Tim Drake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tim Drake
Detective Comics Vol 1 939.jpg
Outro(s) nome(s) Timothy Jackson Drake
Espécie Humano
Afiliações Novos Titãs
Justiça Jovem
Corporação Batman
Bat-Família
Wayne Enterprises
Criado por Marv Wolfman
Pat Broderick
Primeira aparição Como Tim Drake:
Batman #436 (Ago. de 1989)[1]
Como Robin:
Batman #442
(Dez. de 1989)[2]
Como Robin Vermelho:
Robin #181
(Fev. de 2009)
Editora(s) DC Comics
Espécie Humano
Afiliações Novos Titãs
Justiça Jovem
Corporação Batman
Bat-Família
Wayne Enterprises
Parceria Batman (Bruce Wayne)
Batgirl (Barbara Gordon)
Asa Noturna (Dick Grayson)
Capuz Vermelho (Jason Todd)
Robin (Damian Wayne)
Estelar (Koriand'r)
Cyborg (Victor Stone)
Mutano (Garfield Logan)
Ravena (Rachel Roth) (Superboy)
Base de operações Gotham City
Inimigos Lady Shiva, Coringa, Rei Cobra
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Robin, Robin Vermelho, Alvin Draper, Coringa Júnior, Todd Richards, Gary Glanz, Caroline Hill
Habilidades
  • Artista Macial
  • Acrobata
  • Alto Nível de Inteligência
  • Detetive Especialista
  • Exímio Hacker
  • Habilidades de Fuga
  • Leitura Labial

Timothy Jackson Drake, mais conhecido como Tim Drake, é um super-herói fictício presente nos quadrinhos publicadas pela DC Comics, em geral associado ao Batman. O personagem foi criado por Marv Wolfman e Pat Broderick estreando em Batman #436 (agosto de 1989) como o terceiro Robin, condição que manteve até 2009. Após os eventos de A Batalha pelo Capuz passou a usar o nome de Robin Vermelho.[3]

O personagem foi apresentado em vários outros formatos, vide As novas aventuras do Batman e Justiça Jovem: Invasão. Em 2011, Tim Drake figurou em 32º lugar no ranking da IGN que relacionou os 100 maiores super-heróis dos quadrinhos.

Origem[editar | editar código-fonte]

Tim Drake nascido em 19 de julho, era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior.

Tim, por diversas vezes, desejou se tornar “O Maior Detetive do Mundo”, título pertencente ao Cavaleiro das Trevas, o qual admitiu recentemente que Tim irá superá-lo como detetive, no futuro. Apesar de suas habilidades de combate não serem do mesmo nível das de Grayson (embora sejam bem superiores às de Todd, em sua época como Robin), suas habilidades como detetive são seu ponto forte. Batman criou um novo uniforme para Tim, com proteção para as pernas e várias camadas de Kevlar Recentemente, após a morte de seu pai no evento Crise de Identidade, Tim foi adotado por Bruce Wayne. Tim também é membro do grupo conhecido como os Novos Titãs.

Desde cedo, o jovem Timothy "Tim" Drake vinha se mostrando um grande fã da dupla dinâmica. Depois que Dick Grayson, o Robin original foi embora e Jason Todd, o segundo Robin foi morto, Tim desejou se tornar o novo Robin, e usando seus conhecimentos de hacker descobriu a verdadeira identidade de Batman. Batman não estava muito certo se queria um novo parceiro, mas, com o apoio de Asa Noturna (o primeiro Robin), Batman decide aceitar a idéia. Ao contrário de seus dois antecessores, Tim é extremamente obediente às ordens de Bruce, não sendo tão impulsivo quanto Dick ou Jason. Outra diferença é que, Tim ainda possui família, portanto não foi adotado por Bruce. Assim como seus dois antecessores, Tim também é órfão, mas, tem a madrasta. No final, seu pai morreu e ele foi adotado por Bruce Wayne (Batman). A princípio, Tim não tinha grandes habilidades de luta, mas após um rápido treinamento com Batman foi enviado a Paris, onde começou a treinar com um monge tibetano. Este treinamento foi interrompido quando Tim partiu em busca de um criminoso europeu. Durante a perseguição recebeu treinamento pouco formal em artes marciais de um agente do DEA e da vilã conhecida como Lady Shiva.

Tim mostrou-se um grande companheiro para o Batman, tanto em ação quanto fora de ação. Tanto que, Bruce o considera como sendo parte de sua família, mesmo ou ainda que, Tim tenha seu próprio lar. Juntamente com Batman, Asa Noturna, Alfred Pennyworth, Batgirl (Cassandra Cain), Caçadora (Helena Bertinelli) e Oráculo (Bárbara Gordon), Robin é um dos principais membros do Batsquad.

Robin Vermelho[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Robin Vermelho

Tim Drake foi um dos concorrentes ao novo posto de Batman após a minissérie Batman R.I.P na qual Bruce Wayne foi dado como morto e um novo alter ego se tornaria o Batman. Dick Grayson acabou se tornando o novo Batman, e nomeou Damian Al Ghul Wayne o novo Robin, alegando que enxergava Tim Drake um igual, e não um aprendiz. Tim não aceita bem a passagem do manto de Robin para Damian e deixa a caverna furioso, apesar dos pedidos de Dick para que ele volte.

Convencido de que Bruce Wayne ainda vive, Tim sai em sua busca de seu mentor e assume a identidade do Robin Vermelho.[4] Ele alia-se a Ra's Al Ghul, que assim como Tim também deseja o retorno de Bruce, mas acaba entrando em uma situação em que é obrigado a ser um membro da Liga dos Assasinos. Ele decide entrar na Liga buscando destruí-la por dentro.

Ele retorna a Gotham a pedido de Dick, que o avisa durante "A noite mais densa" que o túmulo de seus pais foi profanado. Durante a noite, ambos conversam sobre o retornos dos mortos e sobre a busca de Tim. Apesar disso, eles ainda possuem respeito mútuo um pelo outro e trabalham juntos para tentar sobreviver a horda dos Lanternas Negros.

Batman Beyond: Return of the Joker[editar | editar código-fonte]

No longametragem de animação da série Batman Beyond, lançado em 2000, Tim sofre lavagem cerebral do Coringa, mas resiste ao transe e acidentalmente mata o Coringa. No futuro é revelado que o Coringa implantou em Tim um micro-chip neural que induz suas características. Ao descobrir sobre o chip, Terry (o Batman no futuro) o destrói e salva Tim, fazendo-o voltar a sua antiga personalidade.

Versões Animadas[editar | editar código-fonte]

The New Batman Adventures[editar | editar código-fonte]

Ele aparece como um filho de um criminoso e ajuda Batman, que mais tarde se torna Robin. Ele ficou um bom tempo na equipe e também compactuou com Dick Grayson, como Asa Noturna. Depois deixa a equipe depois de sofrer lavagem cerebral do Coringa e também forma outros integrantes.

Superman Animated Series[editar | editar código-fonte]

Tim descobre que Bruce desapareceu e Superman ajuda o garoto a procurar seu parceiro em Metrópolis e se disfarça de Batman. Logo descobre que Brainiac sequestrou e o usa para suas experiências. Depois de salvar Bruce, eles voltam para Gotham e Superman retoma sua vida normal.

Static Shock[editar | editar código-fonte]

Batman aparece em Dakota com Robin quando soube que Coringa estaria em sua cidade. Ainda quando Virgil ajudava uma colega que era perseguida por Hera Venenosa e Arlequina, Batman aparece na missão e Virgil pergunta do Robin e Batman responde que está com os Titãs. Em um outro episódio, a dupla tenta impedir que Virgil vá para o futuro onde conhece o jovem Batman, Terry McGinnis e Bruce Wayne, numa versão envelhecida.

Young Justice Invasion[editar | editar código-fonte]

Depois de Dick se tornar Asa Noturna, Tim Drake se ingressa na liga e se torna discípulo de Dick e também uma espécie de irmão caçula pra ele.

Teen Titans[editar | editar código-fonte]

O Robin apareceu na animação dos Jovens Titãs, e ninguém tinha certeza se ele era o Dick Grayson, Jason Todd ou Tim Drake, apesar do seu visual lembrar mais o do Dick, em uma DLC do jogo Batman Arkham Knight chamada Cara ou Coroa, Tim usava o seu antigo uniforme (que era o uniforme do Robin dos Jovens Titãs), o que dá indícios de que ele era o Robin dos Jovens Titãs. Mas esse Robin, em um episódio que mostra o futuro dos jovens titãs, ele se torna o Asa Noturna. Então ele pode ser Dick Grayson.

Teen Titan Go![editar | editar código-fonte]

Tim participa de um esquadrão de Robin formado pelo Dick que era o principal, uma versão antiga dos anos 60 em que ele dizia santo ou santa e alguma coisa, Carrie Kelly, onde ela fica com o visual igual das hqs e Jason Todd como o Robin vermelho, uma versão do Robin em Young Justice.

Batman Unlimited[editar | editar código-fonte]

Tim aparece como Robin vermelho, traje que antes foi usado por Jason Todd e compactua com Asa Noturna, Dick Grayson.

D.C. Super Amigos[editar | editar código-fonte]

Tim aparece com Cyborg para salvar a Liga da Justiça da Legião do Mal comandada por Coringa e Lex Luthor.

O caso da Mulher Morcego[editar | editar código-fonte]

Tim faz uma aparição no longa como Robin.

Lego Batman[editar | editar código-fonte]

Tim faz uma aparição como Robin.

Romances[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.