) para aliados controlados por computador. A revisão do site GameRankings listou Secret of Mana como o 13º melhor jogo do SNES.[5] No ranking do site IGN de "Top 100 Jogos de todos os tempos" classificou o jogo no número 48 em 2005,[6] o número 49 em 2006,[7] e número 79 em 2007,[8] Além de classificá-lo no 11º na lista de melhores jogos do Super Nintendo.[9]

A partir de fevereiro de 2004, Secret of Mana tinha vendido 1,83 milhões de cópias em todo o mundo, com 1,5 milhões dessas cópias sendo vendidas no Japão e 330.000 no exterior.[10]

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Em 1999 a Square anunciou que estaria relançando Secret of Mana para o console portátil da Bandai WonderSwan Color como um dos nove jogos previstos para o console.[11] A versão original também foi relançada para o Virtual Console do Wii em 2008 e Virtual Console do Wii U em 2013. O jogo também foi lançado para telefones celulares no Japão em 2009,[12] e uma porta reforçada do jogo foi lançado para iOS em 2010 e Android em 2014.[13]

Referências

  1. «Secret of Mana Release Information for Super Nintendo - GameFAQs». www.gamefaqs.com. Consultado em 2016-04-10. 
  2. «Secret of Mana - Review». www.rpgamer.com. Consultado em 2016-04-05. 
  3. «RPGFan Reviews - Secret of Mana». www.rpgfan.com. Consultado em 2016-04-05. 
  4. a b c «Characters». the Seikens - Secret of Mana / Seiken Densetsu / World of Mana (em inglês). Consultado em 2016-04-05. 
  5. «Secret of Mana for Super Nintendo - GameRankings». www.gamerankings.com. Consultado em 2016-04-15. 
  6. «IGN's Top 100 Games». 2013-11-02. Consultado em 2016-04-07. 
  7. «IGN Readers' Choice 2006 - The Top 100 Games Ever». 2013-11-02. Consultado em 2016-04-07. 
  8. «IGN Top 100 Games 2007 | 79 Secret of Mana». 2013-11-02. Consultado em 2016-04-07. 
  9. «Secret of Mana - #11 Top 100 SNES Games». IGN. Consultado em 2016-04-15. 
  10. [1]
  11. «Square Wonderswan Games Update». GameSpot. Consultado em 2016-04-07. 
  12. «聖剣伝説2 | SQUARE ENIX». www.square-enix.co.jp. Consultado em 2016-04-07. 
  13. «Secret of Mana hits the Android on the Google Play Store». www.gamezone.com. Consultado em 2016-04-07. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]