Safira Estrela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Safira Estrela


Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição All-Flash Comics #32

(Dezembro de 1947/Janeiro de 1948)

Criado por Robert Kanigher
Lee Elias
Terra natal Planeta Zamaron
Base de operações Planeta Zamaron
Habilidades Voo, campo de força, comunicação, construtos de energia violeta e também são capazes de identificar o amor no coração dos outros.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Safira Estrela (em inglês, Star Sapphire)  é um nome compartilhado por diversas personagens fictícias de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Criada Robert Kanigher e Lee Elias, a Safira Estrela original estreou em All-Flash Comics 32 (dezembro, 1947/janeiro, 1948). Iniciou como uma super-vilã e posteriormente se tornou aliada do Lanterna Verde. Ela é, entre outras, o alter ego de Carol Ferris, interesse amoroso do super-herói Hal Jordan. Na Era de Ouro dos Quadrinhos, havia uma versão da personagem que enfrentava o primeiro Flash (Joel Ciclone).

Origem da Tropa[editar | editar código-fonte]

As Zamaronas eram uma tribo de guerreiras que vivam em Oa e eram os pares dos Guardiões do Universo. Quando os Guardiões abdicaram a qualquer tipo de emoção, as Zamaronas se viram obrigadas a saírem de Oa e se abrigaram no planeta Zamaron.

Em sua nova casa, elas encontraram cristais que absorviam a energia violeta do amor e resolveram formar um exército de guerreiras para impôr o amor pela galáxia e se vingar dos homens. Assim foi criada a "Tropa das Safiras Estrelas" as portadoras do poder da Lanterna Violeta.

Tropa das Safiras Estrelas (Lanternas Violetas)[editar | editar código-fonte]

As safiras são uma das sete tropas do Universo energizadas por uma cor específica do espectro emocional e desempenharam um papel bastante significativo durante a saga conhecida como A Noite Mais Densa. Atualmente, os membros da Tropa das Safiras Estrelas só foram descritos como sendo do sexo feminino. Durante o painel de A Noite Mais Densa da Comic Con International 2009, Geoff Johns explicou que: "todos podem entrar, mas a maioria dos homens não são dignos." [1]

Membros conhecidos:[editar | editar código-fonte]

  • Rainha das Zamorianas: Personagem da Era de Ouro dos Quadrinhos, teve a primeira aparição em All-Flash Comics n° 32 (dezembro/janeiro 1947/48), onde enfrentava o primeiro Flash (Joel Ciclone)[1] .
  • Carol Ferris: jovem executiva herdeira e presidente da Companhia Aeronáutica Ferris. Interesse amoroso do piloto de testes da companhia, Hal Jordan / Lanterna Verde. Foi escolhida pelas Zamaronas, para ser a mulher mortal de aparência especial para ser sua nova rainha. Elas lhes deram uma joia que a transformava em Safira Estrela. Nas primeiras aventuras, a Safira Estrela queria obrigar Hal Jordan a se tornar seu consorte. Quando transformada, Safira Estrela não tinha lembranças como Carol Ferris, e tornava-se má, com um ódio crescente pelos homens. A joia lhe proporcionava poderes semelhantes aos dos Lanternas Verdes.Seus combates com Hal Jordan foram inúmeros.Ela foi responsável pela morte da Lanterna Verde de Korugar, Katma Tui.
  • Rainha Aga'po
  • Fatalidade (Yrra Cynril): Integrante dos guerreiros judiciais de Xanshi, Yrra Cyrnil foi despachada para treinar os senhores da guerra de Okaara. Enquanto ela estava lá, o lanterna verde John Stewart foi enviado para impedir uma bomba de explodir no centro do planeta Xanshi. Devido à falha de Stewart em deter a explosão, Yrra se tornou a última xanshiana do universo. Assumindo o nome de Fatalidade, ela fez do objetivo de sua vida caçar todo aquele que é ou já foi um membro da Tropa dos Lanternas Verdes. Não se sabe quantos antigos lanternas ela já assassinou, apesar de Fatalidade afirmar que matou mais de uma centena deles. Atualmente Fatalidade faz parte da Tropa das Safiras Estrelas, operando no Setor Espacial 1313.[2]
  • Dela Pharon: Uma das primeiras Safiras-Estrela conhecidas, é dito que Dela Pharon perseguiu secretamente e se apaixonou pelo lanterna verde do planeta Xanador, somente para depois matá-lo e recobrir toda a superfície daquele mundo em cristal, para que os dois pudessem ficar finalmente juntos para todo o sempre.[3]
  • Predador (Abraham Pointe): entidade física do amor. Ele é agressivo, altamente possessivo e manipulador.[4]
  • Nol-Anj: Prixiam Nol-Anj é uma nova Safira Estrela e ex-prisioneira das ciencelas do Planeta Oa. Ela escapou depois de convencer o Lanterna Verde Cossite de que o amava, mas usou seus novos poderes de Safira Estrela para matá-lo e fugir.[5]
  • Mulher-Maravilha: Durante o mega-evento a Noite Mais Densa, o anel de Carol Ferris se duplicou e foi até Diana Prince, a Mulher-Maravilha, que estava sendo possuída pelo anel negro. O poder do amor repeliu o anel da morte de Diana e a Mulher-Maravilha se tornou uma Safira Estrela para combater os Lanternas Negros.[6]
  • Miri Riam
  • Deborah Camille Darnell
  • Capitã/Vaqueira (Jillian Pearlman)

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Os anéis da tropa percorrem o Espaço à procura daquelas que possuem ou sofreram por um grande amor. O anel de uma Safira Estrela é energizado pelo espectro emocional violeta do amor e, assim como os demais anéis energéticos, seu anel confere à usuária voo, comunicação e campos de força.

Uma característica que destaca as safiras de outras tropas é a utilização dos Cristais de Conversão. Enquanto as outras tropas recrutam seus membros através do envio de seus anéis em busca de seres sencientes, as safiras também são capazes de converter membros de outras tropas em Estrelas Safiras. Encerrando-os dentro de cristais de reabilitação violeta em Zamaron, a luz de seus anéis é lentamente transformada em violeta, até emergir como uma recém-formada safira, como Yrra Cynril, a Fatalidade. Da mesma forma, anéis de poder violeta também encerram momentaneamente novos membros para a tropa antes de conceder-lhes suas habilidades de Safira Estrela e uniforme. Os que são aprisionados dentro dos Cristais de Conversão podem ser libertados por uma força externa ou se estiverem suficientemente motivados, interrompendo o processo de conversão antes que seja concluído.

  • Safira Mística: É uma pedra preciosa mágica, que emiti uma energia brilhosa de cor violeta.
  • Manipulação de Energia: É capaz de criar e manipular vários tipos de energia, incluindo as energias eletromagnéticas como a gravidade, a radiação, o calor, a luz e poderosas explosões de força de concussão, podendo gerar rajadas de energia e criar campos de forças quase impenetráveis.
  • Construções Energéticas : É capaz de criar uma numerosa variedade de armas, ferramentas ou qualquer outra coisa desejada de pura energia, limitado apenas pela imaginação.
  • Regeneração: Consegue se curar de ferimentos leves e graves rapidamente.
  • Tradução Universal: Consegue traduzir qualquer língua do universo virtualmente.
  • Voo: É capaz de desafiar a gravidade e literalmente voar.

Juramento[editar | editar código-fonte]

"Pelos corações perdidos e cheios de horror;

Que na noite mais densa choram solitários de dor;

Aceite nosso anel e ajude a combater o terror;

E a tudo conquistar com a Luz Violeta do Amor."

Original:

"For hearts long lost and full of fright;

For those alone in blackest night;

Accept our ring and join our fight;

Love conquers all-- with violet light!"

Tropas de outras cores[editar | editar código-fonte]

As Safiras Estrelas foram reveladas como pertencentes a uma Tropa de Lanternas vinculadas à cor violeta (ou rosa, em algumas versões), representativa do Amor, assim como a Tropa dos Lanternas Verdes é vinculada à "Força de Vontade". Outros grupos similares com diferentes cores e vinculações:

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Portal A Wikipédia possui o portal:
  1. Safira-Estrela I,[2]
  2. Fatalidade,[3]
  3. Safira-Estrela III,[4]
  4. Predador,[5]
  5. Nol-Anj,[6]
  6. Safira Estrela Mulher-Maravilha,[7]