Medal of Honor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela condecoração americana que deu nome a esta série, veja Medalha de Honra.
Medal of Honor
Logo da série de 2004 a 2007.
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Desenvolvedora(s) EA Los Angeles
EA Digital Illusions CE
DreamWorks Interactive
2015 Inc.
Netherock Ltd.
TKO Software
Budcat Creations
EA Canada
Publicadora(s) Electronic Arts
Criador(es) Steven Spielberg[1]
Primeiro título Medal of Honor
Novembro de 1999
Último título Medal of Honor: Warfighter
Outubro de 2012
http://www.medalofhonor.com/
Portal Portal de jogos eletrônicos

Medal of Honor é uma série de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa. O primeiro jogo da série foi desenvolvido pela DreamWorks Interactive e publicado pela Electronic Arts em 1999 para o console PlayStation. Posteriormente, Medal of Honor gerou uma série de jogos subsequentes, incluindo várias expansões abrangendo várias plataformas de consoles e computadores pessoais.

Os primeiros doze títulos da série são ambientados durante o período histórico da Segunda Guerra Mundial, enquanto os dois últimos jogos se concentram em guerra modernas, no combate ao terrorismo. A história dos três primeiros jogos foi criada pelo diretor de cinema e produtor Steven Spielberg. A trilha sonora da franquia foi composta por Michael Giacchino, Christopher Lennertz e Ramin Djawadi.

Histórico de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A série começou em 1999 com o lançamento de Medal of Honor. O jogo foi desenvolvido pela DreamWorks Interactive com a história do cineasta Steven Spielberg. O jogo foi lançado para o PlayStation em 31 de outubro de 1999.[2] A inspiração de Spielberg para a série surgiu durante a direção e produção do filme Saving Private Ryan. Muito dos efeitos sonoros do filme (como tiros, gritos e explosões) foram usados no jogo e reaproveitados nos títulos subsequentes.

No jogo original de 1999, o jogador controla o Tenente Jimmy Patterson, um soldado e agente ligado a OSS, uma organização militar secreta dos Estados Unidos criada durante o período da Segunda Guerra Mundial. Jimmy trabalha secretamente enquanto realiza uma série de missões de sabotagem e combate contra a máquina de guerra da Alemanha Nazista. O objetivo é completar uma série de missões que incluem sabotar ou destruir estruturas e neutralizar soldados dos exércitos das Potências do Eixo e ajudar membros da Resistência Francesa, como a personagem Manon Batiste, que é a protagonista jogavel da sequela, Medal of Honor: Underground. Nos jogos da série, são representados alguns momentos históricos da Segunda Guerra Mundial, como os desembarques da Normandia, inspirado nas cenas iniciais do filme Saving Private Ryan. Todo o armamento replica com detalhe aquele usado na época, e a sonoplastia que acompanha o desenrolar dos jogos tem sido recebida com vários prêmios pela sua qualidade. Os dois últimos jogos da série, o reboot Medal of Honor de 2010 e Medal of Honor: Warfighter de 2012 deixaram os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial e a série passou a se concentrar em combates modernos, apresentando guerras contra o terrorismo em várias partes do mundo, como no Afeganistão, Filipinas, Mogadíscio, Dubai e Madrid. Um novo título anunciado em 2019 para Oculus Rift, Medal of Honor: Above and Beyond, levará a franquia de volta às suas raízes e será novamente ambientado na Segunda Guerra Mundial. Above and Beyond será lançado no final de 2020.

Na Alemanha, a série foi considerada controversa, devido aos símbolos nazistas, como emblemas, uniformes e bandeiras, que podem ser encontrados ao longo dos jogos. Naquele país, este tipo de simbologia só pode ser usado para referências históricas. Assim, foi considerado inadequado para os mais jovens e disponibilizado apenas para pessoas maiores de 18 anos, e toda a publicidade foi retirada.

Jogos da série por plataforma[editar | editar código-fonte]

PlayStation[editar | editar código-fonte]

PlayStation 2[editar | editar código-fonte]

PlayStation 3[editar | editar código-fonte]

PlayStation Portable[editar | editar código-fonte]

PC[editar | editar código-fonte]

Mac[editar | editar código-fonte]

Xbox[editar | editar código-fonte]

Xbox 360[editar | editar código-fonte]

GameCube[editar | editar código-fonte]

Wii[editar | editar código-fonte]

Game Boy Advance[editar | editar código-fonte]

Oculus Rift[editar | editar código-fonte]

Medal of Honor: Above and Beyond - 2020

Referências

  1. Game Credits for Medal of Honor: Allied Assault
  2. «Medal of Honor (1999)». Consultado em July 26, 2011. Cópia arquivada em July 16, 2011  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.