Roleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso a locais, veja catraca. Se procura pelo drible de futebol, veja roleta (futebol).
13-02-27-spielbank-wiesbaden-by-RalfR-093.jpg
13-02-27-spielbank-wiesbaden-by-RalfR-079.jpg
Foto de uma roleta

A roleta é um jogo de azar muito comum em cassinos. Seu nome vem do termo francês roulette, que significa "roda pequena". Seu uso como elemento de jogo de azar nas configurações distintas da atual não está documentado na entrada na Idade Média. É de suspeitar que sua referência mais antiga é a chamada "Roda da Fortuna", conhecida ao longo de toda a história. A "magia" do movimento das rodas teve que impactar a todas as gerações dos homens. A aparente quietude do centro, o aumento da velocidade conforme nos arredores da roleta, a possibilidade de que se detenha no ponto de azar, todo isto influi no desempenho de distintos jogos que têm a roda como base.

As rodas e, por extensão, as roletas, sempre tiveram uma conexão com o mundo mágico e esotérico. Assim, uma delas parte do tarô, mais precisamente dos que conhecem como arcanos maiores. Segundo os indícios, a criação de uma roleta e suas normas de jogo, muitos similares às que conhecemos hoje em dia, se deve a Blaise Pascal, que idealizou uma roleta com números na que se tem um extremo equilíbrio na posição em que está colocado cada número. A eleição de números deu um alcance mais vinculado à magia (a soma dos primeiros números [1-36] é o número mágico por excelência: 666).

Ver também[editar | editar código-fonte]