Grande Barda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grande Barda
Personagem fictícia de search
Outro(s) nome(s) Barda Free
Espécie Novos Deuses
Ocupação heroína
Afiliações Liga da Justiça
Fúrias Femininas Liga da Justiça do futuro
Família Scott Free, Senhor Milagre (Marido)
Grande Breeda (Mãe)
Izaya, o Pai Celestial (Pai Adotivo)

Jacob Free (filho)

Terra Natal Apokolips
Criado por Jack Kirby
Género(s) Feminino

Deusa da nova gênese

Primeira aparição Senhor Milagre # 4 ( Outubro 1971 )
Editora(s) DC Comics
Base de operações Gotham City
Nova Gênese
Apokolips
Situação presente Ativa

Grande Barda é uma personagem fictícia da DC Comics, criada por Jack Kirby. Ela é oriunda de Nova Gênese e dona de uma grande força. Barda era uma das Fúrias Femininas, mas fugiu de Apokolips com Scott Free, o Sr. Milagre, com quem se casou. Ela participou da Liga da Justiça Internacional e da fase da Liga escrita por Grant Morrison. Barda é conhecida por ser irascível; por algum tempo, não queria que Scott participasse da Liga, pois queria que ambos levassem uma vida normal.

Depois de ajudar Batman, Superman e Mulher-Maravilha, ela aceitou o convite da Oráculo para tornar-se peso-pesado das Aves de Rapina.

Barda também já lutou com o anti-herói Lobo, quando o próprio brigou com alguns heróis da liga. Contudo, Lobo diz a Barda que irá vencer, dado que não quer ser jogado para o espaço pelo megabastão da heroína.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Além de sua superforça, Grande Barda é virtualmente invulnerável e conta com o auxílio de sua armadura e discos voadores. Como uma dos Novos deuses, é imortal. Utiliza como arma o megabastão.

Megabastão[editar | editar código-fonte]

Arma apokolipsiana. O bastão emite poderosas rajadas, além de permitir voo e abrir portais (tubos de explosão) para o Quarto Mundo (dimensão que compreende Nova Gênese e Apokolips). Seres humanos comuns são dominados pelo bastão caso o usem (entrando sob o controle de Darkseid). Barda já é naturalmente treinada a resistir a esse efeito.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Grande Barda faleceu na saga chamada "A Morte dos Novos Deuses". Ela, Scott e os outros deuses foram vistos ressuscitados no Quinto Mundo.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Barda apareceu, junto com o Senhor Milagre, em um episódio da série animada Liga da Justiça sem Limites, sendo dublada no Brasil por Márcia Morelli. Inicialmente, ela aparece em seu "biquíni" metálico, mas no decorrer do episódio ela ativa sua armadura, que se materializa em sucessivas camadas sobre seu corpo. Suas habilidades e sua disposição para o combate foram fielmente retratadas. Barda acabou sendo assassinada pelo Homem-Infinito quando este estava agindo como agente da Fonte. Barda, Scott e outros Novos Deuses foram vistos ressuscitados no Quinto Mundo.

Foi vista também da animação "Batman e Superman: Apocalipse", em que Mulher-Maravilha, Batman e Superman pedem para Barda acompanhá-los na viagem até Apokolypse para resgatar Kara das mãos da Vovó Bondade. Barda e Mulher-Maravilha lutam juntas contra todas as Fúrias Femininas. No fim, Barda mata uma delas, salvando a vida da Mulher-Maravilha. Na mesma animação, ela aparece ao final da animação junto com Batman e Diana na ilha das Amazonas, aplaudido Kara que agora é apresentada por seu primo como Super Girl.

A heroína também aparece na animação DC Super Hero Girls[1] tendo destaque em episódios específicos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «DC Super Hero Girls». Wikipédia, a enciclopédia livre. 2 de agosto de 2018