Batman v Superman: Dawn of Justice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batman v Superman: Dawn of Justice
Batman vs Super-Homem: O Despertar da Justiça (PT)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2016 •  cor •  151 min 
Direção Zack Snyder
Produção Charles Roven
Deborah Snyder
Produção executiva Christopher Nolan
Emma Thomas
Geoff Johns
Roteiro Chris Terrio
David S. Goyer
Baseado em Personagens pela DC Comics
Elenco Ben Affleck
Henry Cavill
Amy Adams
Jesse Eisenberg
Diane Lane
Laurence Fishburne
Jeremy Irons
Gal Gadot
Holly Hunter
Gênero Ação
Ficção científica
Música Hans Zimmer
Junkie XL
Direção de fotografia Larry Fong
Figurino Michael Wilkinson
Edição David Brenner
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Brasil 24 de março de 2016[1]
Portugal 24 de março de 2016
Estados Unidos 25 de março de 2016

Angola 25 de março de 2016

Idioma Inglês
Orçamento US$ 250 milhões[2][3]
Receita US$ 873.260.194[4]
Cronologia
O Homem de Aço
(2013)
Esquadrão Suicida
(2016)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Batman v Superman: Dawn of Justice (Batman vs Superman: A Origem da Justiça (título no Brasil) ou Batman vs Super-Homem: O Despertar da Justiça (título em Portugal)) é um filme de super-herói americano de 2016, baseado nos personagens Batman e Superman da DC Comics e distribuído pela Warner Bros. Pictures. É o segundo filme do Universo Estendido DC, seguindo Man of Steel (2013). Dirigido por Zack Snyder e escrito por Chris Terrio e David S. Goyer, o elenco é composto por Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter e Gal Gadot.[5] Batman v Superman: Dawn of Justice é o primeiro filme em live-action a apresentar Batman e Superman juntos, assim como a primeira representação cinematográfica em live-action de Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue. No filme, o gênio criminoso Lex Luthor manipula Batman em uma batalha preventiva contra Superman, a quem Luthor está obcecado em derrotar.

O filme foi anunciado na San Diego Comic-Con 2013, após o lançamento de Man of Steel. Snyder afirmou que o filme teria inspiração da série de quadrinhos do Batman, The Dark Knight Returns, de Frank Miller, mas esclareceu que ele seguiria uma premissa original. O filme também é inspirado por elementos narrativos do arco de história "A Morte do Superman". A encarnação do Batman no filme é diferente do retrato anterior do personagem na trilogia The Dark Knight de Christopher Nolan, servindo como um reboot cinematográfico do personagem. A pré-produção começou no East Los Angeles College, em outubro de 2013, com as filmagens começando em maio 2014 em Detroit, Michigan. Filmagens adicionais também ocorreram em Chicago, Illinois.

Batman v Superman: Dawn of Justice estreou no Auditório Nacional da Cidade do México em 19 de março de 2016, e foi lançado nos Estados Unidos em 25 de de março de 2016, e no Brasil e em Portugal em 24 de março, em 2D, 3D, IMAX 3D, 4DX. Depois de uma forte estréia que quebrou novos recordes de bilheteria, o filme sofreu uma queda histórica em seu segundo fim de semana, caindo mais de 80% e nunca se recuperou.[6] Apesar de ter ganho lucro, foi considerado um desapontamento de bilheteria e recebeu comentários geralmente desfavoráveis dos críticos principalmente pelo seu tom, edição e ritmo, embora alguns tenham elogiado seu estilo visual e perfomances do elenco. Um corte estendido, chamado de "Ultimate Edition", que possui 30 minutos de cenas adicionais, foi lançado digitalmente em 28 de Junho, 2016, e em Blu-ray e DVD em 19 de julho de 2016.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dezoito meses após a batalha destrutiva do Superman com o General Zod em Metrópolis, o Superman tornou-se uma figura controversa. O bilionário Bruce Wayne, que tem secretamente operado em Gotham City como o violento vigilante Batman por quase duas décadas, culpa Superman pelas vítimas que resultaram de sua luta com o General Zod. Superman, trabalhando como jornalista do Planeta Diário como Clark Kent, vê Batman como perigoso e procura expô-lo. O magnata da LexCorp, Lex Luthor, também vê Superman como uma ameaça e busca convencer a senadora June Finch a apoiar sua importação da kriptonita criada na tentativa de terraformação de Zod no Oceano Índico. Embora Finch barre a produção de armas biológicas, outro senador concede a Luthor acesso à nave caída e aos restos mortais de Zod para buscar uma forma de deter o Superman se necessário.

Bruce se infiltra em um evento na mansão de Luthor para clonar dados do computador principal da LexCorp, mas seus dados são roubados pela misteriosa negociante de antiguidades Diana Prince, que busca um arquivo que Luthor tem sobre ela. Bruce recebe os dados de volta depois que ela faz uma cópia. Ao descriptografar os dados, ele descobre não só as experiências de Luthor com kriptonita, mas também sua investigação em curso sobre meta-humanos, incluindo Diana Prince, que é uma guerreira imortal. Batman tenta recuperar a kriptonita de Luthor, mas é interceptado por Superman, que o avisa para cessar as suas atividades. Mais tarde, Finch convoca Superman para uma audiência no Congresso no Capitólio dos Estados Unidos para debater a validade de suas ações, onde Luthor planta uma bomba que mata dezenas de pessoas, incluindo Finch e a assistente de Luthor. O público coloca a culpa do atentado no Superman, que se sente culpado por não ter impedido a chacina e se exila.

Conforme antecipado por Luthor, Batman rouba a kriptonita e se prepara para iniciar um ataque preventivo contra o Superman; construindo uma armadura poderosa e granadas e lança de kriptonita. Projetando um plano reserva, Luthor ativa a Câmara Gênese a bordo da nave de observação e junta seu próprio DNA ao do Zod para criar sua arma secreta. Luthor põe Lois em perigo para forçar o Superman a aparecer e ir à Torre da LexCorp, onde ele revela que ele tem conhecimento dos segredos do herói há algum tempo. Luthor extorque Superman a confrontar Batman, revelando que tem sua mãe Martha Kent refém e a matará caso ele não coopere, prevendo que um dos heróis iria morrer durante a batalha. Superman tenta argumentar com Batman, revelando que sabe seus segredos, mas isso leva a uma luta em que Batman enfraquece Superman com kriptonita e quase o mata com a lança. Superman implora ao Batman para "salvar Martha", que também era o nome da falecida mãe de Bruce, fazendo-o cair em si e aceitar que Superman não é uma ameaça. Ao saber do plano de Luthor, Batman vai resgatar Martha enquanto Superman confronta Luthor, que aciona sua arma secreta: um monstro feito com tecnologia de Krypton. Superman e Batman unem forças para combatê-lo e são ajudados por Diana, que chega com sua vestimenta de amazona, mas são derrotados devido à capacidade da criatura de absorver e redirecionar energia. Ao perceber que seus DNA kriptonianos compartilhavam de uma mesma vulnerabilidade, Superman recupera a lança de kriptonita e atravessa a criatura com ela, enquanto o monstro apunhala Superman com seus espinhos de ossos, aparentemente matando-o.

Luthor é preso depois de Lois Lane expor seus numerosos crimes; quando visitado por Batman na prisão, ele se vangloria da morte de Superman e alerta que isso tornou o mundo vulnerável a ameaças poderosas, sobre as quais ele aprendeu ao manipular a tecnologia da nave de Krypton. Batman ameaça Luthor, e promete que ele o estará sempre observando. Um memorial é feito em homenagem ao Superman em Metrópolis. Clark também é declarado morto e Bruce, Lois, Martha, e Diana comparecem a um modesto funeral para ele em Smallville. Martha entrega a Lois um envelope que contém o anel de noivado que Clark pretendia dar a ela. Depois do funeral, Bruce revela a Diana que planeja formar uma equipe para proteger o mundo na ausência do Superman, começando com os meta-humanos dos arquivos de Luthor. Logo depois, Lois joga um pouco de terra no caixão de Clark e quando ela sai, é ouvido um leve batimento cardíaco e depois a terra que Lois jogou no túmulo de Clark começa a levitar.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"... depois que terminamos Man of Steel e começamos a pensar em quem estaria no próximo filme, eu comecei a mencionar sutilmente que seria legal se ele enfrentasse o Batman. Você está numa reunião sobre a história e pensando com quem ele [Superman] lutaria, após ter lutado com um alien ameaçador, o Zod, que é igualmente forte, de seu planeta natal, lutando no nosso planeta... Sabe, com quem ele vai lutar agora?... Mas eu não vou dizer de modo algum que aceitei ser diretor em Man of Steel para chegar de um modo subversivo ao Batman. Eu realmente acredito que após contemplar sobre quem encararia o Superman, Batman veio no cenário."

— Snyder, sobre como o Batman apareceu no filme[7]

Em 1999, um rumor afirmava que Ben Affleck estaria cotado para interpretar Batman e sua então namorada, Gwyneth Paltrow, interpretaria a Mulher-Gato, na época, o ator negou o boato.[8]

Em junho de 2013, a Warner Bros. anunciou que o diretor Zack Snyder e o roteirista David S. Goyer retornariam para uma sequência de Man of Steel,[9] com o estúdio considerando o lançamento para o filme em 2014.[10] No mês seguinte, Snyder confirmou na San Diego Comic-Con International que a continuação de Man of Steel, cuja data de lançamento tinha mudado para 2015, estrelaria o encontro entre Superman e Batman num formato cinematográfico pela primeira vez. Snyder e Goyer escreveriam a história, e Goyer ficaria responsável pela construção do roteiro,[11] e Christopher Nolan envolvido em um papel consultivo como produtor executivo.[12] De acordo com Snyder, o filme se inspiraria na história em quadrinhos The Dark Knight Returns de Frank Miller.[13] No entanto, em novembro de 2013, Snyder disse que o filme não seria baseado na graphic novel. "Se você vai fazer isso, você precisaria de um Superman diferente. Nós estamos trazendo o Batman para o universo em que este Superman vive".[14] O filme marca a primeira vez em que a Mulher-Maravilha aparece nos cinemas, personagem esse que a Warner tentava levar ao formato desde 1996.[15]

Em dezembro de 2013, Chris Terrio foi contratado para reescrever o roteiro de Goyer.[16] Terrio já havia colaborado com Affleck em Argo. Comentando suas influências, Terrio revelou em um artigo publicado pelo Wall Street Journal que o filme se inspiraria na trilogia de Batman de Nolan, a redação de 1972 do filósofo e semiólogo italiano Umberto Eco, "The Myth of Superman" e o poema de W. H. Auden, "Musée des Beaux Arts", que contrasta os detalhes cotidianos da vida das pessoas normais com as lutas épicas de figuras mitológicas. Segundo ele, "Em histórias de super-heróis, Batman é Plutão, deus do submundo, e Superman é Apolo, deus do céu. Isso começou a ser realmente interessante para mim - que o conflito deles não é apenas devido a manipulação, mas suas próprias existências."[3] O Coringa e o Charada iriam aparecer no filme, mas Snyder decidiu cortá-los do roteiro final.[17]

O título oficial do filme, Batman v Superman: Dawn of Justice, foi revelado em maio de 2014. Snyder afirmou que ter o "V" no título, em vez de "versus" foi uma maneira "para impedi-lo de ser, diretamente, um filme de ‘versus’, mesmo na forma mais sutil". [18] Henry Cavill mais tarde declarou: "Eu não chamaria isso de uma continuação de Superman. Agora é Batman versus Superman, uma entidade completamente separada. Estamos apresentando o personagem Batman e expandindo o universo que criamos em Man of Steel". [19] A revista Forbes observou que, embora o filme surgiu como uma continuação de Man of Steel, foi "renovado para um piloto para Liga da Justiça e/ou um eventual filme solo do Batman."[19]

Design[editar | editar código-fonte]

Assim como na HQ The Dark Knight Returns, Batman usa uma armadura blindada em sua luta contra o Superman.

Michael Wilkinson retornou como figurinista. Ele atualizou o traje do Superman de Man of Steel para que "estivesse mais novo e certo para este filme do universo de quadrinhos de Zack Snyder".[20] O primeiro traje do Batman apresentado no filme é influenciado por The Dark Knight Returns;[21] e é diferente dos trajes vistos em filmes anteriores do Batman em live-action, pois é feito de pano em vez de ser uma armadura.[22] Uma imagem do visual da Mulher-Maravilha foi divulgada na San Diego Comic-Con 2014, em que o traje desaturava as cores vermelha, azul e dourada que compõem o traje da maioria das versões do personagem.[23] Um segundo traje do Batman também foi revelado nesta Comic-Con, e diferente do primeiro, é uma armadura.[24] O visual do Aquaman neste filme o mostra "tatuado em padrões de maori" e usando um traje "adornado com tons de ouro, armadura negra e prateada".[25]

De acordo com o lote da Warner Bros. Studios, a nova geração do Batmóvel combinou a inspiração tanto do design elegante e aerodinâmico dos clássicos Batmóveis quanto da construção militar de alta suspensão do mais recente Tumbler da trilogia The Dark Knight. Projetado pelo designer de produção Patrick Tatopoulos, o Batmóvel tem cerca de 20 pés de comprimento e 12 pés de largura.[26] Os óculos que Cavill usa como Clark Kent são feitos pelo designer britânico de óculos artesanais Tom Davies.[27]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2013, Larry Fong entrou na equipe do longa como cinegrafista, tendo trabalhado anteriormente com Zack Snyder em 300, Watchmen e Sucker Punch.[28] As filmagens iniciais começaram em 19 de outubro de 2013, no East Los Angeles College, onde houve uma partida de futebol americano entre a Universidade de Gotham City e a rival, a Universidade Estadual de Metrópolis.[29] No fim do mês, a fazenda dos Kent vista em Man of Steel começou a ser reconstruída para o filme.[30] A fotografia principal envolvendo o elenco principal começou em 19 de maio de 2014 na cidade de Detroit,[31][32] com cenas com Gal Gadot como Diana Prince sendo filmadas no dia 16 de maio.[33]

Filmagens adicionais começaram em novembro de 2014, em Chicago, Illinois.[34] Outras locações incluem: o Eli and Edythe Broad Art Museum na Universidade Estadual de Michigan, Yorkville, Illinois e Novo México.[35][36][37] Sequências do filme, incluindo uma cena que retrata o assassinato dos pais de Bruce Wayne, foram filmadas com câmeras IMAX. Estavam planejadas filmagens no Marrocos, porém o surto de Ebola que ocorreu na África Ociedental fez com que as filmagens que aconteceriam lá mudassem para o Novo México.[38] As filmagens chegaram ao fim em 5 de dezembro de 2014.[39]

Música[editar | editar código-fonte]

Hans Zimmer compôs a trilha sonora do filme,[9] enfatizando um desafio para não reutilizar os temas que ele estabeleceu com o personagem Batman da trilogia de Christopher Nolan.[40] Junkie XL, que forneceu música adicional de Man of Steel, também retornou para este filme, ajudando a compor o tema do Batman.[41] Originalmente, Zimmer recrutou o Junkie XL para compor o material do Batman, com o Zimmer planejando se concentrar apenas no lado do Superman da trilha, mas o tema final do Batman foi escrito por ambos os compositores como uma colaboração.[42] O álbum de trilha sonora do filme foi lançado em 18 de março de 2016 por WaterTower Music.[43]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco do filme na San Diego Comic-Con 2015.

Jeffrey Dean Morgan e Lauren Cohan interpretam Thomas e Martha Wayne, os falecidos pais de Bruce Wayne; Robin Atkin Downes interpreta Apocalipse, a poderosa criatura criada por Lex, por meio da tecnologia de captura de movimento. Patrick Wilson interpreta o Presidente dos Estados Unidos em um papel de voz; Michael Cassidy interpreta Jimmy Olsen, um agente da CIA disfarçado de fotográfo. Reprisando seus papéis de Man of Steel estão Harry Lennix como Secretário Calvin Swanwick, Kevin Costner como o já falecido Jonathan Kent, Christina Wren como Maior Carrie Farris e Carla Gugino como a kryptoniano AI Kelor. Ezra Miller, Jason Momoa e Ray Fisher aparecem como Barry Allen / Flash, Arthur Curry / Aquaman e Victor Stone / Ciborgue, respectivamente, em breves aparições, o que levará para a sua inclusão no filme da Liga da Justiça. Joe Morton tem uma aparição como Silas Stone, pai de Ciborgue. Patrick Leahy faz uma aparição como o senador Purrington. Jena Malone foi escalada como Janet Klyburn, uma cientista dos laboratórios S.T.A.R., mas suas cenas foram cortadas da versão teatral e aparecerem na "versão estendida" em Blu-ray.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Batman v Superman: Dawn of Justice estreou no Auditório Nacional da Cidade do México em 19 de março de 2016. Foi lançado nos Estados Unidos em 25 de março de 2016 em 2D, 3D, IMAX 3D e 4DX.[44] Em janeiro de 2014, o filme moveu a data original de 23 de junho de 2015 para 6 de Maio de 2016, para que os cineastas "tivessem mais tempo para realizar uma visão completa, dada a complexidade natural da história".[45] Em agosto de 2014, a data mudou pela última vez: 6 de maio de 2016 para 25 de março de 2016.[46]

No dia 17 de abril de 2015, a Warner Bros. divulgou o primeiro trailer do filme, no qual mostra uma nação contra o Superman.

Para a divulgação do filme, a revista EW divulgou um vídeo em que Ciborgue e Flash eram confirmados em Batman Vs Superman.

Em 28 de junho de 2016, uma cópia digital da "Versão Estendida" foi lançada, acrescentando 30 minutos do filme e recebeu críticas favoráveis.[carece de fontes?]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme arrecadou US $ 166 milhões na América do Norte em seu fim de semana de abertura,[47][48] a oitava maior abertura de todos os tempos, à frente de The Dark Knight Rises ($ 160,9 milhões).[47] BvS teve uma abertura em todo o mundo de US $ 422,5 milhões, o que se destaca como a segundo maior abertura para a Warner Bros. e a quarta maior de todos os tempos. Ele se tornou o quarto filme para ter uma abertura global superior a $ 400 milhões. Também teve um bilheteria IMAX no mundo inteiro durante o fim de semana de abertura de US $ 36 milhões em 945 telas IMAX, a terceira maior da história, atrás de Star Wars: O Despertar da Força (US $ 48 milhões) e Jurassic World (US $ 44 milhões).[49] No entanto, tanto dentro como fora dos Estados Unidos, Batman v Superman: Dawn of Justice experimentou uma má retenção notável de sexta-feira á domingo, e estabeleceu um novo recorde para a pior queda de sexta-feira á domingo para um lançamento de um filme de super-herói na história, com um declínio de 58%, o que era anteriormente detido pelo Fantastic Four.[50]

Em seu segundo fim de semana, Batman v Superman: Dawn of Justice experimentou uma "histórica" queda de bilheteria,[51] com um declínio de 81,2% na sexta-feira que foi "uma das maiores quedas entre duas sexta-feiras de qualquer blockbuster", e uma queda geral de 68,4% para o fim de semana, apesar de não "enfrentar qualquer grande competição nas bilheterias",[52][53][54] tornando-o o segundo maior declínio para um filme de super-herói famoso, atrás apenas de Hulk (2003). Brad Brevet, escrevendo para o Box Office Mojo, informou que "parecia que Batman v Superman estava esperando uma queda em qualquer lugar de 58-68% e acabou fixando-se no lado errado dessas expectativas."[54] Scott Mendelson, jornalista da Forbes, disse: "seja o filme bom ou não, ou o público não foi receptivo ao longa, é a mais baixa para um segundo e terceiro fins de semana ... Sim, ainda estamos falando de uma segunda sexta-feira de $ 15,35 milhões e um segundo fim de semana de US $ 50 milhões, mas em termos de pernas, este filme infelizmente, não parece ter nenhuma".[55] Continuando esta tendência, em seu terceiro fim de semana, o filme caiu 54,3% em que Brad Brevet concluiu para o Box Office Mojo que "as pernas deste estão provando ser bastante curtas."[56]

Nas semanas que antecederam ao lançamento do filme, as vendas antecipadas de ingressos ultrapassaram o The Dark Knight Rises, Os Vingadores, e Furious 7. [57] Em todo o mundo, estimou-se a arrecadar entre US $ 300-340 milhões em mais de 35.000 telas em sua semana de estréia.[58] Ele passou a marca de US $ 50 milhões em vendas de ingressos IMAX em seu segundo fim de semana, arrecadando um total de US $ 53,4 milhões em 571 telas IMAX.[59][60] O chefe de distribuição doméstica da Warner Bros., Jeff Goldstein, descreveu o desempenho de bilheteria do filme como um "resultado fantástico, em qualquer medida."[61] O analista de bilheteria, Jeff Bock, disse que "ainda assim, fora os dois filmes do O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, e os Batman de Tim Burton, quando você os ajusta pela inflação, esta é a propriedade de maior bilheteria na DC até agora. Ele passa O Homem de Aço por mais de US $ 200 milhões", e no geral, "BvS relançou com sucesso o universo cinematográfico da DC, mas eles não estão nem perto da Disney / Marvel em termos de recepção crítica e proezas de bilheteria. Pode-se e apenas espero que o maior e melhor ainda está a caminho."[61] O filme precisava chegar a US $ 800 milhões em receita de bilheteria para recuperar o seu investimento de acordo com os analistas financeiros.[62] Apesar de ter ultrapassando este valor, foi considerado "uma decepção" por não chegar a US $ 1 bilhão,[63] isto resultou em que a Warner Bros., em maio 2016, criasse a DC Films, dando a responsabilidade a uma equipe executiva dedicada para os filmes baseados na DC Comics, semelhante ao foco da Marvel Studios dentro do grupo Marvel Entertainment.[64] Batman v Superman: Dawn of Justice arrecadou US $ 330,4 milhões na América do Norte e US $ 542,9 milhões em outros territórios para um total mundial de US $ 875 milhões, tornando-se o quinto filme de maior bilheteria de 2016 atrás de Capitão América: Guerra Civil, Zootopia, The Jungle Book, e Procurando Dory.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Batman v Superman: Dawn of Justice recebeu em geral críticas negativas dos críticos. Uma das críticas desfavoráveis ao filme, entre outras, foi sua narrativa sem foco. O filme recebeu elogios por seu espetáculo visual e as performances de Affleck, Gadot, Irons e Hunter, enquanto o desempenho de Cavill foi chamado de "sem carisma". A atuação de Eisenberg como Lex Luthor recebeu críticas "polarizadas", com críticos elogiando sua interpretação do personagem ou argumentando que ele "aleijou" o filme. No Rotten Tomatoes, Batman v Superman: Dawn of Justice tem uma classificação de 27% de aprovação, com uma nota média de 4.9/10. De acordo com o consenso crítico do site, "Batman v Superman: Dawn of Justice sufoca uma história potencialmente poderosa - e alguns dos super-heróis mais emblemáticos da América - em um turbilhão sombrio orientado de ação e efeitos." [65] Metacritic, que atribui uma avaliação normalizada a comentários de críticos convencionais, deu ao filme uma pontuação média de 44/100, baseado em 50 críticas, indicando "críticas mistas ou médias". [66]

BBC News informou que, "o filme tinha sido amplamente elogiado pelos fãs depois de sua primeira exibição em Nova York na semana passada. Mas os críticos não têm sido tão positivos sobre o filme muito aguardado". [67]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Indicação Resultado Referência
22.º Critics' Choice Movie Awards Melhor Atriz em Filme de Ação Gal Gadot Indicado [68]
Framboesa de Ouro Pior filme Batman v Superman: Dawn of Justice Indicado [69]
[70]
Pior ator Ben Affleck Indicado
Henry Cavill Indicado
Pior ator coadjuvante Jesse Eisenberg Venceu
Pior combo "Ben Affleck e seu BFF Henry Cavill" Venceu
Pior diretor Zack Snyder Indicado
Pior prequel, refilmagem, filme derivado ou sequência Batman v Superman: Dawn of Justice Venceu
Pior roteiro Venceu
Satellite Awards Melhor Blu-ray/DVD Batman v Superman: Dawn of Justice (Ultimate edition) Indicado [71]
Kids' Choice Awards 2017 Filme preferido Batman v Superman: Dawn of Justice Indicado [72]
Ator de filme preferido Ben Affleck Indicado
Henry Cavill Indicado
Atriz de filme preferido Amy Adams Indicado
Favorito Butt-Kicker Ben Affleck Indicado
Henry Cavill Indicado
Favorito IniAmigos Ben Affleck e Henry Cavill Indicado

Universo Estendido DC[editar | editar código-fonte]

Batman vs Superman - Capa do Blu-ray.jpeg

Batman v Superman dará continuidade ao Universo Cinematográfico DC. Zack Snyder dirigirá dois filmes da Liga da Justiça (Liga da Justiça e Liga da Justiça Dois). Chris Terrio escreve o roteiro de Liga da Justiça - Parte Um e Ben Affleck se torna Produtor Executivo. Ben Affleck, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa e Ray Fisher reprisam seus papéis.[73]

Versão estendida[editar | editar código-fonte]

Um corte estendido do filme apelidado de Ultimate Edition foi lançado em Blu-ray. Esta versão recebeu uma classificação indicativa "R" da Motion Picture Association of America, por mais violência do que o corte teatral classificado "PG-13", e tem 30 minutos a mais do que a versão teatral.

Referências

  1. Batman vs Superman: O Bocejar da Justiça ganha seu primeiro trailer. Omelete, página visitada dia 25 de abril de 2015.
  2. McClintock, Pamela (3 de março de 2016). «'Batman v Superman: Dawn of Justice' Could Soar to $140M Debut». The Hollywood Reporter. Consultado em 3 de março de 2016 
  3. a b Ben Fritz (10 de março de 2016). «The Comic-Book Movie Debate». Wall Street Journal. Consultado em 12 de março de 2016  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "WSJ" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  4. «Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)». Box Office Mojo. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  5. Warner Bros. (21 de maio de 2013). «Cameras Roll on Director Zack Snyders "Batman v Superman: Dawn of Justice" from Warner Bros. Pictures». DC Comics. Consultado em 26 de maio de 2014 
  6. Fritz, ben (May 8, 2016). "'Batman' Fails to Ride Debut Momentum"The Wall Street Journal
  7. «Zack Snyder Explains How Batman Ended Up in the 'Man of Steel' Sequel - The Moviefone Blog». News.moviefone.com. 18 de abril de 2014. Consultado em 25 de maio de 2014 
  8. Ben Affleck: I Am Not Batman
  9. a b Reynolds, Simon (15 de abril de 2014). «Exclusive: Hans Zimmer poised to return for Batman vs Superman score». Digital Spy. Consultado em 15 de abril de 2014 
  10. Fritz, Ben (16 de junho de 2013). «'Man of Steel' Movie May Give DC Comics More Superpowers». The Wall Street Journal. Consultado em 17 de junho de 2013 
  11. Kit, Borys (20 de julho de 2013). «Superman and Batman Film Set for Comic-Con Reveal». The Hollywood Reporter. Consultado em 21 de julho de 2013 
  12. http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-118932/
  13. Anders, Charlie Jane (20 de julho de 2013). «They're doing a Superman/Batman movie... but that's not the big news». io9. Consultado em 22 de julho de 2013 
  14. Johnson, Scott (12 de novembro de 2013). «Zack Snyder Clarifies Batman Vs. Superman Is Not An Adaptation Of Frank Miller's The Dark Knight Returns». Comicbook.com. Consultado em 13 de novembro de 2013 
  15. Ty Bur (19 de abril de 1996). «Comic movies». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de outubro de 2014 
  16. http://jovemnerd.com.br/nerd-news/cinema/batman-vs-superman-roteirista-de-argo-e-outro-possivel-luthor/
  17. http://collider.com/batman-v-superman-joker-riddler/
  18. Truitt, Brian (3 de julho de 2014). «'Justice' is served with another helping of Superman». USA Today. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  19. a b Mendelson, Scott. «Marvel Must Sell 'Civil War' As 'Captain America 3,' Not 'Avengers 2.5'». Forbes. Consultado em 16 de maio de 2015 
  20. Emily Zemler (12 de março de 2014). «Inside the Evolution of Superman's Look». Esquire. Consultado em 21 de junho de 2014 
  21. Ben Child (22 de maio de 2014). «Batman's new costume returns to classic colours, says Kevin Smith | Film». theguardian.com. Consultado em 22 de maio de 2014 
  22. «'Batman vs. Superman' Movie Batsuit Made Of Cloth Not Armor, Kevin Smith Says : Entertainment : Headlines & Global News». Hngn.com. 7 de julho de 2014. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  23. Reyes, Mike (26 de julho de 2014). «Don't Get Too Excited About Wonder Woman's New Costume, It'll Probably Change». Cinema Blend. Consultado em 28 de julho de 2014. Cópia arquivada em 28 de julho de 2014 
  24. Buchanan, Kyle (26 de julho de 2014). «Comic-Con: We Just Saw Ben Affleck As Batman». Vulture. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  25. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome AquamanLook
  26. «Up-Close Look @ NEW Batmobile! + Catwoman DLC». DC Entertainment. 22 de setembro de 2015. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  27. «Batman VS Superman Clark Kent Glasses - MyGlassesAndMe - Eyewear Blog». Consultado em 13 de agosto de 2016 
  28. Taylor, Drew (10 de setembro de 2013). «Comic Book Issues: Larry Fong To Photograph 'Man Of Steel' Sequel, Wolverine Was Almost In 'Spider-Man'». The Playlist. Consultado em 19 de maio de 2014 
  29. Vasquez, Danny (15 de outubro de 2013). «Batman, Superman step onto the field». East Los Angeles College Campus News. Consultado em 15 de outubro de 2013 
  30. «Photos of the Kent Farm Construction for Batman vs. Superman». ComingSoon.net. 30 de novembro de 2013. Consultado em 2 de dezembro de 2013 
  31. «'Batman Vs. Superman' filming location in Birmingham, MI & first set photos of Gal Gadot & Zack Snyder!». Consultado em 19 de maio de 2014 
  32. Raymundo, Shawn (11 de maio de 2014). «'Batman vs Superman' Biggest Movie Filmed in Michigan: Ben Affleck and Wife Jennifer Garner Expected to Stay in Detroit During Production». Latin Post. Consultado em 19 de maio de 2014 
  33. Derek (18 de maio de 2014). «Batman Vs Superman – A origem da Justiça». On the Flix. Consultado em 19 de maio de 2014 
  34. «World's Greatest Superheroes Returning to Chicago». My Fox Chicago.com. Consultado em 6 de outubro de 2014 
  35. Gomez, Luis (20 de março de 2014). «Batman-Superman movie expected to film in Illinois in mid May». Chicago Tribute. Consultado em 24 de abril de 2014 
  36. Derschowitz, Jessica (21 de maio de 2014). «Batman vs. Superman film gets a title, new logo». CBS News. Consultado em 21 de maio de 2014 
  37. «Man of Steel 2 Production Departs Vancouver For Toronto». Vancitybuzz.com. Julho de 2013. Consultado em 22 de setembro de 2013 
  38. BATMAN V SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE to Film in New Mexico|Read more at http://www.comicbookmovie.com/fansites/Dingbat/news/?a=109263
  39. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome ProductionEnds
  40. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome HansReuse
  41. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome JunkieXL
  42. Weintraub, Steve. «'Batman v Superman': Hans Zimmer and Junkie XL on the Batman Theme, Collaboration and More». Collider. Consultado em 14 de março de 2016 
  43. «Batman v. Superman: Dawn of Justice (Original Motion Picture Soundtrack)». Water Tower Music 
  44. Warner Bros. Blinks in Marvel Showdown: ‘Batman v Superman’ Avoids ‘Captain America 3' http://www.thewrap.com/warner-bros-blinks-in-marvel-showdown-batman-v-superman-avoids-captain-america-3/
  45. Warner Bros. Pictures Pushes Batman vs. Superman Back to 2016 http://www.comingsoon.net/news/movienews.php?id=113669#ixzz3CMD7csXE
  46. Warner Bros. Blinks in Marvel Showdown: ‘Batman v Superman’ Avoids ‘Captain America 3' http://www.thewrap.com/warner-bros-blinks-in-marvel-showdown-batman-v-superman-avoids-captain-america-3/
  47. a b Brent Lang (March 28, 2016). "Box Office: 'Batman v Superman' Debuts Lower Than Projected With $166.1 Million"Variety
  48. Brevet, Brad (March 27, 2016). "'Batman v Superman' Dominates the Box Office, Opening With $420 Million Worldwide"Box Office Mojo
  49. "WORLDWIDE OPENINGS"Box Office Mojo
  50. Rob Cain (March 28, 2016). "'Batman v Superman' Sets Record With Worst Friday-Sunday Drop For A Superhero Pic"Forbes
  51. Alex Osborn (April 2, 2016). "Batman v Superman Breaks New Record, and It's Not a Good One"IGN.
  52. "What Should We Expect from 'Batman v Superman's Second Weekend?".
  53. "Batman v Superman Box Office Drop Is a Record 81% in 2nd Weekend". Slashfilm.com.
  54. a b "'Batman v Superman' Drops Big While Crossing $680 Million Worldwide".
  55. "Friday Box Office: 'Batman V Superman' Plunges Record 81%"Forbes
  56. "Melissa McCarthy's 'The Boss' Narrowly Tops 'Batman v Superman' for Weekend #1".
  57. Child, Ben (March 15, 2016). "Advance Ticket Sales Suggest Batman v Superman: Dawn of Justice will Hit $1bn"The Guardian
  58. D'Alessandro, Anthony (March 3, 2016). "'Batman V. Superman' Hits Tracking Boards: Looks To Rule World With $300M-$340M Opening – Update".Deadline.com
  59. Nancy Tartaglione (April 4, 2016). "'Batman V Superman' At $422.5M Offshore; 'Zootopia' Crosses $500M; 'Deadpool' Tops $750M WW – Intl Box Office Final"Deadline.com.
  60. Brad Brevet (April 3, 2016). "'Batman v Superman' Drops Big While Crossing $680 Million Worldwide".Box Office Mojo
  61. a b McClintock, Pamela (May 2, 2016). "Box Office: The Verdict for 'Batman v. Superman: Dawn of Justice'"The Hollywood Reporter
  62. Anthony D'Alessandro (March 28, 2016). "How 'Batman V Superman' Will Turn A Profit Despite Critical Kryptonite"Deadline.com
  63. "Warner Brothers Has Taken Exactly the Wrong Message From the Box Office Disappointment of 'Batman v Superman'"Flavorwire.
  64. Kit, Borys (May 17, 2016). "'Batman v. Superman' Fallout: Warner Bros. Shakes Up Executive Roles (Exclusive)"Hollywood Reporter.
  65. «Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)». Rotten Tomatoes 
  66. «Batman v Superman: Dawn of Justice reviews». Metacritic 
  67. «Mixed reviews for Batman v Superman: Dawn of Justice». BBC News 
  68. «La La Land Leads with 12 Nominations for the 22nd Annual Critics' Choice Awards». Critics' Choice. 1 de dezembro de 2016. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  69. Razzies staff. «37th Razzie Nominations Press Release». Razzies. The Golden Raspberry Awards LLC. Consultado em 24 de janeiro de 2017 
  70. «Razzie Awards 2017: Full list of nominations led by 'Zoolander 2' Goldderby». Consultado em 23 de janeiro de 2017 
  71. «2016 WINNERS & NOMINEES». Press Academy. 1 de dezembro de 2016. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  72. «"Captain America: Civil War," "Batman v Superman" Top Noms for Nickelodeon's Kids Choice Awards». abcnewsradioonline. 2 de fevereiro de 2017. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  73. Fischer, Russ (15 de outubro de 2014). «Zack Snyder Confirmed to Direct Two-Part 'Justice League'». Slash Film. Consultado em 20 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]