Bette Kane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Bette Kane
Outro(s) nome(s) Mary Elizabeth "Bette" Kane
Espécie Humana
Ocupação Atleta
Afiliações Novos Titãs
Bat-Família
Justiça Jovem
Família Kathy Kane (tia)
Terra Natal Gotham City
Criado por Como Batgirl:
Bob Kane
Sheldon Moldoff
Como Labareda
Marv Wolfman
George Pérez
Primeira aparição Como Batgirl:
Batman #139 (1961)
Como Labareda:
Secret Origins Annual #3 (1989)
Editora(s) DC Comics
Espécie Humana
Terra natal Gotham City
Afiliações Novos Titãs
Bat-Família
Justiça Jovem
Ocupação Atleta
Base de operações Gotham City
Parentesco Kathy Kane (tia)
Codinomes conhecidos Batgirl
Labareda
Habilidades Labareda é uma atleta olímpica, acrobata e nadadora. Recebeu treinamento nas diversas formas das artes marciais. Assim como seu herói inspirador, ela possui um cinto de utilidades que contém uma corda com gancho, bombas e máscaras de gás, sinais luminosos, lanterna, rádio transmissor, algemas e discos de arremesso.

Bette Kane é uma personagem de histórias em quadrinhos pertencente a DC Comics. Ela surgiu na década de 1960 como Betty Kane, mais tarde através de um retcon seu nome foi mudado para Bette Kane e adotou a identidade de Labareda.[1]

História da personagem[editar | editar código-fonte]

Pré Crise[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pré-Crise

Bette Kane (primeira aparição em Batman #139, 1961) era uma tenista vencedora de diversas competições desde sua infância, competitiva e determinada.

Bette tinha como seu maior ídolo o jovem menino prodígio conhecido como Robin, com o passar dos anos Bette acabou nutrindo um amor platônico pelo herói, foi quando aos seus 16 anos, ela decidiu que já era tempo de conhecer Robin pessoalmente. Usando uma brilhante roupa vermelha e dourada, ela adotou o codinome de Batgirl e passou a lutar ao lado de sua tia Kathy Kane, que atuava como Batwoman. Após algumas aventuras, Bette acabou frustrada por não ter seu amor correspondido, voltando à sua vida normal de estudante, mesmo assim sempre procurando por esportes que à dessem uma dose de emoção (paraquedismo, alpinismo) mas quanto mais esportes radicais ela praticava, mais ela percebia que nada se comparava à vida de combatente de crimes.

Pós-Crise[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pós-Crise

Após a Crise nas Infinitas Terras, a personagem conhecido como Batwoman foi apagada da existência, a sobrinha da Batwoman, Betty Kane, também deixou de existir. Ao contrário de sua tia, a ausência de Betty não iria durar muito tempo.

Por um breve período na década de 1970, Betty havia se juntado aos Novos Titãs da Costa Oeste com o codinome de Bat-Girl. Apesar de 'Bat-Girl' não existir mais no universo pós-crise, portanto, uma nova versão do personagem era necessário. Em Secret Origins Annual # 3 (1989), a história oficial Pós-Crise dos Titãs da Costa Oeste foi revelado. Em vez de Betty Kane-Girl, os fãs foram apresentados a uma personagem semelhante: Mary Elizabeth "Betty" Kane, também conhecido por Labareda.

Isso foi uma piada, como a equipe de "Asa Noturna (identidade usada por Dick Grayson depois de deixar de ser o Robin)[2] e Labareda" ou (Pássaro Flamejante dependendo da tradução de Flamebird)[3][4], nomes usado por vários personagens ligados ao Superman na Era de Prata[5].

Liga da Justiça vs Titãs[editar | editar código-fonte]

Após o término dos Titãs, Bette retornou às quadras de tênis, algum tempo depois acabou sendo sequestrada por Cyborg que desejava reunir seus amigos, membros de algum grupo de alçada Titã. Labareda ajudou os Titãs na luta contra os membros da Liga da Justiça que achavam que a única forma para derrotar o Cyborg seria destruindo-o. Neste episódio, Asa Noturna tentou desencorajá-la à combater o crime, mas Bette decidiu que era hora de provar seu valor.

Crise Infinita[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Crise Infinita

Bette ajudou os Titãs no combate com o Superboy da Terra Primordial, a heroína se uniu novamente ao grupo, mas sua permanência foi curta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Beatty, Scott; Scott Beatty. Dorling Kindersley, ed. The DC Comics Encyclopedia. 2008. [S.l.: s.n.] 128 páginas. ISBN 0-7566-4119-5 
  2. Fabricio Grellet (08 de Maio de 2001). «Asa Noturna em edição especial». Omelete  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «Spoiler: novo roteirista para Action Comics» 🔗. Site HQManiacs. 13 de abril de 2010. Consultado em 23 de abril de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  4. «Especial Titãs». site Fanboy. Consultado em 23 de abril de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  5. Pedro Hunter (18 de Fevereiro de 2002). «Superman 19». Omelete 
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.