Superboy (Kal-El)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Superboy (Kal-El)
Superboy 01 (1949).jpg
Outro(s) nome(s) Kal-El, adotado como
Clark Kent
Afiliações Legião dos Super-Heróis
Liga da Justiça
Terra Natal Krypton
Criado por Jerry Siegel
Joe Shuster
Don Cameron
Primeira aparição More Fun Comics #101 (Janeiro de 1945)
Última aparição Convergence #8 (Maio de 2015)
Editora(s) DC Comics
Terra natal Krypton
Afiliações Legião dos Super-Heróis
Liga da Justiça
Parceria Krypto, o Supercão
Base de operações Smallville
Metropolis
Codinomes conhecidos Menino-de-Aço
O Último filho de Krypton
Homem de Aço
Superman
Habilidades Força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração.
Disambig grey.svg Nota: Se procura outras versões, veja Superboy.

Superboy também conhecido como Superboy original, Superboy Pré-Crise ou Superboy da Era de Prata é um personagem fictício criado por Jerry Siegel, Joe Shuster e Don Cameron, apareceu primeiramente em More Fun Comics #101 (1944). Esta versão é o Superman jovem da Era de Prata/Terra 1 Pré-Crise, atuando como super-herói na cidade de Smallville.

Inicialmente, as histórias da Superboy não eram consideradas parte do cânone vigente da DC, porém quando Bizarro, cuja primeira aparição foi nas histórias do Superboy, foi introduzido nas histórias do Superman, as histórias do Jovem de Aço foram então integradas ao cânone sendo colocadas como se passando 15 anos antes das histórias de sua contraparte adulta.

Apesar de o personagem não ser mais canônico após o final de Crise nas Infinitas Terras alguns elementos deste Superman ainda são usados na cronologia atual.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passado (1953)[editar | editar código-fonte]

O cientista Jor-El descobre que o planeta Krypton será destruído. Após o Conselho de Ciência ignorar os avisos dele e a impedi-lo de alertar o restante da população, Jor-El decide construir um foguete para salvar Kal-El, seu único filho, e enviar para a Terra, cujo Sol amarelo daria a Kal-El poderes extraordinários. Como só havia tempo para construir um foguete, Kal-El foi salvo enquanto que Jor-El e sua esposa Lara morreram em Krypton.

A nave de Kal-El aterrisou na cidade Smallville, sendo descoberta por Jonathan e Martha Kent. O casal idoso de fazendeiros, que tentaram diversas vezes ter filhos, decidiram adotar o menino e chamá-lo de Clark. O casal teve certa dificuldade em criar o pequeno Clark devido aos poderes que o garoto manifestava, mas sempre o auxiliavam a controlar seus poderes. Depois de se tornar adolescente, Clark quis utilizar seus poderes para ajudar pessoas. Com a ajuda de seus pais, desenvolveu a identidade do Superboy, enquanto que como ele próprio ele decidiu se fazer de desengoçado de forma a fazer com que ninguém percebesse que ele e o Superboy eram a mesma pessoa.

Unindo-se à Legião dos Super-Heróis (1958)[editar | editar código-fonte]

Superboy conhece a Legião dos Super-Heróis.

Clark encontra três jovens que parecem saber sua identidade, até que eles se revelam sendo jovens do futuro do século 30 chamados Cósmico, Satúrnia e Relâmpago e que viajaram no tempo para recrutar o Superboy para o clube deles, e assim ele seria o maior membro do grupo. Superboy fica relutante em ir, até que finalmente aceita e viaja com eles 1000 anos no futuro, se impressionando com o quanto Smallville mudou.

Eles levam Superboy para uma das escolas onde ele realiza uma demonstração de seus poderes para a turma. Após isso, a Legião o leva até o local do seu clube, onde Cósmico explica que cada um deles tem um poder diferente, e que para Superboy se tornar membro ele terá que competir contra três deles e terá que vencer.

Primeiro ele compete contra Satúrnia para ver quem encontra primeiro um artefato arqueológico enterrado nas profundezas. Porém, ao invés de prosseguir, Superboy nota que o professor da escola onde ele estava pedindo socorro devido a uma réplica robótica do Superboy estar desgovernada. O jovem de aço parte para ajudar a deter o robô e consegue, mas Satúrnia vence a primeira rodada da competição. Ele compete depois com Cósmico para ver quem consegue apagar um incêndio florestal mais rápido. Novamente ele se dirige para um salvamente ao impedir que um satélite caia em uma cidade, resultando assim na vitória de Cósmico. A última etapa é contra Relâmpago, e novamente Superboy perde por ter ido realizar o salvamento.

A Legião faz Superboy acreditar que ele não será aceito, porém logo dizem que os impedimentos para a competição foram causados por eles próprios para testá-lo. Sendo assim, Superboy se torna membro honorário da Legião dos Super-Heróis.

A Ascensão do Maior Inimigo (1960)[editar | editar código-fonte]

Um jovem recém-chegado começa a viver em Smallville. Superboy decide lhe dar as boas-vindas, mas ao pousar, há uma pedra de kryptonita por perto e o enfraquece. O jovem, que estava dirigindo o trator, usa a máquina para pegar a kryptonita e arremessá-la para longe. Superboy o agradece, dizendo que deve sua vida a ele, e então pergunta o nome do rapaz, que responde dizendo que se chama Lex Luthor. Lex decide levar Superboy para o seu laboratório, se revelando como um grande fã de Superboy e que almeja um dia ser o maior cientista do mundo.

Como agradecimento por ter tido sua vida salva por Lex, Superboy constrói um novo laboratório para o garoto. Dias depois, um incêndio ocorre no laboratório de Lex. O rapaz grita por socorro e Superboy usa seu super sopro para apagar o fogo, porém a potência do sopro destroi as amostras de experimentos de Lex, bem como faz com que os elementos químicos caiam em cima dele e o fazem ficar careca. Lex fica furioso, dizendo que Superboy fez isso por sentir inveja dele, mas o Jovem de Aço diz que não tinha intenção de machucá-lo e pede para ajudá-lo. Lex então se desculpa pela reação que teve e revela que estava trabalhando em uma cura para a kryptonita, pedindo a Superboy para que volte no dia seguinte para que eles possam testar a fórmula. No dia seguinte eles testam a fórmula, e o resultado é bem sucedido, mas Lex revela que o efeito era passageiro, e que mentiu para Superboy para se vingar pelo que ele fez.

Nos dias que se sucederam, Lex realizou experimentos que visavam melhorar a vida dos cidadãos de Smallville, no entanto os experimentos se tornaram um fracasso e só não causou algo pior para Smallville, pois Superboy conseguiu impedir que o pior acontecesse. Superboy vai para o laboratório de Lex tentar coversar com ele, mas Lex usa kryptonita para enfraquecê-lo e tentar matá-lo. Enquanto Superboy agoniza de dor, Lex mostra um frasco com o pouco que sobrou da fórmula. Superboy faz Lex derrubar o frasco em seu rosto, conseguindo assim ficar imune à kryptonita, mesmo que por tempo limitado. Lex desafia Superman a prendê-lo, mas Superboy diz que como Lex o salvou antes, então ele não levará Lex para a cadeia. Ele diz ao rapaz que espera que ele use a inteligência dele para ajudar a humanidade, e Lex diz que se tornará mais famoso que o Superboy e que irá destruí-lo.

Primeiro encontro com Bruce Wayne (1972)[editar | editar código-fonte]

Clark está trabalhando na loja de seus pais quando encontra um jornal de dois meses atrás cuja principal manchete é sobre a morte de Thomas e Martha Wayne. Após lê-la, como Superboy, ele vai até a Mansão Wayne visitar o jovem Bruce Wayne, mas vê um ladrão tentando invadir o lugar. Ao entra lá para deter o ladrão, o mesmo fica preso em uma teia elétrica, que era uma armadilha elaborada pelo próprio Bruce. Superboy conversa com ele dizendo que acabou de saber que os pais dele morreram, ao que Bruce pergunta por que ele não esteve lá e Superboy responde que não pode por estar em uma missão fora da Terra. Bruce conta como aconteceu o assassinato e diz a Superboy que ele mesmo irá se vingar do assassino de seus pais.

Superboy leva o ladrão embora, mas quer ajudar Bruce, pois algum tempo atrás utilizou sua invenção chamada Projetor Temporal e viu que no futuro, quando ele se tornar Superman, ele irá ao lutar contra o crime ao lado de Bruce que no futuro irá se tornar o Batman, e ele quer garantir que esse futuro aconteça. Ele volta para a Mansão Wayne, onde Bruce está se exercitando. Superboy descobre que Bruce construiu um rádio especial que pega a frequência da polícia, que está transmitindo a ocorrência de um incêndio no Museu de Gotham e de um caminhão desgovernado. Superboy salva primeiro as pessoas dentro do Museu e depois vai salvar o motorista do caminhão, descobrindo através do jornalista Otis Higbee que o provável responsável por ter sabotado os freios do caminhão foi o Assassino do Zodíaco. Superboy encontra Bruce perto do local da cena do crime e descobre que ele está investigando o Assassino do Zodíaco por pensar que foi ele quem matou os Wayne. Superboy diz a Bruce para não fazer nada impróprio e para que deixe o Assassino do Zodíaco para ele, mas Bruce se recusa a ouvi-lo.

No dia seguinte, ele visita novamente Bruce, que está estudando morcegos, e lhe dá uma fantasia que irá garantir a proteção de sua identidade secreta. Superboy o chama de Garoto Morcego, mas Bruce decide se intitular de Executor para que os crminosos o temam e que o crime deles sejam pagos com sangue. Superboy se irrita e discute com ele perguntando se ele nunca desistirá de vingança, ao que Bruce responde que viu os pais dele serem assassinados, e então pergunta a Superboy se ele sabe o que significa ser órfão. Eles então prosseguem com o plano para capturar o Assassino do Zodíaco, com Bruce servindo de isca. Bruce, como Executor, captura quem ele pensa ser Assassino do Zodíaco, mas que na verdade é Otis, que revela que após correr risco de ser demitido esteve platando provas para conseguir matérias jornalísticas em cima do Assassino do Zodíaco.

A Morte de Jonathan e Martha Kent (1963)[editar | editar código-fonte]

Em uma viagem ao Caribe, Jonathan e Martha encontram um mapa de um possível tesouro e pedem para Superboy para levá-los ao passado. A busca se revela inútil, e Clark leva seus pais de volta para o presente. Dias depois ele começam a ficar doentes, e quando os médicos vão examiná-los descobrem que eles estão com febre amarela. Superboy procura por uma cura e consegue fazê-la, levando-a para Lana para que ela dê para os pais os Kent. Clark e Lana dão a cura para Jonathan e Martha, porém nada acontece e eles continuam em coma.

Lex, que estava preso, se oferece para ajudar a curar os pais de Clark em troca de obter perdão pelos seus crimes. Clark aceita relutantemente, e Lex inventa uma máquina que, de acordo com ele, dura qualquer doença, mas ao testá-la nada acontece. Lana tenta tranquilizar dizendo que Superboy talvez os ajude a encontrar uma cura. Clark então pensa em colocá-los na Zona Fantasma a fim de que a doença não avance ainda mais, porém no momento em que iria usar a máquina quebra.

Martha morre primeiro. Jonathan consegue acordar, dizendo a Clark que ele fez o melhor por eles e que ele deve usar os poderes dele sempre para fazer o bem. Clark dá um último adeus para Jonathan, que morre logo em seguida.

Superboy se torna Superman (1985)[editar | editar código-fonte]

Após a morte de seus pais, Clark, aos 18 anos, se forma no ensino médio e se muda para Metropolis para cursar jornalismo. Ele tem um pesadelo que consiste de seus pais adotivos, pilotando caças russos, explodirem um avião com os colegas de faculdade de Clark dentro, como forma de puni-lo por ele ter falhado em salvá-los. Clark acorda desesperado do pesadelo, acordando seu colega de quarto Tommy. Ele se desculpa por tê-lo acordado e vai assistir televisão. Enquanto assiste, um outro colega de quarto, Ducky, chega e oferece cerveja a Clark, mas ele recusa. Logo em seguida surge a notícia de que Lex Luthor escapou do Reformatório.

Superboy procura por pistas do paradeiro do jovem vilão, mas não encontra nada. No dia seguinte, Clark recebe a visita de um rapaz de Smallville chamado Billy Cramer, que diz ser filho da professora de artes do Colégio Smallville e que a mãe dele indicou a Universidade de Metropolis já que Clark e Lana estavam estudando lá. Clark cumprimenta o rapaz, mas avisa que Lana está estudando em outra faculdade. À noite, Superboy vai verificar uma joalheria que foi roubada na esperança de encontrar qualquer sinal de Lex, porém o dono do estabelecimento diz que o autor do roubo escapou. Superboy ouve um carro em alta velocidade e pensa ser Lex. Mas ao verificar ver que quem está dirgindo é Ducky, que está alcoolizado. Ele impede que Ducky bata o carro e o faz prometer que não irá beber de novo, porém Ducky faz isso oferecendo cerveja para Superboy.

Dias depois, o Inspetor Henderson pede ajuda para Superboy já que o dono do banco estava tendo problemas com o computador do estabelecimento, que estava fazendo este e de outros oito bancos perderem no total 48.000 dólares. Superboy conclui que o único com a capacidade para realizar tal feito só pode ser Lex. Ele procura pelo paradeiro dele e o encontra em um esconderijo. Ele então leva Lex para a cadeia que, como já tem 21 anos de idade, é levado para uma prisão de segurança máxima.

Meses depois é dia dos pais visitarem a Universidade. Enquanto os seus colegas de quarto e Billy reveem seus pais, Clark vai para Smallville visitar o túmulo de seus pais, e viaja no tempo para dois anos antes quando eles estavam vivos, vendo de longe sua versão jovem jantando com seus pais. Ele retorna para o presente e vê que um grave acidente de carro ocorreu. Ao ver o motorista descobre que era Ducky, que estava alcoolizado e bateu com o carro em uma árvore, esmagando suas pernas nas ferragens.

Ducky deixa a faculdade e Billy se torna o novo colega de quarto de Clark, com isso Billy, que antes era um rapaz fechado, se torna o amigo mais próximo de Clark, o que faz com que ele revelar para Billy que é o Superboy, como forma de agradecer pela amizade dele. Clark decide dar para Billy um apito especial, para que caso Billy esteja diante de uma situação ou alguém cuja ajuda do Superboy seja necessária, ele utilize o apito para chamá-lo. Nos dias que se passam, Billy utiliza o apito sempre que vê alguém em perigo para que Superboy ajudar essa pessoa. Durante seus dias na faculdade, Clark conhece Lori Lemaris, uma jovem paralítica que desenvolve uma amizade que logo se torna algo mais. Quando eles combinam de sair, Lori revela que sairá da universidade. Temendo perdê-la, Clark leva Lori para um local perto de um lago e a pede em casamento, e tenta revelar a ela que é o Superboy, mas ela diz que já sabia, porém não revela como e apenas se despede dele.

Billy, vendo que Clark está chateado por causa de Lori tenta conversar com ele, mas Clark se recusa a conversar dizendo que só quer ficar em paz e, de raiva expulsa Billy do quarto. Ele se arruma e vai sair, porém ouve o apito de Billy e vai encontrá-lo. Ele pergunta a Billy o que houve e o rapaz responde que o chamou para tentar conversar com ele a respeito do que está acontecendo, mas Clark se enfurece por ele ter usado o apito para algo que não fosse uma emergência e exige que da próxima vez que ele for usar o apito que seja para uma. Irritado, Clark decide confrontar Lori, e descobre a verdade: ela é uma sereia. Ela lhe conta que é de Atlantis, e que de tempos em tempos, alguém de Atlantis deve vir para a superfície para aprender sobre o mundo da superfície, e desta vez ela foi escolhida. Ela também conta que o povo de Atlantis tem o poder de ler mentes, e que foi por causa disso que ela soube que Clark é o Superboy, e que também sabe o quanto ele a ama, mas que mesmo que ela o ame demais, eles não podem ficar juntos. Clark compreende e leva de volta para Atlantis, se despedindo dela.

Mais tarde, sozinho no quarto da faculdade, Clark vê uma notícia sobre um tsunami que está prestes a atingir a Ilha de Fandango. Como Superboy ele voa para lá e enquanto tenta deter o tsunami, ele ouve o apito de Billy. Usando sua visão macroscópica, ele vê que Billy está preso em um prédio em chamas, mas ele primeiro tenta deter o tsunami. Ele usa o super sopro, mas só faz a onda aumentar. Ele usa em seguida a visão de calor para evaporar a onda, mas acaba criando um vapor escaldante. Ele então voa para dentro da água e sua sua visão de calor para desprender a ilha do solo, levantando-a de forma a não ser atingida pela onda. Ele coloca a ilha de volta onde estava e voa rapidamente para Metropolis para o prédio onde Billy está. Ele consegue retirar Billy e o leva para os paramédicos. Um dos policiais ali perto explica para Superboy que uma moradora do prédio estava desesperada, pois o bebê dela estava no prédio e que Billy entrou lá, porém o bebê estava com um viizinho. Os paramédicos tentam reanimá-lo, mas Billy permanece sem pulso. Após o enterro do rapaz, Superboy visita o túmulo dele, lamentando por não ter conseguido salvá-lo e jurando que nunca mais será o Superboy.

Clark se isola na Fortaleza da Solidão, porém ele ouve o apito de Billy e vai para o local de onde o som está vindo, descobrindo que quem apertou o apito foi Perry White, que está acompanhado do Inspetor Henderson, que avisam que Lex chamou Superboy para um confronto e que se ele não aparecer dentro de três minutos, Lex irá usar 36 satélites espalhados no espaço para destruir a Terra. Superboy voa e encontra o primeiro satélite, através do qual Lex se comunica com ele. Superboy pergunta por que ele está fazendo isso e Lex responde que quer mostrar ao mundo que pode derrotá-lo em uma luta justa. Ele envia um sinal para que Superboy vá até sua base secreta. Quando ele o encontra, Superboy exige que Lex desative os satélites, mas ele revela que o propósito é dar para poderes equivalentes ao de Superboy. Os dois se enfrentam, e então Superboy tenta desativar o sistema de satélite, mas Lex aproveita a distração do herói e o enforca até matá-lo.

Lex comemora e desativa os satélites, satisfeito por ter finalmente matado Superboy, porém Superboy ressurge revelando que fez seus batimentos cardíacos ficarem reduzidos de forma a dar a impressão de que ele morreu. Lex diz que irá admitir para o mundo todo que perdeu para o Superboy. Superboy diz para não chamá-lo mais de Superboy, mas sim de Superman. Lex se impressiona com a mudança e promete que eles irão se enfrentar, e Superman promete a ele que sempre estará lá para detê-lo. Lex é preso novamente e Superman conversa com Perry, que acabou de ser promovido para Editor do Planeta Diário. Perry agradece a Superman, já que foi graças a reportagem que ele fez sobre a prisão de Lex que conseguiu a promoção. Superman diz que ele que tem que agradecê-lo por ter usado o apito. Antes de Superman partir, Perry recomenda a ele utilizar um disfarce para andar entre as pessoas, para entender a natureza humana. Superman diz que irá pensar e sai voando.

De volta à Universidade de Metropolis, Clark reencontra Ducky que retornou para a faculdade e diz que finalmente aprendeu a lição sobre dirigir alcoolizado, mesmo que tenha sido do jeito difícil. O dia da graduação chega. Antes de ir para a cerimônia, Superman viaja no tempo para rever o dia da formatura do ensino médio. Ele vê o jovem Clark perguntando para Jonathan como havia sido a formatura dele, e Jonathan responde que o pai dele deu a ele um conselho, de que os tempos que virão podem ser bons ou ruins, mas eles são os únicos que nós temos. Ele diz que mesmo que Clark tenha poderes, o mesmo vale para ele, pois ele não pode mudar o passado, mas pode escolher o que irá fazer com o seu futuro. Vendo aquelas palavras, Superman percebe que é hora de parar de ficar preso no passado e finalmente seguir em frente com sua vida.

Dias depois após a formatura, ele procura um emprego no Planeta Diário, indo conversar com Perry White. Perry se impressiona com o currículo dele e o contrata como novo jornalista do Planeta Diário.

Primeiro Confronto contra Brainiac (1958)[editar | editar código-fonte]

O primeiro confronto entre Superman e Brainiac.

Clark e Lois foram cobrir uma viagem experimental de foguete. Uma outra nave puxa o foguete usando raios magnéticos. Clark, usando sua visão de raio-X, vê que em está causando isso é ser chamado Brainiac. Fingindo estar fugindo em pânico, Clark pega uma roupa protetora e sai do foguete por uma porta especial, despindo-se de suas roupas de civil e ficando somente trajado com seu uniforme de Superman. Ele voa em direção da nave de Braniac, mas não consegue alcançá-la por haver uma barreira invisível, a qual Brainiac chama de Barreira de Ultra Força. Não conseguindo atravessá-la, Superman volta sua atenção para o foguete e o tira da mira dos raios da nave de Brainiac, mas enquanto leva o foguete para a Terra ele descobre que Brainiac está sequestrando as principais cidades da Terra, encolhendo-as.

Com Brainiac saindo de sua nave e pousando na Lua, Superman tenta atacá-lo usando sua visão de calor, mas Brainiac ativa um escudo protetor que faz com que a visão de calor atinja Superman. Superman arremessa as pedras da Lua contra Brainiac, mas nada o atinge. Vendo que nada está resolvendo, Superman diz que desiste de enfrentá-lo e sai de lá. Ao voltar para Terra, vestido agora como Clark Kent, ele vai falar com Lois perguntando a ela o que aconteceu, e ela responde que após Superman tê-los salvado ele fugiu de uma luta. Enquanto conversam, Metropolis é miniaturizada e engarrafada como Clark havia previsto, pois sabendo que não poderia atravessar a barreira de Brainiac, a única forma de conseguir isso seria se fazendo de derrotado e ser encolhido junto com Metrópolis.

Como Superman, Clark sai de Metrópolis e encontra outras cidades engarrafas, incluindo uma cidade kryptoniana. Ao entrar lá, seus poderes começa a se esvair, e ele se encontra com um cientista chamado Kimda, que foi amigo de Jor-El nos tempos de faculdade e diz que a cidade em que Superman está é a cidade de Kandor. Kimda explica que com o tempo que ficou dentro da nave de Brainiac, e usando seu telescópio, ele aprendeu como a nave dele funciona. Juntos, eles conseguem fazer com que as cidades da Terra que Brainiac miniaturizou sejam colocadas de volta. Restando apenas um pouco da energia da máquina de Brainiac, Kimda a usa para restaurar Superman para o seu tamanho natural, enquanto Kandor permanece miniaturizada. Superman então leva a cidade miniaturizada de Kandor para a Fortaleza da Soldião, prometendo um dia encontrar uma forma de fazer a cidade voltar ao seu tamanho normal.

Convergência (2015)[editar | editar código-fonte]

Superman e Supergirl estiveram presos em uma doma em Gotham City durante um ano e sem seus poderes. Na Waynetech, Lucius Fox constrói para eles um equipamento que permitirá a eles atravessarem a Zona Fantasma na esperança de conseguirem sair de Gotham City e buscar ajuda. Ao chegarem lá seus poderes retornam e eles voam por lá em busca de uma fenda que poderá levá-los para fora. A paisagem da Zona começa a mudar, deixando Kara preocupada. Clark a acalma e ela diz que ele sempre consegue fazer as coisas ficarem tranquilas, ao que ele responde que está sempre com medo, mas que tem mais anos de experiência em saber como lidar com isso. Ele diz que admira Kara, pois ao contrário dele que espera a situação acontecer para ele agir, ela já o faz antes de algo acontecer.

Os dois são pegos de surpresa pelos criminosos da Zona. Clark diz a Kara para continuar seguindo em frente, enquanto ele continua a enfrentá-los. Clark é subjugado, mas logo é salvo por Kara que o carrega em direção ao portal, mas os criminosos o alcançam e os impedem de atravessar o portal, que se fecha. Eles voltam a enfrentá-los, com eles ameaçando matar Kara bem rápido enquanto que irá torturar Kal antes de matá-lo. Lucius consegue se comunicar com eles e diz que consegue abrir o portal novamente, mas por pouco tempo. Os criminosos planejam usar o portal para sair da Zona e dominar a Terra, mas Kal joga Kara para fora do portal e permanece dentro da Zona para impedir os crminosos de atravessarem. Kara então usa um disparador de corda para pegar Kal e puxá-lo para fora da Zona.

Lucius mostra a eles que Gotham está sendo atacada por gorilas. Juntos, Superman e Supergirl vão até o lugar de onde eles estão vindo, que se revela como sendo uma versão distópica de Nova York, e encontram Kamandi. Eles o ajudam a enfrentar os gorilas, que explodem um prédio em Gotham para despitar Superman e Supergirl. Kamandi decide levá-los para a provável localização do líder dos gorilas. Durante o trajeto, Superman nota que Supergirl está preocupada (enquanto ela estava na Zona, ela soube que está destinada a morrer em uma crise) e pergunta sobre o que é. Ela responde que não é nada, que está apenas com medo de que ele morra na luta que está por vir. Eles chegam ao local e derrotam a guerrilha de gorilas. Superman agradece pela ajuda que Kamandi forneceu a eles e vai conversar com Kara novamente sobre o que a está preocupando. Enquanto conversam, um terremoto ocorre e desvasta parte de Nova York. Superman diz a Supergirl que está na hora de eles encontrarem quem os prendeu.

Após Crise nas Infinitas Terras[editar | editar código-fonte]

Após a saga Crise nas Infinitas Terras, que foi o primeiro reboot da DC Comics, as últimas aparições deste Superman foi em O que Aconteceu ao Homem de Aço?, uma história imaginária, ou seja, que não faz parte da cronologia, cujo intuito foi o de dar um final para o Superman da Era de Prata, e na saga Convergência, em que versões passadas dos personagens do Universo DC, tanto das três cronologias que antecederam os Novos 52 como das de universos alternativos, estavam em um planeta fora do espaço/tempo e tiveram que lutar entre si para prevalecer.

Depois de Crise, este Superman deixou de ser o principal Superman, e em seu lugar entrou como o Superman principal o Superman Pós-Crise. No entanto, após a saga Crise Infinita, os acontecimentos contados em O Homem de Aço são apagados da linha do tempo da Terra 0, e em seu lugar são incorporados alguns elementos do Superman Pré-Crise, que são contados em Superman: Origem Screta. Desses elementos temos Clark conhecendo a Legião dos Super-Heróis e Lex Luthor na adolescência e já nesse período começando a usar os seus poderes. Esses elementos incorporados ainda permanecem, já que o Superman Pós-Crise se tornou o Superman principal na cronologia dos Novos 52 em decorrência da morte do Superman dessa linha do tempo e a subsequente fusão entre os dois que ocorreu em Superman: Renascido, assim trazendo a história do Superman Pós-Crise para a cronologia dos Novos 52.

Enquanto na Terra 0/Nova Terra/Terra Prime elementos da Era de Prata foram incorporados na vida do Superman Pós-Crise, uma nova Terra 1 surgiu em 2010 com o romance gráfico Superman: Terra Um, parte da linha Terra Um da DC que consiste de romances gráficos contando a história dos principais heróis da editora, ainda em início de suas carreiras super-heróicas.

Superman: Terra Um[editar | editar código-fonte]

Volume 1 (2010)[editar | editar código-fonte]

Clark Kent tem 21 anos, acabou de se forma na Faculdade de Smallville e acabou de sair da pequena cidade para ir para Metrópolis. Ao chegar em um hotel de baixo custo, a dona do estabelecimento pergunta se Clark ficará durante um mês ali e Clark responde que ainda não sabe. A dona estabelecimento diz a Clark que ele tem que decidir o que ele quer fazer de sua vida, pois os outros não podem, e diz a ele para tomar cuidado, pois esta parte da cidade à noite não é um lugar seguro. Clark decide andar pelo bairro do mesmo jeito, e é abordado por um assaltante armado que exige que Clark dê a carteira e o celular. Clark olha o ladrão, com o seus olhos ficando vermelhos e pede para o ladrão ir embora. O ladrão persiste em tentar assaltá-lo e Clark o ataca com sua visão de calor, apenas queimando levemente as mãos dele.

No dia seguinte, Clark passa por uma série de entrevistas de emprego, primeiro fazendo um teste para integrar um time de futebol americano. Clark é inicialmente subestimado pelo treinador por ser o mais baixo dos jogadores, mas o seu desempenho impressiona a todos. Após o teste ele realiza uma entrevista nas Indústrias Neodyne para a vaga de Pesquisa e Desenvolvimento, também inicialmente sendo subestimado pelo dono da Neodyne por não ter doutorado, no entanto Clark consegue resolver uma equação para a criação de uma fórmula que irá ajudar a extrair eletricidade do sal da água. À noite, Clark conversa com sua mãe, Martha, que pergunta como foram as entrevistas e ele responde que recebeu ótimas ofertas e o que ele puder conseguir será o suficiente para dar a ela uma vida boa. Ela diz estar agradecida por Clark pensar nela, mas que ele tem que escolher o que ele quer para o futuro dele.

No dia seguinte Clark faz outra série de entrevistas de emprego, até que decide ir para o Planeta Diário, um jornal às portas da falência, e tem uma entrevista de emprego com o editor Perry White. Perry considera o currículo de Clark bom e os artigos escritos por ele também bons, mas explica a ele que um bom escritor escreve com sua alma, e diz a Clark que quando escreve ele o faz como se quisesse segurar algo. Perry se despede e Clark sai do Planeta, voando pelo planeta em seguida enquanto se lembra de um momento em sua infância quando conversou com os seus pais sobre de onde ele veio. Eles explicaram a ele que enquanto caminhavam pela floresta uma nave caiu e eles o encontraram dentro da nave, e que a única coisa que encontraram antes de fugirem com ele foi um pedaço de metal. Jontathan disse que ele pediu para um amigo do Exército analisar o metal e descobriu que não há nada parecido na Terra, o que é uma forma de dizer que Clark não é da Terra. De volta ao presente, Clark visita o túmulo de seu pai no cemitério, em Smallville, falando que sente a falta dele e que não sabe o que vai fazer, pois por um lado ele quer honrar o que eles lhe ensinaram, ele quer ajudar as pessoas, mas se ele se revelar ao mundo, nunca poderá ter uma vida normal, nunca poderá se misturar e estará sempre sozinho.

No dia seguinte, Clark está voltando das compras e descobre que o apartamento em que está hospedado está pegando fogo. Ele entre lá e consegue salvar o uniforme que sua mãe fez para ele e o fragmento da nave que o trouxe para a Terra. O fragmento emite uma energia e Clark usa sua visão microscópica e vê sinais em kryptoniano nos átomos do fragmento. A energia emite um raio que atinge a cabeça de Clark fazendo-o desmaiar. Ao acordar, Clark se lembra de quando seus pais biológicos, Jor-El e Lara, o colocaram na nave em direção à Terra enquanto eles morrem com o planeta natal dele. Atordoado com a memória, Clark se recompõe ao ver que a cidade de Metropolis está sendo invadida por um exército alienígena. O autor da invasão envia uma mensagem para todo o planeta Terra, revelando ser Tyrell, que está em busca de um foragido que se encontra aqui na Terra, e que o alvo deverá se revelar e se render, ou caso contrário todo o planeta será destruído.

Clark observa o exército de robôs de Tyrell avançando nas ruas de Metrópolis e os destrói usando sua super força e super velocidade. Ele vai para a Neodyne falar com o dono para que ele analise um fragmento de um dos robôs, mas o dono o ignora. Enquanto observa o dono da Neodyne deixar o prédio, Clark se lembra de um momento quando era adolescente e Jonathan explica a ele que o que ele pode fazer é algo que irá significar a diferença entre vida e morte para muitas pessoas, e que mesmo que ele não queira essa responsabilidade, às vezes as pessoas tem que servir a uma responsabilidade maior que elas próprias. Martha vem em seguida e mostra para Clark o uniforme que ela fez com os tecidos que estavam na nave. Clark pergunta se não seria melhor usar uma máscara e Martha explica que não, pois quando ele fosse se revelar ao mundo as pessoas irão precisar confiar nele, e para isso terão que confiá-lo vendo os olhos dele. Ele nota o "S" e pergunta o por que dele. Martha explica que pensou nele, por Clark ser tanto filho deles quanto filhos de alguém, enquanto Jonathan diz que Clark é o homem mais forte na história, único, um Super-Homem.

De volta para o presente, Clark salva Jimmy Olsen de ser morto por um dos robôs de Tyrell e retorna para o telhado onde deixou o uniforme. Ele o veste e enfrenta o exército de robôs, enfrentando Tyrell logo em seguida que chega para confrontá-lo. Enquanto lutam, Tyrell conta a Clark que Krypton e o planeta dele tinham disputa quanto à viagens interestelares, e a raça de Tyrell atacou Krypton para que eles não tivessem êxito em seu avançao tecnológico, ao que mais tarde Krypton retaliou. Certo dia, alguém veio a eles e lher forneceram a tecnologia para destruir Krypton, que era uma série de máquinas terraformadoras. Tyrell e seu exército a usaram em Krypton causando sua destruição, mas souberam que havia um sobrevivente, sendo neste caso Clark, e que assim que ele e a Terra estiverem mortos, o trabalho dele estará acabado.

Clark caçoa de Tyrell dizendo que quando lia histórias de aventuras sempre achou ridículo quando os vilões paravam o que estavam fazendo para contar ao herói o plano deles. Tyrell responde que ele é o herói e Clark o vilão, e que ele esteve distraindo Clark apenas. Clark então descobre que Tyrell liberou as máquinas por todo o planeta e exige que Tyrell as desligue, mas Clark é atingido por um raio gravitacional da máquina terraformada que está em cima de Metropolis, não conseguindo se mexer. Jimmy tenta ajudá-lo, mas o impacto do raio é forte demais para ele. Lois Lane, que está acompanhando Jimmy, dirige um caminhão e atravessa a área atingida pelo raio. Clark pega a corrente presa ao caminhão e é puxado para fora de lá, se recuperando e partindo para o contra ataque contra Tyrell. A nave que trouxe Clark à Terra se comunica com ele e atinge Tyrell. Clark entra na nave e a pilota, usando-a para penetrar a nave de Tyrell. Assim que entra ali, ele começa a destruir a nave. Tyrell tenta impedi-lo, mas a nave emite uma luz vermelha que anula os poderes dele, e ele alerta Clark que sem os seus poderes, quando a nave explodir eles irão morrer, ao que Clark responde que então eles ficarão ali dentro. Clark surra Tyrell, que é ferido mortalmente pelos destroços da nave que caem em cima dele. Clark o deixa para morrer e salta da nave, que explode logo em seguida.

Caminhando com as suas vestes civis, Clark caminha pelas ruas de Metropolis e encontra o dono da Neodyne, que quer fazer um contrato com ele, prometendo que depois do que acoonteceu os dois irão faturar muito. Clark pergunta a ele como ele pode pensar em dinheiro depois de tudo o que aconteceu e recusa a oferta. Voltando para casa, Clark se lembra do que sua mãe lhe disse quando ele perguntou se ele não deveria usar máscara, e ela disse além de que ele não deveria usar máscara, que a máscara que ele usaria seria a que ele usasse durante o restante do tempo. Clark então compra roupas novas e um par de óculos, indo para o Planeta Diário e entregando para Perry um artigo contendo a história do Superman, alegando que foi ele quem o entrevistou. Isso garante a Clark o emprego no Planeta Diário, mas faz Lois e Jimmy questionarem o por que dele ter escolhido. Clark responde que enquanto os outros não moveram um dedo para ajudar Superman, eles arriscaram suas vidas e isso o impressionou, porém faz com que Lois fique desconfiada em relação a ele, pois não lembra de tê-lo visto perto deles.

Mais tarde, Clark leva sua nave para o Pólo Norte e a esconde lá. Ele toca o painel e pede que a nave o ensine e lhe diga de onde ele veio. A nave responde que a missão dele é sobreviver, usar os poderes dele sabiamente e vingar a morte de Krypton.

Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Clark olha o mural do Planeta Diário com as princiapais manchetes e olha para o artigo que ele escreveu sobre o Superman. Perry vem e diz a ele que o mais difícil não é se tornar um repórter, mas permanecer um. Ele então explica que esse mural não é somente para destacar as grande matérias do Planeta Diário, mas para mostrar que elas são notícias ultrapassadas, congeladas no tempo, e que Clark tem que continuar seguindo em frente, contando histórias sobre coisas que ninguém sabe, pois caso contrário acabará como as matérias no mural: atrás de um vidro congelado no tempo. Clark se muda para um apartamento simples. Ao voltar para o apartamento depois de fazer compras ele conhece um rapaz chamado Eddie Monroe, que permanece sentado na escada cantando músicas do Bob Dylan. Enquanto guarda as compras, ele deixa a porta aberta e alguém bate. Uma bela jovem chamada Lisa Lasalle se apresenta para Clark, dizendo que Abraham, o síndico do prédio disse que Clark é um escritor. Clark confirma isso e ela diz a ele que acha escritores sexy por tocar as pessoas com o que você escreve. Ela o convida para assistir o filme Rocky Horror Picture Show e Clark aceita o convite sem saber do que se trata o filme.

Enquanto aguardam na fila para assistirem o filme, Clark diz que alguns amigos tinham o DVD, mas que ele nunca assistiu. Lisa então pergunta de onde Clark é e ele responde que é de Smallville. Enquanto conversam, Clark recebe um tweet em seu celular de um comunicado de que a Ilha de Borada está sendo atingida por um tsunami. Lisa diz que não namora caras qur twittam e Clark pergunta se isso é mesmo um encontro. Ela ri e diz que ele pode ir e fazer o que ele tem que fazer, pois eles podem assistir o filme na próxima semana. Eles se despedem e Clark sai voando, retornando para o seu apartamento, vestindo o uniforme e então seguindo para Borada. Enquanto salva algumas pessoas, o governante de Borada, General Samsa, se apresenta a ele e diz que ele deve deixar imediamente. Superman diz que ainda não terminou e que ele não deve deixar que pessoas morram. Samsa diz a ele que muitos naquela área estão aliados aos rebeldes que querem retirá-lo do governo, e ele então joga o braço de um civil, dizendo que a cada minuto que ele permanecer ali, civis irão perder os braços. Sem alternativa, Superman deixa o local.

De volta a Metropolis, Superman relembra o que aconteceu em Borada, mas se imaginando assassinando Samsa e seu exército. No dia seguinte, no Planeta Diário, ao se sentar em sua mesa para trabalhar, Clark ouve pelo rádio a notícia de a situação em Borada está piorando, pois os líderes se negaram a receber a ajuda médica para a nação. Ao voltar para casa, Clark se encontra com Eddie, que está sentado na escada novamente. Ele pergunta a Clark se ele não pode escrever uma história sobre ele. Clark diz que conversará com ele depois sobre isso, enquanto usa sua visão de raio-X e descobre que Eddie está com uma seringa para drogas no bolso. Ao entrar em seu apartamento, Lisa o chama para ir ao apartamento dela para eles jantarem juntos. Ela diz para Clark aguardar, pois ela irá vestir algo mais confortável. Enquanto a espera, Clark se lembra de uma conversa que teve com seu pai sobre relação sexual, na qual Jonathan disse para Clark lembrar que ele é um homem de aço, e a garota com quem ele for se relacionar é praticamente de papel comparada com ele. Clark, constrangido com a conversa, pergunta se ele nunca poderá ter uma relação sexual, e Jonathan responde que ele deverá ter cuidado, pois poderá acabar machucando por acidente a garota. De volta ao presente, Lisa retorna, usanda uma lingerie rosa e uma camisola transparente.

Eles se sentam para jantar e ela se aproxima dele, dizendo que os olhos dele ficam bonitos e profundos quando ele está nervoso. Clark diz que não está nervoso, e Lisa o chama de mentiroso, beijando-o em seguida. Enquanto continuam comendo, Clark, sem saber o que falar, pergunta se ela tem algum animal de estimação. Lisa responde que não, pois nunca foi responsável o bastante para ter um. Clark diz que teve uma gata, mas não acha que seria interessante contar a história. Lisa diz que acharia sim e pede a Clark que conte. Clark então conta que a gata se chamava Bola de Pelo e que ele a encontrou quando ela tinha seis semanas de vida, tendo salvado-a de coiotes depois que eles mataram a mãe e os irmãos dela. Eles se afeiçoaram e ela dormia sempre onde ela pudesse vê-lo e onde ele pudesse vê-la. Anos mais tarde ela morreu, deitada em sua cama olhando para ele, sendo o primeiro ser vivo com o qual ele se importava que morreu. Lisa se emociona com a história e a energia no prédio cai. Clark verifica e vê que toda a área está sem energia, além de ouvir sirenes. Ele pede para Lisa ficar ali enquanto ele vai ver o que está acontecendo.

Como Superman, ele vai até uma usina de energia e encontra um funcionário caído. O funcionário diz que está bem, mas que um colega ficou preso. Superman vai ajudá-lo e encontra o homem morto, mas vê um homem de pele roxa e protuberâncias amarelas, dizendo que quer energia. Superman o enfrenta e o homem consegue sugar quase toda sua energia, deixando-o quase sem poder nenhum. Superman tenta contra atacar, mas está fraco demais e acaba fugindo. Indo para o local em que deixou sua nave, ele pergunta se a nave pode construir uma espécie de escudo para que ele enfrente a criatura. A nave diz que pode fabricar algo, mas que irá levar tempo.

Pouco depois, Superman sente seus poderes retornando e diz que deve voltar, mas a nave diz que ele não deve, pois já que os seus poderes vêm da absorção de radiação solar pelas suas células, se caso ele enfrentar a criatura sem uma proteção, 80% de suas células serão danificadas o que poderá resultar em ele não conseguir absorver mais radiação solar. Há um painel ao lado da nave mostrando uma transmissão jornalística da criatura atacando o Planeta Diário para atrair o Superman, e informando que ele irá matar todos se Superman não aparecer. Superman decide ir atrás dele, mas novamente é subjugado e tem toda a sua energia sugada pela criatura, ficando sem poder. Ele joga fora o uniforme e veste umas roupas que encontrou na lixeira. Debaixo da chuva, ele caminha tonto e sangrando até o apartamento de Lisa. Assustada, ela diz que irá chamar uma ambulância, mas Clark diz que não quer ambulânica e acaba desmaiando na cama dela.

Após acordar, Lisa revela que ele ficou desacordado por duas e horas e quarenta e sete minutos e que estava a ponto de ligar para o 911, mas que o lado bom era que Clark já estava se recuperando de seus ferimentos. Clark agradece e diz que deve ir, porém Lisa o convence a não ir embora e o beija. Nesse momento sua visão de raio-X acaba ressurgindo, fazendo com que Clark caia da cama de susto. Ele pede desculpas a Lisa pelo que houve e sai correndo, enquanto pragueja por ter perdido a chance de ter tido relações sexuais com ela. Ele retorna para a nave que informa que a proteção está pronta, porém não há certeza de que irá funcionar, pois enquanto impede que a criatura sugue sua energia, também irá impedir que Clark absorva a radiação solar. Sendo assim, se a criatura consegui sugar a energia dele novamente ele irá morrer. Clark então entra na câmara onde a nave o reveste com uma armadura protetora.

Ele retorna para Metropolis e enfrenta a criatura novamente, mas a roupa protetora começa a se romper aos poucos. Superman é subjugado, mas antes que a criatura contiue a luta, a irmã da criatura, Theresa, que o chama de Raymond, se aproxima dele. Raymond diz que ainda é ele e que ele sempre cuidára dela. Ele a abraça, porém acaba sugando a energia vital dela, matando-a. Ele olha para Superman e diz que ele é o culpado, que ele a fez matá-la. Superman se levanta, dizendo que não haverá mais mortes e soca Raymond com toda a sua força, fazendo a proteção se romper, porém fazendo também com que todo o seu poder volte enquanto Raymond perde a energia toda a energia que absorveu.

Mais tarde, Clark conversa com sua mãe, comentando sobre depois de ver Raymond matar a irmã dele relembrar o medo que tinha de acabar machucando alguém e dizendo que depois de ter ficado sem poderes, ter uma admiração maior pelos humanos por serem mais corajosos do que parecem. Ele escuta Lisa sendo agredida por um cliente e, com sua super velocidade, arranca o homem de lá e o joga na neve. O homem pergunta onde eles estão e Superman responde que talvez seja o Alasca ou a Sibéria, mas que de qualquer forma se ele andar chegará a uma vila próxima dali. O homem então pergunta como ele irá voltar para casa e Superman responde que isso não é problema dele, mas que se ele procurar Lisa de novo, falar com ela ou simplesmente pensar nela quando estiver dormindo, ele virá atrás dele. De volta ao seu apartamento, Clark se encontra com Lisa, que pede desculpas por não ter contado sobre ser prostituta e que a razão de não ter contado foi por se sentir segura perto dele e que não queria que ele a visse de forma negativa. Clark conversa com ela, dizendo que está tudo bem e eles permanecem como amigos.

Mais tarde, em Borada, Superman acorda Samsa, revelando que ajudou a população a invadir o seu castelo. Ele sai de lá enquanto a população o captura. Ao retornar para o seu prédio, Clark descobre que Eddie morreu de overdose. Ele entra no apartamento dele junto com Lisa e vê vários pinturas com o S de Superman pelo prédio. Sentindo-se culpado por não ter dado a devida atenção a Eddie, Clark pergunta se alguém sabe de parentes dele, ou de qualquer coisa sobre ele. No dia seguinte, ele entrega para Perry um aritgo comentando sobre a morte de Eddie, e embora Perry o elogie por ter escrito um artigo com paixão, ele não o publica, dizendo que pessoas morrem todos os dias. Clark, decepcionado se senta à sua mesa e recebe a ligação de Jo Ann Messie, sua professora na escola, que lhe informa que Lois há alguns dias ligou para ela fazendo perguntas sobre ele. Clark agradece pela ligação e com sua visão de raio-X descobre que Lois tem uma pasta com tudo o que ela obteve sobre ele.

Volume 3 (2015)[editar | editar código-fonte]

Clark tem um sonho sobre o dia em que seus pais colocaram na nave para salvá-lo da destruição de Krypton. O sonho o faz acordar abruptamente e acidentalmente quebrar a parede, o que irrita o síndico do prédio, Sr. Abraham. Mais tarde ele e Lisa conversam sobre a entrevista dela pra conseguir um emprego como modelo, e ela elogia Clark por ser alguém com um bom coração e alguém a quem ela pode se abrir, mas diz que ele nunca se abre com ela. No Planeta Diário, Clark conversa com Jimmy sobre estar se adaptando em morar em Metropolis. Jimmy abre uma gaveta de arquivos e Clark vê uma pasta com o nome dele. Ele pergunta o que é a pasta e Jimmy, constrangido, responde que Lois fez uma investigação sobre ele, pois duvidou que Clark realmente tivesse entrevistado o Superman, mas que agora ela desistiu da ideia.

Do lado de fora, Clark vê um sinal formando o símbolo do Superman no céu. Como Superman ele procura a fonte do sinal e encontra o prédio onde o sinal está e descobre que foi Lois quem ligou o sinal. Ela diz para ele que uma fonte interna dela nas Nações Unidas revelou que os governantes estão preocupados com o que Superman pode fazer, principalmente depois do que ocorreu em Borada. Superman diz que não com o que se preocupar e que o que ele fez foi certo, mas Lois responde que só porque ele pode fazer tudo não significa que ele deveria fazer tudo. De volta ao Planeta Diário, Clark confronta Lois sobre a investigação que ela fez a respeito dele, e ela justifica o ato por ter temido que Clark tivesse forjado a entrevista com o Superman, e que se a matéria fosse falsa, a reputação do Planeta Diário estaria perdida.

No dia seguinte, em seu apartamento, Lisa conversa com Clark sobre segredos, e ele pensa se tratar do fato de ela esconder que é uma acompanhante. Clark deixa o apartamento ao ouvir um chamado de socorro da ponte que está desabando. Ele não consegue pegar todos os veículos que estão caindo, até que uma figura misteriosa o ajuda a salvar as pessoas na ponte. A figura se apresenta como Zod-El, tio de Kal, que sobreviveu a destruição de Krypton e esteve procurando por Kal estes anos todos. Ele revela que a Casa de El governava Krypton e que Jor-El transformou o planeta, melhorando a vida de todos os habitantes e que ele também construiu o Conselho de Ciência de Krypton. À noite Clark conversa com sua mãe a respeito de Zod, dizendo que não sabe se pode confiar nele, mas que seria bom ter alguém como ele por perto. Martha então pergunta sobre Lisa, e diz para Clark que ele deveria deixá-la se aproximar dele, algo que Clark está receoso de fazer por temer que ela não suportaria saber a verdade sobre ele. Mas após a ligação, Clark decide fazer isso e vai até o apartamento dela. Ele bate na porta e Sr. Abraham vem falar com ele, dizendo que ela achou o brinco que estava no apartamento dele. Clark pede para Abraham explicar melhor e ele diz que Lisa havia perdido o brinco da sorte dela no apartamento de Clark e ele a havia deixado entrar para recuperar o brinco dela. Clark então percebe que a conversa sobre segredos foi sobre ela ter descoberto que ele é o Superman.

Na manhã seguinte, Clark se encontra com Zod, que promete lhe contar mais detalhes sobre Krypton, mas Zod leva Clark para uma armadilha, expondo ele à kryptonita. Zod revela que seu traje o protege da exposição à kryptonita e Clark tenta fugir, mas Zod o impede e os dois se enfrentam. Clark consegue arrebentar a proteção de Zod e aproveita o enfraquecimento dele para fugir, caindo em uma base militar. Ele pede ajuda aos soldados, e um deles diz que há uma hora foi decidido pelos governantes que ninguém deverá ajudar o Superman, que ele está agora por conta própria. Clark voa para o Pólo Norte e fala com sua nave, pedindo que lhe forneça os arquivos referentes à Zod. Os arquivos mostram que Zod iniciou uma guerra civil em Krypton e que, após ter perdido, se aliou à raça de Tyrell, fornecendo a eles a tecnologia necessária para destruir Krypton.

A nave revela que Zod está indo para o apartamento de Clark, e ele alcança Zod antes de ele chegar ao local, iniciando uma luta feroz contra ele. Ele consegue derrotá-lo e vê o sinal no céu de novo, pensando ser Lois. Ao chegar no local do sinal ele vê Lex Luthor e sua esposa Alexandra. Lex dispara um raio de sol vermelho, enfraquecendo o Superman e fazendo-o cair, mas antes que possa morrer com a queda, Zod o salva dizendo que a morte dele não deverá ser tão simples. Ele então começa a surrar violentamente Superman. Lisa atropela Zod com um caminhão, dando tempo para Clark fugir. Zod o encontra e continua a luta. Lex chega e atira o raio de sol vermelho em Zod, enfraquecendo-o e fazendo Superman ter vantagem na luta. Lex tenta atira novamente e Zod o mata. Zod então é morto por Alexandra, que culpa Superman pelo que aconteceu.

No dia seguinte, Clark visita Lisa no hospital, onde ela revela que o ama. De lá ele vai para o prédio das Nações Unidas declarar que não é o inimigo, desculpando-se por ter feito o que fez em Borada e pedindo a eles para que não se aliem a alguém como Zod novamente só para matá-lo. Do lado de fora do prédio, Superman conversa com Lois, pedindo para que ela seja sua conselheira. Após isso, Clark e Lisa iniciam um relacionamento amoroso e ele a leva para Smallville, para ela conhecer sua mãe.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

  • Em Superamigos, a versão do Superman que aparece é a versão da Era de Prata/Terra 1 Pré-Crise. Em um dos episódios é mostrado o Superboy e o início de sua inimizade com Lex Luthor, originada por ele indiretamente ter causado a calvície do rapaz.
  • Em Batman: Os Bravos e os Destemidos, no 9º episódio da segunda temporada da série animada, Batman viaja para um planeta, semelhante à Terra, cuja atmosfera o faz ter poderes semelhantes aos do Superman. Lá também ele conhece sua contraparte, o Batman de Zur-En-Arrh. Somente na 3ª temporada que o Homem de Aço fez sua tão aguardada participação no episódio Batalha dos Super-Heróis, onde Lex Luthor infecta Superman com kryptonita vermelha, fazendo com que o herói queira se tornar o Rei de Metrópolis, o que o leva a um confronto com o Batman (alusão à clássica luta entre os dois personagens no Cavaleiro das Trevas de Frank Miller).

 Séries de TV[editar | editar código-fonte]

George Reeves trajando o uniforme de Superman.
  • Gerard Christopher interpretou Clark Kent/Superboy durante três das quatro temporadas de Superboy.
    De 1952 a 1958, George Reeves interpretou Clark Kent/Superman em As Aventuras do Super-Homem. O episódio piloto mostra a mesma origem dos quadrinhos. Kal-El é enviado à Terra por seus pais Jor-El e Lara para ser salvo da destruição de Krypton, e quando sua nave chega à Terra é encontrado e adotado pelo casal de fazendeiros John e Mary Kent. Após seu pai adotivo morrer, Clark vai para Metrópolis tentar conseguir o emprego de jornalista no Planeta Diário, conseguindo a muito custo a vaga de emprego. Quando Jimmy Olsen é sequestrado e quase morto por uma gangue, Clark faz sua estreia como o Superman, salvando Jimmy e prendendo os bandidos. A partir disso, a série mostrava Superman enfrentando criminosos comuns, bem como, em situações recorrentes, tendo que salvar Lois Lane e Jimmy que comumente eram feitos de reféns como forma de atrair a atenção do Homem de Aço.
  • De 1988 a 1989, John Haymes Newton interpretou Clark Kent durante a primeira temporada da série Superboy, enquanto que Gerard Christopher interpretou o personagem de 1989 a 1992, nas três temporadas restantes da série. Na série, Clark é um estudante universitário de 18 anos e decide usar os seus poderes para ajudar os outros como Superboy. Ele cursa jornalismo na Universidade Shuster, na Flórida, com sua amiga de infância Lana Lang (Stacy Haiduk) que é apaixonada pelo Superboy. Durante a primeira temporada Clark enfrenta apenas inimigos comuns ou robôs, além de ser mostrado o desenvolvimento de sua inimizade com Lex Luthor (Scott James Wells) que é solidificada no episódio final da temporada quando Lex fica calvo após Superboy salvá-lo de um incêndio em seu laboratório. Na segunda temporada, Clark passa a enfrentar inimigos dos quadrinhos como o Bizarro e Metallo, além de voltar a enfrentar Lex (Sherman Howard), que fez uma cirurgia plástica para mudar sua aparência. Nesta temporada, Clark descobre que é de Krypton e conhece seus pais Jor-El (George Lazenby) e Lara (Britt Ekland), mas eles acabam sendo revelados como alienígenas que assumiram as aparências de seus pais para enganar Superboy. Na terceira temporada, Clark e Lana passam a estagiar no Departamente de Assuntos Extra Normais. Nessa temporada, Clark conhece terras alternativas, indo parar em quatro delas. A primeira terra é uma terra em que Superboy (que neste universo tem um visual semelhante ao visual clássico de Conner Kent) matou Lex Luthor, a segunda é uma terra na qual existe um Superboy Soviético, a terceira um Superman envelhecido (Ron Ely) cuja nave caiu na Terra em 1938 e a quarta uma terra em que nave de Superboy acabou de cair e Lex é quem o encontra. No final da quarta temporada, Clark é obrigado a passar por um ritual de passagem kryptoniano a fim de poder manter seus poderes. A série termina com ele conseguindo passar pelo ritual e com Lana descobrindo que ele é o Superboy.
  • Em Smallville, alguns elementos dos quadrinhos do Superboy foram inseridos na série tais como Lex Luthor ser um dos melhores amigos de Clark, Clark usar seus poderes para salvar pessoas na adolescência e Clark ter se unido à Legião de Super-Heróis.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Quadrilogia estrelada por Christopher Reeve (1978-1987)[editar | editar código-fonte]

Christopher Reeve interpretou o Clark Kent/Superman em quatro filmes.
  • Pôster de Superman III.
    Em Superman: O Filme (1978), o pequeno Kal-El chega à Terra através de uma espaçonave criada por seu pai, Jor-El (Marlon Brando), pousando na cidade de Smallville, onde é adotado por Jonathan e Martha Kent. Já adolescente, o agora chamado Clark Kent desfruta de alguns poderes que possui, mas é obrigado a assistir incapaz de fazer algo seu pai adotivo morrer. Ao completar 18 anos, o cristal que estava dentro da nave que o trouxe à Terra o chama e o guia até o Pólo Norte. Ao chegar lá, Clark arremessa o cristal na água, que se transforma na Fortaleza da Solidão. Entrando na Fortaleza, Clark interaje com um holograma com a consciência de Jor-El, que lhe revela sua origem e seu objetivo. Após passar 12 anos dentro da Fortaleza, Clark (Christopher Reeve), usando óculos e se fazendo de desajeitdado, arranja um emprego no Planeta Diário onde conhece Lois Lane (Margot Kidder). Quando Lois está prestes a cair de um helicóptero, Clark se revela ao mundo usando um uniforme e salvando-a. Após realizar vários feitos heroicos, Clark, usando o seu uniforme, vai até a cobertura onde Lois mora e lhe concede uma entrevista, revelando de onde ele veio e o seu objetivo. Depois de demonstrar seu pode de voo por voar com ela por toda a cidade, os dois acabam se apaixonando. Mais tarde, Superman recebe um chamado de Lex Luthor (Gene Hackman), que havia dito que havia plantado bombas ao redor do cidade. Porém, ao chegar no esconderijo de Lex, Superman descobre que o vilão estava mentindo e ele descobre o plano de Lex de usar os mísseis do exército para destruir a Califórnia e Nova Jersey. Antes que possa fazer algo, Superman é subjugado por Lex que descobre a fraqueza do herói: a kryptonita. Após ser socorrido pela assistente de Lex, Eve Teschmacer (Valerie Perrine), Superman consegue deter um dos mísseis, mas o outro atinge a fenda de San Andreas, causando uma série de terremotos. Superman consegue salvar todos, exceto Lois, que estava perto dali cobrindo uma reportagem e acaba morrendo soterrada. Abalado pela morte dela, Superman decide ignorar a regra de Jor-El de não interferir na história humana, e voa no sentido anti-horário da Terra, fazedo o tempo regredir e assim impedindo a queda dos mísseis e a morte de Lois. Após isso, Superman entrega Lex para as autoridades.
  • Em Superman II (1980), após deter uma bomba nuclear em Paris, jogando-a no espaço, Superman acaba acidentalmente libertando o General Zod (Terrence Stamp) e seus asseclas. Enquanto Zod chega à Terra e explora suas nova habilidades, Clark e Lois são enviados para as CatarataspaorNiágara cobarir uma matéria sobre um hotel que está extorquindo dinheiro dos clientes que vem passar a lua-de-mel no local. Durante a estadia deles lá, Lois acaba descobrindo que Clark é o Superman, e sem outra alternativa, ele decide revelar tudo a ela. Ele a leva para a Fortaleza, onde os dois tem um jantar agradável, e então Superman pede a sua mãe, Lara (Susannah York), o que fazer já que ele encontrou sua alma gêmea. Lara lhe diz que sendo que ele decidiu ficar com uma humana, ele deverá se tornar um humano. Uma câmara se ergue de onde serão emitidos raios vermelhos do Sol de Krypton que acabarão de vez com os poderes do Superman. Lara pede que ele reconsidere, mas ele decide ir em frente para ficar com Lois e entra na câmara, tornando-se humano. Após passarem a noite lá, Clark e Lois vão até uma lanchonete, onde Lois é assediada por um caminhoneiro, que espanca Clark quando ele intervém. Enquanto Lois limpa os ferimentos, os dois assistem pela televisão um pronunciamento do Presidente dos Estados Unidos de que ele está passando todo o poder da Terra para Zod. Clark decide voltar para a Fortaleza a fim de encontrar uma forma de recuperar os seus poderes. Chegando lá, a Fortaleza está escura e ele clama por Jor-El, mas nada ocorre, até que o cristal, o mesmo que levou à construção da Fortaleza, se reativa. Clark consegue recuperar seus poderes e se torna Superman novamente, voando para Metrópolis e enfrentando Zod e seus asseclas nas ruas da cidade. Após ver o dano que a luta estava causando, Superman escapa. Mais tarde Lex, leva Zod e seus asseclas, que estavam levando Lois como refém para a Fortaleza, onde uma nova batalha se inicia, porém a batalha se encerra quando Lois está para ser morta por Ursa e Non, os asseclas de Zod. Superman tenta unir forças com Lex para tentar convencer Zod e seus asseclas a entrarem dentro da câmara e assim poder retirar os seus poderes, porém Lex revela o plano e Zod obriga Superman a entrar na câmara. Ao entrar, novamente os raios são emitidos, mas dessa vez fora da câmara. Superman caminha enfraquecido até Zod, que o obriga a se ajoelhar e prometer lealdade eterna, mas ao pegar na mão de Zod, Superman a quebra e arremessa Zod para fora da Fortaleza, revelando que os raios afetaram Zod e seus asseclas, que também caem ao tentarem voar. Superman leva Lois de volta a Metrópolis, e no dia seguinte, no Planeta Diário, os dois conversam sobre o seu relacionamento e Clark a beija, mas eliminando as lembranças do que ocorreu. Superman voa para Washington prometendo ao Presidente que nunca mais estará longe.
  • Em Superman III (1983), Clark decide tirar umas férias em Smallville, já que foi convidade para o baile de reencontro dos formandos do colégio. Ele viaja para lá junto com Jimmy Olsen (Marc McClure). No caminho, os dois presenciam um incêndio em uma fábrica. Enquanto Superman salva a todos e impede que os produtos químicos no local sejam explodidos, Jimmy acaba quebrando a perna durante o ocorrido. No baile de reencontro, Clark reencontra Lana Lang (Annette O'Toole) que está divorciada e tem um filho. Após passarem um tempo juntos, Clark retorna a Metropolis, mas recebe uma ligação de Lana, que pede a ele para que peça a Superman para aparecer na festa de aniversário do filho dela. Clark aceita o pedido e aparece como Superman na festa, sendo recepcionado também pela população e também recebendo a chava da cidade. Durante a celebração, Gus Gorman (Richard Pryor), disfarçado de general, entrega uma kryptonita a Superman, esperando que ela o enfraqueça, mas nada ocorre. Contudo, a pedra começa a fazer efeito mais tarde, com Superman se tornando alguém egoísta e desleixado, tendo baba por fazer e seu uniforme ficando escuro. Após se embebedar em um bar, Superman se encontra com Lois e seu filho, que diz que acredita que ele pode melhorar. Ele sai de lá voando, e com as palavras do garotinho ecoando em sua mente, ele pousa em um ferro velho onde ele se divide em dois: ele mesmo e Clark Kent. Os dois começam a se enfrentar, com a batalha terminando com Clark matando o Superman, e assim fazendo o verdadeiro Superman voltar. Superman encontra o esconderijo do chefe de Gus, Ross Webster (Robert Vaughn) que construiu um computador inteligente e que passa a ter vontade própria. Antes que o computador possa causar um dano maior, Superman voa de volta para a fábrica que estava em chamas e pega um dos produtos químicos ali, voando de volta para o esconderijo e arremesando contra o computador, que acaba explodindo. Superman deixa Ross para ser preso, mas poupa Gus. De volta a Metropolis, Clark dá a Lana um anel de diamente e consegue arranjar para ela um emprego no Planeta Diário.
  • Em Superman IV: Em Busca da Paz (1987), Clark está tentando vender a fazenda, enquanto que o Planeta Diário é comprado por David Warfield (Sam Wanamaker), que torna sua filha, Lacy (Mariel Hemingway), a nova editora do estabelecimento, e que acaba se apaixonando por Clark. Enquanto os dois prosseguem trabalhando juntos, um garotinho envia uma carta para o Planeta Diário para que possa ser entregue ao Superman, onde ele pede que Superman impeça o avanço da corrida armamentista. Comovido pelo pedido do garoto, Superman vai até a reunião das Nações Unidas declarando que irá impedir o avanço corrida armamentista. Ele captura todos os mísseis e os joga no Sol. Enquanto isso, Lex, ao lado de seu sobrinho, Lenny (Jon Cryer) roubam de um museu um fio de cabelo de Superman e, após fazerem algumas modificações, eles colocam o fio dentro de um míssel que, assim que Superman o joga na lua, leva à criação do Homem Nuclear (Mark Pillow). Lex atrai Superman para o seu novo esconderijo, onde uma batalha se inicia entre o herói e o Homem Solar, porém Superman é derrotado, quando o Homem Solar arranha o pescoço dele. O arranhão faz Superman ficar fraco e doente, chegando até mesmo a envelhecer, mas ao usar o cristal da Fortaleza, ele consegue ficar saudável de novo e engata em uma nova batalha com o Homem Solar, consguindo dessa vez derrotá-lo de uma vez por todas. Ele leva Lex de volta para a cadeia e Lenny para um reformatório. Mais tarde, Superman realiza um novo discurso nas Nações Unidas, dizendo que umia espera que o mundo veja a Terra como ele a vê: um lugar de um povo só.

Reboot/Sequência (2006)[editar | editar código-fonte]

Antes de ser Ray Palmer/Eléktron no Universo Televisivo da DC, Brandon Routh havia interpretado o Homem de Aço em Superman: O Retorno.
Superman Returns poster.jpg
  • Em Superman - O Retorno (2006), filme que elimina da continuidade Superman III e Superman IV, o Superman (Brandon Routh) retorna a Terra após cinco anos de ausência onde esteve procurando vestígios de Krypton. A nava cai na fazenda, onde Superman é encontrado por sua mãe adotiva, Martha (Eva Marie Saint). No dia seguinte, Clark assiste o noticiário e revela a Martha que a sua busca foi em vão, pois não havia nada de Krypton. Retornando para Metropolis e para seu emprego de jornalista no Planeta Diário, Clark se reencontra com Jimmy Olsen (Sam Huntington) que revela a ele que Lois Lane (Kate Bosworth) tem um filho e está noiva de Richard White (James Marsden), sobrinho de Perry White (Frank Langella). Os dois vão a um bar, onde, após uma queda de energia, é noticiado que o avião onde Lois está cobrindo uma matéria está em perigo. Como Superman, Clark consegue salvar o avião, pousando-o em um estádio de beisebol e mostrando ao mundo que voltou. Após voltar e realizar diversos feito heroicos, Clark fica encarregado de cobrir a matéria sobre o blecaute, enquanto que Lois fica encarregada de cobrir o retorno do Homem de Aço. No meio disso, Jimmy revela a Clark que Lex Luthor (Kevin Spacey), não foi preso devido a Superman não ter aparecido no julgamento. Mais tarde, enquanto Lois está cobertura do Planeta Diário para fumar, Superman aparece para lhe conceder uma entrevista, revelando a razão para ter desaparecido por cinco anos. Após voar com ela por Metrópolis, ele tenta beijá-la mas ela não permite. No dia seguinte, após investigar sobre o blecaute, Superman voa para a Fortaleza onde descobre que os cristais foram roubados. De volta ao Planeta Diário, Clark descobre que Lois está desaparecida e ajuda Richard a tentar achá-la. Quando Jimmy recebe um fax de Lois informando as coordenadas de onde ela está, Superman parte para o resgate, mas primeiro salva Metropolis que acaba de sofrer uma série de tremores. Ele vai para onde as coordenadas indicavam e consegue salvar Lois, Richard e Jason, e voa para a Fortaleza de Kryptonita criada por Lex, sendo brutalmente espancado pelos capangas do vilão, enquanto que Lex crava um pedaço de kryptonita no abdômen do herói e o joga de lá. Superman é salvo por Lois, que retira o pedaço de kryptonita. Superman agradece e se despede dela, voando para perto do Sol para se regenerar e depois mergulhando e levantando a Fortaleza criada por Lex. Superman consegue empurrar a Fortaleza para fora do planeta, mas o esforço foi tão grande que ele acaba por ficar em coma. No hospital, ele é visitado por Lois que sussurra algo em seu ouvido e o beija. Mais tarde Superman consegue sair do coma e entra no quarto de Jason, que está dormindo, e profere as mesmas palavras que seu pai, Jor-El (Marlon Brando, reutilizado por computação gráfica), havia dito para ele quando ele era um bebê. Superman sai do quarto sendo avistado por Lois e por Jason, prometendo a eles que sempre estará por perto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]