Clark Kent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clark Kent
Superman na capa da revista TIME.jpg.
Clark Kent desenhado por John Byrne na edição especial da revista TIME que comemorava os 50 anos de existência do personagem.
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Action Comics #1 (1 Junho de 1938)
Criado por Jerry Siegel
Joe Shuster
Nome completo Clark Joseph Kent
Espécie Kryptoniano
Terra natal Krypton
Afiliações Planeta Diário
Ocupação Repórter
Base de operações Metrópolis
Parentesco Lois Lane (esposa)
Jor-El (pai biológico)
Lara (mãe biológica)
Jonathan Kent (pai adotivo)
Martha Kent (mãe adotiva)
Kara Zor-El/Linda Lee (prima biológica)
Zor-El (tio biológico)
Alura (tia biológica)
Conner Kent/Kon-El (clone parcial/irmão)
Jonathan Samuel Kent (filho biológico)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Kal-El (nome kryptoniano)
Superboy
Superman
Jordan Elliot
Homem-de-Aço
Homem do Amanhã
O Último filho de Krypton
Supernova
Superman Prime
Habilidades Superforça, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, voo, inteligência e regeneração.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Clark Joseph Kent (o segundo nome é Jerome em algumas versões) é um personagem fictício cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora estadunidense DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner, mas não se restringe a isso, tendo sido adaptado para diversas outras mídias, como cinema, rádio, televisão, literatura e Vídeo-game. O personagem é o alter ego doo super-herói Superman e foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel, tendo sido apresentado na revista Action Comics #1 em 1938 nos Estados Unidos.

Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Superman da Terra 2

Este personagem também conhecido como Superman 1 ou Superman da Terra 2 (também chamada de Terra Paralela), teoricamente apareceu pela primeira vez na Action Comics #1, de 1938, e é, para muitos, o real Superman.

Era de Prata[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Superboy (Kal-El)

Na versão dos anos 1960, Superman iniciou sua carreira na adolescência, como o Superboy, tendo interagido também com versões jovens de futuros aliados da Liga da Justiça da América e tendo já nesse período iniciado sua inimizade com Lex Luthor.

Era moderna[editar | editar código-fonte]

Origem (1986)[editar | editar código-fonte]

Filho de Jor-El e de Lara, Kal-El é o último sobrevivente do planeta Krypton. Ao perceber que o planeta seria destruído, Jor-El colocou seu filho em uma nave que seguiria em direção à Terra. Eles, os pais biológicos, foram proibidos de sair do planeta pelos membros do Conselho Kryptoniano que julgavam infundadas as previsões de Jor-El. A nave caiu na cidade de Smallville e o bebê foi adotado por Jonathan e Martha Kent e criado com o nome de Clark Kent.

Dezoito anos depois, o jovem Clark Kent é a estrela do time de futebol de sua escola, tendo se aproveitado de seus poderes para ajudar a escola ganhar o campeonato. Após a vitória do jogo, Jonathan, desaprovando a atitude de Clark de ter usado os seus poderes para trapacear, revela ao jovem sua origem alienígena, o que faz Clark repensar seu papel no mundo. No dia da formatura, Clark conversa com Lana Lang, sua namorada, e revela a ela sua verdadeira origem e que irá viajar pelo mundo para ajudar as pessoas.

Durante o período em que esteve viajando e após ter concluído a faculdade, Clark chegou a passar um tempo em Paris, onde conheceu a bela repórter Simone D'Neige, que serviu de mentora para ele, bem como se tornou sua amante. Ela conseguiu arranjar para ele uma entrevista que iria alavancar sua carreira como jornalista, mas Clark desistiu da entrevista, pois no momento em que iria realizá-la, um atentado terrorista estava para acontecer, e o jovem Clark decidiu deter o ataque, conseguido salvar várias vidas, mas acabando com sua oportunidade de carreira.

Sete anos depois de ter partido de Smallville, Clark realiza um salvamento em Metrópolis, mas acaba sendo percebido pela multidão, que vem para cima literalmente querendo que ele resolva todos os problemas dele. É neste momento que Clark tem um breve encontro com Lois Lane, mas ainda foge assustado da multidão, retornando para a casa de seus pais adotivos em Smallville. Lá, com a ajuda deles, Clark consegue criar uma nova identidade que ele possa utilizar sempre que houver perigo. Sua mãe costura para ele o icônico uniforme e Clark passa a adotar o nome que os jornais criaram para ele: Superman. Mais tarde, Clark consegue o emprego de jornalista no Planeta Diário ao escrever uma entrevista exclusiva que teve com Superman.

Dezessete meses depois, Superman conhece o empresário Lex Luthor, que forja uma situação de perigo para testar as habilidades do herói e tentar contratá-lo como seu segurança pessoal, mas Superman, após saber do que Lex fez, o leva para a cadeia. Quando Lex é solto após pagar fiança, ele se encontra com Superman e declara guerra ao herói pela humilhação que sofreu.

Ataque de Qurac a Metropolis e O Círculo (1987)[editar | editar código-fonte]

No Planeta Diário, Clark conhece sua mais nova colega de trabalho, Catherine "Cat" Grant, surgindo uma atração mútua entre os dois. Após conhecê-la, Clark recebe a ligação de um contato. Ele sai do Planeta, sendo acompanhado por Cat que lhe dá uma carona para chegar ao endereço do contato. No trajeto, os dois veem um edifício destruído. Clark sai correndo do carro e pergunta ao policial que está em frente aos destroços o que houve, e o policial responde que foi um ataque terrorista. Clark e Cat saem de lá e seguem para o endereço do contato de Clark, que é o Professor Emil Hamilton. Ele chamou Clark por acreditar que o governo sabotou seu projeto de campo de força. Enquanto ele conta a respeito e sobre o projeto, Clark escuta um ataque ocorrendo e vai direto para o local como Superman. Lá ele vê os terroristas realizando um ataque utilizando escavadeiras mecânicas gigantes. Os terroristas escapam, deixando-o soterrado, mas ele escapa depois.

Recuperado-se da luta, ele vai conversar com Inspetor Henderson, procurando saber mais detalhes sobre os responsáveis pelo ataque. Henderson informa que segundo o que o governo investigou, há a possibilidade do Presidente de Qurac, Hurrambi Marlo ter fornecido a tecnologia para os terroristas atacarem Metropolis. Os terroristas atacam novamente, desta vez perto do Planeta Diário, e Superman voa para o local, entrando em um novo combate contra eles. Enquanto eles os enfrenta, Hamilton aparece e usa o seu dispositivo de campo de força, deixando Superman e os terroristas presos dentro dele, impedindo que eles consigam escapar. Superman derrota os terroristas e ao confrontá-los, eles se suicidam eletrocutando-se até a morte com os circuitos da máquina Superman, perturbado pelo que houve, parte de lá sem falar com ninguém.

No dia seguinte, ele ouve um chamado de Hamilton pedindo para que ele o encontre na Quinta Avenida. Ao chegar lá, Emil aparece agarrando uma garota de programa e apontando um revólver para a cabeça dela. Superman tenta convecê-lo a não fazer isso, e Emil diz que não há mais nada a perder, pois ninguém se importou com ele. Ele ativa o campo de força bem como várias máquinas para atacar Superman, mas o herói consegue destruir cada uma delas e consegue tirar a garota das mãos de Emil. Ele então coloca o dispositivo para se autodestruir, disposto a matar a si mesmo, Superman e a garota. Superman agarra o dispositivo, recebendo toda a explosão e ficando inconsciente. Emil, sentindo-se culpado, se permite ser preso.

Dias depois, Clark vai a Qurac cobrir uma matéria, e como Superman confronta Marlo acerca dos ataques realizados em Metropolis. No momento do confronto ele começa a passar mal e desmaia. Marlo manda seus homens atirar em Superman na esperança de matá-lo, mas a ação se mostra inútil. Enquanto está desmaiado, Superman tem visões de seus pais biológicos, Jor-El e Lara, dizendo que ele deve governar a Terra, mas ele os confronta dizendo que não é isso o que ele quer. Ele desperta e vai embora, retornando ao hotel onde está hospedado. Após tomar um banho, ele começa a ter visões novamente, desta vez com Lex, Metallo e Bizarro. Enquanto ele os confronta, Lex diz que Superman é uma farsa, que ninguém faria o que ele fez somente por boa vontade, mas Superman responde dizendo que faz o que faz porque é o certo e porque nem todos são como Lex. A visão termina e Clark volta à realidade. Ao dormir, uma nova visão surge, desta vez Clark é confrontado por Lana, Lois e Cat a respeito de ter enganado elas quanto a quem realmente ele é. Cat diz que Clark é um mutante, ao que ele responde que não, que é tão humano quanto elas. As formas delas se distorcem e assumem a forma de uma misteriosa mulher de preto, a responsável pela visão. Ela então cria uma visão de Tokyo sendo atacada por um Godzilla que começa a atacar Clark, mas ele consegue subjugar a visão e voltar à realidade, contudo sem saber quem foi e porque causou isso a ele.

Superman confronta o Preside de Qurac novamente para que ele encerre os ataques à Metropolis e ao restante dos Estados Unidos. Mais tarde, no Planeta Diário, Clark e Cat estão assitindo a Perry comentar sobre sua matéria denunciando um mafioso chamado Jay Falk. Após a gravação da entrevista, Clark ouve Perry receber uma ligação dos capangas de Falk informando que eles sequestraram o filho dele, e que se Perry não escrever uma retratação a Falk, eles irão matá-lo. Clark, decidido a ajudar Perry, invade a festa de Jay Falk como Superman, exigindo saber onde o filho de Perry está, mas ele não fala nada. Superman então vai atrás de cada um dos capangas, até que um deles o informa da localização do filho de Perry. Superman invade o local, e quando um dos capangas está a ponto de atirar no filho de Perry, Superman incendeia as roupas dele, mas apaga o fogo logo depois. Ele leva o filho de Perry são e salvo para casa de Perry, esperando ver uma reconciliação entre os dois, porém o que acontece é o oposto.

Depois de uma semana exaustiva, Clark pretende passar o final de semana na praia, mas seus planos são interrompidos quando Cat aparece em seu apartamento e o leva para um retiro de inverno. Após chegarem os dois admiram as estrelas e quase se beijam, mas são interrompidos pelos outros turistas. Clark então leva Cat para tomar um café e ela diz que está impressionada de ver o quanto ele é um homem bom, simplesmente porque isso está no coração dele, e tenta conversar sobre eles dois. A conversa é interrompida quando Cat vê uma notícia na televisão a respeito de um magnata de Hollywood chamado Morgan, que supostamente está envolvido em esquemas criminosos com Jay Falk. Clark vê Cat se desesperar com a notícia e pergunta a ela o que houve. Ela então revela que namorou Morgan por dois anos, mas devido às atitudes duvidosas dele, se separou dele após ela ter engravidado. Por ela sair recorrentemente com aotres de Hollywood, ele conseguiu obter a guarda total e impedir que Cat visse o filho dela. Comovido pelo relato dela, Clark, como Superman, vai falar com Morgan, pedindo que ele deixe Cat ver o filho dela. Um vilão auto intitulado Concussão invade o apartamento de Morgan, ferindo-o. Superman o enfrenta e Concussão diz estar fazendo isso para vingar a morte de Prana, a qual ele considera Superman o responsável. Superman consegue derrotá-lo a muito custo, levando-o para cadeia e fornecendo para o Inspetor Henderson um dispositivo que impede Concussão de usar seus poderes. Saindo de lá, ele vai para o hospital onde Morgan e o filho dele e de Cat estão internados e vê Cat se reunir com o seu filho.

Clark, Cat e Jimmy estão cobrindo uma matéria a respeito de um carro de corrida. Clark é convidado a dirigir o carro, e ao fazer ele tem novamente uma visão, vendo a mesma mulher que viu quando teve as visões em Qurac. Ela mostra um prédio a ele, a visão termina e Clark bate o carro. Mais tarde, como Superman, ele procura o prédio e o encontra. Ao entrar ele é auxiliado pelo zelador que diz a ele para pegar o elevador. Dentro do elevador, ele tem visões de pessoas da sua vida, e então a mulher se revela para ele, dizendo que havia pensado que ele era a Lenda Perdida do Círculo que os ajudariam a voltar para o seu lugar de origem, porém ela estava enganada. Mas apesar de Superman não ser a Lenda Perdida, o poder dele pode ajudá-los a voltar para casa. Mesmo não querendo, Superman decide ajudá-los para ao menos não ter que se preocupar mais com eles. O processo dá certo e eles voltam para o lugar de origem, mas ele se preocupa em relação a onde a tal Lenda Perdida possa estar.

Primeiro Confronto com Brainiac (1988)[editar | editar código-fonte]

Clark, Cat, Adam e Jimmy estão no circo. Um elefante se descontrola e Clark, como Superman, consegue acalmar o animal. Ele nota hematomas na pele do elefante e logo surge o treinador, atacando o elefante com chicotadas. Superman intervém incinerando o chicote. O treinado se irrita e tenta socá-lo, mas só consegue machucar a própria mão.

Vestindo suas roupas civis novamente, Clark propõe a Jimmy e Cat que eles deem uma olhada no restante do circo, pois ele sente que há algo mais de errado além dos maus tratos a animais. Enquanto procura por algo se encontra Selena, a Mulher Barbada do circo, que diz que não muita coisa no circo, pois há cinco as vendas de ingresso tem estado em declínio. Clark sente uma forte dor de cabeça, e a dor aumente quando ele, como Superman, se aproxima do local que é a tenda do Espetacular Brainiac. Brainiac o ataca com uma rajada psíquica que joga o herói contra a roda gigante. Ele continua desferindo ataques até ser atacado pela esposa de Milton Fine, o alter ego de Brainiac, que joga uma garrafa na cabeça dele. Ele fica desorientado, permitindo que Superman desfira um ataque direto, nocauteando-o.

Na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Metrópolis, Superman é informado pelos médicos que Milton tinha um gene mutante que lhe deu poderes mentais e que por não ter conhecimento do que aconteceu com ele, sua mente criou uma fantasia de que um alienígena do Planeta Colu chamado Vril Dox criou uma tecnologia de teletransporte que destruiu seu corpo físico, mas não sua consciência, que sobreviveu e tomou posse de seu corpo. Mas Milton diz que Vril é real e que ele está vindo.

A Ameaça do Erradicador (1989)[editar | editar código-fonte]

Em uma viagem ao espaço, Superman encontrou um dispositivo kryptoniano chamado Erradicador. Alguns dias depois, Jimmy sofre uma mutação que faz com que seu corpo comece a se esticar. Superman leva Jimmy para os Laboratórios STAR para que Emil Hamilton possa ajudá-lo. Os exames mostram que está tudo normal com Jimmy, e Emil então pergunta a Superman o que ele exatamente fez depois que voltou de sua viagem, e cogita que ele pode ter sido a causa da mutação. Superman se submete a testes e eles apontam que há traços de uma bactéria inofensiva no uniforme dele. Ele conclui que está relacionado ao Erradicador e leva o dispositivo até o STAR.

Emil manipula o dispositivo que faz com que uma explosão ocorra no local. Uma energia começa a ser emitida do dispositivo, fazendo com que o corpo do Jimmy se altere novamente. Depois de levar Emil e Jimmy para fora do laboratório, Superman consegue deter o dispositivo ao envolvê-lo dentro de sua capa. Superman sugere que leve Jimmy para o Cadmus, já que eles têm tecnologia avançada que pode auxiliar Jimmy, e decide se livrar do Erradicador de uma vez por todas, jogando-o em um abismo no Pólo Norte.

Dias depois, no Planeta Diário, Clark conversa com Lois a respeito da condição de Jimmy e ele sente uma forte tontura, e em seguida alucina com o Erradicador. Ele decide voar para o local onde jogou o dispositivo, e ao chegar lá descobre que toda uma estrutura foi construída lá. Ele voa para baixo e encontra dois homens que estão sendo controlados mentalmente pelo dispositivo e que estão auxiliando na construção da estrutura, retirando os materiais por meio de um portal.

Superman decide se comunicar com o Erradicador, descobrindo que o dispositivo foi criado pele seu ancestral, Kem-L, para que o dispositivo assegurasse a sobrevivência da raça kryptoniana acima de tudo. Por ser descendente do criador do Erradicador, Superman tenta ordenar o dispositivo para que cesse o seu objetivo imediatamente, mas ao invés disso o Erradicador ataca Superman e elimina suas lembranças do ocorrido.

Dias depois, Metrópolis está sofrendo com uma série de enchentes além de falta de energia. Após auxiliar dois bombeiros, Superman retorna para o Planeta Diário. Ao chegar ele é avisado de que há um homem querendo falar com ele. Ele vai falar com esse homem que se apresenta como Colin Thornton, editor da Revista Newstime, que veio oferecer a Clark o emprego de editor de Editor Executivo. Clark se sente lisonjeado, mas não demonstra interessa na proposta já que está confortável trabalhando no Planeta Diário. Colin vai embora pedindo a Clark que pense na proposta.

Lois conversa com Clark sobre a proposta de Colin e depois sobre a condição de Jimmy, mas ela se frustra quando Clark diz que não se lembra do houve com ele. Ele decide ir para o STAR falar com Emil que grita com Superman por ele ter sumido. Ele diz que não sabe do que Emil está falando, e então o cientista conta para ele os eventos que aconteceram. Superman se lembra e volta para onde estava o Erradicador, desta vez atravessando o portal. Dentro do portal há uma dimensão alternativa. Lá ele conversa com a projeção da consciência de Kem-L que revela que o objetivo do Erradicador no momento é reconstruir Krypton aqui na Terra, mas que ele pode detê-lo. Kal diz que não consegue pois já tentou, e Kem diz que é possível se ele passar pelo ritual kryptoniano, o qual só faz prevalecer o lado kryptoniano. Desta forma, tendo “sangue puro”, Kal poderia manipular o Erradicador e impedir que ele destruísse a Terra.

Ele atravessa um outro portal que o leva para Krypton, minutos antes de explodir, e ele se encontra com Jor-El e Lara, que acabaram de lançar o pequeno Kal para a Terra. Kal explica que veio do futuro e que precisa da ajuda deles, pois a Terra está em perigo, e para isso ele precisa passar pelo ritual kryptoniano. Jor-El o auxilia, e assim que processo é terminado, Clark é arrastado para o presente, para onde o Erradicador está. Ele ordena que o Erradicador para o que está fazendo, e desta vez o dispositivo o ouve, e a estrutura se transforma em uma Fortaleza subterrânea. Os outros dois homens voltam ao normal e Clark os leva de volta para casa deles.

A Morte e o Retorno do Superman (1992-1993)[editar | editar código-fonte]

Superman está no programa de Cat Grant na WGBS a respeito da Liga da Justiça Internacional, na qual esteve nos últimos meses atuando como líder. A entrevista é interrompida quando surge uma notícia de um ataque de um monstro em Ohio. Ao ser resgatado, Gladiador Dourado diz para Superman que a criatura é um Apocalypse. Eles tentam a todo cursto deter o monstro enquanto uma onda de destruição que se alastra até Metrópolis. Superman é o único que conseguiu se recompor dos ataques de Apocalypse, já que os demais membros da Liga foram gravemente feridos. À medida que era atacado, Apocalypse foi se torando mais forte, obrigando Superman a lutar como nunca antes. Os dois se enfrentam de forma brutal até, literalmente morrerem, com Superman morrendos nos braços de Lois. Superman é enterrado em Metrópolis com o mundo inteiro acompanhando o evento, enquanto que Clark Kent é dado morto durante o ataque de Apocalypse.

O Cadmus rouba o corpo do Homem de Aço mas ele é recuperado por Supergirl, que o deixa sob os cuidados de Lex. Em uma parceria entre Lex e o Cadmus, um clone jovem do Superman é criado, que é um híbrido do DNA krytoniano de Superman e o DNA humano de Lex. O corpo é roubado de lá pelo Erradicador para tentar usar o corpo como um hospedeiro. Mas ao sentir a alma de Clark, ele fez um novo corpo para si mesmo se assemelhando à Kal-El enquanto que ele havia deixado o corpo do verdadeiro em uma matriz de regeneração bombardeada pela luz solar. Como ele não podia absorver os raios solares igual ao Superman, então ele usou o corpo de Clark para poder absorver os raios solares. Dessa maneira Superman foi aos poucos voltando a vida.

Além do Erradicador e do Superboy, outros dois indivíduos surgiram: o inventor John Henry Irons, que desenvolveu a alcunha de Aço, e uma versão ciborgue do próprio Superman, que na verdade é Hank Henshaw, um homem que Superman falhou em salvar, e que agora secretamente a Mongul para destruir a Terra. No momento em que eles executam o ataque, Superman revive, mas tem que usar um traje especial já que seu corpo não reteve energia solar para abastacer seus poderes. Com o auxílio de Aço, Superboy, Supergirl e Erradicador, sendo ele que restaura os poderes do Superman, o herói consegue derrotar Henshaw e Mongul e salvar o mundo.

Morto de Novo (1994-1995)[editar | editar código-fonte]

Um corpo semelhante a Superman é descoberto, levando a todos, inclusive a ele próprio, questionarem se Superman realmente voltou ou se ainda está morto. Superman leva o corpo para o Professor Hamilton, que através de testes chega ao resultado de aquele cadáver, de alguma forma, é o Superman. Hamilton diz a Superman que ele deverá se suceder a testes para saber se ele é o verdadeiro Superman ou não. Mas antes que possa se submeter aos testes, ele diz que precisa atender uma emergência, que na verdade era apenas um homem roubando a bolsa de uma idosa.

À noite, Lois prepara um jantar para ela e Clark no apartamento deles, e Clark chega lá, mas ao invés de entrar pela janela, entra pela porta. Os dois conversam sobre ele duvidar de que é o verdadeiro Superman, mas Lois diz que ele não deve se importar com isso. Lucy, irmã de Lois, chega de surpresa no apartamento, e Clark aproveita e diz que deve sair para cuidar de uma reportagem. Antes de sair ele fala para Lois que irá descobrir o que está havendo. Enquanto voa, ele vê uma granada voadora, e ao tentar pegá-la é envolto em um campo de força. Uma figura misteriosa se autodenominando Armadilha Mortal diz que isso é uma armadilha para confirmar se Superman é o Superman verdadeiro, já que somente o verdadeiro Superman poderia sair dessa armadilha. Essa armadilha consiste de o campo de força extrair aos poucos o oxigênio de Superman, e ele deve encontrar um meio para se libertar, caso contrário morrerá.

Após tentar de todas as formas destruir o dispositivo, Superman vai para uma fábrica de solda e entra em na câmara de fogo, conseguindo assim destruir o dispositivo e afirmar para todos que ele é o verdadeiro Superman. Ao ouvir dois funcionário cochichando sobre ele ser um Superman falso, ele se irrita e grita que ele é o verdadeiro Superman e que irá encontrar o responsável por isso. Depois de procurar por todos que poderiam ser os responsáveis pelo aparecimento do cadáver, o verdadeiro responsável aparece: Brainiac.

Brainiac sequestra Lois e coloca Superman em um jogo de ilusões até conseguir alcançá-los. Quando finalmente o confronta, Brainiac revela que criou o cadáver involuntariamente, mas se aproveitou da situação para atormentar Superman. Ele faz o cadáver se levantar e enfrentar Superman. A única coisa que está diferenciando os dois é que Superman está com o cabelo comprido, enquanto que o cadáver criado por Braniac está com cabelo curto, porém Brainiac faz o cadáver ficar com o cabelo comprido, deixando Lois e os policiais confusos a respeito de quem possa ser o verdadeiro Superman. Ela então pergunta aos dois se caso o mundo estivesse à beira da destruição e somente uma única pessoa pudesse ser salva, quem eles salvariam. Clark responde que nunca consideraria salvar somente uma pessoa, enquanto que o cadáver responde que salvaria apenas Lois. Ela conclui que o que respondeu que a salvaria é o falso, e então Brainiac absorve o cadáver, tornando-se mais forte e usando de força bruta para enfrentar o Superman. Enquanto se enfrentam, Superman diz à Braniac que ele nunca será nada além de um mágico fracassado chamado Milton Fine, fazendo assim com que Milton reassuma o controle, embora não tenha nenhuma lembrança de ser o Brainiac.

Ruína (2004-2006)[editar | editar código-fonte]

Superman ajuda uma garotinha que se perdeu de sua mãe a encontrá-la. Após reunir as duas, como Clark, ele vai para o Quartel General da Unidade de Crimes Especiais realizar uma cobertura jornalística, junto com Bernie Carver do Estrela Diária e Geraldine Frank da Semanal. Ao chegar lá ele é recepcionado de forma ríspida pela Tenente Lupé Leocadio, que coloca Clark no helicóptero para que ele acompanhe a patrulha. Dentro do helicóptero ele conversa com o Sargento Scott Laughlin, que informa que a Unidade de Crimes Especiais passou por uma reestruturação de forma a conseguir lidar com ameaças quando o Superman não estiver por perto. Os policias detectam atividade meta-humana, e o responsável é Replikon, que possui vários poderes e é considerado ameaça de nível ômega. Para enfrentá-lo, Clark finge cair do helicóptero, assim podendo entrar na briga como o Superman. Superman consegue subjugar Replikon, que suplica pela ajuda dele antes de ser incinerado vivo.

Enquanto recolhem o corpo de Replikon, Superman diz para Leocadio que não o matou. Ela diz que está tudo bem se ele o tiver feito já que em decorrência da circunstância tal ação era necessária, mas ele diz que para ele tal ação nunca é necessária. Scott chega dizendo para Leocadio que Clark caiu do helicóptero. Eles procuram por ele e o encontram caído em um entulho. Scott leva Clark de volta para o Quartel General da Unidade de Crimes Especiais. Ele tenta conversar com Geraldine, mas ela se comporta de forma apática perante, justificando tal atitude por estar ocupada em ter que escrever a matéria a respeito de Replikon e entregar o mais rápido possível para o editor dela. Clark pergunta como ela conseguiu a informação sobre o que aconteceu e ela responde que obteve de três policiais no local. Clark diz a ela que Replikon tem dois filhos. Eles então começam a conversar a respeito do falecido, e ambos chegam à conclusão de que há algo mais acontecendo, já que Replikon havia sumido por anos e depois voltou modificado somente para morrer.

Quando eles terminam os seus afazeres, Clark pergunta a Geraldine se ele fez algo de errado para ela, pois sente que ela não gosta dele, e ela responde o admirava como repórter, mas que ele já não é mais isso. Depois que ela sai, Clark diz para si mesmo que ainda é um repórter. Ao sair do local ele se encontra com Leocadio que pede para que ele avise ao Superman que ela precisa falar com ele.

Clark vai com John Stewart investigar a casa de Replikon e descobrem que o lugar foi atacado e que a filha dele foi assassinada. Abalado pelo assassinato da filha de Replikon, ele retorna para o seu apartamento, onde Lois está aprontando as malas para realizar uma cobertura em Umec. Eles passam a noite juntos e antes de amanhecer eles se despedem.

Mais tarde, Clark recebe um email de Lois avisando que está tudo bem e que ele não precisa se preocupar. Ele retorna para a Unidade de Crimes Especiais onde acompanha a cobertura do que está acontecendo em Umec. Um novo Replikon começa inicia um ataque no centro da cidade. Superman pede a Lupé que deixe que ele cuida da situação, pois ele suspeita que este Replikon seja o filho do Replikon original. Ao confrontá-lo, suas suspeitas se confirmam. Xlim, o filho do Replikon, implora a Superman que o ajude, pois está sendo controlado, mas antes que Superman possa ajudá-lo, ele o ataca e escapa após a Unidade de Crimes Especiais dispararem suas armas.

Xlim faz um grupo de alunos de reféns nos Laboratórios STAR, acompanhado de alguém que se autodenomina Ruína, que exige falar com Superman dentro de sessenta minutos, senão todos ali dentro do local serão mortos. Usando sua super velocidade, Superman tira os alunos de lá, restando apenas dois. Superman entra na sala onde eles estão. Ele pergunta por que Ruína está fazendo o que está fazendo e ele responde que está salvando o mundo. Ruína atira um raio nele, porém o raio não o atinge e tudo ao redor dele fica estático. Mxyzptilk então aparece para avisar Superman que uma grande ameaça está chegando. A realidade volta ao normal e Superman é atingido pelo raio, que drena a energia solar dentro de seu corpo. No entanto, a máquina de onde o raio foi disparado sofre uma sobrecarga. Ruína então ordena que Xlim mate Superman.

Os dois se enfrentam, com Superman sendo brutalmente surrado já que está sem os seus poderes. Ruína diz que a máquina de onde o raio foi disparado é uma bateria que está acumulando a energia solar do corpo do Superman, enquanto que o raio que está sendo disparado da arma que Xlim está usando está impedindo que o corpo do Superman absorva energia solar, e que se ele levar mais um disparo da arma de Xlim ele perderá os seus poderes permanentemente. Superman foge e se esconde, ganhando tempo para se recuperar enquanto Ruína e Xlim procuram por ele. Superman avança para cima de Ruína, conseguindo arrancar da mão dele o dispositivo que ele estava usando para controlar Xlim e Replikon. Xlim então o atinge com seu raio, quase o matando. Superman o impede de ir até o fim dizendo que não é assim que deve ser. Quando ele entrega Ruína para a Unidade de Crimes Especiais, ele ouve Lois levar um tiro em Umec e voa para lá desesperadamente para socorrê-la. Os médicos do acampamento militar conseguem conter o sangramento. Superman então a leva para a Torre da Liga, para os cuidados do Doutor Meia-Noite, onde ele realizar uma nova operação conseguindo estabilizá-la.

Ruína escapa e dois meses depois Superman consegue mais tarde encontrá-lo e o confronta no esconderijo dele, exigindo saber para que ele está fazendo tudo isso. Ruína, fazendo com que a sala onde eles estão emita luz de sol vermelho, diminuindo o poder de Superman, que tudo isso é para destruí-lo e que ele o fará tomando tudo que ele mais ama até finalmente matá-lo. Ele derrota Superman e vai embora do esconderijo declarando que irá atrás daqueles próximos a ele. Superman pega uma mesinha e consegue jogá-la em cima das lâmpadas que estão emitindo luzes de sol vermelho.

Na Fortaleza da Solidão, ele chama por Bruce e Diana para pedir ajuda a eles sobre como deter Ruína, pois como ele sabe sobre todos aqueles próximos a ele, ele não quer que ocorra uma situação semelhante a que ocorreu anos atrás envolvendo o Doutor Luz. Diana pergunta do que se trata e Superman explica que anos atrás Doutor Luz estuprou a esposa do Homem Elástico. Quando ele e a Liga da Justiça original o capturaram, Luz jurou que iria fazer de novo e que iria atrás de todos os entes queridos dos membros da Liga. A Liga então optou por Zatanna fazer um feitiço que alterasse a mente dele, tornando-o alguém medíocre. Diana diz que isso foi errado, e o que eles deveriam ter feito é ter matado Luz. Superman, chocado com o que Diana diz, fala que eles jamais devem fazer isso. Diana diz que o erro dele e da Liga é confundirem alguém como o Luz com um ser humano, quando na verdade homens como ele são monstros e que monstros devem ser mortos.

Ruína ataca a Unidade de Crimes Especiais e fere Jimmy. Antes que ele possa ferir a todos no local, Superman chega e quebra a mão dele, dizendo que não deixará que ele o ataque através de seus amigos. Ele pergunta se foi Ruína quem atirou em Lois e então tira a máscara, mas antes que possa ver o rosto por trás da máscara, Ruína teletransporta. Ele retorna para Unidade como Clark, vendo Jimmy ser levado pela ambulância. Logo em seguida Pete chega para conversar com Clark, dizendo que Lana deu entrada no pedido divórcio e que está pedindo guarda total do filho deles. Ele então pede para que Clark converse com Lana já que ela sempre o escutou, e Clark diz que o fará.

Clark volta para o seu apartamento, dizendo a Lois o que aconteceu e pergunta a ela como foi o dia dela, e ela responde que eles deveriam ter um filho. Clark diz que agora não é a hora para isso, e ela pergunta, irritada, quando será o momento para eles discutirem. Ele responde que não sabe se daria certo a gravidez devido a ele ser kryptoniano. Lois sugere que eles adotem, e ele responde que ela não entende, que Ruína ainda está à solta e que mataria aqueles a quem ele ama e comenta sobre o que sentiu quando Lois levou um tiro, dizendo que se ela não a consegue proteger, ele não poderá proteger o filho deles. Lois diz a ele que eles não devem viver com medo.

Superman confronta Ruína novamente em uma batalha mortal pelas ruas de Metrópolis, e dessa vez consegue desmascará-lo, mas o homem por trás da máscara se revela como sendo Pete. Ele se recusa a acreditar que Pete seja mesmo Ruína, e a sua suspeita de que o verdadeiro Ruína ainda está à solta se confirma quando o Ruína continua a atacar. Com a ajuda de Mxyzptlk, Superman chega ao novo esconderijo do Ruína e descobre que o homem por trás da máscara era esse tempo todo Emil Hamilton. Hamilton assassina Mxyzptlk e eles entram em confronto. Pete, Lana, o filho deles e Lupé estão de reféns, e Hamilton coloca um detonador kryptoniano para matá-los. Lupé se põe na frente e é atingida. Superman, ainda com um pouco de poder após ter levado várias rajadas de sol vermelho, leva a luta para fora do esconderijo, conseguindo se reabastecer com a luz solar e derrotando Hamilton. Hamilton diz que acionou o modo de autodestruição em sua armadura e a contagem será zerada rapidamente se ele for retirado da armadura, mas só irá se desativar se a armadura não detectar batimentos cardíacos. Sendo assim ele diz que Superman deve matá-lo. O herói pergunta por que e Hamilton responde que é para ser a ruína dele, para que ele vá contra o que acredita. Superman então arranca a armadura e voa para o céu, jogando a armadura para o alto e fazendo com que ela exploda. Hamilton é preso, Lupé é hospitalizada e Clark consegue limpar o nome de Pete.

Superman: Origem Secreta (2009-2010)[editar | editar código-fonte]

Devido aos eventos de Crise Infinita, o passado de Superman e de seu elenco é alterado. A minissérie que reconta a origem de Superman (no Brasil na Revista Superman #90-95 publicada pela Panini Comics), Jor-El manda seu filho ainda bebê dentro de uma nave em direção a Terra. A nave cai na pequena cidade de Smallville, onde o bebê é achado pelo casal Jonathan e Martha Kent que o adotam como seu filho, Clark Kent. A medida em que ele vai crescendo, Clark desenvolve poderes extraordinários.

Durante um jogo de futebol com o amigo Pete Ross, Clark acidentalmente quebra o braço de Pete. Ao vê-lo no dia seguinte na escola, Clark vê a fratura no braço de Pete e, assustado foge. Lana Lang, sua melhor amiga, encontra Clark e os dois conversam sobre quando ela descobriu que Clark tinha poderes ao salvar ela de um triturador. Quando ele diz a ela que tem medo de tocar nas pessoas, ela o beija. No entanto, isso ativa sua visão de calor e ele acaba queimando o ginásio inteiro. Clark começa a questionar o que está acontecendo com ele e Jonathan conta para Clark como ele foi encontrado e, após isso, Clark descobre suas origens.

Enquanto ajudava Lana com os preparativos de uma festa, Clark conhece um jovem ruivo: Lex Luthor. Ele estava vendendo seus livros para conseguir comprar um passaporte para sair de Smallville. Um tornado surge e acaba sugando Lana, Clark rapidamente entra no tornado e voa em direção dela. Quando ela pergunta como ele voou, ele perde o controle e os dois caem no chão, como gratidão por ter-lhe salvo a vida de novo, Lana o beija.

Clark fica feliz por ter encontrado uma utilidade para os seus poderes, mas Martha acha que ele deveria usar algo se for usar os poderes em público. Nisso ela faz um uniforme (o uniforme azul e vermelho que conhecemos tão bem) para ele, com o qual ele não simpatiza de início. Como Superboy, Clark salva Lionel Luthor, o pai de Lex, de um acidente de carro.

Ao se encontrar com Lex, ele revela que quer construir algo em Metrópolis, Clark se oferece para ajudar mas Lex recusa a ajuda. Depois se encontra com Lana que tenta iniciar uma relação amorosa com Clark, mas ele diz a ela que só quer a amizade dela. Andando pela cidade, ele encontra três membros da Legião de Super-Heróis. Eles o levam para o futuro e depois o trazem de volta para o presente.

Alguns anos depois, Clark começa a viver em Metrópolis após ter se formado em jornalismo e é contratado pelo Planeta Diário. Ao subir de elevador no prédio, ele conhece Rudy Jones. Os dois conversam e Rudy tenta convencer a Clark a dar seu lanche para ele. Ao chegar no andar principal ele encontra Steve Lombardi, Ron Troupe, Cat Grant e Jimmy Olsen. Perry White apresenta Lois Lane para Clark e ela se ofrece para mostrar a cidade. Mas na verdade isso era um pretexto para ela invadir um armazém da LexCorp, onde ela descobre uma invenção de Lex, uma armadura formada de uma liga metálica chamada Metallo. Os seguranças a veem e ela foge mas acaba despencando do prédio. Clark, como Superman, a salva e ao perceber que todos viram ele ele voa pensando que fora um erro ter se revelado para o mundo.

Todos na cidade começam a questionar quem é o misterioso homem voador, o que irrita Lex. Ele manda trazer Lois e Clark para questionar sobre o tal homem voador. Enquanto isso, Rudy acaba se transformando no Parasita e ataca os empregados da LexCorp. Superman o enfrenta e o derrota com sua visão de calor. A população fica com medo dele e Lex tenta convencê-los de que ele é uma ameaça. Superman voa e encontra Jimmy no telhado do Planeta Diário. Os dois conversam sobre suas frustrações de não terem conseguido o que queriam, Superman se sente inspirado a continuar na cidade e passa a considerar Jimmy um amigo. Jimmy então decide tirar uma foto de Superman e a entrega para Perry. Ao sair a publicação, Lex se enfurece e declara guerra contra Perry.

Um fogo atinge um armazém do Planeta Diário, mas as pessoas ali são salvas por Superman. A opinião pública com relação a ele começa a mudar. Ao se encontrar com Lois e Jimmy, eles suspeitam de que somente uma pessoa pode estar por trás disso.

No Planeta Diário, Clark conhece o Sargento John Corben, que estava tentando convidar Lois para sair e intimidar Clark, no entanto, com uma mistura de bom humor e provocação, Clark convence John a deixar o local. Clark oferece pagar um lanche pra Lois e ela aceita. Os dois conversam sobre John e a respeito da mãe dela. Clark a conforta e Lois diz a ele que ele está dividido em dois homens: um homem atrapalhado e idiota e outro totalmente seguro de si.

Ao impedir um acidente como Superman, ele conhece o General Sam Lane, pai de Lois, que pede uma entrevista com Superman. Superman explica que ele cresceu na Terra e que quer usar os seus poderes para o bem. Quando Lane ordena a prisão de Superman, o herói tenta deixar o local mas é abordado por John, que agora está usando a armadura Metallo. Os dois se enfrentam, com John levando vantagem, mas isso não dura muito quando uma bala perdida atinge a kryptonita e causa uma explosão que quase mata John. Superman se esconde nos esgotos enquanto que Lane invade o Planeta Diário para saber mais a respeito de Superman.

Mais tarde os soldados encontram Superman e ele foge, mas dá de cara com John Corben que agora está totalmente enlouquecido e que está atacando os civis e até seus companheiros para chegar até o Homem de Aço. Lois tenta tirar Superman do local, mas ele se recusa e enfrenta Metallo. Ele voa até o espaço levando Metallo consigo e, com a falta de oxigênio, Metallo desmaia. Sam Lane chega e ordena a prisão de Superman e até de sua própria filha, Lois, mas é pego de surpresa por uma mutidão que quer Superman livre. Superman consegue deter a mutidão dizendo que nem eles, nem Lane e seu exército, nem Lex e nem ele próprio são os salvadores de Metrópolis. Após tudo aquilo, Superman encontra Lex e diz a ele que Metrópolis não pertence a ele.

No dia seguinte, ele se encontra com Lois no topo do Planeta Diário e agradece a ela por fazer com que ele se sinta como humano. Lois pergunta a ele se ele é um homem ou um alienígena, e então ele responde que é o Superman.

Brainiac (2008)[editar | editar código-fonte]

Superman face a face com o verdadeiro Brainiac.

O Planeta Diário está tendo uma reunião com os novos empregados, sendo eles Cat Grant, que retornou para o Planeta, Steve Lombardi e Ron Troupe. Após o término da reunião, Cat se insinua para Clark, mas eles não corresponde à investida dela. Lois conversa com ele a respeito disso e ele diz que agir de forma vulgar é a forma que Cat encontrou para esconder a dor da perda de seu filho Adam, que morreu.

Clark ouve um chamado da NASA sobre um asteróide e, como Superman, investiga o que está acontecendo. Ao pegar o objeto, o asteróide metálico se transforma em Brainiac. Clark o enfrenta, mas o andróide se desliga. Ele leva o andróide para a Fortaleza, junto com Kara, que diz que aquele não era Brainiac. Clark explica para ela que Brainiac é um coluano que tomou o corpo de Milton Fine e desde então passou a conseguir fazer outros corpos para si mesmo, inclusive robóticos. Kara então explica que Fine e os outros nada mais eram que apenas cópias do verdadeiro Brainiac, e ela diz saber disso porque ninguém nunca o viu. Ela começa a tremer de medo e conta sobre quando Brainiac invadiu Krypton e fez a cidade de Kandor desaparecer.

Clark tranquiliza sua prima e mais tarde conversa a respeito do que ela informou ao seus pais, dizendo a eles que ele deverá encontrar Brainiac. Após se despedir deles e de Lois, Clark viaja em uma nave, e durante o trajeto coloca os cristais para reproduzirem todos as gravações relacionadas à Brainiac. Dias depois a nave chega a um planeta que se tornou o próximo alvo de Brainiac. Superman vai para lá e enfrenta os andróides dele, mas Brainiac encolhe uma das cidades e envia uma sonda para o Sol do planeta, inicando uma supernova que destrói o planeta completamente e quase mata Superman. Inconnsciente, o herói é capturado por Brainiac.

Ele acorda na nave e encontra várias seres em estado de animação suspensa bem como inúmeras cidades miniaturizadas, entre elas Kandor. Ao se aproximar da garrafa onde está a cidade, Brainiac se revela para ele, bem como revela que há séculos acumula conhecimento de nações e depois as extermina, pois o seu conhecimento não deve ser compartilhado, e ter Superman vivo significa que o conhecimento de Krypton está sendo compartilhado. Os dois se enfrentam, e apesar de Brainiac ser mais forte, Clark consegue derrotá-lo. Ele ouve uma voz vinda de Kandor, uma voz semelhante a de seu pai pai, Jor-El, mas que na verdade é a voz de Zor-El, o irmão de Jor. Zor-El pergunta se Kara está bem, e Clark responde que sim, e pergunta como eles podem estar na nave de Brainiac sendo que eles não eram de Kandor, mas de Argo City. Zor responde que após Kandor ter sido levada, ele estudaram a tecnologia que Braniac usou e a usou em Argo, fazendo com que a cidade fosse a única sobrevivente da destruição de Krypton, porém a cidade foi encontrada por Brainiac que a incorporou a Kandor.

Superman é pego de surpresa por Braniac que o subjuga e revela que as coordenadas da nave dele revelaram a localização da Terra. Enquanto ele ruma para a Terra, Brainiac prende Superman e lê sua mente, absorvendo todas as informações que consegue encontrar. Kara é capturada e Metropolis é miniaturizada. Brainiac, enquanto prossegue com o processo e manda uma sonda para o Sol da Terra, dizendo que fará a mesma coisa que fez com o Sol de Krypton, se mostra decepcionado com a Terra e decide destruí-la e destruir Metropolis. Superman se liberta e atira sua visão de calor em Brainiac, e enquanto o vilão se recompõe, ele liberta a Kara e pede para ela deter a sonda enquanto ele lida com Brainiac. Os dois prosseguem com a luta e Superman joga Brainiac para fora da nave e o faz cair em um pântano, onde ele é enfraquecido pelos microorganismos.

Clark consegue tirar todas as civilizações da nave de Brainiac e a destrói. Depois de fazer Metropolis voltar ao tamanho normal, ele leva Krypton para a Fortaleza da Solidão, onde a cidade retorna ao tamanho normal. Enquanto olha com orgulho Kandor renascer, ele ouve sua mãe gritando por seu pai. Sentindo que algo ruim aconteceu, ele voa para a fazenda e encontra Jonathan, que teve um ataque cardíaco, morto nos braços de Martha.

Novo Krypton e A Guerra dos Supermen (2009-2010)[editar | editar código-fonte]

Superman e os 100.000 kryptonianos na saga Novo Krypton.

Após Kandor ter retornado ao seu tamanho normal, os kandorianos encontram um planeta vazio e fazem de lá o Novo Krypton. Com Zod de volta, Clark decide morar em Novo Krypton para impedir que Zod tente usar o seu povo para algum fim maléfico. Enquanto ele permanece morando durante um ano, ele ganha a confiança de Zod, que aparentemente mudou, e coloca Clark como um dos líderes de seu exército. O planeta acaba sofrendo ataques do General Sam Lane, o pai de Lois, que vê a existência de 100.000 kandorianos como uma ameaça, e a rixa coloca as relações entre a Terra e Novo Krypton em perigo.

Com o auxílio de Lex, Lane envia Brainiac para invadir Novo Krypton, dando início à uma intensa batalha que termina com os kandorianos vitoriosos. Zod destrói Brainiac e declara guerra a Terra. Ao saber disso, Superman confrontA Zod, mas é ferido por Ursa e Non. Zod revela que sabia o motivo para Clark viver em Novo Krypton e que só permitiu que ele vivesse lá para que ele pudesse ajudar os kandorianos a controlar seus poderes. Zod manda o seu exércio em direção à Terra e Superman vai atrás deles. Durante a perseguição, Reactron, que havia sido capturado, explode e destrói Novo Krypton, matando a todos no planeta. Superman procura por sobreviventes e só encontra Supergirl. Enquanto a consola, o Sol se torna vermelho devido a uma cápsula enviada por Lane. Todos os kryptonianos começam a sufocar, mas Pássaro Flamejante destrói o dispositivo, se sacrificando no processo. Superman e Supergirl sobrevive, mas os demais kryptonianos morrem sufocados.

Zod, que ficou a salvo em sua nava, lidera os kryptonianos que sobraram em um ataque massivo contra a Terra, e ele lidera um pequeno exército até a cidade de Metropolis. Superman o enfrenta lá, dizendo que não deixará Zod destruir a Terra. Zod responde dizendo que irá destruir todos e irá matar Clark pela juramento que fez a Jor-El de que todos os descendentes dele pagariam. Zod tira de seu bolso um punhal de kryptonita enquanto seus soldados imobilizam Superman, mas antes que golpeá-lo, Superboy consegue mandar os soldados de Zod para a Zona Fantasma. Ele joga o punhal na direção de Superboy, mas Krypto se põe na frente e é atingido. Superman ataca Zod e pede para Superboy levar Krypto em direção ao Sol, para que os raios solares curem o seu ferimento. Superman e Zod então continuam o confronto e ele joga os dois para dentro da Zona Fantasma e diz que acionou um modo no dispositivo que abriu o portal de autodestruição, desta forma fazendo com que os dois fiquem presos para sempre. Asa Noturna surge e abre o portal para Superman e o joga para fora da Zona Fantasma.

Clark e Lois se reúnem, consolando um ao outro pelas perdas que sofreram.

Convergência (2015)[editar | editar código-fonte]

Há um ano, enquanto se dirigiam para Gotham para realizarem uma matéria jornalística, Clark, Lois e Jimmy ficaram presos dentro da bolha que se formou ao redor da cidade. Durante esse um ano que se passou, eles continuaram a trabalhar como jornalistas, e Clark, como Superman, mesmo com os seus poderes tendo sido perdidos, continuou a proteger os cidadãos de Gotham.

Enquanto enfrenta um grupo de traficantes, a bolha some e os poderes de Superman são restaurados. Ele derrota os criminosos e se reencontra com Lois, que está esperando um filho dele. Logo após, Telos, uma extensão de Brainiac que ganhou consciência própria, envia uma mensagem dizendo que os cidadãos devem se enfrentar, e a cidade vencedora será enviada de volta para o seu tempo e universo. Superman voa até a cidade mais próxima, a Gotham de Ponto de Ignição, onde é confrontado pelo Thomas Wayne, o Batman desse universo, Abin Sur, Capitão Trovão e Ciborgue.

Enquanto ele os enfrenta, tentando fazê-los parar e dar ouvidos a ele, o Superman daquele universo vai para Gotham do Universo DC Pós-Crise, onde encontra Lois, pensando ser a Lois de seu mundo que morreu nos seus braços. Ele a leva para a Batcaverna, revelando a Thomas que sabe quem ele é e de todos os segredos dele, mas no momento só importa salvar Lois. Superman do universo pós-crise continua a batalha com os heróis do universo de Ponto de Ignição. Após derrotá-los, ele se dirige para o apartamente de Lois, encontrando o laptop que tem a gravação do Superman de Ponto de Ignição levanado ela. Abin Sur chega e percebe que o Superman de seu universo não a levou por mal. Ele então conta a Superman o passado do Superman e do Batman de seu universo.

Pelo Superman de seu universo ter descoberto sua Batcaverna, Thomas explode parte dela em cima dele. Enquanto isso o Superman Pós-Crise consegue entrar na Batcaverna, com Lois entrando em trabalho de parto, e Thomas ri da situação toda. Um terremoto surge, mas os três estão protegidos na Batcaverna. As contrações de Lois aumentam e Superman pede a Thomas para que ele lhe ajude a realizar, o parto. Thomas diz que abandonou a medicina depois da morte de Bruce, mas que iria dar assistência a Superman. Ele pergunta a Superman se ele conhecia o Bruce, e Superman diz que sim, e que o Bruce de seu universo é um bom homem. Lois consegue dar luz ao bebê. Ela pensa em chamar o menino de Jor, mas Superman decide chamá-lo de Jonathan Samuel Kent.

Mais tarde, Superman e Lois se unem aos outros heróis para a batalha final. Após Deimos ser morto por Telos, uma grande energia temporal é liberada que pode destruir todo o multiverso. Brainiac é libertado e planeja matar a todos, mas Superman conversa com ele e diz que se ele matá-los, nada será salvo, inclusive ele próprio. Brainiac então aceita ajudá-los e com a ajuda de Telos tenta mandar todos de volta para seus universos, mas não consegue, pois a influência da Crise original, a Crise nas Infinitas Terras é grande demais. Para que eles possam fazer os outros voltarem, Flash e Supergirl Pré-Crise devem voltar para o momento da Crise original para morrerem e assim fazer a linha do tempo voltar ao normal. Superman se oferece para ir junto com eles, pois por ele ser de uma época depois da Crise original ele pode ajudar a mudar o futuro. Brainiac aceita a oferta de Superman e ele, junto com Lois e Parallax (Hal Jordan da saga Zero Hora), acompanham o Flash e Supergirl Pré-Crise e vão para a Crise original, conseguindo mudar o futuro e restabelecendo a existência de infinitas terras no multiverso.

Um Estranho em um Novo Universo (2015-2016)[editar | editar código-fonte]

Clark face a face com Superman da Terra Prime.

Após os eventos da saga Convergência em que Clark junto com Hal Jordan (da época em que ele era Parallax), Supergirl e Barry Allen (ambos da época Pré-Crise) mudaram os eventos que sucederam Crise nas Infinitas Terras por terem derrotado o Anti-Monitor, Clark, Lois e seu filho Jon são transportados para a Terra Prime, a nova Terra 0 do Novo Universo DC (Novos 52) que surgiu após a saga Ponto de Ignição, já que a antiga Terra 0 não existia mais, enquanto os outros heróis que lutaram ao lado deles para derrotar o Anti-Monitor foram partiram em busca de um novo destino.

Dois dias depois após a sua chegada, Clark acompanha de longe a luta entre sua contraparte e a contraparte de outros heróis do que viria a se tornar a Liga da Jusitça. Ao sair dali acaba sendo perseguido por um caça, mas consegue escapar. Ele se reencontra com Lois e seu filho recém-nascido que estão em uma casa velha no interior de Chicago. Lá Clark desabafa com Lois por se sentir incomodado com as diferenças que esse mundo novo tem em comparação com o mundo antigo deles, principalmente pelo fato de o Superman desse mundo ser temido. Eles então decidem viver no anonimato e passam a viver utilizando o sobrenome White.

Enquanto criam o filho, Clark trabalha em empregos comuns enquanto continua a combater o crime no anonimato, evitando ser notado e esperando impedir que indivíduos que se tornaram vilões em seu mundo antigo se tornem neste, além de utilizar um uniforme preto agora. No entanto, Clark acaba sendo notado quando um homem chamado Blanque causa uma grande destruição com seu poder de telecinesia. Ele o enfrenta e quase o mata para detê-lo, mas opta por não fazê-lo e o deixa confinado em uma nova Fortaleza da Solidão que ele mesmo construiu.

Poucos anos depois, a identidade do Superman deste mundo foi revelada, o que deixou Clark e Lois mais aflitos para ter o máximo possível de privacidade. Depois disso, Clark encontra o Hank Henshaw deste mundo, conseguindo salvá-lo de um acidente especial, porém, diferente do que ocorreu quando ele conheceu o Henshaw da outra Terra, este estava sozinho. Para garantir a proteção dele e poder evitar que ele tenha o mesmo destino que o outro Henshaw teve, Clark o deixa na Fortaleza. Enquanto isso, Lois e Jon são atacados, mas Clark chega a tempo de salvá-los e de eliminar qualquer vestígio deles. Após uma investigação, ele descobre que o ataque foi obra da Intergangue, pois Lois, utilizando o pseudônimo de Autor X, tem escrevido várias livros nos últimos anos sobre segredos políticos e criminais, e o novo livro dela era relacionado ao grupo criminoso, que, mesmo sem confirmação de que era quem estava escrevendo, decidiram mandar matá-la.

Clark retorna para a Fortaleza para checar Henshaw. Ele desperta, porém sendo controlado mentalmente pelo Blanque que o faz libertá-lo. Superman e Blanque se enfrentam, e com a ajuda de Hank ele consegue derrotá-lo. Superman leva Hank de volta para o lugar em que o foguete em que ele estava caiu. Em seguida ele procura por Lois e Jon, que foram sequestrados pela Intergangue e foram levados até o armazém. Enquanto enfrenta os membro da Intergangue, o armazém onde Lois e Jon estão é incendiado. É neste momento que os poderes de Jon se manifestam e é neste momento que ele passa a saber que o seu pai é o Superman.

Após levá-los de volta para sua casa, e Lois contar como os poderes de Jon se manifestaram, Clark explica a seu filho que eles eram de uma Terra paralela, mas que por alguma razão acabaram vindo parar nesta e tem permanecido escondidos desde então. Clark acaba tendo visões de algo ruim logo em seguida, uma visão referente à destruição de mundos alienígenas. Essas visões o levam de volta ao lugar onde encontrou Henshaw. Lá ele encontra uma mulher chamada Hyathis, que está procurando por uma pedra, a qual Henshaw trouxe com ele quando voltou para a Terra, porém ele só trouxe a metade, e a outra metade está na Fortaleza, e ela quer as duas partes. Depois de se enfrentarem ela escapa. Um agente aborda Clark e ele foge.

Clark retorna para casa e revela a Lois e Jon a luta que teve, além de revelar a Lois que o tal agente federal que o abordou sabia da existência dele aqui nesta Terra. Jon se diz assustado com tudo que está acontecendo e com tudo o que descobriu sobre si mesmo e seus pais. Clark lhe diz que passou pela mesma coisa quando era jovem, mas que seus pais adotivos o ajudaram a lidar com isso, e que ele e Lois farão o mesmo com ele. Ele o leva até o porão e dá para Jon a capa do uniforme que ele usava, como forma de mostrar a Jon para sempre acreditar que tudo dará certo, sempre ter esperança.

Dias depois do ocorrido, Clark está em sua casa, cozinhando com seu filho Jon, mas eles são abordados por um outro Superman que estava acompanhando da Lois Lane desta Terra. O falso Superman inicia uma luta contra Clark, e ele leva a luta para longe de Jon e de sua Lois. Enquanto se enfrentam, eles são encontrados por Batman, Mulher Maravilha e o Superman desta Terra. Enquanto a Trindade enfrenta o Falso Superman, Clark leva Lois e Jon para sua Fortaleza. Enquanto Jon explora a Fortaleza maravilhado, Lois questiona Clark sobre o por que de ele não ter contado sobre a Fortaleza, e Clark explica que quis manter em segredo, pois esse seria o último refúgio deles caso eles fossem descobertos.

Clark então procura pelo falso Superman, que estava enfrentando o Superman. Clark vai ajudá-lo, mas o Superman lhe dá um soco dizendo que seja quem ele for, o mundo iria precisar dele agora mais do que nunca. O falso Superman explode no espaço e o Superman acaba absorvendo a radiação. Ele cai, mas Clark o pega e o repousa no chão. Após o Superman se despedir de todos, seu corpo entra em combustão e vira cinzas. Batman pergunta para Clark de onde ele veio e quem ele é, mas Clark responde que isso teria que ficar para outra hora.

Horas depois do funeral de Superman em Metropolis, Clark vai para lá, e ouve alguém entrando no andar subterrâneo do local onde está o túmulo. Ele encontra a Lana Lang deste mundo, que queria pegar as cinzas do Superman para pagar uma promessa a ele. Ela pergunta a ele o que ele estava fazendo lá e ele diz que estava o Superman voltar à vida. Ele então conta sobre quando, anos atrás, ele morreu ao enfrentar o Apocalypse, mas que com a ajuda do Erradicador e da Matriz de Regeneração na Fortaleza, ele voltou à vida. Após sugerir para Lana que poderia tentar fazer o mesmo com o Superman, ela pega as cinzas dele e os dois vão para a Fortaleza da Solidão. Ao chegar lá ele se impressiona com o monumento que o Superman havia construído não só em homenagem a Jor-El e Lara, mas também a Jonathan e Martha Kent, algo que em sua própria Fortaleza Clark nunca tinha feito. Eles buscam por algum vestígio da Matriz de Regeneração na Fortaleza, mas ela não existe, e o que eles encontram ao invés disso é uma gravação que o Superman havia deixado para Supergirl, pedindo para que ela assumisse o lugar dele.

Clark leva Lana para Smallville onde ela cumpre a sua promessa: enterrar Superman ao lado dos túmulos de Jonathan e Martha Kent. Clark retorna para a Fortaleza do Superman, onde constrói um monumento em homenagem a ele.

Saindo das Sombras (2016)[editar | editar código-fonte]

Clark se torna o Superman da Terra Prime (Novos 52).

Clark, Lois e Jon estão se mudando para uma nova casa. Enquanto arrumam as coisas, eles acompanham pelo noticiário o Lex Luthor deste mundo se declarando o novo Superman, o que, além de enfurecer Clark, é o que o motiva a finalmente sair das sombras. Ele sai voando de sua nova casa, trajando uma versão atualizada de seu uniforme original, e vai para Metropolis tirar satisfação com Lex, o que acaba levando os dois a se enfrentarem. Durante a luta, um novo Clark Kent surge e, de alguma forma, o Apocalypse original que matou Clark anos atrás também aparece, espalhando o caos por Metropolis.

A ameaça do monstro força Clark e Lex a cessarem sua luta e a unirem forças. Lex, após quase ser morto pelo monstro, fica para ajudar os cidadãos que foram feridos, enquanto Superman enfrenta Apocalypse, fazendo máximo possível para isolá-lo da cidade. A criatura deixa a cidade e vai atrás de Jon. Com a ajuda de Diana, Clark consegue deixar Lois e Jon a salvos enquanto continua a luta contra Apocalypse. Ele leva o monstro para a Fortaleza que ele construiu, usando todo o armamento que tem guardado e em seguida consegue mandar a criatura para a Zona Fantasma.

Superman: Terra Um[editar | editar código-fonte]

Em 2010 foi lançado um romance gráfico que seria uma iniciativa da DC de iniciar história originais de seus super-heróis mais famosos com um olhar mais moderno, semelhante ao que a Marvel fez ao criar o Universo Ultimate, criando assim a nova Terra 1, ou Terra Um, enquanto que a versão principal do personagem vive na Terra 0, que na fase Pós-Crise é a Nova Terra e nos Novos 52 é a Terra Prime. Superman: Terra Um foi o primeiro desses romances gráficos.

Volume 1 (2010)[editar | editar código-fonte]

Clark Kent tem 21 anos e acaba de se mudar de Smallville para Metrópolis e, após arranjar um lugar temporário, começa a procurar emprego bem como um rumo em sua vida. Em sua busca por emprego, Clark tenta literalmente de tudo, desde jogador de futebol até cientista, tendo sido bem sucedido em todos. O último local para o qual ele vai procurar emprego é no Planeta Diário, um jornal que está quase falido.

Mais tarde, o local em que Clark está hospedado pega fogo. Ele entre lá e consegue salvar o uniforme que sua mãe fez para ele e o fragmento da nave que o trouxe para a Terra. Após isso, o fragmento emite uma energia e Clark usa sua visão microscópica e vê sinais em kryptoniano nos átomos do fragmento. A energia emite um raio que atinge a cabeça de Clark fazendo-o desmaiar. Após despertar, Metrópolis e todo o planeta estão sendo invadidos pele exército de um alienígena chamado Tyrell, que demanda que um único indivíduo que ele procura se renda ou então todos na Terra morrerão.

Mesmo tendo derrubado algumas das naves, Clark percebe que não pode lutar nas sombras. Ele veste o uniforme que sua mãe fez pra ele e enfrenta Tyrell. Enquanto lutam, Tyrell revela que sua raça e Krypton eram inimigos, e que a raça dele foi responsável pela destruição do planeta do jovem de aço, e que também sua missão é matar o último filho de Krypton bem como seu planeta adotivo. Tyrell então atinge Clark com um raio gravitacional que emite radição de Sol vermelho, assim incapacitando-o de tnetar salvar.

Felizmente, Lois Lane e Jimmy Olsen, conseguem puxar Clark para fora do perímetro do raio usando um caminhão para arrastá-lo. Tendo sua força de volta, Superman enfrenta Tyrell novamente e, com o auxílio de sua nave que saiu da base militar onde estava ele consegue salvar e derrotar Tyrell que morre na explosão de sua nave.

Após salvar o mundo, Clark compra algumas roupas e um óculos. Trajando-os ele vai volta ao Planeta Diário onde entrega a matéria revelando o misterioso salvador da invasão como sendo Superman, assim conseguindo um emprego como repórter no Planeta Diário.

Mais tarde, Clark vai ao Pólo Norte onde deixa sua nave escondida lá. Acreditando estar consciente, Clark pergunta ao objeto qual o seu propósito, e a nave responde que o seu propósito é usar seus poderes com sabedoria e vingar a morte de seu mundo. A partir disso, Clark seu lugar no mundo como o protetor da Terra: o Superman.

Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Cerca de um ano depois dos eventos de Volume Um, Clark continua trabalhando no Planeta Diário, que está mais próspero desde o artigo sobre o Superman. Embora todos gostem de Clark, Lois fica desconfiada dele e começa a investigar o passado do rapaz.

Enquanto isso Clark se muda para uma novo apartamento onde conhece uma jovem chamada Lisa Lasalle com quem faz amizade e acaba se apaixonando. Após com Lisa para ir a um show de rock, Clark tem que interromper o encontro para salvar pessoas de uma enchente na Ilha de Borada como Superman. Infelizmente, o ditador não quer a ajuda do herói e, após ter cortado um braço de um civil e trazido até lá, ameaça matar um civil caso o herói retorne. Sem alternativa, Superman deixa o local.

Mais tarde, ao entrar em seu apartamento Lisa o convida para um jantar. Após ser beijado por ela, Clark conta pra ela uma história de quando ele tinha salvado uma gatinha quando ele era criança e que morreu quando ele estava na pré-adolescência. Lisa se emociona com a história e o jantar acaba sendo interrompido quando a energia elétrica da cidade acaba. Clark, como Superman vai verificar o que está acontecendo e enfrenta um novo inimigo: o Parallax. No entanto, a batalha fica a favor de Parallax que chega ao ponto de ter absorvido quase todo o poder de Superman. Com o que restou de seu poder, Superman foge e vai para o local em que deixou sua nave.

Lá ele pede ajuda à nave para ajudá-lo a deter Parallax. A ajuda que a nave oferece seria fabricar uma roupa protetora, mas que demoraria algumas horas. Sem tempo para esperar e ouvindo Parallax invadindo o Planeta Diário, Superman vai até lá e o enfrenta novamente, sendo derrotado e sem seus poderes. Sangrando e fraco, Clark trajando roupas que encontrou em um beco e vai até o apartamento de Lisa onde desmaia. Após acordar, Lisa revela que ele ficou desacordado por duas e horas e quarenta e sete minutos e que estava a ponto de ligar para o 911, mas que o lado bom era que Clark já estava se recuperando de seus ferimentos. Clark agradece e diz que deve ir, porém Lisa o convence a não ir embora e o beija. Nesse momento sua visão de raio-X acaba ressurgindo, e se desculpando pelo transtorno, Clark parte de lá e volta para onde a nave está para vestir a roupa protetora.

De volta à Metrópolis que está tendo um ataque em massa de Parallax, Superman, com sua roupa protetora, enfrenta novamente o vilão, dessa vez conseguindo derrotá-lo. Mais tarde, após ligar para sua mãe, Clark ouve Lisa sendo agredida em seu apartamento por seu cliente. Ele pega o homem e o deixa onde, segundo ele próprio diz, provavelmente é o Alaska e o ameaça de que se aproximar de novo de Lisa, na próxima será pior. De volta ao apartamento, Lisa se desculpa por não ter contado sobre ser prostituta. Clark aceita as desculpas e continua sendo amigo dela.

Em Borada, Superman ajuda a população a derrubar o ditador de lá. Voltando para Metrópolis, no Planeta Diário, Clark fica sabendo que Lois investigou seu passado.

Volume 3 (2015)[editar | editar código-fonte]

Clark tem um sonho sobre o dia em que seus pais colocaram na nave para salvá-lo da destruição de Krypton. O sonho o faz acordar abruptamente e acidentalmente quebrar a parede, o que irrita o síndico do prédio, Sr. Abraham. Mais tarde ele e Lisa conversam sobre a entrevista dela pra conseguir um emprego como modelo, e ela elogia Clark por ser alguém com um bom coração e alguém a quem ela pode se abrir, mas diz que ele nunca se abre com ela. No Planeta Diário, Clark conversa com Jimmy sobre estar se adaptando em morar em Metropolis. Jimmy abre uma gaveta de arquivos e Clark vê uma pasta com o nome dele. Ele pergunta o que é a pasta e Jimmy, constrangido, responde que Lois fez uma investigação sobre ele, pois duvidou que Clark realmente tivesse entrevistado o Superman, mas que agora ela desistiu da ideia.

Do lado de fora, Clark vê um sinal formando o símbolo do Superman no céu. Como Superman ele procura a fonte do sinal e encontra o prédio onde o sinal está e descobre que foi Lois quem ligou o sinal. Ela diz para ele que uma fonte interna dela nas Nações Unidas revelou que os governantes estão preocupados com o que Superman pode fazer, principalmente depois do que ocorreu em Borada. Superman diz que não com o que se preocupar e que o que ele fez foi certo, mas Lois responde que só porque ele pode fazer tudo não significa que ele deveria fazer tudo. De volta ao Planeta Diário, Clark confronta Lois sobre a investigação que ela fez a respeito dele, e ela justifica o ato por ter temido que Clark tivesse forjado a entrevista com o Superman, e que se a matéria fosse falsa, a reputação do Planeta Diário estaria perdida.

No dia seguinte, em seu apartamento, Lisa conversa com Clark sobre segredos, e ele pensa se tratar do fato de ela esconder que é uma acompanhante. Clark deixa o apartamento ao ouvir um chamado de socorro da ponte que está desabando. Ele não consegue pegar todos os veículos que estão caindo, até que uma figura misteriosa o ajuda a salvar as pessoas na ponte. A figura se apresenta como Zod-El, tio de Kal, que sobreviveu a destruição de Krypton e esteve procurando por Kal estes anos todos. Ele revela que a Casa de El governava Krypton e que Jor-El transformou o planeta, melhorando a vida de todos os habitantes e que ele também construiu o Conselho de Ciência de Krypton. À noite Clark conversa com sua mãe a respeito de Zod, dizendo que não sabe se pode confiar nele, mas que seria bom ter alguém como ele por perto. Martha então pergunta sobre Lisa, e diz para Clark que ele deveria deixá-la se aproximar dele, algo que Clark está receoso de fazer por temer que ela não suportaria saber a verdade sobre ele. Mas após a ligação, Clark decide fazer isso e vai até o apartamento dela. Ele bate na porta e Sr. Abraham vem falar com ele, dizendo que ela achou o brinco que estava no apartamento dele. Clark pede para Abraham explicar melhor e ele diz que Lisa havia perdido o brinco da sorte dela no apartamento de Clark e ele a havia deixado entrar para recuperar o brinco dela. Clark então percebe que a conversa sobre segredos foi sobre ela ter descoberto que ele é o Superman.

Na manhã seguinte, Clark se encontra com Zod, que promete lhe contar mais detalhes sobre Krypton, mas Zod leva Clark para uma armadilha, expondo ele à kryptonita. Zod revela que seu traje o protege da exposição à kryptonita e Clark tenta fugir, mas Zod o impede e os dois se enfrentam. Clark consegue arrebentar a proteção de Zod e aproveita o enfraquecimento dele para fugir, caindo em uma base militar. Ele pede ajuda aos soldados, e um deles diz que há uma hora foi decidido pelos governantes que ninguém deverá ajudar o Superman, que ele está agora por conta própria. Clark voa para o Pólo Norte e fala com sua nave, pedindo que lhe forneça os arquivos referentes à Zod. Os arquivos mostram que Zod iniciou uma guerra civil em Krypton e que, após ter perdido, se aliou à raça de Tyrell, fornecendo a eles a tecnologia necessária para destruir Krypton.

A nave revela que Zod está indo para o apartamento de Clark, e ele alcança Zod antes de ele chegar ao local, iniciando uma luta feroz contra ele. Ele consegue derrotá-lo e vê o sinal no céu de novo, pensando ser Lois. Ao chegar no local do sinal ele vê Lex Luthor e sua esposa Alexandra. Lex dispara um raio de sol vermelho, enfraquecendo o Superman e fazendo-o cair, mas antes que possa morrer com a queda, Zod o salva dizendo que a morte dele não deverá ser tão simples. Ele então começa a surrar violentamente Superman. Lisa atropela Zod com um caminhão, dando tempo para Clark fugir. Zod o encontra e continua a luta. Lex chega e atira o raio de sol vermelho em Zod, enfraquecendo-o e fazendo Superman ter vantagem na luta. Lex tenta atira novamente e Zod o mata. Zod então é morto por Alexandra, que culpa Superman pelo que aconteceu.

No dia seguinte, Clark visita Lisa no hospital, onde ela revela que o ama. De lá ele vai para o prédio das Nações Unidas declarar que não é o inimigo, desculpando-se por ter feito o que fez Borada e pedindo a eles para que não se aliem a alguém como Zod novamente só para matá-lo. Do lado de fora do prédio, Superman conversa com Lois, pedindo para que ela seja sua conselheira. Após isso, Clark e Lisa iniciam um relacionamento amoroso e ele a leva para Smallville, para ela conhecer sua mãe.

Novo Universo DC[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Superman em Os Novos 52

Com o Relançamento da DC Comics em 2011 devido a saga Flashpoint (no Brasil Ponto de Ignição) Superman foi o personagem que mais sofreu alterações. A nova versão do personagem é contada em cinco títulos: Action Comics cujo arco inicial era mostra um jovem Superman em início de carreira; Justice League cujo primeiro arco se passa alguns meses após o primeiro arco de Action Comics e mostra o encontro de Superman com outros heróis dando início a Liga da Justiça, Superman que se passa cinco anos depois dos eventos do primeiro arco de Justice League, Batman/Superman que mostra as aventuras dos maiores heróis do Universo DC e Superman/Mulher-Maravilha que se foca no romance entre os dois heróis.

O Superman deste novo universo morreu, e após a sua morte, o Superman (Superman Pós-Crise) assumiu a tarefa de ser o Superman deste mundo.

Adapatações para o Cinema[editar | editar código-fonte]

A Pentalogia (1978-2006)[editar | editar código-fonte]

Christopher Reeve interpretou o Clark Kent/Superman em quatro filmes.
  • Em Superman: O Filme (1978), o pequeno Kal-El chega à Terra através de uma espaçonave criada por seu pai, Jor-El (Marlon Brando), pousando na cidade de Smallville, onde é adotado por Jonathan e Martha Kent. Já adolescente, o agora chamado Clark Kent desfruta de alguns poderes que possui, mas é obrigado a assistir incapaz de fazer algo seu pai adotivo morrer. Ao completar 18 anos, o cristal que estava dentro da nava que o trouxe à Terra o chama e o guia até o Pólo Norte. Ao chegar lá, Clark arremessa o cristal na água, que se transforma na Fortaleza da Solidão. Entrando na Fortaleza, Clark interaje com um holograma com a consciência de Jor-El, que lhe revela sua origem e seu objetivo. Após passar 12 anos dentro da Fortaleza, Clark (Christopher Reeve), usando óculos e se fazendo de desajeitdado, arranja um emprego no Planeta Diário onde conhece Lois Lane (Margot Kidder). Quando Lois está prestes a cair de um helicóptero, Clark se revela ao mundo usando um uniforme e salvando-a. Após realizar vários feitos heroicos, Clark, usando o seu uniforme, vai até a cobertura onde Lois mora e lhe concede uma entrevista, revelando de onde ele veio e o seu objetivo. Depois de demonstrar seu pode de voo por voar com ela por toda a cidade, os dois acabam se apaixonando. Mais tarde, Superman recebe um chamado de Lex Luthor (Gene Hackman), que havia dito que havia plantado bombas ao redor do cidade. Porém, ao chegar no esconderijo de Lex, Superman descobre que o vilão estava mentindo e ele descobre o plano de Lex de usar os mísseis do exército para destruir a Califórnia e Nova Jersey. Antes que possa fazer algo, Superman é subjugado por Lex que descobre a fraqueza do herói: a kryptonita. Após ser socorrido pela assistente de Lex, Eve Teschmacer (Valerie Perrine), Superman consegue deter um dos mísseis, mas o outro atinge a fenda de San Andreas, causando uma série de terremotos. Superman consegue salvar todos, exceto Lois, que estava perto dali cobrindo uma reportagem e acaba morrendo soterrada. Abalado pela morte dela, Superman decide ignorar a regra de Jor-El de não interferir na história humana, e voa no sentido anti-horário da Terra, fazedo o tempo regredir e assim impedindo a queda dos mísseis e a morte de Lois. Após isso, Superman entrega Lex para as autoridades.
  • Em Superman II (1980), após deter uma bomba nuclear em Paris, jogando-a no espaço, Superman acaba acidentalmente libertando o General Zod (Terrence Stamp) e seus asseclas. Enquanto Zod chega à Terra e explora suas nova habilidades, Clark e Lois são enviados para as CatarataspaorNiágara cobarir uma matéria sobre um hotel que está extorquindo dinheiro dos clientes que vem passar a lua-de-mel no local. Durante a estadia deles lá, Lois acaba descobrindo que Clark é o Superman, e sem outra alternativa, ele decide revelar tudo a ela. Ele a leva para a Fortaleza, onde os dois tem um jantar agradável, e então Superman pede a sua mãe, Lara (Susannah York), o que fazer já que ele encontrou sua alma gêmea. Lara lhe diz que sendo que ele decidiu ficar com uma humana, ele deverá se tornar um humano. Uma câmara se ergue de onde serão emitidos raios vermelhos do Sol de Krypton que acabarão de vez com os poderes do Superman. Lara pede que ele reconsidere, mas ele decide ir em frente para ficar com Lois e entra na câmara, tornando-se humano. Após passarem a noite lá, Clark e Lois vão até uma lanchonete, onde Lois é assediada por um caminhoneiro, que espanca Clark quando ele intervém. Enquanto Lois limpa os ferimentos, os dois assistem pela televisão um pronunciamento do Presidente dos Estados Unidos de que ele está passando todo o poder da Terra para Zod. Clark decide voltar para a Fortaleza a fim de encontrar uma forma de recuperar os seus poderes. Chegando lá, a Fortaleza está escura e ele clama por Jor-El, mas nada ocorre, até que o cristal, o mesmo que levou à construção da Fortaleza, se reativa. Clark consegue recuperar seus poderes e se torna Superman novamente, voando para Metrópolis e enfrentando Zod e seus asseclas nas ruas da cidade. Após ver o dano que a luta estava causando, Superman escapa. Mais tarde Lex, leva Zod e seus asseclas, que estavam levando Lois como refém para a Fortaleza, onde uma nova batalha se inicia, porém a batalha se encerra quando Lois está para ser morta por Ursa e Non, os asseclas de Zod. Superman tenta unir forças com Lex para tentar convencer Zod e seus asseclas a entrarem dentro da câmara e assim poder retirar os seus poderes, porém Lex revela o plano e Zod obriga Superman a entrar na câmara. Ao entrar, novamente os raios são emitidos, mas dessa vez fora da câmara. Superman caminha enfraquecido até Zod, que o obriga a se ajoelhar e prometer lealdade eterna, mas ao pegar na mão de Zod, Superman a quebra e arremessa Zod para fora da Fortaleza, revelando que os raios afetaram Zod e seus asseclas, que também caem ao tentarem voar. Superman leva Lois de volta a Metrópolis, e no dia seguinte, no Planeta Diário, os dois conversam sobre o seu relacionamento e Clark a beija, mas eliminando as lembranças do que ocorreu. Superman voa para Washington prometendo ao Presidente que nunca mais estará longe.
  • Em Superman III (1983), Clark decide tirar umas férias em Smallville, já que foi convidade para o baile de reencontro dos formandos do colégio. Ele viaja para lá junto com Jimmy Olsen (Marc McClure). No caminho, os dois presenciam um incêndio em uma fábrica. Enquanto Superman salva a todos e impede que os produtos químicos no local sejam explodidos, Jimmy acaba quebrando a perna durante o ocorrido. No baile de reencontro, Clark reencontra Lana Lang (Annette O'Toole) que está divorciada e tem um filho. Após passarem um tempo juntos, Clark retorna a Metropolis, mas recebe uma ligação de Lana, que pede a ele para que peça a Superman para aparecer na festa de aniversário do filho dela. Clark aceita o pedido e aparece como Superman na festa, sendo recepcionado também pela população e também recebendo a chava da cidade. Durante a celebração, Gus Gorman (Richard Pryor), disfarçado de general, entrega uma kryptonita a Superman, esperando que ela o enfraqueça, mas nada ocorre. Contudo, a pedra começa a fazer efeito mais tarde, com Superman se tornando alguém egoísta e desleixado, tendo baba por fazer e seu uniforme ficando escuro. Após se embebedar em um bar, Superman se encontra com Lois e seu filho, que diz que acredita que ele pode melhorar. Ele sai de lá voando, e com as palavras do garotinho ecoando em sua mente, ele pousa em um ferro velho onde ele se divide em dois: ele mesmo e Clark Kent. Os dois começam a se enfrentar, com a batalha terminando com Clark matando o Superman, e assim fazendo o verdadeiro Superman voltar. Superman encontra o esconderijo do chefe de Gus, Ross Webster (Robert Vaughn) que construiu um computador inteligente e que passa a ter vontade própria. Antes que o computador possa causar um dano maior, Superman voa de volta para a fábrica que estava em chamas e pega um dos produtos químicos ali, voando de volta para o esconderijo e arremesando contra o computador, que acaba explodindo. Superman deixa Ross para ser preso, mas poupa Gus. De volta a Metropolis, Clark dá a Lana um anel de diamente e consegue arranjar para ela um emprego no Planeta Diário.
  • Em Superman IV: Em Busca da Paz (1987), Clark está tentando vender a fazenda, enquanto que o Planeta Diário é comprado por David Warfield (Sam Wanamaker), que torna sua filha, Lacy (Mariel Hemingway), a nova editora do estabelecimento, e que acaba se apaixonando por Clark. Enquanto os dois prosseguem trabalhando juntos, um garotinho envia uma carta para o Planeta Diário para que possa ser entregue ao Superman, onde ele pede que Superman impeça o avanço da corrida armamentista. Comovido pelo pedido do garoto, Superman vai até a reunião das Nações Unidas declarando que irá impedir o avanço corrida armamentista. Ele captura todos os mísseis e os joga no Sol. Enquanto isso, Lex, ao lado de seu sobrinho, Lenny (Jon Cryer) roubam de um museu um fio de cabelo de Superman e, após fazerem algumas modificações, eles colocam o fio dentro de um míssel que, assim que Superman o joga na lua, leva à criação do Homem Nuclear (Mark Pillow). Lex atrai Superman para o seu novo esconderijo, onde uma batalha se inicia entre o herói e o Homem Solar, porém Superman é derrotado, quando o Homem Solar arranha o pescoço dele. O arranhão faz Superman ficar fraco e doente, chegando até mesmo a envelhecer, mas ao usar o cristal da Fortaleza, ele consegue ficar saudável de novo e engata em uma nova batalha com o Homem Solar, consguindo dessa vez derrotá-lo de uma vez por todas. Ele leva Lex de volta para a cadeia e Lenny para um reformatório. Mais tarde, Superman realiza um novo discurso nas Nações Unidas, dizendo que umia espera que o mundo veja a Terra como ele a vê: um lugar de um povo só.
Antes de ser Ray Palmer/Eléktron no Universo Televisivo da DC, Brandon Routh havia interpretado o Homem de Aço em Superman: O Retorno.
Superman Returns poster.jpg
  • Em Superman - O Retorno (2006), filme que elimina da continuidade Superman III e Superman IV, o Superman (Brandon Routh) retorna a Terra após cinco anos de ausência onde esteve procurando vestígios de Krypton. A nava cai na fazenda, onde Superman é encontrado por sua mãe adotiva, Martha (Eva Marie Saint). No dia seguinte, Clark assiste o noticiário e revela a Martha que a sua busca foi em vão, pois não havia nada de Krypton. Retornando para Metropolis e para seu emprego de jornalista no Planeta Diário, Clark se reencontra com Jimmy Olsen (Sam Huntington) que revela a ele que Lois Lane (Kate Bosworth) tem um filho e está noiva de Richard White (James Marsden), sobrinho de Perry White (Frank Langella). Os dois vão a um bar, onde, após uma queda de energia, é noticiado que o avião onde Lois está cobrindo uma matéria está em perigo. Como Superman, Clark consegue salvar o avião, pousando-o em um estádio de beisebol e mostrando ao mundo que voltou. Após voltar e realizar diversos feito heroicos, Clark fica encarregado de cobrir a matéria sobre o blecaute, enquanto que Lois fica encarregada de cobrir o retorno do Homem de Aço. No meio disso, Jimmy revela a Clark que Lex Luthor (Kevin Spacey), não foi preso devido a Superman não ter aparecido no julgamento. Mais tarde, enquanto Lois está cobertura do Planeta Diário para fumar, Superman aparece para lhe conceder uma entrevista, revelando a razão para ter desaparecido por cinco anos. Após voar com ela por Metrópolis, ele tenta beijá-la mas ela não permite. No dia seguinte, após investigar sobre o blecaute, Superman voa para a Fortaleza onde descobre que os cristais foram roubados. De volta ao Planeta Diário, Clark descobre que Lois está desaparecida e ajuda Richard a tentar achá-la. Quando Jimmy recebe um fax de Lois informando as coordenadas de onde ela está, Superman parte para o resgate, mas primeiro salva Metropolis que acaba de sofrer uma série de tremores. Ele vai para onde as coordenadas indicavam e consegue salvar Lois, Richard e Jason, e voa para a Fortaleza de Kryptonita criada por Lex, sendo brutalmente espancado pelos capangas do vilão, enquanto que Lex crava um pedaço de kryptonita no abdômen do herói e o joga de lá. Superman é salvo por Lois, que retira o pedaço de kryptonita. Superman agradece e se despede dela, voando para perto do Sol para se regenerar e depois mergulhando e levantando a Fortaleza criada por Lex. Superman consegue empurrar a Fortaleza para fora do planeta, mas o esforço foi tão grande que ele acaba por ficar em coma. No hospital, ele é visitado por Lois que sussurra algo em seu ouvido e o beija. Mais tarde Superman consegue sair do coma e entra no quarto de Jason, que está dormindo, e profere as mesmas palavras que seu pai, Jor-El (Marlon Brando, reutilizado por computação gráfica), havia dito para ele quando ele era um bebê. Superman sai do quarto sendo avistado por Lois e por Jason, prometendo a eles que sempre estará por perto.

Universo Estendido da DC (2013 - )[editar | editar código-fonte]

Após ter perdido a vaga para interpretar o Homem de Aço em Superman: Flyby e depois em Superman: O Retorno, Henry Cavill finalmente conseguiu ser contratado para interpretar Clark Kent/Superman em O Homem de Aço, que deu início ao Universo estendido da DC.
Man of Steel(filme).jpg
  • Em O Homem de Aço (2013), Kal-El é enviado à Terra por seu pai, Jor-El (Russell Crowe), para ser salvo da destruição de Krypton. Quando a nave cai na Terra, Kal é encontrado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane) que o adotam, dando-lhe o nome de Clark Kent. Durante a infância, Clark começa a manifestar seus poderes, e por ser considerado estranho, passa a ser humilhado constantemente. Na adolescência, após salvar os seus colegas de escola de se afogarem durante um acidente onde o ônibus escolar estava afundando, Jonathan, desaprovando a atitude do jovem de ter salvado os outros, revela a ele como ele e Martha o encontraram, mostrando a nave que trouxe Clark à Terra e uma chave que havia vindo junto com ele. Clark se sente magoado por saber que é um alienígena e diz a Jonathan que só quer ser apenas o filho dele. Jonathan o abraça e diz a Clark que seja lá de onde ele veio, ele deve descobrir. Anos depois, em 1997, Clark (Henry Cavill) estava com seus pais no carro, discutindo com Jonathan, pois ele queria ser algo mais do que apenas um fazendeiro. A discussão é interrompida quando eles veem um tornado se aproximando. Enquanto Clark acompanha Martha para um local seguro, Jonathan acaba ficando preso e quebra o tornozelo. Clark tenta ajudar, mas Jonathan o impede e acaba sendo sugado para dentro do tornado, morrendo no processo. Após o ocorrido, Clark passou os anos viajando pelo mundo. Aos 33 anos de idade, após salvar alguns homens dentro de um petroleiro em chamas, Clark arranja um emprego como atendente de bar, onde escuta uma conversa entre militares sobre algum objeto estranho localizado no pólo Norte. Durante a conversa, uma colega de trabalho de Clark está sendo assediada por um caminhoneiro. Clark intervém e o caminhoneiro joga um copo de cerveja em cima dele e tenta brigar com ele. Clark se demite e vai para o local onde está o tal objeto e onde há vários militares, arranjando emprego no local com o nome de Joe. À noite, Clark vai até o tal objeto, que é revelado como sendo uma nave gigante. Ele entra lá e encontra um painel com uma entrada. Ao inserir a chave que estava na nave que o trouxe à Terra, a nave se ativa. Enquanto isso, um robô dentro da nava ataca Lois Lane (Amy Adams), que esteve seguindo Clark. Clark a salva, a tira de dentro da nave e pilota a nave, pousando-a em outra parte do pólo Norte. Após pousar, Clark se encontra com um holograma com a cosciência de Jor-El, que lhe conta sobre Krypton e o objetivo de Clark aqui na Terra e o presenteia com um uniforme. Clark, vestindo o uniforme, sai da nave e testa seu poder de voo, voando ao redor do mundo. Mais tarde, ele retorna a Smallville e visita o cemitério, onde se reencontra com Lois, que esteve coletando informações sobre ele. Ele conta a ela sobre o dia em que seu pai adotivo morreu e pede a ela para não contar ao mundo sobre ele. Clark retorna para a fazenda e conta a Martha sobre sua descoberta. À noite, o mundo todo recebe a mensagem de Zod (Michael Shannon) que exige que Kal-El se renda em 24 horas ou a Terra será destruída. Clark, trajado com o uniforme se entrega para os militares, que também capturaram Lois. Dentro da base militar, após uma breve entrevista com Lois, Kal declara aos militares que eles jamais o controlarão, mas nem por isso eles devem temê-lo. Os militares entregam Kal a Faora (Antje Traue), que exige que Lois seja levada junto. Kal e Lois vão para a nave de Zod, onde ele desmaia já que a nava possui a atmosfera de Krypton. Zod usa uma máquina para entrar na mente de Clark, onde ele revela que encontrou Clark após ele ter ativado a nave, que enviou para a nave de Zod um chamado de socorro, e revela também que pretende destruir a Terra para reconstruir Krypton. Quando Lois usa a chave, que Clark havia dado para ela antes de eles se encontrarem com Zod, com a ajuda do holograma de Jor-El ela consegue alterar a atmosfera dentro da nave, fazendo com que Clark recupere seus poderes. Após os dois saírem da nave, Clark enfrenta Zod e depois enfrenta a Faora e Nam-Ek nas ruas de Smallville. Após a luta Lois revela a Clark como eles podem deter Zod e seu exército e passam a informação para os militares, que se trata de usar a nave que trouxe Clark à Terra para abrir um portal que leve Zod e seu exército para a Zona Fantasma. Clark, com dificuldade consegue destruir a máquina planetária de Zod que estava terraformando e causando uma séria destruição em Metrópolis, enquanto que o seu exército é sugado para a Zona Fantasma. Enraivecido, Zod enfrenta Clark nas ruas de Metrópolis em uma batalha de proporções gigantescas. Ao final da luta, Clark consegue sobrepujar Zod, mas ele usa sua visão de calor para tentar ferir uma família que estava ali perto. Clark implora para que Zod pare, mas ele se recusa, e o herói não vê outra alternativa senão matar seu algoz, quebrando o pescoço dele. Após todo o ocorrido, Clark se muda para Metrópolis, passa a usar óculos e arranja um emprego no Planeta Diário, assim mantendo uma identidade secreta enquanto salva o mundo como Superman.
Superman, Batman e Mulher-Maravilha na capa do Blu-ray da versão extendida de Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
  • Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), se passa 18 meses após os eventos de O Homem de Aço. Superman aparece para salvar Lois de um terrorista que estava prestes a matá-la, no entanto, como pouco antes de ele chegar muitas pessoas, incluindo os próprios terroristas, haviam sido assassinadas, os sobreviventes que vão depor no Congresso culpam o Superman pelo ocorrido. A opinião negativa que o público começa a ter do Superman preocupa Lois, mas Clark diz a ela que não se importa com isso. Mais tarde, no apartamento que divide com Lois, ele vê no noticiário uma mulher nativa do lugar do qual ele havia resgatado Lois, acusando-o de escolher quais vidas importam e quais não importam. Ele vai para Gotham, onde a tal mulher está morando, e encontra o apartamento dela, mas não há ninguém. No corredor ele conhece um homem que o alerta sobre o Batman, e a partir disso Clark decide investigá-lo, descobrindo que ele tem marcado criminosos e que esses criminoso que recebem a marca morrem. Durante uma reunião com Perry White ele comenta sobre o Batman e suas atividades ilegais, mas Perry se nega a permitir que Clark cubra essa matéria e manda Clark ficar com a sessão de esportes. Clark também é enviado para cobrir o baile de gola onde Lex Luthor (Jesse Eisenberg) está recebendo uma premiação pelos seus investimentos em Metrópolis. Enquanto aguarda na fila, ele vê um milionário chegando e recebe a informação de que é o Bruce Wayne (Ben Affleck), um milionário de Gotham. Na festa, após Lex receber um prêmio e proferir um discurso, Clark ouve Bruce recebendo instruções de algúem através de um transmissor. Ele segue Bruce e depois se encontra com ele para lhe perguntar sobre o que ele pensa do Batman, e nisso se inicia uma discussão sobre o que eles pensam do Superman. A discussão é interrompida quando Lex cumprimenta Bruce e se apresenta para Clark. Após Lex sair, Clark iria continuir seguindo Bruce, mas vê pela televisão um incêndio ocorrendo na Cidade do México, onde mulher está presa no prédio e não há como os bombeiros a alcançrem. Ele voa para lá como Superman e a salva, com todos ali se aproximando dele como se ele fosse uma figura divina. Enquanto Superman segue realizando vários atos heroicos, o mundo se divide em relação a ele, com alguns considerando ele um herói, e outros uma grande ameaça, e as opiniões negativas a respeito dele continuam aumentando. Perry descobre que Clark esteve investigando o Batman ao invés de fazer o que lhe foi mandando, com Clark justificando que se a lei não cumpre o papel dela, é dever da imprensa fazer isso, mas Perry responde que ninguém está interessado em ver Clark Kent brigando com o Batman. Mais tarde, receber fotos de um criminoso que fora marcado pelo Batman e morto recentemente, Clark retorna para Gotham e se encontra com a namorada e do criminoso, que diz a ele que nada pode parar o Batman, exceto um punho, o que o motiva a encontrar o Batman. Esse encontro se dá enquanto Batman persegue um grupo de criminosos e o Batmóvel se choca contra o Superman. Superman arranca as portas do Batmóvel e diz para Batman que ele nunca mais deverá voltar a realizar as atividades dele, e Batman simplesmente pergunta se ele sangra, e Superman sai voando de lá. No Planeta Diário, Clark vê pela televisão um homem chamado Wallace Keefe (Scoot McNairy), que foi empregado da Wayne Enterprises e que perdeu as pernas durante a batalha entre Superman e Zod, no Congresso Americano exgindo uma audiência com Superman, que seria presidida pela Senadora Finch (Holly Hunter). Clark fica na dúvida se deve ou não participar dessa audiênca e pede conselhos para sua mãe, Martha, e ela diz que ela não deve nada a essas pessoas e nunca deveu. No entanto ele decide comparacer à audiência, e Lois, que está em Washington, acompanha do lado de fora. Superman entra no local para prestar depoimento de suas ações, mas enquanto a Senadora Finch discura, Wallace explode e o local todo explode, com Superman permanecendo intacto em meio às chamas. Ele consegue salvar algumas pessoas, mas a contagem de corpos é maior. À noite, ele aparece no quarto de hotel em que Lois está hospedada e diz que ele poderia ter feito alguma coisa, mas não viu nada e diz que o Superman não passa de uma mentira. Lois tenta motivá-lo dizendo que o Superman dá esperança, mas ele simplesmente vai embora. Ele se exila nas montanhas e se imagina conversando com seu pai, Jonathan, que o aconselha. Ele retorna para Metropolis no momento em que Lois é empurrada do prédio da LexCorp por Lex. Ele a salva e voa para o alto do prédio para confrontar Lex, que revelou saber que ele é Clark Kent e que também foi o arquiteto das mortes ocorridas na base terrorista, da explosão do senado e de ter manipulado o Batman nos últimos meses para jogá-lo contra o Superman. Ele manda Superman enfrentar o Batman e matá-lo, caso contrário uma mulher importante morrerá, e Superman responde que Lois já está salva, mas Lex mostra fotos de Martha sendo torturada, e que se ele não trazer a cabeça do Batman em menos de uma hora, ela irá morrer. Antes de partir, ele se encontra com Lois dizendo que deverá pedir a ajuda do Batman, ou então ele terá que morrer. Superman voa para Gotham, onde o Batman, trajando uma armadura, estava aguardando-o em cima de um prédio abandonado com o Batsinal ativado. Superman tenta implorar pela ajuda do Batman, mas ele não escuta e começa a atacar o Superman com canhões sônicos e com metralhadoras. Superman sai ileso, e ataca o Batman, mas o Batman arremessa uma cápsula contendo gás de kryptonita, o que faz com que Superman agonize de dor e fique fraco. Ao tentar atacar novamente, seu ataque é bloqueado por Batman, que o surra brutalmente. Enquanto a luta prossegue, a força de Superman começa voltar aos poucos, até que volta com força total e Superman ataca o Batman arremessando-o contra as paredes do prédio. Ele avança, mas Batman atira uma outra cápsula de kryptonita, e enquanto ele agoniza de dor, Batman o arrasta por um corredor e pega uma lança de kryptonita, estando prestes a cravá-la no peito do Superman, mas ele hesita quando Superman pede que Batman salve Martha. Ele então pergunta repetidamente por que ele disse esse nome, e Lois chega a tempo de impedir que algo pior aconteça e responde que este é o nome da mãe dele. Batman desiste de lutar e promete a Superman que irá salvar Martha. Enquanto Batman prossegue na missão para resgatar Martha, Superman vai para o conglomerado construído em volta do que restou da nave kryptoniana (a qual ele destruiu enquanto Zod pilotava em O Homem de Aço), onde encontra Lex, que insatisfeito por Batman ainda estar vivo, revela ter usado a câmara de biogênese para trazer Zod de volta à vida e para isso usando seu próprio sangue. Zod logo emerge das águas da câmara, renascido como o Apocalypse. Os dois se enfrentam e Superman leva a luta para o espaço, e imobiliza o Apocalypse enquanto um míssil atinge os dois. Apocalypse no entanto sai ileso, retornando mais forte, enquanto Superman fica extremamente debilitado devido ao míssil. Mas à medida que se aproxima do Sol, ele se regenera por completo e retorna salvando Batman e Diana Prince (Gal Gadot) de Apocalypse. Após Superman informar a ela sobre a origem da criatura, os três unem forças e partem para a luta, com Superman e Diana enfrentando Apocalypse e Batman se desviando dos raios disparados pelo monstro. Durante a luta, Superman ouve Lois, que foi buscar a lança de kryptonita, se afogando. Ele a salva e em seguida ele mesmo pega a lança. Enquanto se recupera após pegar a lança, ele olha para Lois e diz que a ama. Ela percebendo que ele pretendia se sacrificar implora que ele não faça isso, ele diz que este é o mundo dele, que ela é o mundo dele. Eles se abraçam e Superman avança, carregando a lança, na direção de Apocalypse, conseguindo cravá-la no peito do monstro, porém, enquanto o herói fez isso, Apocalypse cravou os ossos de sua mão no peito de Superman. A luta se encerra e os dois morrem. Batman e Diana levam o corpo de Superman até Lois, e no dia seguinte dois velórios são realizados, um com um caixão vazio em Metrópolis, em homenagem ao Superman, e outro em Smallville, com o cadáver de Clark. Durante a cerimônia, Martha dá a Lois um envelope que Clark pretendia enviar a ela. Lois abre o envelope e dentro havia uma aliança, mostrando que Clark pretendia pedi-la em casamento. Bruce e Diana acompanham de longe o enterro, e Lois presta uma última homenagem a Clark, jogando um pouco de terra no caixão dele. Partículas da terra começam a flutuar enquanto o que parece ser batidas cardíacas ecoam do caixão de Clark.
  • Em Esquadrão Suicida (2016), logo após a morte de Superman, Amanda Waller (Viola Davis), temendo que alguém com o mesmo poder do Superman, mas sem os seus princípios morais possa surgir, decide criar a Força Tarefa X, que consiste de um grupo dos piores criminosos com o intuito de ser uma linha de defesa contra esse tipo de ameaça.
Superman e a Liga da Jusitça.
  • Cavill retornará como Superman em Liga da Justiça, a ser lançado em 2017. Está confirmado que ele será ressuscitado no filme e que estará com o visual semelhante ao de O Retorno do Superman.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Séries de TV[editar | editar código-fonte]

George Reeves trajando o uniforme de Superman.
  • De 1952 1958, George Reeves interpretou Clark Kent/Superman em As Aventuras do Super-Homem. O episódio piloto mostra a mesma origem dos quadrinhos. Kal-El é enviado à Terra por seus pais Jor-El e Lara para ser salvo da destruição de Krypton, e quando sua nave chega à Terra é encontrado e adotado pelo casal de fazendeiros John e Mary Kent. Após seu pai adotivo morrer, Clark vai para Metrópolis tentar conseguir o emprego de jornalista no Planeta Diário, conseguindo a muito custo a vaga de emprego. Quando Jimmy Olsen é sequestrado e quase morto por uma gangue, Clark faz sua estreia como o Superman, salvando Jimmy e prendendo os bandidos. A partir disso, a série mostrava Superman enfrentando criminosos comuns, bem como, em situações recorrentes, tendo que salvar Lois Lane e Jimmy que comumente eram feitos de reféns como forma de atrair a atenção do Homem de Aço.
  • Em 1988 teve a série Superboy, que durou até 1992 mostrava as aventuras do herói antes de se tornar o Superman, no entanto, diferente dos quadrinhos da Era de Prata em que o Superboy era um estudante do ensino médio, na série ele é um estudante universitário. John Haymes Newton interpretou o herói na primeira temporada, e Gerard Christopher interpretou pelo restante da série. Ron Ely fez uma participação especial na terceira temporada interpretando um Superman envelhecido de um universo alternativo.
  • De 1993 a 1997, Dean Cain interpretou Clark Kent/Superman na série Lois & Clark. Clark acaba de se mudar para Metropolis e tenta ganhar a vaga para jornalista no Planeta Diário, porém o currículo dele não deixa Perry White impressionado, o que faz com que ele não ganhe a vaga. Depois de presenciar um teatro comunitário prestes a ser destruído e conversar com a atriz que trabalhou por anos nesse teatro, Clark escreve uma história a respeito dela e do teatro e a envia para Perry, desta vez conseguindo impressioná-lo e fazendo com que ele consiga o emprego de jornalista. Perry coloca Clark para trabalhar com Lois Lane, que está investigando sobre a misteriosa explosão da Estação Espacial Prometeu. À medida que os dois vão trabalhando juntos na investigação, eles começam a ter uma amizade e uma atração um pelo outro, mas Lois se nega a ter alguma coisa com Clark. Enquanto isso, Clark pensa em uma forma de poder ajudar os outros sem ter que abrir mão de uma vida normal, o que o leva a pedir para que sua mãe adotiva, Martha, costure um traje para ele. Clark faz sua estreia como Superman ao impedir uma nova explosão ao novo foguete da Prometeu, cativando a atenção de todos, principalmente de Lois Lane, e declarando guerra a Lex Luthor, o responsável pela explosão. No decorrer da série, Clark e Lois se tornam próximos, com ela logo descobrindo que Clark e Superman são a mesma pessoa e chegando a se casar com ele, que acabou coincidindo com o casamento dos personagens nos quadrinhos.
  • De 2001 a 2011, Tom Welling interpretou Clark na série Smallville. O objetivo da série nas primeiras temporadas foi mostrar a adolescência de Clark e, nas temporadas restantes, mostrar sua transformação em Superman, que ocorre de fato no episódio final da série, no entanto em nenhum momento da série Clark é chamado de Superman e, nem mesmo no final da série, é mostrado ele vestindo o uniforme por completo.

Universo Televisivo da DC[editar | editar código-fonte]

Tyler Hoechlin se tornou o Superman do Universo Televisivo da DC.
  • Em Supergirl (2015), quando Kal-El foi enviado para a Terra pelos seus pais, Kara foi enviada junto com ele para garantir a proteção dele. No entanto, ela não chegou à Terra junto com ele, pois sua nave ficou presa na Zona Fantasma, mas de alguma forma a nave dela foi redirecionada para a Terra, e quando Kara finalmente chegou lá encontrou seu primo já adulto e tendo se tornado o Superman e ele a deixa com o casal de cientistas Danvers. Quando ela atinge a idade adulta, Superman envia Jimmy Olsen para ficar de olho nela. O personagem nunca chegou a aparecer de fato na primeira temporada, sendo somente constantemente mencionado pelos personagens ou então apenas sua silhueta era vista, como no episódio Piloto onde quem o interpreta é Kevin Caliber. O herói aparece de fato na estreia da segunda temporada, sendo interpretado por Tyler Hoechlin. No episódio de estreia da segunda temporada, Clark ajuda Kara a investigar uma tentativa de assassinato contra Lena Luthor, irmã de Lex. Durante o episódio é revelado que ele e J'onn já se conhecem, mas perderam a amizade por Clark ter discordado com a decisão de J'onn em guardar amostras de kryptonita e temer que alguém dentro do DEO pudesse usá-las para tentar matar ele ou Kara. No segundo episódio, Clark propõe a Kara que ela venha morar com ele e Lois em Metropolis. Enquanto isso, o Cadmus, uma organização que odeia alienígenas e quer exterminá-los, coloca John Corben, agora transformado em Metallo, para tentar matar Superman e Supergirl. O Cadmus mais tarde coloca outro Metallo para atacar Metropolis. Superman o enfrenta com a ajuda de J'onn e o derrota. No final, Clark se despede de Kara, que preferiu continuar morando em National City, e retorna para Metropolis.

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Superman fez sua estréia no mundo dos desenhos animados com os curtas animados de Max Fleischer que foi uma revolução em termos de animação.
  • De 1973 a 1984, o desenho animado Superamigos mostrava Superman como membro efetivo do grupo.
  • De 1996 até 2000, Superman apareceu em Superman: A Série Animada, criado pelos mesmos produtores de Batman: A Série Animada. Tomando como base O Homem de Aço de John Byrne, além de incorporar elementos próprios bem como das HQs mais antigas, o desenho mostra o pequeno Kal-El chegando à Terra ainda bebê e sendo encontrado por Jonathan e Martha Kent. Na adolescência, além de descobrir os seus poderes, o agora chamado Clark Kent também descobre sua origem. Ao se tornar adulto, ele se torna o Superman e trabalha no Planeta Diário como Clark, e a partir disso, somos apresentados a personagens de grande importância na mitologia do herói como Lois Lane e vamos sendo apresentados aos vilões do herói, como Lex Luthor.
  • Em Batman do Futuro, um Superman envelhecido aparece em dois episódios da terceira e última temporada da série animada, onde é dominado por Starro e tenta converter a Liga para se juntar a eles, mas no final, Terry McGinnis, o novo Batman, consegue salvar o Superman e a Liga.
  • Em Liga da Justiça, que é uma sequência aos eventos de Batman:A Série Animada e Superman: A Série Animada, Superman é o membro fundador do grupo. No desenho Superman decide intervir na fabricação de armamento pesado por ajudar a destruir mísseis nucleares, no entanto, após isso ser feito, é iniciado um ataque alienígena. Após ele e Batman encontrarem um marciano chamado J'on J'onzz, eles se unem a outros heróis para impedirem a ameaça, e nisso fazendo nascer a Liga.
  • Em Liga da Justiça Sem Limites, que é a sequência de Liga da Justiça, Superman junto com alguns dos membros fundadores abrem as portas para novos heróis. O personagem passa a ter grande importância na 2ª temporada onde suas ações, que envolvem um confronto derradeiro com Lex Luthor podem levar a uma guerra que acabará com o mundo. Porém no final da temporada, Superman impede que esse futuro ocorra deixando Lex vivo. Na 3ª e última temporada da série animada, Superman tem pouca participação, mas aparece no episódio final, onde junto com Batman e Lex Luthor lidera a Liga da Justiça e a Legião do Mal na batalha final contra Darkseid.
  • Superman aparece nos dois primeiros episódios da 5ª e última temporada de O Batman, onde ele é controlado por Lex Luthor que o faz enfrentar Batman e Robin.
  • Em Batman: Os Bravos e os Destemidos,no 9º episódio da segunda temporada da série animada, Batman viaja para um planeta, semelhante à Terra, cuja atmosfera o faz ter poderes semelhantes aos do Superman. Lá também ele conhece sua contraparte, o Batman de Zur-En-Arrh. Somente na 3ª temporada que o Homem de Aço fez sua tão aguardada participação no episódio Batalha dos Super-Heróis, onde Lex Luthor infecta Superman com kryptonita vermelha, fazendo com que o herói queira se tornar o Rei de Metrópolis, o que o leva a um confronto com o Batman (alusão à clássica luta entre os dois personagens no Cavaleiro das Trevas de Frank Miller).
  • Em Legião dos Super-Heróis, Superman é um dos protagonistas da série animada, com o grupo de heróis futuristas recrutando um jovem Clark Kent que ainda nem pensava em se tornar o Superman, e só após viajar para o futuro descobre a lenda que se tornou. A segunda temporada do desenho, que se passa dois anos depois da primeira temporada, Superman se reúne novamente com o grupo de heróis.
  • Em Justiça Jovem, Superman aparece em alguns episódios. Aqui ele é mostrado como membro fundador da Liga e teve um clone produzido pelo Cadmus que contou não só com o seu DNA, mas também o de Lex Luthor, criando assim o Superboy. Diferente dos quadrinhos, Superman e Superboy possuem uma relação conturbada, como é visto no episódio 1.05 intitulado "A Escola", onde Bruce Wayne tenta convencer Clark a se aproximar do jovem clone, mas ele se recusa terminantemente. No final do episódio 1.25 intitulado "Os Suspeitos de Sempre", Superman junto com os restantes da Liga são controlados mentalmente por Vandal Savage, mas no episódio seguinte, intitulado "Velhos Conhecidos", a Liga é salva pela Justiça Jovem e Superman e Superboy passam a se aproximar. Porém no final do episódio é revelado que 6 membros da Liga, entre eles o Superman, desapareceram durante 16 horas antes de serem salvos. Na 2ª temporada do desenho que se passa 5 anos depois dos eventos do episódio final da 1ª temporada, é revelado no epiósdio 2.03 intitulado "Alienado" que durante essas 16 horas, os membros atacaram um planeta chamado Rimbor, e por causa disso eles são procurados na galáxia. Ao final do episódio, Superman e os outros membros decidem se entregar para as autoridades de Rimbor a fim de limpar seus nomes. A situação é resolvida no episódio final intitulado "Fim de Jogo", onde o Superboy e a Miss Marte conseguem reunir provas da inocência dos membros da Liga.

Jogos de Videogame[editar | editar código-fonte]

  • Em Lego Batman 2: DC Super Heroes, Superman é um personagem jogável, e a trilha de John William do filme de 1978 é usada no jogo.
  • Injustice superman vs nightwing.jpg
    Em Lego Batman 3: Beyond Gotham, Superman é um personagem jogável, e aqui possui o uniforme dos Novos 52. O jogo também possui um pacote com elementos do filme O Homem de Aço, incluindo o uniforme usado por Henry Cavill no filme.
  • Em Injustice: Gods Among Us, Superman é o personagem de maior importância no enredo. Em um universo alternativo, o Coringa sequestrou Lois Lane, que estava grávida, e atacou Superman com o gás do medo que estava com componentes de kryptonita. Enquanto Batman e o restante da Liga se reúnem para deter o Coringa, Superman tenta encontrar Lois, ele encontra o Apocalypse e os dois se enfrentam. Superman leva a criatura até o espaço ordenando saber onde está Lois, no entanto, é revelado que o Superman estava sofrendo uma ilusão devido aos efeitos do gás do medo, e que quem ele estava enfrentando realmente não era o Apocalypse, mas sim Lois. Assim que os batimentos de Lois cessam, uma detonador é acionado e Metrópolis é destruída. Enlouquecido por ter perdido sua esposa, filho e cidade, Superman mata o Coringa e domina o mundo. Cinco anos depois, na Terra 1, o Superman está liderando um ataque contra alguns vilões. O Coringa arma uma bomba, porém ao detonar, um portal é aberto e alguns membros da Liga são enviados para a Terra 2, a Terra em que Superman dominou o mundo. No decorrer do jogo, Superman, junto com os membros remanescentes tenta localizar os membros desaparecidos, até que no final do Capítulo 11 do jogo, Superman é transportado para a Terra 2. No Capítulo 12, o último do jogo, Superman é o protagonista, e auxilia no ataque para derrubar o regime do Superman da Terra 2. Os dois se enfrentam na Fortaleza da Solidão, com o Superman conseguindo derrotar sua contraparte. No final, o Superman da Terra 2 é preso, ficando em uma cela que irradia luz vermelha do Sol de Krypton. No jogo, além das skins do Superman da Terra 1 e do Superman da Terra 2, o personagem tem outras skins, tais como: Godfall, Entre a Foice e o Martelo, Novos 52, A Noite Mais Densa e o Homem de Aço. Na versão para celular do jogo há a skin de Batman vs Superman, em que Superman tem o uniforme do filme e as feições de Henry Cavill.
  • Em Injustice 2, a ser lançado em 2017, Superman será novamente um personagem com importância no enredo do jogo, bem como um personagem jogável.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Homem de Aço de John Byrne (em português)


Portal A Wikipédia possui o portal:
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons