Batman (Terra 2)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batman (Terra 2)
Outro(s) nome(s) Bruce Wayne
Ocupação Empresário, filantropo e comissário de polícia
Afiliações Empresas Wayne,
Sociedade da Justiça,
All-Star Squadron,
Departamento de Polícia de Gotham City
Família Selina Kyle Wayne (esposa)
Dick Grayson (filho adotivo)
Helena Wayne (filha)
Terra Natal Gotham City
Criado por Dennis O'Neil
Dick Dillin (Baseado no Batman criado por Bob Kane e Bill Finger)
Primeira aparição Justice League of America #82 (1970) (Retroativamente, ele apareceu em Detective Comics 27 - Maio de 39).
Causa da última aparição Assassinado por Bill Jensen (ao descobrir que Bruce Wayne era Batman ele se explodiu matando ambos)[1]
Editora(s) DC Comics
Terra natal Gotham City
Afiliações Empresas Wayne,
Sociedade da Justiça,
All-Star Squadron,
Departamento de Polícia de Gotham City
Ocupação Empresário, filantropo e comissário de polícia
Parceria Robin, Mulher Gato e Caçadora
Base de operações Gotham City
Parentesco Selina Kyle Wayne (esposa)
Dick Grayson (filho adotivo)
Helena Wayne (filha)
Situação presente Falecido
Causa Assassinado por Bill Jensen (ao descobrir que Bruce Wayne era Batman ele se explodiu matando ambos)[1]
Codinomes conhecidos Starman
Habilidades Intelecto genial, incrível detetive, físico avantajado, mestre em artes marciais, disfarces e fugas, tecnologia de ponta.

Batman da Terra 2, também chamado de Batman da Era de Ouro ou Batman da Terra Paralela, é um super-herói fictício da DC Comics. É a versão original e mais antiga do Batman contemporâneo. Ele foi um conhecido membro da Sociedade da Justiça. A editora DC, ao realizar a série Crise nas Infinitas Terras retirou a existência desse herói de sua cronologia.

A Origem[editar | editar código-fonte]

A origem de Batman na Era de Ouro foi mostrada pela primeira vez em Detective Comics #33, de Maio de 1939.

Bruce Wayne nasceu em 1939, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha Wayne. Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os 8 anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrãozinho vulgar, quando voltavam para casa depois de terem ido ao cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na própria Mansão Wayne por seu mordomo Alfred Pennyworth.

Bruce Wayne jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia.

Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce Wayne elaborou seu disfarce para assustá-los, causar-lhes muito medo. Enquanto aperfeiçoava essa ideia, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, porém o Cruzado de Capa conseguiu a simpatia dos homens da lei com o passar dos anos.

Em 1970, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após os pais dele, os trapezistas de circo conhecidos como "Graysons Voadores", serem brutalmente assassinados durante apresentação em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin. Também em 1970, Batman tornou um dos membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América.[2]

Com a introdução do Multiverso da DC Comics na década de 1960, foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2, um mundo paralelo, nesta Terra, os heróis envelheceram, casaram, tiveram filhos, mudaram de carreira, se aposentaram e até morreram. Também foi revelado que, em meados da década de 1980, Bruce Wayne fez parceria e se casou com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle.[3] A primeira filha do casal nasceu em 1989 e chamava-se Helena Wayne. E com isso o Batman e Mulher-gato se juntaram para combater o crime junto com o Robin e a caçadora (Helena Wayne). Isso durou até sua aposentadoria e eventual morte.

Cronologia da nova Terra 2[editar | editar código-fonte]

  • Bruce Wayne nasce em 17 de Setembro de 1939.
  • Os pais de Bruce são assassinados por Joe Chill em 1947. Depois disso ele é criado por seu mordomo Alfred Pennyworth.
  • Iniciou seu treinamento em 1959 e se tornou o Batman em 1963, no início não foi bem aceito pela polícia, porém isso mudou com o passar dos anos.
  • Em 1970, Bruce adota o órfão Dick Grayson, após os pais dele, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin e os dois foram apelidados de Dupla Dinâmica.
  • Durante o ano de 1970 Bruce conhece seu arqui-inimigo Coringa, a ladra Mulher-Gato, e o criminoso Cara de Barro.
  • Também em 1970, Superman e Batman se tornaram amigos e membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América e posteriormente participaram do All-Star Squadron.
  • Em 1972, Batman conhece os vilões Pinguim e Espantalho
  • No ano de 1973, Batman conhece o vilão Duas-Caras.
  • Em 1978 ocorre o surgimentos dos criminosos Charada e Chapeleiro Louco.
  • Nos meados da década de 1980, Batman faz parceria e depois se casa com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle.[3]
  • A primeira filha do casal Wayne nasceu em 1989, e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais.
  • Em 1994 Bruce Wayne se aposentou como Batman, com Robin assumindo o combate ao crime em Gotham City
  • Batman da Terra-2 falece em 2009, aos 70 anos.

Divergências com a Terra 1[editar | editar código-fonte]

No início da Era de Prata, a DC Comics decidiu reformular vários de seus maiores super heróis. O Flash e o Lanterna Verde foram reimaginados como Barry Allen e Hal Jordan. Superman, Batman e Mulher Maravilha, os maiores heróis da editora, não tiveram descontinuidade de publicação de suas aventuras e mantiveram as mesmas características. Posteriormente, foi revelado que os atuais heróis viviam em um mundo paralelo aos da Era de Ouro. Quando Barry Allen encontrou Jay Garrick,[4] percebeu-se haver dois Flashes, dois Lanternas Verdes, dois Supermen, e dois Batman. Batman, Superman e a Mulher Maravilha eram os mesmos, a diferença entre os personagens era a idade.

Eventualmente, a idade do Batman da Terra 2 avançou até que ele se aposentou. Durante sua carreira pós-vigilante, ele se torna o comissário da polícia de Gotham City. O legado do Batman é exercida por um Dick Grayson adulto, que nunca se tornaria o Asa Noturna. Eventualmente, Wayne iria casar com a Mulher-Gato, Selina Kyle. Eles têm uma filha, Helena Wayne, a Caçadora. Wayne acabou deixando sua aposentadoria para uma última missão como Batman, aquela em que encontraria a morte.

Na série limitada Crise nas Infinitas Terras, o multiverso como sabemos, é destruído. Entre os mundos que desaparecem está a Terra 2. Após esta crise, Terra 2 "nunca existiu" e retroativamente foi removida a história do Batman da Terra 2 da continuidade, misturando elementos do seu passado com o herói da Terra 1, efetivamente criando uma nova continuidade moderna.

Crise Infinita[editar | editar código-fonte]

Depois de Kal-L regressar do seu exílio, ele confrontou com o Batman moderno e lhe disse acreditar que a destruição da Terra 2 fora precipitada pela morte do Batman da Terra 2. E se oferece, a par do atual Batman, para ajudar a restaurar aquela Terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  1. Adventure Comics #462
  2. DC Special #29
  3. a b Superman Family #211 Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "casamento" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  4. The Flash #123