Dick Grayson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Asa Noturna
Placeholder male superhero c.png

Dick Grayson como Asa Noturna.
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Como Robin:
Detective Comics #38 (Abril de 1940)
Como Asa Noturna:
Tales of the New Teen Titans #44 (Julho de 1984)
Como Batman:
Batman: Battle for the Cowl #3 (maio de 2009)
Criado por Robin:
Bob Kane
Bill Finger
Jerry Robinson
Asa Noturna:
Marv Wolfman
George Perez
Batman:
Grant Morrison
Características do personagem
Alter ego Richard John "Dick" Grayson[1]
Espécie Humano
Terra natal Gotham City
Afiliações Bat-Família
Renegados
Novos Titãs
Liga da Justiça
Corporação Batman
Ocupação Desistiu de possuir um emprego comum.
Parceria Batman
Barbara Gordon
Damian Wayne
Tim Drake
Jason Todd
Base de operações Gotham City (Base como Robin e logo depois volta ao se tornar Batman) - Star City (Base como Asa Noturna)
Parentesco John Grayson (pai, falecido)
Mary Loyd Grayson (mãe, falecida)
Bob Grayson (morte cerebral, corpo em uso por Robert Crane)
Bruce Wayne (pai adotivo)
Jason Todd (irmão adotivo)
Tim Drake(irmão adotivo)
Damian Wayne(irmão adotivo)
Inimigos O Cerebro, Groth, Charada, Madame Rouge
Situação presente Ativo
Personagem de Barbara Gordon
Codinomes conhecidos Robin
Batman
Menino Prodígio
Renegado
Robbie Malone
Habilidades Memoria Eidetica, Estrategista Notável,Lider Nato, mestre em artes marciais, excelente detetive, hacker genial, notável acrobata, habilidade de evasão (fuga).
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Este artigo é sobre o herói da DC Comics, líder do Renegados e ex-Robin. Para outros personagem que adotaram o nome "Asa Noturna", veja Asa Noturna.

Richard John "Dick" Grayson é um personagem de histórias em quadrinhos da editora americana DC Comics. Criado em 1940 por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, foi o primeiro ajudante de Batman, sob a identidade de Robin.[2] Mais tarde assumiu a identidade de Asa Noturna, desenvolvida por Marv Wolfman e George Perez em 1984.

Dick também foi o primeiro herói jovem a ser criado e o personagem que deu origem a criação de parceiros de super-heróis.

Após os eventos de Batman - Descanse Em Paz, Dick se tornou o novo Batman.

Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

Dick Grayson era o integrante mais jovem de uma família de acrobatas de circo chamada "Os Graysons Voadores", que foram assassinados a mando do gangster Anthony Zucco, que estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo em várias artes marciais e técnicas de detetive.[2] Uma noite Dick não conseguiu dormir e sentou-se de costas para o relógio do Batman, quando de repente Alfred saiu de trás do relógio e o deixou aberto, Dick entrou na Bat-Caverna e escutou um som de motor, era o Batman chegando ;o pequeno Dick ficou assustado quando foi sair dali, Batman logo percebeu que não estava sozinho e viu Dick,que o mandou parar, Dick logo percebeu que Batman era Bruce Wayne.

Quais histórias eram deste Robin?[editar | editar código-fonte]

Praticamente todas as histórias em que apareciam Robin desde sua criação nos anos 40 até meados dos anos 50 eram do Robin da Terra 2. Após este período, só o veríamos novamente, já adulto, em Justice League of America #?, em 1967, quando pessoas comuns estavam ganhando super-poderes de estranhos cristais, e usando-os para o mal. Robin acabava de ser aceito nas fileiras da Sociedade da Justiça, e foi investigar o caso com o grupo. A partir daí, só veríamos o Robin da Terra 2 esparsamente, em aventuras conjuntas da Liga da justiça e da Sociedade da Justiça, e em aventuras da Caçadora original (Helena Wayne). Quando Coringa da Terra 2 havia fugido da prisão, este Robin ajudou a Caçadora a captura-lo por vestir-se de Batman (O Batman da Terra 2 já estava morto; o choque de ver seu inimigo vivo distraiu o vilão de modo que os heróis puderam sobrepujar o Palhaço do Crime).

Era de Prata (Pré-Crise)[editar | editar código-fonte]

Dick Grayson era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de "Os Graysons Voadores". Um gangster chamado Anthony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo rigorosamente, focando-se principalmente no ensino de várias artes marciais e técnicas de detetive. Juntos, terminaram as investigações, coletando as evidencias necessárias para levar Zucco à justiça.

Desde sua estreia em 1940 até 1969, Robin ficou conhecido como "O Menino Prodígio". Entretanto, conforme ele cresceu, terminou o ensino obrigatório e matriculou-se na Universidade Hudson. Durante esse período, Robin continuou sua carreira como um "Jovem Prodígio", nos anos 70 e início dos 80, década em que o personagem foi descoberto por uma nova geração de leitores por causa do sucesso de Novos Titãs, série na qual ele deixa completamente a sombra de Batman e assume a identidade de Asa Noturna.

Era Moderna[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Richard Grayson, nasceu em 25 de Agosto . Sua mãe o apelidou de Pequeno Robin. Mal ela sabia quão profético este termo carinhoso seria na vida de seu filho.

Dick Grayson era um Cigano de doze anos de idade, acrobata de circo assim como seus pais. O trio familiar era conhecido como Os Graysons Voadores do circo Haly. Antes de uma apresentação em Gotham City, no qual os Graysons Voadores foram a atração principal, eles conheceram Jack Drake e sua família, incluindo seu filho, Tim Drake.

Neste mesmo tour em Gotham, o dono do circo foi ameaçado pelo mafioso Tony Zucco, que tentou extorqui-lo para que não acontecessem "acidentes" a membros do circo. O proprietário recusou-se, e naquela noite durante um número que não dera certo, Dick assistiu com horror seus pais sendo arremessados para a morte. Dick ouviu a tentativa de extorsão e se sentiu responsável pela morte de seus pais, porque ele falhou em avisá-los. Além de Dick também presenciaram a tragédia Bruce Wayne e Tim Drake, ambos na platéia.

Dick foi colocado em um orfanato. Ele era agredido por internos, e foi posteriormente enviado para um orfanato católico. Bruce Wayne, tocado pela tragédia do menino e reconhecendo nele a mesma dor que passara ao ver seus pais sendo assassinados na sua frente, quis ajudar ao garoto. Então resgatou Dick tornando-o seu pupilo, uma espécie de tutor legal.


O Menino Prodígio[editar | editar código-fonte]

Frustrado pela falta de atenção de seu novo guardião e o mistério que ainda envolve a morte de seus pais, Dick saiu furtivamente da Mansão Wayne numa noite para resolver o crime por conta própria - só para tropeçar em Batman, que também estava investigando o assassinato. Depois de acordar na Batcaverna, ele fica chocado ao saber que Bruce é realmente o Batman. Eles conseguem revelar a cumplicidade de Zucco, mas ele supostamente morre de um ataque cardíaco antes de sua prisão. Vendo um reflexo de si mesmo em Dick, que ele pode temperar compaixão com uma sede de justiça, Batman oferecer ao jovem órfão a chance de se tornar seu parceiro de combate ao crime. Dick escolheu o nome de Robin, depois do apelido que sua mãe lhe deu, e começou seu treinamento.

A origem de Robin tem uma forte conexão com a origem de Batman já que ambos testemunharam a morte de seus pais criando um desejo de lutar contra o submundo do crime. Isso proporcionou uma ligação e entendimento entre os dois.

Bruce ensina a Dick técnicas de combate e habilidades de detetive durante seis meses. Finalmente, Dick teve que passar por um teste final. O jovem teve que fugir do Cavaleiro das Trevas nas ruas de Gotham por uma noite - a partir do pôr do sol ao nascer do sol - sem qualquer ajuda externa. Dick conseguiu, ao mesmo tempo trazer o gângster de Gotham Joe Minette à justiça. Ele passa a sair pelas ruas como parceiro de pleno direito do Batman no combate ao crime: Robin, O Menino Prodígio.

Dick viveu seu primeiro ano como Robin, vendo o trabalho como uma aventura, até que um confronto com o Duas-Caras serviu como um despertar rude para o jovem herói. Duas-Caras capturou o novo promotor público e Batman, e cada um deles estava suspenso em uma forca. Robin, na tentativa de salvar o promotor, usa um batarangue para cortar a corda da forca. Funcionou, mas Robin não contava com a obsessão de Dent com o número dois - que eram duas armadilhas, e o chão cedeu, deixando cair o promotor na água, onde o homem se afogou. Robin foi incapaz de evitar a sua morte, e recebeu uma surra nas mãos do Duas-Caras. Batman não pôde fazer nada no momento por estar amarrado na plataforma tentando se libertar. Eventualmente Batman foi capaz de libertar-se e capturar Duas-Caras. Este evento, porém, marcando o jovem combatente do crime, o persegue até hoje. Para proteger Dick, Bruce o deixou de fora do combate ao crime por um tempo.

Dick continuou suas aventuras com o Batman pelos anos seguintes. Era um parceiro razoavelmente obediente. Ao contrário de Bruce, que foi tomado pela tragédia, Dick manteve-se um jovem alegre, sorridente, esperançoso, que conseguia sorrir e até fazer piadinhas enquanto ariscava a vida enfrentando criminosos. Dick chegou a ter um namorico com Barbara Gordon, a Batgirl. Durante essa fase Robin se alia a Aqualad e Ricardito pra formar a Turma Titã, que mais tarde daria origem aos Novos Titãs. Anos mais tarde, já ao fim da adolescência, ele começou a cursar a faculdade na Universidade de Hudson. Robin começou a assumir missões solo também, demonstrando autonomia e independência sem o auxílio do Batman, sendo que ambos começavam a discordar sobre tudo com frequência cada vez maior.

Abandonando o Manto de Robin[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos, Dick é baleado no ombro pelo Coringa, Batman acaba temendo que uma tragédia ceife a vida de seu pupilo. Assim Batman se distancia do Robin, querendo evitar expô-lo ao perigo. O jovem também desistiu da faculdade, depois de apenas um semestre, causando profunda reprovação de Bruce para com as decisões de seu pupilo. Neste momento Ravena consegue refundar a Turma Titã, agora como Novos Titãs. Dick passa a liderar o grupo, que tem sua base de operações em Nova Iorque, sobrando ainda menos espaço e tempo para seus compromissos anteriores em Gotham City.

Dick redescobriu sua auto-estima entre os Titãs. Batman, no entanto, não ficou satisfeito. Ele informou Dick a que, se ele não queria mais ser seu parceiro, teria que deixar de ser Robin. Dick deixou definitivamente a Mansão Wayne, após estas precipitações. Quem o auxiliou nesse momento difícil foi o sua companheira dos Titãs, Estelar, a bela alienígena que Dick tinha se apaixonado. Dick entregou a liderança dos Titãs a Donna Troy.

A Ascensão do Asa Noturna[editar | editar código-fonte]

Dick trajando a terceira versão do uniforme de Asa Noturna.

Sem saber o que fazer, ele foi falar com alguém que talvez o entenderia: Superman. Dick tinha considerado desistir da luta contra o crime, mas ele não podia imaginar a sua vida de outra maneira. Mas se ele não poderia ser Robin, quem ele poderia ser? Superman tinha a resposta. Há muito tempo em Krypton, um homem foi expulso por sua família - assim como Dick tinha sido. Ele sonhava com um mundo governado pela justiça, e partiu para proteger os indefesos de Krypton. Sua verdadeira identidade nunca foi revelada. Ele era conhecido apenas como Asa Noturna.

Quando todos os seus companheiros foram capturados por Slade Wilson, o Exterminador, e entregues à C.O.L.M.E.I.A., Dick assumiu uma nova identidade, a de Asa Noturna e ajudou a libertá-los, com a ajuda do novo aliado, Jericó, filho de Slade.

Asa Noturna finalmente saiu da sombra do Batman, e lideraria os Titãs por alguns momentos difíceis. Dick sofreu lavagem cerebral nas mãos do Irmão Sangue, seu relacionamento com Estelar, com a qual tinha um namoro sério havia anos sofreria devido ao casamento dela por motivos políticos. Grayson seria profundamente afetado ainda pela trágica morte de Jason Todd, seu substituto como Robin, nas mãos do Coringa.

Algum tempo depois, Dick descobriu que Tony Zucco, o homem que matou seus pais, não tinha morrido, mas estava em coma. Bruce mentira pra Dick, para que ele desistisse de qualquer instinto de vingança. Zucco acabou assassinado ao sair da prisão, mas Dick guardou mágoa pela atitude de Bruce, ficando um bom tempo de relações rompidas com ele.

Enquanto liderava os Titãs, Dick foi procurado por Tim Drake, o qual revelou saber das identidades secretas dele e de Bruce, e pediu a Dick que volta-se a assumir o posto de Robin, pra tirar Batman de uma espiral vertiginosa auto-destrutiva que acabaria resultando em sua morte em combate. Dick se recusa a fazer isso, mas começa a pensar que Tim possa se tornar o novo Robin. Após semanas de convencer e provar seu potencial, ele voltou a falar com Batman para defender o caso de Tim, com a ajuda de Alfred Pennyworth. Devido aos seus argumentos e a percepção de que o Batman precisa de um Robin, Tim Drake se torna o terceiro menino prodígio.

Logo depois, vários membros dos Titãs foram capturados pela Sociedade Gnu. Este acontecimento abalou a equipe em grande estilo. O grupo entrou em tempos tumultuados, onde os membros iam e vinham, amigos de longa data foram mutilados ou destruídos, embora Dick perseverou por tudo isso, e manteve-se o coração e o centro da equipe.

Mas seu relacionamento com Estelar ficou abalado, e os problemas em Gotham exigiram atenção dele. Impulsivamente, Dick propôs casamento a Estelar. Os dois quase se casaram, mas a cerimônia foi interrompida por Ravena, agora renascida como um avatar do mal de seu pai, Trigon. Seu ataque brutal a Estelar provocou mudanças no relacionamento de Dick e Kory. Estelar teve implantada nela uma "semente" demoníaca que a leva a deixar a Terra e ir em uma jornada espiritual. Os dois foram se distanciando, e Estelar finalmente retornou ao seu planeta natal, Tamaran.

Algum tempo depois dos eventos de A Queda do Morcego, Dick e Bruce voltaram a ser amigos e ele desenvolveu uma relação fraternal com Tim. Anos depois, Bruce decidiu adotar legalmente Dick como seu filho.

Noivado com Barbara Gordon[editar | editar código-fonte]

Durante os eventos de Crise Infinita, ele pediu Bárbara Gordon em casamento, ela aceita a proposta de Dick. Após um confronto com Superboy-Prime, Dick acorda com Bárbara ao seu lado. Depois de se recuperar, Batman pede para ele se juntar a ele em refazer a jornada original de Bruce para se tornar o Cavaleiro das Trevas. Enquanto Asa Noturna fica relutante em fazer isso, devido ao seu envolvimento com a Bárbara, ela o encoraja a ir e devolve o anel de noivado para que ele possa tomar uma decisão honesta de si mesmo. Enquanto ela sente que é importante que ele re-descubra a si mesmo, e até que ele faça eles ainda não estão prontos para se casarem. Eles se separam em boas condições, mas antes de partir Dick deixa para ela um envelope contendo uma foto deles como Robin e Batgirl, juntamente com o anel de noivado e uma nota prometendo que ele vai voltar para ela um dia.

Logo após a sua viagem com Batman e Robin ter começado, Dick retorna a Gotham, seguindo a trilha de Intergangue. Ele trabalha com a nova Batwoman e Renee Montoya para deter a Intergangue de destruir Gotham.

Titãs Juntos Novamente[editar | editar código-fonte]

Algum tempo mais tarde, Asa Noturna se desliga dos Outsiders, fazendo com que Bruce se torne o novo líder. Em seguida ele descobre sobre um violento ataque feito contra os Titãs do Leste. Junto com Mutano, Ciborgue, Donna Troy, Kid Flash, Ravena, Arqueiro Vermelho e Estelar, Dick descobriu que o autor por trás deste ataque foi a semente de um dos mais mortais vilões dos Titãs - Trigon. Trigon teve, aparentemente, outros filhos além de Ravena, que simbolizava a cada sete pecados mortais. Juntos, os Titãs conseguiram derrotar os filhos de Trigon e novamente resgatar Ravena de ir para a escuridão de novo. Depois, eles concordaram em reformar os Titãs.

Batman: Descanse Em Paz[editar | editar código-fonte]

Logo depois, Batman tornou-se alvo de um grupo chamado Luva Negra. Seus ataques se tornaram tão intensos, que aparentemente levaram Batman a insanidade, e ele desapareceu, deixando Robin sozinho para defender a cidade. Recusando-se a permitir que Tim lidasse com tudo sozinho, Dick desistiu de sua vida em Nova York para retornar para a cidade e ajudar a localizar o seu mentor e manter o controle. Infelizmente, Asa Noturna foi emboscado pelo Clube Internacional dos Vilões. Ele é visto mais tarde no Asilo Arkham, espumando pela boca e supostamente drogado, acreditado pelo pessoal que é Pierrot Lunaire, um membro do Clube. Programado para uma lobotomia experimental em Arkham por si mesmo, ele foi poupado pelo ICoV que mantinha a tomada do Asilo, dispostos a usá-lo contra Jezebel Jet, a namorada de Bruce, no momento, como isca.

Dick conseguiu escapar devido ao fato de que a sua captura e insanidade do Batman eram ambas parte de um elaborado plano criado pelo Cavaleiro das Trevas para expor a Luva Negra. Agora livre, Dick entra na briga entre os parceiros do Batman, o Clube Internacional de Heróis, e a Luva Negra. Tudo isso culminou para a batalha final entre Batman e Dr. Hurt, que lutaram em um helicóptero que explodiu, para o horror de Asa Noturna e outros.

Enquanto todos temiam que Batman tivesse morrido na explosão, no entanto, Batman sobrevive ao acidente, e mais tarde se junta a Liga da Justiça durante os eventos da Crise Final. Infelizmente Batman foi aparentemente morto durante seu confronto final com Darkseid deixando, assim, Dick Grayson, Cassandra Cain, Jason Todd e Tim Drake, novamente órfãos.

Alfred logo descobre uma câmera deixada por Batman, que continha uma projeção holográfica de sua última vontade e testamento e uma mensagem para cada um dos seus pupilos. Na mensagem deixada para Dick, Bruce alega que não queria que Dick assumisse o manto do Batman, devido à sua crença de que Asa Noturna e Robin podem proteger a cidade como eles são.

Batman: A Batalha Pelo Capuz[editar | editar código-fonte]

Na sequência dos acontecimentos da morte aparente do Batman durante a Crise, Dick fecha sua loja e sai de Nova York, a fim de voltar a Gotham. Ele optou por desistir de ter um emprego normal, e em vez disso tem a intenção de colocar todo seu esforço em proteger a cidade. Além disso, ele abandona sua posição como líder dos Titãs, devido às suas funções em Gotham, juntamente com Tim que se demite da liderança dos Novos Titãs.

Ele lidera os esforços, mas se recusa a se tornar Batman, apesar da insistência de Tim Drake, devido à última mensagem do Bruce para ele. Enquanto isso, um homem personificando Batman começa sua guerra contra o crime usando táticas letais e deixando pedaços de papel dizendo EU SOU O BATMAN. Devido à recusa de Dick em ser o novo Cavaleiro das Trevas, Tim começa uma busca para parar o impostor e se veste como o Batman, a fim de demonstrar como o verdadeiro Batman teria agido.

Dick, entretanto, continua seus esforços para proteger a cidade e tanto ele como filho o biológico do Batman, Damian Wayne são atacados por homens que trabalham para um suposto ressuscitado Máscara Negra. Dick e Damian então são "resgatados" pelo Batman falso com arma em punho, a quem Dick rapidamente percebe que é Jason Todd. Juntos, Damian e Dick tentam derrotar Jason, mas Damian é quase morto por um tiro no peito, e é somente com a chegada das Aves de Rapina que o jovem é salvo. Jason consegue fugir, e quase mata Tim Drake com um batbumerang que acerta o garoto no peito.

Depois de questionar a si mesmo, após Damian quase ter morido, Dick vai atrás de Jason, com a intenção de derrotá-lo de uma vez por todas. Durante a batalha, Jason o tempo todo alega que Tim está morto, sem saber que Tim sobreviveu e foi salvo por Damian. Dick percebe que Jason finalmente se tornou completamente insano, devido, possivelmente, a declaração feita por Batman deixada para ele. A batalha chega ao fim com Dick chutando Jason para um trem em alta velocidade. Quando Dick tenta ajudar Jason, ele se recusa e cai supostamente morrendo, dizendo que iria voltar em breve.

Logo depois, Dick Grayson, finalmente concorda em assumir o manto do Batman, sabendo que sempre foi seu destino. Infelizmente, um grande choque para Tim Drake, Dick não quer que ele continue como Robin. Afirmando que Tim está no mesmo nível, então Dick oferece o manto de Robin para Damian Wayne. Sentindo-se traído e indignado, Tim os deixa. Seja devido à sua recusa de abandonar um outro pai, ou qualquer outra coisa, Tim vem a crença de que Bruce ainda está vivo em algum lugar do mundo. Como tal pensamento em mente, ele deixa Gotham, a fim de começar sua busca. Mas ao invés de continuar vestindo a fantasia de Robin, o Menino Prodígio, ele assume o manto anteriormente usado por Jason Todd: Robin Vermelho.

O Novo Batman[editar | editar código-fonte]

Embora, tenha se tornado o novo Batman, Dick se sente inseguro com seu novo papel.

Em seu novo papel como Batman, Dick faz umas mudanças. Ele deixou que o capturassem de propósito para deixar o mundo sabendo que o Batman estava de volta, assim quebrando o mito de que Batman era uma lenda urbana. Devido a fuga de presos do Asilo Arkham causada por Máscara Negra, Dick supervisiona a construção de celas, na sede das empresas Wayne para colocar ali bandidos recapturados. Dick descobre depois que tem problemas para poder se ajustar com a armadura do Batman já que ela é mais pesada que a roupa de Asa Noturna. Alfred percebe que Dick tem um estilo de luta diferente do de Bruce. O mordomo, em seguida, começa a trabalhar na regulação do peso do traje do Batman, usando uma forma mais leve e mais durável de Kevlar para modificar em um traje novo para Dick.

Dick também guarda tudo o que havia na Batcaverna. Dick a descreve como "um arsenal, um laboratório, mas sem o seu guerreiro", assim deixando como Bruce a havia encontrado: escura e vazia.

Mas como novo Batman, Dick tem um grande desafio: deter o Máscara Negra. Ele libertou vários internos do Asilo Arkham e está usando civis inocentes para serem seus Faces Falsas. Batman pede ajuda de Selina Kyle para descobrir o esconderijo do Máscara Negra, no entanto ela não pôde mas dá a ele a informação de que Mario Falcone está envolvido, assim reemergindo o Império Falcone.

Batman e Robin enfrentam alguns faces falsas que estavam roubando pílulas de um hospital. Mais tarde, Dick vai a uma festa de gala em comemoração da reabertura do Asilo Arkham, para ficar de olho em Silêncio, que está se passando por Bruce desde de sua suposta morte.

Na festa estão presentes o novo diretor do Arkham, Mario Falcone, Dr. Singh, Oráculo e Caçadora (elas vieram para auxiliar Dick). Oráculo fica com um certo ciúme por Caçadora estar demonstrando uma certa atração por Dick. Uma garota suspeita aparece na festa e Oráculo vai vigiar, Charada também chega para vigiar a tal garota. A garota invade o laboratório do Dr. Singh e explode o lugar. A explosão faz com que Charada tenha a memória restaurada.

Batman vai para o Porto de Gotham para falar com o Comissário Gordon e descobre que muitos capangas de Falcone estão mortos, ele deduz que talvez possa ser o Rastejante que tenha voltado. Ainda assim, Batman busca pela garota e a sua busca leva ao Quadrado do Demônio (onde estava sendo a base de operações do Máscara Negra). Ele pergunta a algumas crianças se eles viram a tal garota e um deles fala. Ele diz que a garota é Kitrina Falcone e que ela estava acompanhada com Bossworth (um empregado do Pinguim). Quando ele ia dar mais informação a respeito, o garotinho é baleado.

Depois de salvar Baby D (o garoto que havia sido baleado), Dick volta ao Qaudrado para ir atrás do Pinguim e conseguir informações, enquanto isso no bairro está ocorrendo uma guerra entre gangues.

Ele consegue as informações que precisava e visita Baby D, que está em estado crítico. Nisso Dick se culpa pelo estado do garoto e promete dar a criança uma vida melhor, não importasse a que custo.

Na explosão que ocorreu, somente o Dr. Singh sobreviveu. Enquanto Gordon investiga a explosão, Dick pensa ser muito suspeito o fato de somente Singh ter sobrevivido, mas prefere não tirar nenhuma conclusão apressada a respeito. Enquanto que Damian investiga as atividades criminosas de Máscara Negra, Dick e Bárbara descobrem que Hugo Strange pode estar envolvido na explosão.

O Máscara Negra ordena a execução de Pinguim, após saber que este foi interrogado por Batman. Todos pensam que ele está morto, mas na verdade o Pinguim sobreviveu. Após isso, Dick recebe a trágica notícia de que Baby D morreu no hospital, atormentado e sentido-se culpado pela morte do garoto, Dick continua com sua missão de deter os criminosos em Gotham City.

Felizmente, a muito custo, Dick consegue vencer o maior desafio de sua vida capturando Máscara Negra.

O Retorno de Bruce Wayne[editar | editar código-fonte]

Após retornar ao presente, Bruce transforma Batman numa operação global conhecida Corporação Batman. O objetivo de Bruce com isso é recrutar novos Batman em todo o mundo caso ele realmente morra. Dick continua atuando como Batman em Gotham City e passa a fazer parte da Liga da Justiça.

Novo Universo DC[editar | editar código-fonte]

Em Os Novos 52, os eventos que levara Dick a se tornar o Robin foram os mesmo, as diferenças em relação à versão anterior a do personagem é que: Dick se tornou Robin com 15 anos de idade, seu uniforme de Robin era mais moderno e ele teve apenas duas versões do uniforme de Asa Noturna (sendo a primeira uma versão moderna do uniforme clássico com as cores azul e dourado e a segunda um uniforme preto e vermelho).

Após atuar como Batman por mais de um ano, agora com 20 anos de idade, Dick se muda para um apartamento em um bairro violento de Gotham e volta ser o Asa Noturna. Trajando um uniforme preto com asas vermelhas. Dick também está mais agressivo.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Detetive: Dick tem a mesma habilidade de detetive que Bruce desenvolvera. Ele foi treinado pelo Cavaleiro das Trevas em criminologia entre outras coisas.
  • Acrobata: Dick é um excelente acrobata, possuindo um grande grau humano de agilidade e acrobacia. Isso faz dele um dos melhores combatentes do Universo DC.
  • Artes Marciais: Entre as artes marcias que Dick aprendeu estão entre elas Kung-Fu, Judô, Karatê, Tae Kwon Do, Esgrima, Ninjitsu e Boxe.
  • Poliglota: Dick fala, além do idioma inglês, o idioma francês, japonês, português e russo.
  • Líder: Dick é um brilhante e experiente estrategista, o que já o fez líder dos Titãs, os Renegados e até mesmo da Liga da Justiça .
  • Nível de Força: Dick possui o nível normal de força de um jovem que se envolve em exercício físico intenso.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

  • Uniforme de Asa Noturna: O uniforme de Asa Noturna já teve três versões. O primeiro e original era azul com luvas e botas azul claro. O segundo mais avançado, era um azul escuro com luvas e botas douradas. Cada uniforme tinha resistência contra fogo, eletricidade e era feito de Kevlar. O terceiro e último uniforme, era preto com uma asa estilizada que ia dos ombros até os braços de Dick.
  • Uniforme de Batman: Como novo Batman, Dick fez uma armadura mais leve para poder usar no combate ao crime.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Chris O'Donnell interpretou o personagem em Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997). Em Batman Forever, o personagem usa uma armadura semelhante ao uniforme de Tim Drake. Na trama, seus pais e seu irmão mais velho, são mortos por Harvey Dent (interpretado por Tommy Lee Jones). Depois de descobrir que Bruce Wayne (Val Kilmer) é o Batman, Dick insiste em se tornar seu parceiro para vingar a morte de sua família. Em Batman & Robin, Dick usa uma armadura preta com asas vermelhas, semelhante ao uniforme de Asa Noturna.
  • Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), surge o personagem chamado John Blake interpretado por Joseph Gordon-Levitt. No filme, Blake perdeu a mãe quando era um bebê e perde pai quando ele é morto por um agiota, na sua frente. Após isso ele é mandado para um orfanato e lá conhece Bruce Wayne (Christian Bale), que tinha visitar o orfanato. Naquele momento, Blake vê uma semelhança entre ele e Bruce. Anos depois, com Batman tendo desaparecido por supostamente ter assassinado Harvey Dent, Blake, agora um policial descobre através de dedução e pela semelhança que ele via que ele tinha com Bruce que ele era o Batman. Quando Bruce ficou preso e se recuperava de sua batalha com Bane (Tom Hardy), Blake e o Gordon (Gary Oldman) ficaram ajudando os policiais que não haviam sido mortos pelo exército de Bane. Quando Batman ressurge e salva Gotham, se sacrificando, Blake é um dos nomes no testamento de Bruce. Ao pegar o que Bruce deixou para ele, a recepcionista revela seu primeiro dizendo: "Gosto mais do seu primeiro nome, Robin". O que Blake tinha recebido eram coordenadas, que o levaram ao que ele tinha herdado de Bruce: a Bat-Caverna. Assim ele se torna o sucessor de Bruce como o novo protetor de Gotham.

Animação[editar | editar código-fonte]

  • Dick Grayson apareceu na série de TV Super Amigos como Robin nos anos 70;
  • Apareceu em um dos episódios de Scooby Doo ainda nos anos 70 aproveitando a parceria com a Hannah-Barbera;
  • Em Batman: A Série Animada da década de 1990, Dick aparece como Robin primeiro, tendo 10 anos de idade. Seu uniforme é mais similar ao de Tim Drake (que aparece no desenho nos episódios seguintes) e sua origem foi a mesma que dos quadrinhos. Mostra um pouco do passado quando ele se torna Robin para depois pegar o responsável por causar a morte de seus pais, enquanto na versão do filme Batman Forever Harvey Dent. Em Batman Gotham Kight é mostrado que ele e Bárbara Gordon estudam na mesma universidade e tem uma atração romântica um pelo outro. Mas nenhum dos dois sabe de suas identidades secretas. Dick desiste de ser Robin e deixa Gotham, depois de confrontar Batman quando descobre que ele sabia da identidade de Barbara. Ele retorna anos mais tarde como Asa Noturna, e embora ele e Batman continuaram a trabalhar em equipe, os dois nunca se reconciliaram. No entanto ele possui grande amizade com Tim, e também com Bárbara que quis voltar a namorá-lo.
  • Em O Batman série de 2004, Dick aparece como Robin a partir da 4ª temporada na versão infantil e Barbara aparenta saber do segredo de Dick e Bruce sutilmente se revela e também sabia da identidade de Batgirl. Ainda numa versão futurista, Barbara aparece numa cadeira de rodas e Dick, como Asa Noturna.
  • E na série animada de 2010 Justiça Jovem/Young Justice, Dick como Robin, na versão infantil se junta a Aqualad, Miss Marte, Kid Flash, Superboy, Artemis, Ricardito e mais tarde Arqueiro Vermelho, clone do Ricardito e Zatana. Quando Dick estava em missão, Wally West, o Kid Flash, ainda aparentava saber do triste pasado de Dick. Na segunda temporada chamada "Young Justice: Invasion", Dick retorna (5 mais velho) como Asa Noturna e é o atual líder da Equipe e também mentor do Robin, Tim Drake.
  • Dick Gayson aparece como robin na série animada Os Joven Titans junto de estelar (seu interesse amoroso na série), mutano (rapaz-fera), cyborg e ravena.

Referências

  1. [[1]], Asa Noturna (Dick Grayson) - Protocolos DC
  2. a b LOPES, Elenildo. Robin MeuHerói
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.