Eléktron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eléktron
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Cray:
Suicide Squad #44 (Agosto de 1990)
Choi:
DCU: Brave New World (2006)
Criado por Cray:
John Ostrander
Choi:
Gail Simone
Grant Morrison
Características do personagem
Alter ego Al Pratt
Ray Palmer
Adam Cray
Ryan Choi
Afiliações Cray:
Esquadrão Suicida
Habilidades Todos, exceto Pratt: Capaz de encolher o seu corpo em diferentes graus (incluindo o nível subatômico), enquanto manipulava o seu peso e massa a seu favor.
Choi: Perito em Nanotecnologia.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Eléktron é um super-herói da editora DC Comics, criado na Era de Prata como uma reinvenção do antigo herói da Sociedade da Justiça, o Átomo.[1]

Átomo original[editar | editar código-fonte]

Criado por Ben Flinton e Bill O'Connor, o Átomo original, Al Pratt, apareceu pela primeira vez em All-American Comics #19 (outubro de 1940), da All-American Publications. Ele não tinha o poder de encolher como seu sucessor; antes, ele era um estudante de física de 1,60m, que era apelidado por seus colegas de faculdade de Átomo devido a seu tamanho, depois, ele ganhou superforça, invulnerabilidade e um "Soco Atômico" ao ser exposto à radiação por um de seus inimigos, o Cyclotron.

Átomo da Era de Prata[editar | editar código-fonte]

O Eléktron foi o físico e professor universitário Ray Palmer, com aparecimento em 1961 na revista Showcase #34 e que teve Gil Kane como seu principal desenhista. Ele confeccionou um cinto a partir do material duma estrela anã branca, que permitia a ele encolher e ter controle sobre seu peso. Ele desapareceu na serie Crise Infinita.

Assim como o Átomo original, depois dos anos 60 ele não apareceu muito em histórias próprias, atuando mais como participante da Liga da Justiça da América.

Outros Átomos[editar | editar código-fonte]

Há ainda um terceiro herói, Adam Cray, um coadjuvante das histórias do Esquadrão Suicida, mas que foi assassinado; e um quarto, Ryan Choi, que surgiu em Agosto de 2006 em uma nova série que relança o personagem.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Ray Palmer pode encolher a tamanhos microscópicos e até subatômicos, mantendo a mesma força que tem em tamanho normal. Ele também pode aumentar sua densidade, ficando extremamente pesado. Esta habilidade combinada com o encolhimento é muito útil para desequilibrar ou tombar oponentes.

Referências

  1. Toni Rodrigues (31/03/05). Ebal 60 anos: uma celebração. Universo HQ.
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.