Chave (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Chave (The Key) é o nome de um vilão de quadrinhos da DC Comics. Ele é um inimigo da Liga da Justiça.

Origem[editar | editar código-fonte]

Originalmente um químico trabalhando para a Intergangue, o Chave (alter ego desconhecido) desenvolveu psico-químicos expansores da mente que permitiam a ele expandir os sentidos e planejar crimes que meros humanos não entenderiam. Ele usava uma arma de raios em forma de chave. Em sua aparência original, ele também tinha o cabelo em forma de fechadura. Após anos em coma devido a seus psico-químicos, o Chave voltou, até mais poderoso que antes, e havia prendido seis membros da Liga da Justiça numa máquina que entretinha suas mentes com sonhos pessoais. O vilão planejava utilizar a energia onírica resultante para alcançar uma misteriosa porta nos limites da consciência, onde, por abri-la, ele teorizava ganhar onipotência.

Entretanto, se suas teorias estavam corretas, não podemos saber, uma vez que ele foi derrotado antes pelo filho do Arqueiro Verde.

Poderes[editar | editar código-fonte]

O Chave tem 11 sentidos. Ele pode planejar crimes que meros humanos não entendem. Aparentemente essas habilidades são alimentadas pelos psico-químicos expansores da mente; é provável que ele necessite toma-los com alguma frequencia a fim de manter as habilidades. Sua arma de raios em forma de chave pode disparar rajadas e abrir qualquer fechadura.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Chave da Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

A Sociedade da Justiça havia enfrentado um vilão chamado Chave em All-Star Comics 57 (1951), mas este aparentemente não tinha nada a ver com o Chave da Liga da Justiça além de sua predileção por chaves e fechaduras. Ele usava uma máscara de ferro em forma de fechadura e uma arma de raios em forma de chave.