Superman (série de curta-metragens)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Título do primeiro curta animado do Superman produzido pela Fleischer Studios.


Superman foi uma série de dezessete curta-metragens de animação em Technicolor distribuídos pela Paramount Pictures e baseada no super-herói Superman da DC Comics.

Os primeiros nove curtas-metragens foram produzidos pela Fleischer Studios de 1941 a 1942, enquanto os oito restantes foram produzidos pela Famous Studios, a empresa que sucedeu Fleischer Studios, entre 1942 e 1943.

Mesmo que todos os episódios estejam em domínio público,[1] direitos conexos, tais como direitos de contrato de merchandising, bem como os originais em 35 milímetros, são de propriedade da Warner Bros., empresa que é dona da DC Comics desde 1969.


Antecedentes e contexto[editar | editar código-fonte]

Em 1931, o diretor de animação Bob Clampett, que na época trabalhava para Warner Bros. em Looney Tunes, se aproximou do escritor Edgar Rice Burroughs, com a ideia de produzir um longa de animação baseado em A Princess of Mars, o escritor ficou animado com a possibilidade, uma vez que, com os recursos da época, não seria possível produzir um filme live action satisfatório.[2] Em 1935, Clampett trabalhou ao lado do filho do escritor, o ilustrador, John Coleman Burroughs, Clampett usou técnicas de desenho à mão e rotoscopia, em 1936, apresentou um teste para MGM,[3] o teste foi exibido em cidades pequenas, porém, a reação não foi positiva e o projeto não foi aprovado, um dos motivos apontados, era a estranheza de uma história de terráqueo em Marte, o estúdio chegou a sugerir uma animação baseada em Tarzan, proposta que foi recusada por Clampett, curiosamente, no mesmo ano, a Universal Studios lançou um seriado cinematográfico baseado na tira de jornal Flash Gordon, cuja história guarda semelhanças com a de John Carter, para Clampett, o projeto não foi aprovado por ser mais adulto que Flash Gordon, o teste de animação foi considerado perdido, até que na década de 1970, o neto de Edgar, Danton, encontrou guardado nos arquivos da Edgar Rice Burroughs Inc.,[4] tivesse sido produzido, o filme animado de A Princess of Mars, antecederia Branca de Neve e os sete anões da Walt Disney, lançado em 1937 e considerado o primeiro filme animado dos Estados Unidos[5] A Republic Pictures tentara realizar um seriado do Superman, contudo, a National havia negociado coma National Publications, atual DC Comics, negociou com o Fleischer Studios para a produção de curtas metragens de animação que seria produzido entre 1941 e 1942, o estúdio já possuía a licença de outra série de histórias em quadrinhos, Popeye de E. C. Segar, o projeto da Republic foi substituído por Mysterious Doctor Satan (1940),[6] no ano seguinte, Republic adaptou um outro super-herói, o Capitão Marvel da Fawcett Comics (atualmente pertencente a própria DC) no seriado Adventures of Captain Marvel, estrelado por Tom Tyler.

Referências

  1. Érico Borgo (25 de Novembro de 2012). «Superman - Assista aos desenhos animados da década de 1940». Omelete 
  2. Jim Korkis (Junho de 2003). «Lost Cartoons: The Animated "John Carter of Mars». Jim Hill Media 
  3. «The John Carter Animation Project: Promotional Portfolio by John Coleman Burroughs». ERBzine (#2175). 2008 
  4. Glut, Donald F. (2002). The Frankenstein archive: Essays on the Monster, the Myth, the Movies, and More. McFarland. pp. 105–6. ISBN 0-7864-1353-0.
  5. Hughes, David (2008). The Greatest Science Fiction Movies Never Made.Titan Books. pp. 311–22. ISBN 978-1-84576-755-6.
  6. Harmon, Jim; Donald F. Glut. «9. The Superheroes "Could Superman Knock Out Captain Marvel"». The Great Movie Serials: Their Sound and Fury. [S.l.]: Routledge. pp. 206–215. ISBN 9780713000979 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Superman (série de curta-metragens)
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.