Riddler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Charada (DC Comics))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O Charada
Batman Vol 2-23.2 Cover-1 Teaser.jpg
Nome completo Edward Nashton
Outro(s) nome(s) Edward Nygma, E. Nygma, Eddie Nigma, Mestre dos Enigmas, Príncipe dos Enigmas
Sexo Masculino
Espécie Humano
Estado atual Ativo
Ocupação ex-investigador forense e legista no Dep. de Polícia de Gotham City. Inventor e criminoso profissional.
Afiliações Sociedade Secreta de Super Vilões
Terra Natal Gotham City
Criado por Bill Finger e Dick Sprang
Primeira aparição Detective Comics #140

(Outubro de 1948) - EUA/ BR - Batman Especial (1989)

Editora(s) DC Comics

The Riddler (no Brasil, O Charada; em Portugal, Enigma) é um dos vilões da DC Comics criado por Bill Finger e Dick Sprang, cuja identidade secreta é Edward Nigma, inimigo do Batman.

O vilão com sua grande parcela de extravagância foi altamente inspirado por Harry Houdini, famoso mágico. Basta olhar para suas armadilhas que quase fizeram o Homem-Morcego se afogar e ser eletrocutado, todas muito similares às que o artista húngaro planejava para si próprio.

História[editar | editar código-fonte]

Seu verdadeiro nome é Edward Nashton. E. Nigma é uma pequena piada contada com seu pseudônimo, e que foi alterado para Nigma depois que ele entrou para a vida criminosa. Isso permitiu que ele quebrasse vínculos com seu passado, devido a traumas com seu pai agressivo e sua mãe ausente. Com uma infância conturbada e a falta de atenção que recebia dos pais, na escola um de seus professores fez uma competição para ver qual dos estudantes poderia montar mais rápido um determinado quebra-cabeças. Naquela noite, Eddie invadiu secretamente a escola e montou o quebra-cabeça até conseguir Fazê-lo em questão de segundos. Eddie No dia seguinte venceu o concurso facilmente.

Anos depois, Eddie se tornou cada vez mais obcecado por enigmas ou qualquer coisa que envolva estratégia. Ele acabou se encontrando em um ponto que necessitava tanto usar seu talento para enigmas que decidiu competir sua inteligência com o Homem Morcego a quem adora chamar a atenção. Então Edward adotou um uniforme com símbolos com pontos de interrogação, uma máscara e um cinto roxo. A partir daí ele começou a fazer enigmas para irritar o Batman, o Robin e a polícia. No final, Batman e Robin se encontraram com o Charada no labirinto do cais. O Charada tinha plantado uma bomba lá dentro, os dois heróis fugiram, mas Edward ficou preso em sua saída e a bomba explodiu, jogando o mestre dos enigmas no mar e deixando um ponto de interrogação à vista.

Estreia[editar | editar código-fonte]

Detective Comics # 140 junto com a primeira aparição do Batman, Robin, Joker, Batgirl, uma história com o Duas-Caras, uma história com o Monstro do Pântano, e mais algumas especiais.

Características[editar | editar código-fonte]

Charada é obcecado por enigmas, quebra-cabeças e jogos de palavras. O personagem é descrito como vestindo uma máscara de dominó ou com um terno verde e chapéu preto, ou um macacão verde com estampas de ponto de interrogação. com pontos de interrogação preto, verde ou roxo.

Charada é normalmente retratado como um personagem ainda peculiar de fala suave, motivado por uma compulsão neurótica para cometer crimes com base em enigmas e puzzles. Este aspecto da personagem foi introduzido pela primeira vez na edição de Batman de 1966 (intitulado ""The Riddle-less Robberies of the Riddler""), no qual ele tenta se abster de deixar um enigma, mas não consegue. Essa compulsão tem sido um tema recorrente, como mostrado na edição de Gotham Adventures 1999, na qual ele tenta cometer um crime sem deixar um enigma, mas acha que ele não pode ajudar a si mesmo: "Você não entende ... Eu realmente não queria deixar nenhuma pista. Eu realmente planejado para nunca mais voltar a Asilo Arkham. Mas eu deixei-lhe um indício de qualquer maneira. Então, eu ... Eu tenho que voltar para lá. Porque eu poderia precisar de ajuda. Eu .. . Eu poderia realmente ser louco". Foi um tema mais explorado em 2003 na história Batman Adventures "Homem Livre", onde Charada, oficialmente declarado curado, vende tecnologia de comunicação que ele desenvolveu para uma empresa de eletrônicos apenas para ser perseguido por assassinos de sombra; ele se volta para Batman por ajuda.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

  • Aparece em Batman: The Animated Series (Batman - A Série Animada, O Novo Batman ou Batman - O Desenho em Série), onde o ator John Glover fazia a voz do vilão (e curiosamente, este ator fez o papel do Homem-Florônico; no filme Batman & Robin de 1997). Neste desenho, ele é mostrado como um programador de video games frustrado obcecado por enigmas, que vê em Batman um grande quebra-cabeça a ser montado. Num episódio, supostamente se recupera.
  • No desenho The Batman, seu visual é radicalmente mudado: ele se transforma num cientista com projeto sabotado, pele altamente esbranquiçada e cabelos pretos e longos.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Na série Batman de 1966, foi interpretado por dois atores. Frank Gorshin encarnou o mestre dos enigmas na primeira temporada, na terceira temporada e no filme. Na segunda temporada tivemos o ator John Astin na pele do criminoso.
  • Na série Gotham, de 2014, o personagem é vivido pelo ator Cory Michael Smith. A série se passa alguns anos antes de Eddie Nygma se tornar o Charada. No começo ele é apenas um legista do DPGC que é apaixonado por charadas e por uma funcionária chamada Kristen Kringle, porém acidentalmente, Nygma acaba matando Kristen e ficando completamente louco. Eddie acaba incriminando James Gordon e é preso no Asilo Arkham, onde ele descobre sua identidade.

Video-Games[editar | editar código-fonte]

  • Aparece na série de jogos Batman: Arkham. O personagem é dublado por Wally Wingert e tem um papel de grande destaque, sendo considerado sempre o ponto de maior dificuldade ao longo dos jogos.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.