Superboy (Kal-El)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Superboy (Kal-El)
Superboy 01 (1949).jpg
Outro(s) nome(s) Kal-El, adotado como
Clark Kent
Poder(es) Força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração.
Afiliações Legião dos Super-Heróis
Liga da Justiça
Terra Natal Krypton
Criado por Jerry Siegel
Joe Shuster
Don Cameron
Primeira aparição More Fun Comics #101 (Jan-Fev de 1945)
Terra natal Krypton
Afiliações Legião dos Super-Heróis
Liga da Justiça
Parceria Krypto, o Supercão
Base de operações Smallville
Metropolis
Codinomes conhecidos Menino-de-Aço
O Último filho de Krypton
Homem de Aço
Superman
Habilidades Força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração.
Disambig grey.svg Nota: Se procura outras versões, veja Superboy.

Superboy também conhecido como Superboy original, Superboy Pré-Crise ou Superboy da Era de Prata é um personagem fictício criado por Jerry Siegel, Joe Shuster e Don Cameron, apareceu primeriamente em More Fun Comics #101 (1944). Esta versão é o Superman jovem da Era de Prata/Terra 1 Pré-Crise, atuando como super-herói na cidade de Smallville.

Inicialmente, as histórias da Superboy não eram consideradas parte do cânone vigente da DC, porém quando Bizarro, cuja primeira aparição foi nas histórias do Superboy, foi introduzido nas histórias do Superman, as histórias do Jovem de Aço foram então integradas ao cânone, se passando 15 anos antes das histórias de sua contraparte adulta.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passado (1953)[editar | editar código-fonte]

O cientista Jor-El descobre que o planeta Krypton será destruído. Após o Conselho de Ciência ignorar os avisos dele e a impedi-lo de alertar o restante da população, Jor-El decide construir um foguete para salvar Kal-El, seu único filho, e enviar para a Terra, cujo Sol amarelo daria a Kal-El poderes extraordinários. Como só havia tempo para construir um foguete, Kal-El foi salvo enquanto que Jor-El e sua esposa Lara morreram em Krypton.

A nave de Kal-El aterrisou na cidade Smallville, sendo descoberta por Jonathan e Martha Kent. O casal idoso de fazendeiros, que tentaram diversas vezes ter filhos, decidiram adotar o menino e chamá-lo de Clark. O casal teve certa dificuldade em criar o pequeno Clark devido aos poderes que o garoto manifestava, mas sempre o auxiliavam a controlar seus poderes. Depois de se tornar adolescente, Clark quis utilizar seus poderes para ajudar pessoas. Com a ajuda de seus pais, desenvolveu a identidade do Superboy, enquanto que como ele próprio ele decidiu se fazer de desengoçado de forma a fazer com que ninguém percebesse que ele e o Superboy eram a mesma pessoa.

Unindo-se à Legião dos Super-Heróis (1958)[editar | editar código-fonte]

Superboy conhece a Legião dos Super-Heróis.

Clark encontra três jovens que parecem saber sua identidade, até que eles se revelam sendo jovens do futuro do século 30 chamados Cósmico, Satúrnia e Relâmpago e que viajaram no tempo para recrutar o Superboy para o clube deles, e assim ele seria o maior membro do grupo. Superboy fica relutante em ir, até que finalmente aceita e viaja com eles 1000 anos no futuro, se impressionando com o quanto Smallville mudou.

Eles levam Superboy para uma das escolas onde ele realiza uma demonstração de seus poderes para a turma. Após isso, a Legião o leva até o local do seu clube, onde Cósmico explica que cada um deles tem um poder diferente, e que para Superboy se tornar membro ele terá que competir contra três deles e terá que vencer.

Primeiro ele compete contra Satúrnia para ver quem encontra primeiro um artefato arqueológico enterrado nas profundezas. Porém, ao invés de prosseguir, Superboy nota que o professor da escola onde ele estava pedindo socorro devido a uma réplica robótica do Superboy estar desgovernada. O jovem de aço parte para ajudar a deter o robô e consegue, mas Satúrnia vence a primeira rodada da competição. Ele compete depois com Cósmico para ver quem consegue apagar um incêndio florestal mais rápido. Novamente ele se dirige para um salvamente ao impedir que um satélite caia em uma cidade, resultando assim na vitória de Cósmico. A última etapa é contra Relâmpago, e novamente Superboy perde por ter ido realizar o salvamento.

A Legião faz Superboy acreditar que ele não será aceito, porém logo dizem que os impedimentos para a competição foram causados por eles próprios para testá-lo. Sendo assim, Superboy se torna membro honorário da Legião dos Super-Heróis.

A Ascensão do Maior Inimigo (1960)[editar | editar código-fonte]

Um jovem recém-chegado começa a viver em Smallville. Superboy decide lhe dar as boas-vindas, mas ao pousar, há uma pedra de kryptonita por perto e o enfraquece. O jovem, que estava dirigindo o trator, usa a máquina para pegar a kryptonita e arremessá-la para longe. Superboy o agradece, dizendo que deve sua vida a ele, e então pergunta o nome do rapaz, que responde dizendo que se chama Lex Luthor. Lex decide levar Superboy para o seu laboratório, se revelando como um grande fã de Superboy e que almeja um dia ser o maior cientista do mundo.

Como agradecimento por ter tido sua vida salva por Lex, Superboy constrói um novo laboratório para o garoto. Dias depois, um incêndio ocorre no laboratório de Lex. O rapaz grita por socorro e Superboy usa seu super sopro para apagar o fogo, porém a potência do sopro destroi as amostras de experimentos de Lex, bem como faz com que os elementos químicos caiam em cima dele e o fazem ficar careca. Lex fica furioso, dizendo que Superboy fez isso por sentir inveja dele, mas o Jovem de Aço diz que não tinha intenção de machucá-lo e pede para ajudá-lo. Lex então se desculpa pela reação que teve e revela que estava trabalhando em uma cura para a kryptonita, pedindo a Superboy para que volte no dia seguinte para que eles possam testar a fórmula. No dia seguinte eles testam a fórmula, e o resultado é bem sucedido, mas Lex revela que o efeito era passageiro, e que mentiu para Superboy para se vingar pelo que ele fez.

Nos dias que se sucederam, Lex realizou experimentos que visavam melhorar a vida dos cidadãos de Smallville, no entanto os experimentos se tornaram um fracasso e só não causou algo pior para Smallville, pois Superboy conseguiu impedir que o pior acontecesse. Superboy vai para o laboratório de Lex tentar coversar com ele, mas Lex usa kryptonita para enfraquecê-lo e tentar matá-lo. Enquanto Superboy agoniza de dor, Lex mostra um frasco com o pouco que sobrou da fórmula. Superboy faz Lex derrubar o frasco em seu rosto, conseguindo assim ficar imune à kryptonita, mesmo que por tempo limitado. Lex desafia Superman a prendê-lo, mas Superboy diz que como Lex o salvou antes, então ele não levará Lex para a cadeia. Ele diz ao rapaz que espera que ele use a inteligência dele para ajudar a humanidade, e Lex diz que se tornará mais famoso que o Superboy e que irá destruí-lo.

A Morte de Jonathan e Martha Kent (1963)[editar | editar código-fonte]

Em uma viagem ao Caribe, Jonathan e Martha encontram um mapa de um possível tesouro e pedem para Superboy para levá-los ao passado. A busca se revela inútil, e Clark leva seus pais de volta para o presente. Dias depois ele começam a ficar doentes, e quando os médicos vão examiná-los descobrem que eles estão com febre amarela. Superboy procura por uma cura e consegue fazê-la, levando-a para Lana para que ela dê para os pais os Kent. Clark e Lana dão a cura para Jonathan e Martha, porém nada acontece e eles continuam em coma.

Lex, que estava preso, se oferece para ajudar a curar os pais de Clark em troca de obter perdão pelos seus crimes. Clark aceita relutantemente, e Lex inventa uma máquina que, de acordo com ele, dura qualquer doença, mas ao testá-la nada acontece. Lana tenta tranquilizar dizendo que Superboy talvez os ajude a encontrar uma cura. Clark então pensa em colocá-los na Zona Fantasma a fim de que a doença não avance ainda mais, porém no momento em que iria usar a máquina quebra.

Martha morre primeiro. Jonathan consegue acordar, dizendo a Clark que ele fez o melhor por eles e que ele deve usar os poderes dele sempre para fazer o bem. Clark dá um último adeus para Jonathan, que morre logo em seguida.

Superboy se torna Superman (1985)[editar | editar código-fonte]

Após a morte de seus pais, Clark, aos 18 anos, se forma no ensino médio e se muda para Metropolis para cursar jornalismo. Ele tem um pesadelo que consiste de seus pais adotivos, pilotando caças russos, explodirem um avião com os colegas de faculdade de Clark dentro, como forma de puni-lo por ele ter falhado em salvá-los. Clark acorda desesperado do pesadelo, acordando seu colega de quarto Tommy. Ele se desculpa por tê-lo acordado e vai assistir televisão. Enquanto assiste, um outro colega de quarto, Ducky, chega e oferece cerveja a Clark, mas ele recusa. Logo em seguida surge a notícia de que Lex Luthor escapou do Reformatório.

Superboy procura por pistas do paradeiro do jovem vilão, mas não encontra nada. No dia seguinte, Clark recebe a visita de um rapaz de Smallville chamado Billy Cramer, que diz ser filho da professora de artes do Colégio Smallville e que a mãe dele indicou a Universidade de Metropolis já que Clark e Lana estavam estudando lá. Clark cumprimenta o rapaz, mas avisa que Lana está estudando em outra faculdade. À noite, Superboy vai verificar uma joalheria que foi roubada na esperança de encontrar qualquer sinal de Lex, porém o dono do estabelecimento diz que o autor do roubo escapou. Superboy ouve um carro em alta velocidade e pensa ser Lex. Mas ao verificar ver que quem está dirgindo é Ducky, que está alcoolizado. Ele impede que Ducky bata o carro e o faz prometer que não irá beber de novo, porém Ducky faz isso oferecendo cerveja para Superboy.

Dias depois, o Inspetor Henderson pede ajuda para Superboy já que o dono do banco estava tendo problemas com o computador do estabelecimento, que estava fazendo este e de outros oito bancos perderem no total 48.000 dólares. Superboy conclui que o único com a capacidade para realizar tal feito só pode ser Lex. Ele procura pelo paradeiro dele e o encontra em um esconderijo. Ele então leva Lex para a cadeia que, como já tem 21 anos de idade, é levado para uma prisão de segurança máxima.

Meses depois é dia dos pais visitarem a Universidade. Enquanto os seus colegas de quarto e Billy reveem seus pais, Clark vai para Smallville visitar o túmulo de seus pais, e viaja no tempo para dois anos antes quando eles estavam vivos, vendo de longe sua versão jovem jantando com seus pais. Ele retorna para o presente e vê que um grave acidente de carro ocorreu. Ao ver o motorista descobre que era Ducky, que estava alcoolizado e bateu com o carro em uma árvore, esmagando suas pernas nas ferragens.

Ducky deixa a faculdade e Billy se torna o novo colega de quarto de Clark, com isso Billy, que antes era um rapaz fechado, se torna o amigo mais próximo de Clark, o que faz com que ele revelar para Billy que é o Superboy, como forma de agradecer pela amizade dele. Clark decide dar para Billy um apito especial, para que caso Billy esteja diante de uma situação ou alguém cuja ajuda do Superboy seja necessária, ele utilize o apito para chamá-lo. Nos dias que se passam, Billy utiliza o apito sempre que vê alguém em perigo para que Superboy ajudar essa pessoa. Durante seus dias na faculdade, Clark conhece Lori Lemaris, uma jovem paralítica que desenvolve uma amizade que logo se torna algo mais. Quando eles combinam de sair, Lori revela que sairá da universidade. Temendo perdê-la, Clark leva Lori para um local perto de um lago e a pede em casamento, e tenta revelar a ela que é o Superboy, mas ela diz que já sabia, porém não revela como e apenas se despede dele.

Billy, vendo que Clark está chateado por causa de Lori tenta conversar com ele, mas Clark se recusa a conversar dizendo que só quer ficar em paz e, de raiva expulsa Billy do quarto. Ele se arruma e vai sair, porém ouve o apito de Billy e vai encontrá-lo. Ele pergunta a Billy o que houve e o rapaz responde que o chamou para tentar conversar com ele a respeito do que está acontecendo, mas Clark se enfurece por ele ter usado o apito para algo que não fosse uma emergência e exige que da próxima vez que ele for usar o apito que seja para uma. Irritado, Clark decide confrontar Lori, e descobre a verdade: ela é uma sereia. Ela lhe conta que é de Atlantis, e que de tempos em tempos, alguém de Atlantis deve vir para a superfície para aprender sobre o mundo da superfície, e desta vez ela foi escolhida. Ela também conta que o povo de Atlantis tem o poder de ler mentes, e que foi por causa disso que ela soube que Clark é o Superboy, e que também sabe o quanto ele a ama, mas que mesmo que ela o ame demais, eles não podem ficar juntos. Clark compreende e leva de volta para Atlantis, se despedindo dela.

Mais tarde, sozinho no quarto da faculdade, Clark vê uma notícia sobre um tsunami que está prestes a atingir a Ilha de Fandango. Como Superboy ele voa para lá e enquanto tenta deter o tsunami, ele ouve o apito de Billy. Usando sua visão macroscópica, ele vê que Billy está preso em um prédio em chamas, mas ele primeiro tenta deter o tsunami. Ele usa o super sopro, mas só faz a onda aumentar. Ele usa em seguida a visão de calor para evaporar a onda, mas acaba criando um vapor escaldante. Ele então voa para dentro da água e sua sua visão de calor para desprender a ilha do solo, levantando-a de forma a não ser atingida pela onda. Ele coloca a ilha de volta onde estava e voa rapidamente para Metropolis para o prédio onde Billy está. Ele consegue retirar Billy e o leva para os paramédicos. Um dos policiais ali perto explica para Superboy que uma moradora do prédio estava desesperada, pois o bebê dela estava no prédio e que Billy entrou lá, porém o bebê estava com um viizinho. Os paramédicos tentam reanimá-lo, mas Billy permanece sem pulso. Após o enterro do rapaz, Superboy visita o túmulo dele, lamentando por não ter conseguido salvá-lo e jurando que nunca mais será o Superboy.

Clark se isola na Fortaleza da Solidão, porém ele ouve o apito de Billy e vai para o local de onde o som está vindo, descobrindo que quem apertou o apito foi Perry White, que está acompanhado do Inspetor Henderson, que avisam que Lex chamou Superboy para um confronto e que se ele não aparecer dentro de três minutos, Lex irá usar 36 satélites espalhados no espaço para destruir a Terra. Superboy voa e encontra o primeiro satélite, através do qual Lex se comunica com ele. Superboy pergunta por que ele está fazendo isso e Lex responde que quer mostrar ao mundo que pode derrotá-lo em uma luta justa. Ele envia um sinal para que Superboy vá até sua base secreta. Quando ele o encontra, Superboy exige que Lex desative os satélites, mas ele revela que o propósito é dar para poderes equivalentes ao de Superboy. Os dois se enfrentam, e então Superboy tenta desativar o sistema de satélite, mas Lex aproveita a distração do herói e o enforca até matá-lo.

Lex comemora e desativa os satélites, satisfeito por ter finalmente matado Superboy, porém Superboy ressurge revelando que fez seus batimentos cardíacos ficarem reduzidos de forma a dar a impressão de que ele morreu. Lex diz que irá admitir para o mundo todo que perdeu para o Superboy. Superboy diz para não chamá-lo mais de Superboy, mas sim de Superman. Lex se impressiona com a mudança e promete que eles irão se enfrentar, e Superman promete a ele que sempre estará lá para detê-lo. Lex é preso novamente e Superman conversa com Perry, que acabou de ser promovido para Editor do Planeta Diário. Perry agradece a Superman, já que foi graças a reportagem que ele fez sobre a prisão de Lex que conseguiu a promoção. Superman diz que ele que tem que agradecê-lo por ter usado o apito. Antes de Superman partir, Perry recomenda a ele utilizar um disfarce para andar entre as pessoas, para entender a natureza humana. Superman diz que irá pensar e sai voando.

De volta à Universidade de Metropolis, Clark reencontra Ducky que retornou para a faculdade e diz que finalmente aprendeu a lição sobre dirigir alcoolizado, mesmo que tenha sido do jeito difícil. O dia da graduação chega. Antes de ir para a cerimônia, Superman viaja no tempo para rever o dia da formatura do ensino médio. Ele vê o jovem Clark perguntando para Jonathan como havia sido a formatura dele, e Jonathan responde que o pai dele deu a ele um conselho, de que os tempos que virão podem ser bons ou ruins, mas eles são os únicos que nós temos. Ele diz que mesmo que Clark tenha o poderes, o mesmo vale para ele, pois ele não pode mudar o passado, mas pode escolher o que irá fazer com o seu futuro. Vendo aquelas palavras, Superman percebe que é hora de parar de ficar preso no passado e finalmente seguir em frente com sua vida.

Dias depois após a formatura, ele procura um emprego no Planeta Diário, indo conversar com Perry White. Perry se impressiona com o currículo dele e o contrata como novo jornalista do Planeta Diário.

Após Crise nas Infinitas Terras[editar | editar código-fonte]

Após a saga Crise nas Infinitas Terras, que foi o primeiro reboot da DC Comics, as últimas aparições deste Superman foi em O que Aconteceu ao Homem de Aço?, uma história imaginária, ou seja, que não faz parte da cronologia, cujo intuito foi o de dar um final para o Superman da Era de Prata, e na saga Convergência, em que versões passadas dos personagens do Universo DC, tanto das três cronologias que antecederam os Novos 52 como das de universos alternativos, estavam em um planeta fora do espaço/tempo e tiveram que lutar entre si para prevalecer.

Depois de Crise, este Superman deixou de ser o principal Superman, e em seu lugar entrou como o Superman principal o Superman Pós-Crise. No entanto, após a saga Crise Infinita, os acontecimentos contados em O Homem de Aço são apagados da linha do tempo da Terra 0, e em seu lugar são incorporados alguns elementos do Superman Pré-Crise, que são contados em Superman: Origem Screta. Desses elementos temos Clark conhecendo a Legião dos Super-Heróis na adolescência e já nesse período começando a usar os seus poderes, além de ter conhecido Lex Luthor nesse período. Esses elementos incorporados ainda permanecem, já que o Superman Pós-Crise se tornou o Superman principal na cronologia dos Novos 52 em decorrência da morte do Superman dessa linha do tempo.

Enquanto na Terra 0/Nova Terra/Terra Prime elementos da Era de Prata foram incorporados na vida do Superman Pós-Crise, uma nova Terra 1 surgiu em 2010 com o romance gráfico Superman: Terra Um, parte da linha Terra Um da DC que consiste de romances gráficos contando a história dos principais heróis da editora, ainda em início de suas carreiras super-heróicas.

Superman: Terra Um[editar | editar código-fonte]

Volume 1 (2010)[editar | editar código-fonte]

Clark Kent tem 21 anos e acaba de se mudar de Smallville para Metrópolis e, após arranjar um lugar temporário, começa a procurar emprego bem como um rumo em sua vida. Em sua busca por emprego, Clark tenta literalmente de tudo, desde jogador de futebol até cientista, tendo sido bem sucedido em todos. O último local para o qual ele vai procurar emprego é no Planeta Diário, um jornal que está quase falido.

Mais tarde, o local em que Clark está hospedado pega fogo. Ele entre lá e consegue salvar o uniforme que sua mãe fez para ele e o fragmento da nave que o trouxe para a Terra. Após isso, o fragmento emite uma energia e Clark usa sua visão microscópica e vê sinais em kryptoniano nos átomos do fragmento. A energia emite um raio que atinge a cabeça de Clark fazendo-o desmaiar. Após despertar, Metrópolis e todo o planeta estão sendo invadidos pele exército de um alienígena chamado Tyrell, que demanda que um único indivíduo que ele procura se renda ou então todos na Terra morrerão.

Mesmo tendo derrubado algumas das naves, Clark percebe que não pode lutar nas sombras. Ele veste o uniforme que sua mãe fez pra ele e enfrenta Tyrell. Enquanto lutam, Tyrell revela que sua raça e Krypton eram inimigos, e que a raça dele foi responsável pela destruição do planeta do jovem de aço, e que também sua missão é matar o último filho de Krypton bem como seu planeta adotivo. Tyrell então atinge Clark com um raio gravitacional que emite radição de Sol vermelho, assim incapacitando-o de tnetar salvar.

Felizmente, Lois Lane e Jimmy Olsen, conseguem puxar Clark para fora do perímetro do raio usando um caminhão para arrastá-lo. Tendo sua força de volta, Superman enfrenta Tyrell novamente e, com o auxílio de sua nave que saiu da base militar onde estava ele consegue salvar e derrotar Tyrell que morre na explosão de sua nave.

Após salvar o mundo, Clark compra algumas roupas e um óculos. Trajando-os ele vai volta ao Planeta Diário onde entrega a matéria revelando o misterioso salvador da invasão como sendo Superman, assim conseguindo um emprego como repórter no Planeta Diário.

Mais tarde, Clark vai ao Pólo Norte onde deixa sua nave escondida lá. Acreditando estar consciente, Clark pergunta ao objeto qual o seu propósito, e a nave responde que o seu propósito é usar seus poderes com sabedoria e vingar a morte de seu mundo. A partir disso, Clark seu lugar no mundo como o protetor da Terra: o Superman.

Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Cerca de um ano depois dos eventos de Volume Um, Clark continua trabalhando no Planeta Diário, que está mais próspero desde o artigo sobre o Superman. Embora todos gostem de Clark, Lois fica desconfiada dele e começa a investigar o passado do rapaz.

Enquanto isso Clark se muda para uma novo apartamento onde conhece uma jovem chamada Lisa Lasalle com quem faz amizade e acaba se apaixonando. Após com Lisa para ir a um show de rock, Clark tem que interromper o encontro para salvar pessoas de uma enchente na Ilha de Borada como Superman. Infelizmente, o ditador não quer a ajuda do herói e, após ter cortado um braço de um civil e trazido até lá, ameaça matar um civil caso o herói retorne. Sem alternativa, Superman deixa o local.

Mais tarde, ao entrar em seu apartamento Lisa o convida para um jantar. Após ser beijado por ela, Clark conta pra ela uma história de quando ele tinha salvado uma gatinha quando ele era criança e que morreu quando ele estava na pré-adolescência. Lisa se emociona com a história e o jantar acaba sendo interrompido quando a energia elétrica da cidade acaba. Clark, como Superman vai verificar o que está acontecendo e enfrenta um novo inimigo: o Parallax. No entanto, a batalha fica a favor de Parallax que chega ao ponto de ter absorvido quase todo o poder de Superman. Com o que restou de seu poder, Superman foge e vai para o local em que deixou sua nave.

Lá ele pede ajuda à nave para ajudá-lo a deter Parallax. A ajuda que a nave oferece seria fabricar uma roupa protetora, mas que demoraria algumas horas. Sem tempo para esperar e ouvindo Parallax invadindo o Planeta Diário, Superman vai até lá e o enfrenta novamente, sendo derrotado e sem seus poderes. Sangrando e fraco, Clark trajando roupas que encontrou em um beco e vai até o apartamento de Lisa onde desmaia. Após acordar, Lisa revela que ele ficou desacordado por duas e horas e quarenta e sete minutos e que estava a ponto de ligar para o 911, mas que o lado bom era que Clark já estava se recuperando de seus ferimentos. Clark agradece e diz que deve ir, porém Lisa o convence a não ir embora e o beija. Nesse momento sua visão de raio-X acaba ressurgindo, e se desculpando pelo transtorno, Clark parte de lá e volta para onde a nave está para vestir a roupa protetora.

De volta à Metrópolis que está tendo um ataque em massa de Parallax, Superman, com sua roupa protetora, enfrenta novamente o vilão, dessa vez conseguindo derrotá-lo. Mais tarde, após ligar para sua mãe, Clark ouve Lisa sendo agredida em seu apartamento por seu cliente. Ele pega o homem e o deixa onde, segundo ele próprio diz, provavelmente é o Alaska e o ameaça de que se aproximar de novo de Lisa, na próxima será pior. De volta ao apartamento, Lisa se desculpa por não ter contado sobre ser prostituta. Clark aceita as desculpas e continua sendo amigo dela.

Em Borada, Superman ajuda a população a derrubar o ditador de lá. Voltando para Metrópolis, no Planeta Diário, Clark fica sabendo que Lois investigou seu passado.

Volume 3 (2015)[editar | editar código-fonte]

Clark tem um sonho sobre o dia em que seus pais colocaram na nave para salvá-lo da destruição de Krypton. O sonho o faz acordar abruptamente e acidentalmente quebrar a parede, o que irrita o síndico do prédio, Sr. Abraham. Mais tarde ele e Lisa conversam sobre a entrevista dela pra conseguir um emprego como modelo, e ela elogia Clark por ser alguém com um bom coração e alguém a quem ela pode se abrir, mas diz que ele nunca se abre com ela. No Planeta Diário, Clark conversa com Jimmy sobre estar se adaptando em morar em Metropolis. Jimmy abre uma gaveta de arquivos e Clark vê uma pasta com o nome dele. Ele pergunta o que é a pasta e Jimmy, constrangido, responde que Lois fez uma investigação sobre ele, pois duvidou que Clark realmente tivesse entrevistado o Superman, mas que agora ela desistiu da ideia.

Do lado de fora, Clark vê um sinal formando o símbolo do Superman no céu. Como Superman ele procura a fonte do sinal e encontra o prédio onde o sinal está e descobre que foi Lois quem ligou o sinal. Ela diz para ele que uma fonte interna dela nas Nações Unidas revelou que os governantes estão preocupados com o que Superman pode fazer, principalmente depois do que ocorreu em Borada. Superman diz que não com o que se preocupar e que o que ele fez foi certo, mas Lois responde que só porque ele pode fazer tudo não significa que ele deveria fazer tudo. De volta ao Planeta Diário, Clark confronta Lois sobre a investigação que ela fez a respeito dele, e ela justifica o ato por ter temido que Clark tivesse forjado a entrevista com o Superman, e que se a matéria fosse falsa, a reputação do Planeta Diário estaria perdida.

No dia seguinte, em seu apartamento, Lisa conversa com Clark sobre segredos, e ele pensa se tratar do fato de ela esconder que é uma acompanhante. Clark deixa o apartamento ao ouvir um chamado de socorro da ponte que está desabando. Ele não consegue pegar todos os veículos que estão caindo, até que uma figura misteriosa o ajuda a salvar as pessoas na ponte. A figura se apresenta como Zod-El, tio de Kal, que sobreviveu a destruição de Krypton e esteve procurando por Kal estes anos todos. Ele revela que a Casa de El governava Krypton e que Jor-El transformou o planeta, melhorando a vida de todos os habitantes e que ele também construiu o Conselho de Ciência de Krypton. À noite Clark conversa com sua mãe a respeito de Zod, dizendo que não sabe se pode confiar nele, mas que seria bom ter alguém como ele por perto. Martha então pergunta sobre Lisa, e diz para Clark que ele deveria deixá-la se aproximar dele, algo que Clark está receoso de fazer por temer que ela não suportaria saber a verdade sobre ele. Mas após a ligação, Clark decide fazer isso e vai até o apartamento dela. Ele bate na porta e Sr. Abraham vem falar com ele, dizendo que ela achou o brinco que estava no apartamento dele. Clark pede para Abraham explicar melhor e ele diz que Lisa havia perdido o brinco da sorte dela no apartamento de Clark e ele a havia deixado entrar para recuperar o brinco dela. Clark então percebe que a conversa sobre segredos foi sobre ela ter descoberto que ele é o Superman.

Na manhã seguinte, Clark se encontra com Zod, que promete lhe contar mais detalhes sobre Krypton, mas Zod leva Clark para uma armadilha, expondo ele à kryptonita. Zod revela que seu traje o protege da exposição à kryptonita e Clark tenta fugir, mas Zod o impede e os dois se enfrentam. Clark consegue arrebentar a proteção de Zod e aproveita o enfraquecimento dele para fugir, caindo em uma base militar. Ele pede ajuda aos soldados, e um deles diz que há uma hora foi decidido pelos governantes que ninguém deverá ajudar o Superman, que ele está agora por conta própria. Clark voa para o Pólo Norte e fala com sua nave, pedindo que lhe forneça os arquivos referentes à Zod. Os arquivos mostram que Zod iniciou uma guerra civil em Krypton e que, após ter perdido, se aliou à raça de Tyrell, fornecendo a eles a tecnologia necessária para destruir Krypton.

A nave revela que Zod está indo para o apartamento de Clark, e ele alcança Zod antes de ele chegar ao local, iniciando uma luta feroz contra ele. Ele consegue derrotá-lo e vê o sinal no céu de novo, pensando ser Lois. Ao chegar no local do sinal ele vê Lex Luthor e sua esposa Alexandra. Lex dispara um raio de sol vermelho, enfraquecendo o Superman e fazendo-o cair, mas antes que possa morrer com a queda, Zod o salva dizendo que a morte dele não deverá ser tão simples. Ele então começa a surrar violentamente Superman. Lisa atropela Zod com um caminhão, dando tempo para Clark fugir. Zod o encontra e continua a luta. Lex chega e atira o raio de sol vermelho em Zod, enfraquecendo-o e fazendo Superman ter vantagem na luta. Lex tenta atira novamente e Zod o mata. Zod então é morto por Alexandra, que culpa Superman pelo que aconteceu.

No dia seguinte, Clark visita Lisa no hospital, onde ela revela que o ama. De lá ele vai para o prédio das Nações Unidas declarar que não é o inimigo, desculpando-se por ter feito o que fez Borada e pedindo a eles para que não se aliem a alguém como Zod novamente só para matá-lo. Do lado de fora do prédio, Superman conversa com Lois, pedindo para que ela seja sua conselheira. Após isso, Clark e Lisa iniciam um relacionamento amoroso e ele a leva para Smallville, para ela conhecer sua mãe.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

  • Em Superamigos, a versão do Superman que aparece é a versão da Era de Prata/Terra 1 Pré-Crise. Em um dos episódios é mostrado o Superboy e o início de sua inimizade com Lex Luthor, originada por ele indiretamente ter causado a calvície do rapaz.

Séries de TV[editar | editar código-fonte]

  • Em Superboy, a série adaptava as histórias do Superboy da Era de Prata, tendo Lana como principal interesse amoroso, a calvície de Lex ter sido causada indiretamente por Superboy e Bizarro ser um dos primeiros vilões a enfrentar. Contudo, a série possuía algumas diferenças, como por exemplo Clark só ter se tornado Superboy aos 18 anos de idade enquanto que nos quadrinhos ele se tornou Superboy com 15 anos e Lex já ter uma inimizade com ele, que aumentou após ele ter ficado calvo.
  • Em Smallville, alguns elementos dos quadrinhos do Superboy foram inseridos na série tais como Lex Luthor ser um dos melhores amigos de Clark, Clark usar seus poderes para salvar pessoas na adolescência e Clark ter se unido à Legião de Super-Heróis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]