Xbox Game Studios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Xbox Game Studios
Nome(s) anterior(es) Microsoft Games (2000–01)
Microsoft Game Studios (2001–11)
Microsoft Studios (2011–19)
Divisão
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação março de 2000
Sede Redmond, Washington,
 Estados Unidos
Empresa-mãe Microsoft
Antecessora(s) Microsoft Games Group
Website oficial www.xbox.com/it-it/xbox-game-studios

Xbox Game Studios[1], anteriormente chamada Microsoft Games, Microsoft Game Studios e Microsoft Studios e , é um setor da Microsoft responsável por produzir e distribuir jogos para computador e consoles, lançado em 1994 com o nome Microsoft Games, sendo uma das primeiras subsidiárias da Microsoft. Em 2001, passa a se chamar Microsoft Game Studios e em 2011 passou a adotar apenas Microsoft Studios. Atuava principalmente na área de consoles, porém em 2016 passou a disponibilizar seus games por meio do Xbox Play Anywhere[2] , serviço onde os novos games produzidos por seus estúdios possam ser instalados em computadores que utilizem o Windows 10 sem custo extra.Seus estúdios são responsáveis pela produção e distribuição de jogos como as séries: Halo, Gears of War, Fable e Forza.

Estúdios First-Party (Propriedades)[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos

Europa

Canadá

Franquias e Propriedades[editar | editar código-fonte]

  • Freelancer
  • Fusion Genesis

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No país, a empresa vende a maior parte de seus jogos oficialmente, e faz traduções para o português da maior parte dos jogos lançados. Para o Xbox 360, a Microsoft lançou Viva Piñata em português, sendo então o primeiro jogo para Xbox 360 traduzido para o idioma. Após isso, os jogos Halo 3: ODST e Halo: Reach também foram traduzidos para o português.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Referência no gênero de Tiro em 1ªPessoa, Halo: CE ganhou uma versão de aniversário em 2011 para o Xbox 360.

Em 2010, o site de agregação de resenhas Metacritic atribuiu a pontuação média dos jogos da Microsoft como 73,4 (de 100), tornando-se a quarta editora de maior pontuação, à frente da Sony, mas atrás da Nintendo. Em 2011, sua pontuação média subiu para 77,2, a mais alta de qualquer grande editora, incluindo Nintendo e Sony. No ano de 2012, caíram para o segundo lugar, com uma média de 73,0, logo atrás da Electronic Arts. No ano seguinte, ficaram em sexto lugar, atrás de Nintendo e Sony.

O jogo mais aclamado da história do Microsoft Studios é Halo: Combat Evolved do Xbox Original com uma média de 97 no Metacritic, além de muitos outros prêmios de reconhecimento por qualidade e inovação no gênero. Desde 2017, Halo CE faz parte do Hall da Fama dos Vídeo-Games juntamente com um grupo seleto de clássicos como Super Mario Bros, Sonic the Hedgehog, Grand Theft Auto III e Tomb Raider.

Referências

  1. «Xbox Game Studios | Xbox». Xbox.com. Consultado em 20 de agosto de 2019 
  2. «Xbox Play Anywhere | Xbox». Xbox.com. Consultado em 20 de agosto de 2019 
  3. Salgado, Jorge (18 de maio de 2019). «Minecraft torna-se no jogo mais vendido de sempre». Eurogamer.pt. Consultado em 20 de agosto de 2019 
  4. G1, Do; Paulo, em São (15 de setembro de 2014). «Microsoft compra criadora de 'Minecraft' por US$ 2,5 bilhões». Games. Consultado em 20 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.