Charada (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Charada
The Riddler.jpg
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #140

(Outubro de 1948) - EUA/ BR - Batman Especial (1989)

Criado por Bill Finger e Dick Sprang
Características do personagem
Alter ego Edward "E.Nigma" Nigma (na verdade é Eddie Nashton)
Afiliações Sociedade Secreta de Super Vilões
Codinomes conhecidos Mestre dos Enigmas, Príncipe dos Enigmas
Habilidades Inteligência avançada; cria pistas por meio de enigmas, e quebra cabeças . Possui uma bengala com várias funções.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Charada (nome no Brasil) ou Enigma (nome em Portugal) é um dos vilões da DC Comics criado por Bill Finger e Dick Sprang, cuja identidade secreta é Edward Nigma, inimigo do Batman.

É destacado por ser um dos vilões mais icônicos inteligentes do homem morcego, com sua roupa cheia de sinais de interrogação e sua onda de crimes baseados no uso de diversos enigmas, charadas e quebra cabeças. O charada, ao contrário de muitos vilões dos quadrinhos, não usa a força bruta, ou armas, mas é um estrategista de mão cheia e emprega muitos capangas, deixando enigmas como pistas de onde e quando vai cometer seus crimes no intuito de desafiar batman e a polícia.

A primeira aparição do Charada fora das HQs foi no seriado Batman Anos 60, onde os atores Frank Gorshin (maioria dos episódios) e John Astin (2 episódios apenas) viveram o vilão. Gorshin voltaria no filme de 1966 (Batman (1966).

Nos quadrinhos atuais da DC Comics, Edward Nigma abandonou suas atividades criminosas, inclusive contribuindo em algumas investigações do Batman, embora mantenha alguns contatos com o submundo do crime de Gotham City e seu uniforme excêntrico, trabalhando como detetive particular. [carece de fontes?]

Estreia[editar | editar código-fonte]

Detective Comics # 140 junto com a primeira aparição do Batman, Robin, Coringa, Batgirl, uma história com o Duas-Caras, uma história com o Monstro do Pântano, e mais algumas especiais.Quando estudante,em sua escola, sua professora fez uma competição para ver qual dos seus estudantes poderia montar mais rápido um quebra-cabeça. Naquela mesma noite Eddie fotografou escondido o quebra-cabeça montado na escrivaninha de sua professora. No dia seguinte Eddie ganhou o concurso facilmente. Depois de muito tempo construindo charadas e enigmas, E. Nigma passou a ser conhecido como o "E.Nigma, o Mestre dos Enigmas". Então Edward adotou o uniforme com símbolos com pontos de interrogação e uma máscara e cinto roxo. Então ele partiu a fazer enigmas para irritar o Batman, o Robin e a polícia. No final, Batman e Robin se encontraram com o Charada no labirinto do cais. O Charada tinha plantado uma bomba lá dentro, os dóis heróis fugiram, mas Edward ficou preso em sua saída e a bomba explodiu, jogando o mestre dos enigmas no mar e deixando um ponto de interrogação à vista.

Características[editar | editar código-fonte]

Charada é obcecado por enigmas, quebra-cabeças e jogos de palavras. O personagem é descrito como vestindo uma máscara de dominó ou com um terno verde e chapéu preto, ou um macacão verde com estampas de ponto de interrogação. com pontos de interrogação preto, verde ou roxo.

Charada é normalmente retratado como um personagem ainda peculiar de fala suave, motivado por uma compulsão neurótica para cometer crimes com base em enigmas e puzzles. Este aspecto da personagem foi introduzido pela primeira vez na edição de Batman de 1966 (intitulado ""The Riddle-less Robberies of the Riddler""), no qual ele tenta se abster de deixar um enigma, mas não consegue. Essa compulsão tem sido um tema recorrente, como mostrado na edição de Gotham Adventures 1999, na qual ele tenta cometer um crime sem deixar um enigma, mas acha que ele não pode ajudar a si mesmo: "Você não entende ... Eu realmente não queria deixar nenhuma pista. Eu realmente planejado para nunca mais voltar a Asilo Arkham. Mas eu deixei-lhe um indício de qualquer maneira. Então, eu ... Eu tenho que voltar para lá. Porque eu poderia precisar de ajuda. Eu .. . Eu poderia realmente ser louco". Foi um tema mais explorado em 2003 na história Batman Adventures "Homem Livre", onde Charada, oficialmente declarado curado, vende tecnologia de comunicação que ele desenvolveu para uma empresa de eletrônicos apenas para ser perseguido por assassinos de sombra; ele se volta para Batman por ajuda.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

O Charada também teve grande destaque na TV, em diversos desenhos, sobretudo, no fiel, aclamado e premiado [[Batman: The Animated Series]Batman - A Série Animada, ou Batman - O Desenho em Série), onde o ator John Glover fazia a voz do vilão (e curiosamente, este ator fez o papel do Homem-Florônico; no filme Batman & Robin de 1997). Neste desenho, ele é mostrado como um programador de video games frustrado obcecado por enigmas, que vê em Batman um grande quebra-cabeça a ser montado. Num episódio, supostamente se recupera. No desenho The Batman, seu visual é radicalmente mudado: ele se transforma num cientista com projeto sabotado, pele altamente esbranquiçada e cabelos pretos e longos. Já foi vivido no cinema por Jim Carrey, no filme [[Batman Charada ficou famoso pela atuação de Frank Gorshin na década de 1960 em Batman (série de televisão) . Jim Carrey interpretou o Charada no filme de 1995 Batman Forever com Gorshin como inspiração. O personagem também foi destaque em Batman: The Animated Series (dublado por John Glover) e The Batman (dublado por Robert Englund). Em ambas as séries, ele foi retratado como um intelectual de fala mansa que apresentou enigmas verdadeiramente desafiadoras. Enquanto a versão antiga utilizava seu guarda-roupa aparencia tradicional. Na série televisiva Gotham, Nigma é retratado em um momento ainda jovem, quando ainda trabalhava como investigador forense e legista no Dep. de Polícia de Gotham City - GCPD, antes de se tornar o famoso vilão.

Batman: Arkham[editar | editar código-fonte]

Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Na série de jogos Batman: Arkham Charada tem um papel de grande destaque, sendo considerado sempre o ponto de maior dificuldade ao longo dos jogos.

Edward Nygma espalha enigmas por toda a Gotham City para confundir o herói. É preciso ficar de olho nas pequenas interrogações verdes espalhadas pelos cenários – algumas são inacessíveis em determinado momento do jogo e é preciso voltar ao local mais tarde.

No jogo Batman: Arkham Knight a dificuldade é ainda maior; Charada espalha 243 enigmas, que são preponderantes para desbloquear o verdadeiro final do jogo.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://www.comboinfinito.com.br/principal/7-dicas-para-coletar-todos-os-trofeus-do-charada-em-batman-arkham-knight