Power BI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Power BI
Logótipo
Programador Microsoft
Lançamento 24 de julho de 2015 (5 anos)
Sistema operativo Microsoft Windows
Género(s) Mineração de dados, inteligência de negócios
Licença Software proprietário
Página oficial Sítio oficial

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft lançado a 24 de julho de 2015. O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.[1] Algumas das áreas onde o Power BI é utilizado são: Finanças, Engenharia, Tecnologias de Informação, Marketing e Saúde.

Algumas vantagens do Power BI relativamente às outras ferramentas de visualização são: capacidade de carregar visualizações personalizadas através do AppSource, acesso à informação em tempo real, acesso de informação em qualquer aplicativo móvel, uso empresarial, atualização mensal com novas funções e facilidade de uso.[2]

Em 2016, o Power BI era utilizado por 5 milhões de assinantes por todo o mundo.[3]

Geral[editar | editar código-fonte]

O Power BI oferece serviços de BI baseados em nuvem, conhecidos como "Power BI Services", juntamente com uma interface baseada em Desktop, chamada "Power BI Desktop". Contém recursos de armazém de dados, incluindo data preparation, data discovery e dashboards interativos.[4] Em março de 2016, a Microsoft lançou um serviço adicional chamado Power BI Embedded na sua plataforma de nuvem do Azure.[5]

Os principais componentes do ecossistema do Power BI são:

Power BI Desktop
O dispositivo baseado em desktop do Windows para computadores, principalmente para projetar e publicar relatórios para o Serviço.
Power BI Service
O serviço online baseado em SaaS (software como serviço) (antigamente conhecido como Power BI para Office 365, atualmente conhecido como PowerBI.com ou simplesmente Power BI).
Dispositivos móveis do Power BI
Os aparelhos do Power BI Mobile para dispositivos Android e iOS, bem como para telemóveis e tablets da Windows.
Power BI Gateway
Gateways usados para sincronizar dados externos dentro e fora do Power BI. No modo Enterprise também pode ser usado por fluxos e PowerApps no Office 365.
Power BI Embedded
A API REST do Power BI pode ser usada para criar dashboards e relatórios nos dispositivos personalizados para usuários do Power BI, como também para utilizadores que não usam o Power BI.
Power BI Report Server
Uma solução de geração de relatórios de BI no local para empresas que podem ou não podem armazenar dados no Serviço do Power BI baseado na nuvem.
Power BI Visuals Marketplace
Um mercado de recursos visuais personalizados e recursos visuais baseados em R.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências