Lois Lane (Smallville)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lois Lane
Erica Durance 2.jpg
Erica Durance interpretou Lois Lane
Língua original Inglês
Nascimento Metropólis
Idade 25 anos
Origem E.U.A. (Metropólis)
Família Sam Lane (pai)
Ella Lane (mãe, falecida)
Lucy Lane (irmã)
Chloe Sullivan (prima)
Moira Sullivan (tia)
Gabe Sullivan (tio)
Série(s) Smallville
Temporada(s) 5ª - 10ª, recorrente na 4ª
Primeira aparição Cruzada
Última aparição Final (partes 1 e 2)
Interpretado por Erica Durance

Lois Lane é uma personagem fictícia da série de televisão Smallville, ela foi interpretada por Erica Durance desde sua primeira aparição na estréia da quarta temporada, no episódio "Cruzada", o primeiro episódio da temporada. Durance começou a série como personagem recorrente na quarta temporada, mas foi promovida como regular na quinta temporada da série. A personagem Lois Lane foi criada primeiramente para os quadrinhos por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 para ser o interesse amoroso de Clark Kent e seu alter-ego Superman, foi adaptada para a televisão em 2004 por Alfred Gough e Miles Millar, esta é o quarta vez em que a personagem foi adaptada para uma série live-action de televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Prima de Chloe Sullivan, Lois Lane possui muito carinho por esta, tendo mais afinidade com a prima do que com a própria irmã, Lucy, que mantem um relacionamento mais frio e distante. Diferente de Chloe, Lois sabe lutar, além de ser extremamente autoritária e impulsiva. Conhece Clark em Smallville durante os eventos da quarta temporada da série quando ambos se unem para investigar a suposta morte de Chloe. No começo Clark e Lois não se gostam e por serem diferentes, constantemente se chocam em suas opiniões e atitudes. Com o tempo, vão aprendendo a se admirarem mutuamente, mas Lois irá se apaixonar por Clark somente nos eventos da oitava temporada, e este nos eventos da nona temporada somente, embora muito antes havia vários episódios que faziam alusão do envolvimento amoroso de ambos futuramente. Fora Clark, Lois se apoixonou por mais duas pessoas ao longo da série: Oliver Queen, o Arqueiro Verde, durante os eventos da sexta temporada da série, e Grant Gabriel, editor do Planeta Diário, nos eventos do sétimo ano. Possuiu também um rápido envolvimento com herói Aquaman (Arthur Curry) no quinto ano do seriado.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Erica Durance fez tanto sucesso no quarto ano da série, em que originalmente interpretaria Lois Lane somente por 4 episódios, durante o arco da suposta morte de Chloe, que os produtores tiveram que ingressá-la em mais episódios ao longo da temporada, tendo por fim entrado como fixa no quinto ano. Apesar de ter adquirido relevância somente nas três ultimas temporadas, a personagem sempre teve passagens curiosas ao longo do seriado, e por possuir diálogos cômicos, fez-se tornar muito querida e popular pelos telespectadores.

4ª Temporada: Investigando a suposta morte de Chloe[editar | editar código-fonte]

Lois Lane faz sua primeira aparição no primeiro episódio da quarta temporada, quando ela vem para Smallville investigar a suposta morte de sua prima Chloe Sullivan (Allison Mack).[1] Enquanto investigava a morte de Chloe com Clark Kent (Tom Welling) ela acaba descobrindo que Chloe ainda está viva, mas em um programa de proteção de testemunhas até o julgamento de Lionel Luthor (John Glover), o homem que ela ia depor acusado de ter orquestrado a morte de seus próprios pais. Lionel (John Glover) descobre a verdade e manda alguém para matá-la, mas Lois e Clark chegam a tempo no local onde o sequestrador havia levado Chloe e conseguem impedir o suposto assassino de matá-la, permitindo Chloe depor contra Lionel no tribunal. Antes de Lois deixar Smallville, seu pai (Michael Ironside) informa que ela não conseguiu atingir todos os seus créditos do ensino médio, e que ele a matriculou no colégio Smallville para que ela possa completar o seu último ano do ensino médio ao lado de sua prima Chloe e de Clark.[2] Chloe convence sua prima Lois a se tornar uma repórter como ela e Clark, e pede para que a mesma escreva artigos para o jornal da escola "A Tocha", em um esforço para ajudar sua prima a ganhar algum de seus créditos remanescentes. Com a ajuda de Lex Luthor (Michael Rosenbaum) Lois consegue seus créditos remanescentes antes da data prevista para que ela possa voltar à Universidade de Metrópolis.[3]

5ª Temporada: Chefe de gabinete de Martha Kent e Jonathan Kent[editar | editar código-fonte]

Na quinta temporada, Jonathan Kent (John Schneider) pede para que Lois se torne sua chefe de gabinete de sua campanha, da qual estava concorrendo para o Senado estadual contra Lex Luthor. Após a morte de Jonathan, Lois continua no cargo de chefe de gabinete, só que agora assessorando Martha Kent (Annette O'Toole) que se torna senadora após a morte do marido. Por causa desse trabalho, Lois acaba ficando muito mais próxima de Clark e de sua família nesse ano. Também nessa temporada Chloe instiga mais profundamente Lois ao jornalismo, e juntas vão investigar diversos casos ao longo do ano.

6ª Temporada: Relacionamento com Oliver Queen[editar | editar código-fonte]

Na sexta temporada da série, Lois começa a trabalhar como repórter no Inquisidor, ao mesmo tempo que começa um relacionamento amoroso com Oliver Queen (Justin Hartley), o Arqueiro Verde. Desconfiada que Oliver é o Arqueiro Verde, Lois começa uma busca implacável para provar suas suspeitas.

7ª Temporada: Namorando Grant Gabriel[editar | editar código-fonte]

No sétimo ano da série, Lois tenta esquecer Oliver nos braços do editor do Planeta Diário: Grant Gabriel (Michael Cassidy) que por conta do envolvimento com Lois, decide contratá-la como repórter no Planeta Diário, onde ela começa a trabalhar como repórter ao lado de sua prima Chloe. O relacionamento de Grant e Lois é interrompido por Lex Luthor, que possui segredos obscuros com o atual editor do Planeta Diário.

8ª Temporada: Dupla com Clark no Planeta Diário[editar | editar código-fonte]

No oitava ano da série Lois adquire mais destaque no seriado após as saídas de Lana Lang (Kristin Kreuk) e Lex Luthor do elenco fixo. Lois começa a trabalhar com Clark como repórter, formando com ele uma grande dupla. Clark começa a combater o crime como Borrão Azul e Vermelho, e Lois promete conseguir uma entrevista exclusiva com esse herói a qualquer custo. Os sentimentos de Lois por Clark se tornam mais fortes e ela admite estar apaixonada por Clark quando forçada por um psicopata que sequestra casais de namorados, incluindo sua prima Chloe e o noivo da mesma, Jimmy, para testar o amor dos casais. No dia do casamento de Chloe e Jimmy, Lois e Clark quase se beijam, mas a volta da ex-namorada de Clark, Lana Lang, interrompe o momento e a chance deles virem a ter qualquer coisa. Nesse mesmo episódio ela admite a Oliver, seu ex-namorado, que nunca sentiu o que sente por Clark por nenhum outro homem. No fim da temporada, após discutir e brigar com Tess Mercer (Cassidy Freeman), encarregada do controle da LuthorCorp e de todas as subsidiarias após o desaparecimento de Lex, Lois usa o anel da Legião e viaja para o futuro, desaparecendo misteriosamente da vida de todos.

9ª Temporada: Envolvida nos planos de Zod[editar | editar código-fonte]

A trama de Lois no nono ano da série envolve o mistério do lugar que ela esteve e do que fez enquanto esteve no futuro. Lois volta para Metrópolis misteriosamente, tendo visões de vários eventos futurísticos, o que envolve até mesmo a morte de sua prima Chloe. Afim de explorar o que Lois viu, Tess desenvolve uma tecnologia que pode revelar imagens e vivencias de Lois enquanto esteve no futuro. Lá, descobre-se a ameça de Zod, que dominou o mundo e escravizou seres humanos. Clark e Lois neste ano começam um relacionamento oficial, mas Zod planeja ficar no meio do casal, já que ele instiga Lois a acreditar que o Borrão é na verdade ele e sem ela saber a verdade sobre seu namorado Clark, Lois acaba acreditando no vilão, que só quer dominar o mundo e destruir Clark por este não se unir a ele e a seu grupo, usando Lois para seus fins. No fim da temporada Lois descobre a identidade secreta de Clark.

10ª Temporada: O grande amor de Clark[editar | editar código-fonte]

No último ano da série, Lois já sabe de toda a verdade a respeito de Clark e eles decidem se casar. Só que um novo inimigo surge na vida de Clark e de seus amigos: Darkseid, que tem o poder de corromper os corações das pessoas e ingressá-las nas trevas. Darkseid tenta corromper Lois e Chloe, mas não consegue por elas terem pureza na alma, mas corrompe e controla Oliver, que planeja tirar todos os poderes de Clark e destruir o herói no dia do casamento deste com Lois através da aliança do casal, que é feita de Kryptonita dourada. Por consequência, o casamento de Clark e Lois não acontece, mas muitos anos depois eles ainda continuam juntos apaixonados e ainda mantendo planos de se casarem novamente.

Trívia[editar | editar código-fonte]

Erica Durance gravou 13 episódios de 22 como personagem recorrente no quarto ano da série. No quinto e sexto ano, já como fixa e creditada na abertura, curiosamente continuou gravando somente 13 episódios de 22. Na sétima gravou menos ainda: somente 12 episódios de 20. Na oitava idem: Somente 12 episódios de 22. Na nona temporada gravou 18 episódios de 22. Por fim, no último ano da série gravou todos os episódios da temporada.

Referências

  1. Alfred Gough, Miles Millar (writers) & Greg Beeman (director) (22 de setembro de 2004). «Crusade». Smallville. Temporada 4. Episódio 1. The WB 
  2. Kelly Souders, Brian Peterson (writers) & Greg Beeman (director) (29 de setembro de 2004). «Gone». Smallville. Temporada 4. Episódio 2. The WB 
  3. Luke Schelhaas (writer) & David Carson (director) (13 de outubro de 2004). «Devoted». Smallville. Temporada 4. Episódio 4. The WB