Medal of Honor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela condecoração americana que deu nome a esta série, veja Medalha de Honra.
Medal of Honor
Logo da série de 2004 a 2007
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Desenvolvedora(s) EA Los Angeles
EA Digital Illusions CE
DreamWorks Interactive
2015 Inc.
Netherock Ltd.
TKO Software
Budcat Creations
EA Canada
Publicadora(s) Electronic Arts
Criador(es) Steven Spielberg[1]
Primeiro título Medal of Honor
novembro de 1999
Último título Medal of Honor: Above and Beyond
dezembro de 2020
http://www.medalofhonor.com/
Portal Portal de jogos eletrônicos

Medal of Honor é uma série de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa. O primeiro jogo da série foi desenvolvido pela DreamWorks Interactive e publicado pela Electronic Arts em 1999 para o console PlayStation. Posteriormente, Medal of Honor gerou uma série de jogos subsequentes, incluindo várias expansões abrangendo várias plataformas de consoles e computadores.

Os primeiros doze títulos da série são ambientados durante o período histórico da Segunda Guerra Mundial, enquanto dois deles se concentram em guerras modernas, no combate ao terrorismo. A história dos três primeiros jogos foi criada pelo diretor de cinema e produtor Steven Spielberg. A trilha sonora da franquia foi composta por Michael Giacchino, Christopher Lennertz e Ramin Djawadi.

Histórico de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A série começou em 1999 com o lançamento de Medal of Honor. O jogo foi desenvolvido pela DreamWorks Interactive com a história do cineasta Steven Spielberg. O jogo foi lançado para o PlayStation em 31 de outubro de 1999.[2] A inspiração de Spielberg para a série surgiu durante a direção e produção do filme Saving Private Ryan. Muito dos efeitos sonoros do filme (como tiros, gritos e explosões) foram usados no jogo e reaproveitados nos títulos subsequentes.

No jogo original de 1999, o jogador controla o Tenente Jimmy Patterson, um soldado e agente ligado a OSS, uma organização militar secreta dos Estados Unidos criada durante o período da Segunda Guerra Mundial. Jimmy trabalha secretamente enquanto realiza uma série de missões de sabotagem e combate contra a máquina de guerra da Alemanha Nazista. O objetivo é completar uma série de missões que incluem sabotar ou destruir estruturas e neutralizar soldados dos exércitos das Potências do Eixo e ajudar membros da Resistência Francesa, como a personagem Manon Batiste, que é a protagonista jogavel da sequela, Medal of Honor: Underground. Nos jogos da série, são representados alguns momentos históricos da Segunda Guerra Mundial, como os desembarques da Normandia, inspirado nas cenas iniciais do filme Saving Private Ryan. Todo o armamento replica com detalhe aquele usado na época, e a sonoplastia que acompanha o desenrolar dos jogos tem sido recebida com vários prêmios pela sua qualidade. Os dois últimos jogos da série, o reboot, Medal of Honor de 2010 e Medal of Honor: Warfighter de 2012 deixaram os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial e a série passou a se concentrar em combates modernos, apresentando guerras contra o terrorismo em várias partes do mundo, como no Afeganistão, Filipinas, Mogadíscio, Dubai e Madrid. Um novo título anunciado em 2019, Medal of Honor: Above and Beyond, leva a franquia de volta às suas raízes e é novamente ambientado na Segunda Guerra Mundial. Above and Beyond foi lançado mundialmente em 11 de dezembro de 2020 para Oculus Rift.

Na Alemanha, a série foi considerada controversa, devido aos símbolos nazistas, como emblemas, uniformes e bandeiras, que podem ser encontrados ao longo dos jogos. Naquele país, este tipo de simbologia só pode ser usado para referências históricas. Assim, foi considerado inadequado para os mais jovens e disponibilizado apenas para pessoas maiores de 18 anos, e toda a publicidade foi retirada.

Jogos da série por plataforma[editar | editar código-fonte]

PlayStation[editar | editar código-fonte]

PlayStation 2[editar | editar código-fonte]

PlayStation 3[editar | editar código-fonte]

PlayStation Portable[editar | editar código-fonte]

PC[editar | editar código-fonte]

Mac[editar | editar código-fonte]

Xbox[editar | editar código-fonte]

Xbox 360[editar | editar código-fonte]

GameCube[editar | editar código-fonte]

Wii[editar | editar código-fonte]

Game Boy Advance[editar | editar código-fonte]

Oculus Rift[editar | editar código-fonte]

Medal of Honor: Above and Beyond - 2020

Referências

  1. Game Credits for Medal of Honor: Allied Assault
  2. «Medal of Honor (1999)». Consultado em 26 de julho de 2011. Arquivado do original em 16 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.