Roleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso a locais, veja catraca. Se procura pelo drible de futebol, veja roleta (futebol).
13-02-27-spielbank-wiesbaden-by-RalfR-093.jpg
13-02-27-spielbank-wiesbaden-by-RalfR-079.jpg
Foto de uma roleta

A roleta é um jogo de azar muito comum em casinos. O termo deriva do francês roulette, que significa "roda pequena". O uso da roleta como elemento de jogo de azar, em configurações distintas da atual, não está documentado na entrada da Idade Média. É de suspeitar que a sua referência mais antiga seja a chamada "Roda da Fortuna", conhecida ao longo de toda a história. A "magia" do movimento das rodas teve de impactar a todas as gerações dos homens. A aparente quietude do centro, o aumento da velocidade conforme nos arredores da roleta, a possibilidade de que se detenha no ponto de azar, tudo isto influi no desempenho de distintos jogos que têm a roda como base.

As rodas e, por extensão, as roletas, sempre tiveram uma conexão com o mundo mágico e esotérico. Assim, uma delas parte do tarô, mais precisamente dos que conhecem como arcanos maiores. Segundo os indícios, a criação de uma roleta e suas normas de jogo, muitos similares às que conhecemos hoje em dia, deve-se a Blaise Pascal, que idealizou uma roleta com números, que tem um extremo equilíbrio na posição em que está colocado cada número. A eleição de números deu um alcance mais vinculado à magia (a soma dos primeiros números [1-36] é o número mágico por excelência: 666).

Ver também[editar | editar código-fonte]