Superman and the Mole Men

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Superman and the Mole Men
 Estados Unidos
1951 •  pxb •  58 min 
Gênero aventura, super-herói
Direção Lee Sholem
Produção Barney A. Sarecky
Roteiro Richard Fielding
Baseado em Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster
Elenco George Reeves
Phyllis Coates
Música Darrell Calker
Walter Greene (não-creditado)
Cinematografia Clark Ramsey
Direção de arte Ernst Fegte
Efeitos especiais Ray Mercer
Edição Albrecht Joseph
Companhia(s) produtora(s) Lippert Pictures Inc.
Distribuição Lippert Pictures Inc.
Lançamento 23 de novembro de 1951
Idioma inglês

Superman and the Mole Men é um filme estadunidense de 1951, em preto e branco, estrelado por George Reeves como Superman e Phyllis Coates como Lois Lane. Foi o primeiro filme para cinema baseado no personagem Super-Homem (embora dois filmes de Superman já houvessem sido exibidos nos cinemas anteriormente, em 1948 e 1950, eles apareceram em formato de seriado). Produzido por Barney Sarecky, dirigido por Lee Sholem e com roteiro de Richard Fielding (pseudônimo coletivo de Robert Maxwell e Whitney Ellsworth), foi filmado em 12 dias. Com 58 minutos de duração, foi uma espécie de teste para a série de Televisão que se seguiria, Adventures of Superman, para o qual se tornou um episódio em duas partes intitulado "The Unknown People".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O bem educado repórter Clark Kent, e Lois Lane, são mandados para a pequena cidade de Silsby, para a inauguração do mais profundo poço de petróleo do mundo. Sem o conhecimento dos perfuradores, no entanto, o eixo da broca penetrou no mundo subterrâneo dos "Mole Men" (Homens Toupeira), uma raça de pequenos seres peludos (apesar de carecas). Os Homens Toupeira, através do eixo, vêm durante a noite explorar a superfície.

Sua aparência peculiar, além do fato de que tudo o que tocam se torna fosforescente e brilha no escuro, assusta o povo a ponto de se formar uma multidão furiosa, liderada pelo violento Luke Benson, com a finalidade de matar os "monstros". Superman é o único capaz de resolver o conflito, salvando uma das criaturas da queda no fornecimento de água da cidade, depois de ter sido baleado, levando-o ao hospital, enquanto o outro é expulso pelo povo.

Mais tarde, o médico revela que a criatura precisa passar por cirurgia para remover a bala, caso contrário irá morrer. Clark Kent é obrigado a auxiliar o médico, quando a enfermeira se recusa mediante o medo da criatura. Logo depois, os capangas de Benson aparecem no hospital , tentando levar com eles a criatura, e Superman monta guarda diante do hospital. Lois Lane fica ao lado do Superman, até que um tiro é disparado. Superman a envia para dentro e começa a aliviar a multidão de suas armas, mandando-as para longe. Mais tarde, diversas criaturas emergem a partir do eixo da broca, desta vez carregando uma arma, e caminham para o hospital. Benson vai sozinho atrás deles, mas as criaturas dispararam contra ele. Superman vê a cena e rapidamente pula na frente da explosão, salvando a vida de Benson, e lhe diz: "More than you deserve!" (Mais do que você merece!). Ele busca a criatura ferida e retorna com seus companheiros ao eixo. Logo depois eles destroem completamente o eixo, para que ninguém possa subir ou descer novamente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Temática[editar | editar código-fonte]

Tal como acontece com muitos dos primeiros episódios das aventuras de Superman, o filme é de temática adulta, com uma boa dose de conflito e violência, e é interpretado com seriedade total por todos os intervenientes; o Superman interpretado por Reeves, em particular, não mostra nenhum traço do humor que o personagem iria desenvolver ao longo do tempo, na série de TV.

A visão simpática dos estrangeiros neste filme, e o medo irracional por parte dos cidadãos, tem sido comparada pelo autor Gary Grossman à reação de pânico do público para com o pacífico alienígena Klaatu no filme O Dia em que a Terra Parou, realizado naquele mesmo ano. Ambos os filmes foram vistos a posteriori como um produto (e uma reação a) o "Red Scare" do pós-Segunda Guerra Mundial. Grossman também cita um filme posterior, talvez inspirado neste, chamado The Mole People .

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Alguns elementos foram cortados do filme, quando foi transformado em "The Unknown People" ("O Povo Desconhecido"), incluindo algumas partes de uma cena longa de perseguição, e todas as referências ao termo "Mole Men"
  • A arma laser indicada no cartaz do filme, que os Homens Toupeira haviam trazido de sua casa subterrânea a fim de se defender e recuperar seu companheiro ferido, foi construída a partir de um aspirador de pó da Electrolux.
  • As locações foram em Culver City, Califórnia.

VHS , DVD e Blu-ray[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado em vídeo VHS pela Warner Home Video em 22 de julho de 1987. Tanto o episódio em duas partes, como o filme completo, são destaque na primeira temporada do DVD Adventures of Superman, em 2005. O filme também foi incluído na edição especial de lançamento de 4 discos de DVD de Superman(1978) em 2006. Também foi lançado no box The Superman Motion Picture Anthology, em 07 de junho de 2011.

Referências

Bibliografia
  • Superman: Serial to Cereal, by Gary Grossman, 1976.
  • Mattos, A. C. Gomes de (1984). «Os Grandes Seriados do Cinema: Os Super-Heróis». Rio de Janeiro: EBAL. Cinemin (8): 40-41 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]