Ultraman (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ultraman (DC Comics)
Nome completo Kal-Il (Novos 52), Clark Luthor, El-Kal
Espécie Kryptoniano
Poder(es) Superforça, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, voo, inteligência e regeneração.
Afiliações Sindicato do Crime
Família Jor-Il (pai biológico, falecido)
Lara (mãe biológica, falecida)
Lois Lane (esposa, falecida)
Terra Natal Krypton
Criado por Gardner Fox
Mike Sekowski
Primeira aparição Justice League of America #29 (Agosto de 1964)
Editora(s) DC Comics
Espécie Kryptoniano
Terra natal Krypton
Afiliações Sindicato do Crime
Base de operações Ultrópolis
Parentesco Jor-Il (pai biológico, falecido)
Lara (mãe biológica, falecida)
Lois Lane (esposa, falecida)
Situação presente Falecido
Habilidades Superforça, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, voo, inteligência e regeneração.

Ultraman é um personagem fictício dos quadrinhos americanos DC Comics. O personagem é a uma versão maligna de Superman da Terra 3. Ultraman apareceu pela primeira vez em Justice League of America #29 (agosto de 1964).[1]


Era de Prata[editar | editar código-fonte]

Crise na Terra Três (1964)[editar | editar código-fonte]

Ultraman era o lídero do Sindicato do Crime da América, residente da Terra Três, que cometiam crimes sem conseguirem ser pegos pelas autoridades. Entendiados por não terem mais nenhum desafio, Uttraman conversa com eles, dizendo que após roubar outro fragmento de kryptonita, que é a fonte de seus poderes, ele desenvolveu o poder ultra-visão, e conseguiu visualizar a Terra 1. Ele então convence os seus companheiros a invadir a Terra 1 de forma a terem um desafio.

Eles vem para a Terra 1 e cometem vários crimes para chamar a atenção da Liga da Justiça da América. Ultraman arromba um cofre em Central City, dando logo de cara com o Flash, que o enfrenta e quase o derrota usando seus poderes para comprimir o ar ao redor de Ultraman. Para não ser derrotado, Ultraman grita a palavra Volthoom, uma palavra que ativava um mecanismo no corpo dos membros do Sindicato, colocados neles pelo Anel Energético, que fizeram os membros serem transportados de volta para a Terra Três junto com os membros da Liga.

Eles deixam a Liga presa em sua base e decidem invadir a Terra 2. Eles se infiltram na base da Sociedade da Justiça da América e Ultraman enfrenta Starman. Ele transporta Ultraman para o espaço e envia uma chuva de meteoros na direção dele. Ultraman pega um e arremessa na direção de Starman, mas o heróis o detém e o transforma em uma bomba nuclear, jogando de volta para Ultraman. Uma explosão ocorre, deixando Ultraman atordoado, porém ele percebe que a fonte do poder de Starman é o seu cajado. Ele consegue pegar o cajado, porém não percebeu que Starman criou uma cópia do cajado feito de Anti-Matéria, desta forma enfraquecendo Ultraman. Porém ao dizer "Eu venci", Starman e Ultraman são transportados para Terra 3, sendo esta palavra outra palavra-chave para o mecanismo que torna possível transportar o Sindicato de volta para a Terra 3.

A liga no entanto conseguiu se libertar e parte para uma nova luta contra o Sindicato. Ultraman enfrenta novamente Flash, depois Lanterna Verde e então Superman. Superman atrai Ultraman para onde está uma kryptonita gigante, porém devido ao tamanho da kryptonita, o corpo de Ultraman se sobrecarrega devido à quantidade de poder absorvida. Os dois grupos deixam Ultraman e o Sindicato presos em uma prisão dimensional.

Convergência (2015)[editar | editar código-fonte]

Ultraman e o Sindicato e o restante da cidade de Metrópolis ficaram presos dentro de um domo por um ano e nisso todos os membros, com exceção de Coruja, perdem seus poderes. Acidentalmente Superwoman mata Bruno Manheim e é presa, sendo sentenciada à morte por cadeira elétrica. Faltando poucos minutos para a execução, Ultraman e os demais membros organizam um plano de resgate e invadem a prisão onde Superwoman está., mas são impedidos pela Galeria de Caçadores (a Galeria de Vilões da Terra Três) que os enfrenta com a intenção de conseguir uma compensa. Eles os derrotam e Superwoman morre.

O domo cai e uma voz anunca que os campões de cada cidade deverão se enfrentar, e a cidade que perder será apagada. O Sindicato é transportado para uma áre de luta, onde Ultraman encontra e pega de surpresa Superman (Superman de DC Um Milhão). Ele decide voltar para Metropolis para se vingar pela morte de Superwoman, porém é pego de surpresa por Mulher-Maravilha (Mulher-Maravilha de DC Um Milhão). Ele a ataca com toda a sua fúria, mas a sua energia se esgota e Mulher-Maravilha usa iss como vantagem para derrotá-lo.

Não muito depois, um terremoto ocorre, destruindo as duas cidades. Ultraman e os demais membros do Sindicato são mortos no terremoto.

Novos 52[editar | editar código-fonte]

Passado (2013)[editar | editar código-fonte]

Matando os outros kryptonianos em seu caminho, Jor-ll e Lara enviaram seu filho para a Terra para que ele fosse o único sobrevivente do planeta Krypton de forma que algum dia possa se vingar do Anti-Monitor, o responsável pela destruição de Krypton. Durante seu trajeto para a Terra, Kal-ll foi ensinado a como ser o ser mais forte do planeta e que ele deveria evitar a luz solar para que ela não cortasse o efeito da kryptonita em sua corrente sanguínea. Quando sua nave pousa em Smallville, ele encontra um casal de fazendeiros alcóolatras, Johnny e Martha Kent, e os força a adotá-los. Quando ele tinha sete anos de idade, eles tentaram fugir, mas ele os incinerou e depois incineirou toda a fazenda depois ele mata o casal. Com o passar dos ele criou o Sindicato do Crime, dominando todo o mundo.

Vilanina Eterna (2013-2014)[editar | editar código-fonte]

Aos 25 anos idade, quando a Terra está prestes a ser destruída pelo Anti-Monitor, Ultraman lidera o Sindicato para a Terra Prime (a Nova Terra/Terra 0 nos Novos 52), conseguindo derrotar a Liga da Justiça. Ele vai para Metropolis e invade a LuthorCorp procurando por uma amostra de kryptonita. Ao achá-la, ele a queima e aspira o pó, ficando agora com força total. Ele sai de lá pedindo a Rede que lhe forneça as outras localizações com amostras de kryptonita. Em seguida ele se reúne com os outros membros do Sindicato, que por sua vez reúnem todos os supervilões, declarando que este é mundo é agora deles e que a Liga da Justiça está morta. Ele também declara que aqueles que unirem a eles também poderão ter esse mundo, e aqueles que se opuserem a eles irão sofrer. Ultraman então pede que Superwoman traga Asa Noturna e ele revela a identidade do herói, como forma de demonstrar o que vai acontecer com aqueles que se opuserem a eles. Ele declara que os entes queridos de Dick Grayson serão caçados, e os mesmo acontecerá com aqueles que não se unirem a eles. Após convencer alguns vilões a se unirem a eles, Ultrama move a Lua para a frente do Sol, bloqueando a luz solar e evitando que fique fraco.

Ultraman e o Sindicato se instalam no que restou da Torre de Vigilânica. Ultraman conversa com Rede, que diz que agora que está livre de Victor Stone sente o que humanos chamam de satisfação, ao que Ultraman responde que nunca sentiu isso. Ele então conversa com Alfred, perguntando para ele sobre o viajante que veio com eles. Alfred diz que ele ainda está sob efeito de drogas e Coruja diz que eles deviam matá-lo, algo que Superwoman também concorda, mas Ultraman exige que ele fique vivo, já que ele pode ser útil para caso o Anti-Monitor os encontre. Em troca de deixar o viajante vivo, Coruja exige que Dick permaneça vivo. Ultraman relutantmente concorda e manda Superwoman nunca mais discordar dele na frente do Coruja novamente.

Ultraman sai de sua nova base e decide explorar mais a cidade de Metrópolis e invade o Planeta Diário. Ele encontra Jimmy e o tortura para confirmar se ele é igual ao Jimmy de sua Terra, mas ao ver que ele não está revidando e que implora que deixe os outros fora disso, ele confirma que este Jimmy não é nada parecido com o Jimmy que ele conheceu. Lois o ataca com uma máquina de escrever, mas obviamente ela não causa nada. Ele diz a ela que semelhança com Superwoman é impressionante, mas que ela não tem a mesma força de Superwoman. Ele também diz que teria matado Superwoman se não fosse pelo fato de ela ser a única que pode carregar um filho dele. Ele avança para cima de Lois, pretendendo estuprá-la, mas Adão Negro chega e o enfrenta, querendo impedi-lo de dominar o mundo, mas Ultraman o derrota quebrando seu maxilar.

Apesar de sair vitorioso, a luta o fez gastar muita energia. Ele pede para Rede lhe fornecer então a localização do Metallo e ele o encontra. Ultraman arranca o coração de kryptonita de Metallo e consome a pedra. Superwoman chega dizendo que nunca o havia visto tão fraco e pergunta quantas mais kryptonitas ele irá consumir até não restarem mais nada. Ele responde dizendo que está consumindo o suficiente para se preparar para quando o Anti-Monitor chegar. Superwoman diz que eles devem parar de ser defensivos e serem ofensivos e que devem se preparar para a chegada do filho deles. Ela avisa também que Coruja está planejando trai-los.

Ultraman, em seguida, se dirige para a Batcaverna, estando acompanhando por Supermwoman, e procura pelo anel de kryptonita que Bruce Wayne guardou para o caso de ter que usar contra Superman, porém não o encontra. Coruja, que havia chegado primeiro, avisa que Batman está vivo e que ele levou consigo o anel, e diz a Ultraman que o motivo de ele estar preocupado é porque o anel é a última amostra de kryptonita na Terra. Rede os contata, dizendo que Anel Energético foi morto e que o anel foi procurar um novo usuário, enviando um pulso que pode ser dectectado em todo o Multiverso. Ele se reúne com os membros do Sindicato, vendo uma fenda no céu se abrir e diz que Anti-Monitor os encontrou. Ele manda os membros do Sindicato encontrar o anel para poder destrui-lo, porém ele tem que adiar o plano, pois o exército de vilões que Lex Luthor reuniu invade a base deles. Ultraman ataca Sinestro, mas Adão Negro o agarra e eles se enfrentam novamente.

Enquanto enfrenta Adão, um raio surge dos céus e atinge a base, percebendo que o viajante, Alexander Luthor, se libertou. Os dois se enfrentam, mas Alexander o derrota e enfrenta o Sindicato e os vilões comandados por Lex. Após Alexander ser morto por Lex Ultraman tenta matar Lex, mas Adão Negro e Sinestro colocam a Lua de volta no lugar e Ultraman é enfraquecido pela luz solar. Ele implora a Lex que o mate, mas ele diz que não, que ele irá viver sabendo que é o homem mais fraco do mundo. Ultraman então é preso pela ARGUS.

A Guerra de Darkseid (2016)[editar | editar código-fonte]

O Senhor Milagre tira o Ultraman de Belle Reve na esperança de que ele saiba como derrotar Antimonitor. Ele pergunta a ele qual o objetivo do Antimonitor e Ultraman responde que o objetivo dele é matar a todos. Coruja vem em seguida e propõe uma aliança entre a Liga da Justiça e o Sindicato para que o Sindicato possa se vingar pelo Antimonitor ter destruído a Terra deles. Relutantemente a Liga aceita e Superman fornece a Ultraman uma kryptonita que havia sido guardada por Lex.

Ápós consumir a kryptonita e recuperar sua força, Ultraman e o Sindicato se juntam à Liga para enfrentar Mobius, o Antimonitor renascido. Depois que Mobius derrota Mulher-Maravilha e Superwoman, Superman e Ultraman o atacam juntos, mas Ultraman dá um soco em Superman dizendo que essa batalha é somente dele. Ele surra Mobius prometendo matá-lo por ter destruído o mundo dele, mas Mobius contra ataca e usa o seu poder para desintegrar Ultraman lentamente. Ele implora para Flash que o ajuda, mas o velocista, que estava sendo hospedeiro do Corredor Negro, disse que não consegue correr, pois não pode impedir a morte. Ultraman então é desintegrado por completo por Mobius.

Adaptações em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

  • Em Liga da Justiça no episódio duplo "A Better World", é revelado um mundo em que Superman matou Lex Luthor, Presidente dos Estados Unidos, em retaliação por ele ter matado o Flash. Após matar Lex com sua visão de calor, Superman e os Lordes da Justiça tomam para si o controle do mundo. Dois anos depois eles descobrema dimensão onde a Liga da Justiça vive. Eles atraem a Liga para uma emboscada, deixando-os presos em sua Terra enquanto eles vão para a Terra deles. No momento em que chegam, Apocalypse indave Metropolis e eles o enfrentam. Todos são derrotados e só resta Superman para enfrentá-lo, que o lobotomiza. A Liga consegue voltar para a sua Terra e se aliam a Lex para deter os Lordes da Justiça, atraindo-os para um confronto. Superman dos Lordes da Justiça enfrenta o Flash, e quase chega ao ponto de matá-lo. O Superman da Liga chega com Lex, que atira um raio em Superman que elimina os seus poderes permanentemente. As autoridades então prendem Superman e os outros Lordes da Justiça.
  • No filme Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, Ultraman e o Sindicato do Crime são os antagonistas do filme. No clímax do filme ele enfrenta Alexander Luthor, que o derrota usando kryptonita azul.

Séries de televisão[editar | editar código-fonte]

  • Em Smallville, Ultraman aparece como um antagonista secundário na 10ª e última temporada da série sendo também interpretado por Tom Welling, mas ao invés de residir na Terra 3, ele reside na Terra 2. Sua primeira aparição é no episódio 10.10 "Luthor", em que Clark Kent é acidentalmente transportado para a Terra 2, enquanto que Clark Luthor é transportado para a Terra 1. Clark descobre que neste universo Clark Luthor foi encontrado por Lionel Luthor, que ele matou Lex, mantém um relacionamento com Lutessa Luthor e criou a identidade do Ultraman para matar pessoas sem ter que se preocupar em sujar a reputação dos Luthor. Lois Lane e Chloe Sullivan descobrem que sobre Clark Luthor, mas ele as ataca. Contudo, ele é derrotado por e por Oliver Queen e retorna para a Terra 2 quando Clark consegue retornar. Clark Luthor retorna depois no episódio 10.17 "Kent", em que a vida que ele tinha na Terra 2 foi destruída, já que a população se voltou contra ele, e ele foge para a Terra 1, mas prende Clark na Terra 2. Ultraman vai até Tess e pede que ela o ajude a encontrar Lionel, que esteve vivendo na Terra 1, para que ele possa matá-lo. Porém Tesse lhe dá uma localização falsa, e quando ele descobre ele tenta matá-la, mas Clark, que conseguiu retornar para a Terra 1, enfrenta Ultraman e o leva para a Fortaleza da Solidão. Os dois conversam e Clark convence Ultraman de que Lionel não conseguiu extrair sua bondade completamente. Usando a Fortaleza, Clark transporta Clark Luthor para a Fortaleza da Terra 2, onde ele inicia seu treinamento para se tornar um herói daquela Terra.

Jogos de videogame[editar | editar código-fonte]

  • Em Injustice: Gods Among Us, um Superman de uma terra alternativa enlouqueceu depois de ter matado sua esposa, Lois Lane, que estava grávida, enquanto estava sob efeito de uma versão do gás do medo criada pelo Coringa. Quando ele a matou, o cessar de batimento do coração ativou um detonador que explodiu toda a cidade de Metrópolis. Superman matou o Coringa e junto com outros heróis dominou todo o mundo.

Referências

  1. Greenberger, Robert (2008). "Crime Syndicate". In Dougall, Alastair. The DC Comics Encyclopedia. New York: Dorling Kindersley. p. 89. ISBN 0-7566-4119-5. OCLC 213309017.