Dungeon crawler
Dungeon é uma palavra inglesa, com etimologia na palavra francesa donjon. Substantivo significando calabouço[1] ou masmorra.[2] Pode assumir também o sentido de torre de menagem. Como verbo pode significar encarcerar, prender em calabouço ou masmorra.
O termo é usado em jogos de RPG para designar cavernas ou labirintos repletos de monstros, armadilhas e tesouros. Uma Dungeon normalmente é composta por salas e corredores que as conectam, podendo haver também passagens secretas.
Dungeon crawl é outra expressão correlata, mas se referindo a estereótipos de aventuras de RPG ambientadas em Dungeons.[3] O termo dungeon crawler pode se aplicar á aventureiros especializados em agir em dungeons - geralmente caçadores de tesouros.
Instância[editar | editar código-fonte]
Um dungeon de instância em jogos MMO, é uma área especial, tipicamente uma dungeon, que gera uma nova cópia da localidade para cada grupo, ou certo número de jogadores, que entram na área.[4] Instanciar, o termo geral para o uso dessa técnica,[4] elimina vários problemas encontrados pelos jogadores nos espaços compartilhados dos mundos virtuais. Não é amplamente conhecido quando instâncias foram introduzidas neste gênero, entretanto, The Realm Online (1996) é às vezes creditado como sendo o responsável.
Referências
- ↑ «Dungeon Prospector». Baixaki. 25 de março de 2014
- ↑ Newton "Nitro" (24 de janeiro de 2007). «Dungeon Crawl Classics». RedeRPG
- ↑ «Resenha - A Libertaçao de Valkaria». RedeRPG. 18 de agosto de 2004
- ↑ a b Simon Carless (2004). Gaming hacks. [S.l.]: O'Reilly Media. p. 112. ISBN 978-0-596-00714-0.
A term used to describe a private portion of a gameworld created just for an individual or group of players.