Lois Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lois Lane

Lois Lane em destaque na capa de The Man of Steel #2
Informações gerais
Primeira aparição Action Comics #1 (junho de 1938)
Criado por Jerry Siegel
Joe Shuster
Editora DC Comics
Informações pessoais
Nome completo Lois Joanne Lane
Codinomes
conhecidos
Pássaro Flamejante
Características físicas
Espécie Humana
Família e relacionamentos
Parentes Clark Kent (marido)
Jonathan Samuel Kent (filho)
Sam Lane (pai)
Lucy Lane (irmã)
Lara Kent (Filha)
Informações profissionais
Ocupação Repórter
Poderes Alem de ser bela e inteligente, ela possui treinamento de combate corpo-a-corpo e é uma ótima investigadora.
Afiliações atuais Planeta Diário
Base de operações Metropolis

Lois Lane é uma personagem de história em quadrinhos norte-americana DC Comics, conhecida eternamente como namorada ou amor platônico do Super-Homem. No Brasil, até 1984, Lois Lane era adaptada como Míriam Lane nos quadrinhos brasileiros, primariamente pela EBAL.[1]

História e características[editar | editar código-fonte]

Lois Lane é uma repórter do jornal Planeta Diário, conhecida por sua personalidade forte. É impulsiva, sarcástica e independente, mas também tolerante e amável.

Filha do general Sam Lane, Lois perdeu a mãe ainda muito cedo, aos quatro anos, o que fez com que tivesse que cuidar de sua irmã mais nova Lucy Lane.

Biografia[editar | editar código-fonte]

  • Na versão reformulada por John Byrne, o primeiro encontro entre Lois e Superman se deu na edição de reformulação em Super-Homem #38 (Nos EUA, a mini-série The Man of Steel). Lois está dentro de uma nave, que está sobrevoando Metropolis. Um avião colide com a nave e Clark, que assistia tudo em meio a multidão, salta e coloca a nave no chão. Ele usava roupas comuns, pois ainda não utilizava seus poderes em público. Lois fez um artigo especial sobre o ocorrido e batizou o salvador como Superman.
  • Em 1994, tanto nas HQs quanto na série de tv Lois & Clark, Lois se torna a Sra Kent.

Lois Lane (Terra 2)[editar | editar código-fonte]

Assim como Superman e outros personagens, Lois Lane tinha uma contraparte na dimensão da Terra 2 até a época da Crise nas Infinitas Terras. Ela era praticamente a mesma personagem que conhecemos, mas começou sua carreira de repórter no final dos anos 1930, no jornal Daily Star, cujo editor-chefe era George Taylor. Em algum ponto dos anos 50, O Superman da Terra 2 se casou com Lois Lane. Foi mostrado que o vilão Wizard (O Bruxo) fez um feitiço que acabasse com Superman. De fato ele acabou, mas não do jeito que queria. Clark Kent simplesmente esqueceu que era Superman.

Como resultado, o outrora tímido Clark Kent se tornou um repórter mais agressivo, mais decidido em seu trabalho, quase como se suas tendências heróicas estivessem procurando um meio de se manifestar. Ele começou a destemidamente fazer reportagens desmascarando chefões do crime, e desbaratando atividades criminosas. Esta "nova" personalidade de Clark atraiu Lois, que outrora sempre o achou covarde e desprezível, e ela aceitou seu pedido de casamento.

Ela então viu que Clark não tinha memórias de seu alter-ego. Vagando por um parque, Lois achou o Wizard, agora decadente. Este lamentava que ter destruído Superman não havia melhorado em nada sua carreira criminosa, e agora se encontrava na obscuridade.

Lois o convenceu a restituir Superman, e ele o fez perante uma platéia. Superman então recobrou a memória (sendo um tanto quanto ingrato perante o homem que havia indiretamente o aproximado de Lois Lane, a mulher que ele amava. Wizard foi mandado para cadeia sem dó.)

O Superman da Terra 2 descobriu que tinha deixado de existir depois que o Antimonitor alterou a existência por manipular o Big Bang, durante Crise nas infinitas terras. Devido a presença de Superman na Aurora dos Tempos, ele continuou a existir, mas ninguém tinha lembranças dele. Ele abandonou este universo depois de destruir o Antimonitor, e foi para um local de felicidade eterna, junto com sua Lois Lane, o Alexander Luthor da Terra 3, e o Superboy Primordial. Em Crise Infinita, esta Lois e os outros retornam da dimensão paraíso, aparentemente, ela volta com o poder de fazer as pessoas relembrarem da realidade Pré-Crise. Mas seu retorno é curto; ela falece de velhice na edição 5. Seu amado, o Superman da Terra 2, morre nas mãos de Superboy Primordial na edição 7.

Lois em outras mídias[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Gilberto M. M. Santos. «Os Amigos Do Super-Homem - Míriam Lane e Jimmy Olsen». Universo HQ. Arquivado do original em 26 de março de 2013 
  2. Bruce Scivally (2007). Superman on Film, Television, Radio and Broadway. [S.l.]: McFarland. 9 páginas. 9780786431663 
  3. «Superman - 75 anos do primeiro super-herói». Consultado em 22 de maio de 2016. Arquivado do original em 26 de agosto de 2016 
  4. https://tvefamosos.uol.com.br/listas/chapolin-completa-45-anos-veja-dez-curiosidades-do-heroi-latino.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]