Lois Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lois Lane

Lois Lane em destaque na capa de The Man of Steel #2
Informações gerais
Primeira aparição Action Comics #1 (junho de 1938)
Criado por Jerry Siegel
Joe Shuster
Editora DC Comics
Informações pessoais
Nome completo Lois Joanne Lane
Codinomes
conhecidos
Pássaro Flamejante
Características físicas
Espécie Humana
Família e relacionamentos
Parentes Clark Kent (marido)
Jonathan Samuel Kent (filho)
Sam Lane (pai)
Lucy Lane (irmã)
Lara Kent (Filha)
Informações profissionais
Ocupação Repórter
Poderes Alem de ser bela e inteligente, ela possui treinamento de combate corpo-a-corpo e é uma ótima investigadora.
Afiliações atuais Planeta Diário
Base de operações Metropolis

Lois Lane é uma personagem fictícia que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela DC Comics. Criada pelo escritor Jerry Siegel e pelo artista Joe Shuster, ela apareceu pela primeira vez em Action Comics #1 (junho de 1938). Lois é uma jornalista premiada do jornal Planeta Diário de Metropolis, e o principal interesse amoroso do super-herói Superman e seu alter ego, Clark Kent. Na continuidade da DC, ela também é sua esposa e mãe de seu filho, Jon Kent, o mais novo Superboy do Universo DC.

A aparência física de Lois foi originalmente baseada em Joanne Carter, uma modelo contratada por Joe Shuster. Para sua personagem, Jerry Siegel se inspirou na interpretação da atriz Glenda Farrell do repórter fictício Torchy Blane em uma série de filmes. Siegel herdou o nome da atriz Lola Lane.[1]

As representações do personagem variaram nos quadrinhos e outras adaptações de mídia. A versão original de Lois Lane da Era de Ouro, bem como versões dela da década de 1970 em diante, retrata Lois como uma jornalista destemida e intelectualmente igual ao Superman. Durante a Era de Prata, ela foi a estrela de Superman's Girl Friend, Lois Lane, uma revista em quadrinhos que tinha um tom leve e bem-humorado.

Lois apareceu em várias adaptações para a mídia e está entre as personagens femininas mais conhecidas dos quadrinhos. A atriz Noel Neill interpretou Lois Lane pela primeira vez no seriado cinematográfico Superman dos anos 1940 e mais tarde reprisou seu papel na série de televisão dos anos 1950 Adventures of Superman, substituindo Phyllis Coates na segunda temporada. Margot Kidder interpretou a personagem em quatro filmes do Superman nas décadas de 1970 e 1980, Kate Bosworth no filme Superman Returns de 2006 e Amy Adams no Universo Estendido DC. Teri Hatcher interpretou Lois na série de televisão dos anos 1990 Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman e Erica Durance na série dos anos 2000 Smallville. Elizabeth Tulloch atualmente interpreta a personagem da série de televisão Superman & Lois. Rachel Brosnahan interpretará Lois Lane no próximo filme Superman (2025).


No Brasil, até 1984, Lois Lane era adaptada como Míriam Lane nos quadrinhos brasileiros, primariamente pela EBAL.[2]

História e características[editar | editar código-fonte]

Lois Lane é uma repórter do jornal Planeta Diário, conhecida por sua personalidade forte. É impulsiva, sarcástica e independente, mas também tolerante e amável.

Filha do general Sam Lane, Lois perdeu a mãe ainda muito cedo, aos quatro anos, o que fez com que tivesse que cuidar de sua irmã mais nova Lucy Lane.

Biografia[editar | editar código-fonte]

  • Na versão reformulada por John Byrne, o primeiro encontro entre Lois e Superman se deu na edição de reformulação em Super-Homem #38 (Nos EUA, a mini-série The Man of Steel). Lois está dentro de uma nave, que está sobrevoando Metropolis. Um avião colide com a nave e Clark, que assistia tudo em meio a multidão, salta e coloca a nave no chão. Ele usava roupas comuns, pois ainda não utilizava seus poderes em público. Lois fez um artigo especial sobre o ocorrido e batizou o salvador como Superman.
  • Em 1994, tanto nas HQs quanto na série de tv Lois & Clark, Lois se torna a Sra Kent.

Lois Lane (Terra 2)[editar | editar código-fonte]

Assim como Superman e outros personagens, Lois Lane tinha uma contraparte na dimensão da Terra 2 até a época da Crise nas Infinitas Terras. Ela era praticamente a mesma personagem que conhecemos, mas começou sua carreira de repórter no final dos anos 1930, no jornal Daily Star, cujo editor-chefe era George Taylor. Em algum ponto dos anos 50, O Superman da Terra 2 se casou com Lois Lane. Foi mostrado que o vilão Wizard (O Bruxo) fez um feitiço que acabasse com Superman. De fato ele acabou, mas não do jeito que queria. Clark Kent simplesmente esqueceu que era Superman.

Como resultado, o outrora tímido Clark Kent se tornou um repórter mais agressivo, mais decidido em seu trabalho, quase como se suas tendências heróicas estivessem procurando um meio de se manifestar. Ele começou a destemidamente fazer reportagens desmascarando chefões do crime, e desbaratando atividades criminosas. Esta "nova" personalidade de Clark atraiu Lois, que outrora sempre o achou covarde e desprezível, e ela aceitou seu pedido de casamento.

Ela então viu que Clark não tinha memórias de seu alter-ego. Vagando por um parque, Lois achou o Wizard, agora decadente. Este lamentava que ter destruído Superman não havia melhorado em nada sua carreira criminosa, e agora se encontrava na obscuridade.

Lois o convenceu a restituir Superman, e ele o fez perante uma platéia. Superman então recobrou a memória (sendo um tanto quanto ingrato perante o homem que havia indiretamente o aproximado de Lois Lane, a mulher que ele amava. Wizard foi mandado para cadeia sem dó.)

O Superman da Terra 2 descobriu que tinha deixado de existir depois que o Antimonitor alterou a existência por manipular o Big Bang, durante Crise nas infinitas terras. Devido a presença de Superman na Aurora dos Tempos, ele continuou a existir, mas ninguém tinha lembranças dele. Ele abandonou este universo depois de destruir o Antimonitor, e foi para um local de felicidade eterna, junto com sua Lois Lane, o Alexander Luthor da Terra 3, e o Superboy Primordial. Em Crise Infinita, esta Lois e os outros retornam da dimensão paraíso, aparentemente, ela volta com o poder de fazer as pessoas relembrarem da realidade Pré-Crise. Mas seu retorno é curto; ela falece de velhice na edição 5. Seu amado, o Superman da Terra 2, morre nas mãos de Superboy Primordial na edição 7.

Lois em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cata ao Editor, Time (30 de maio de 1988), pp. 6–7.
  2. Gilberto M. M. Santos. «Os Amigos Do Super-Homem - Míriam Lane e Jimmy Olsen». Universo HQ. Arquivado do original em 26 de março de 2013 
  3. Bruce Scivally (2007). Superman on Film, Television, Radio and Broadway. [S.l.]: McFarland. 9 páginas. 9780786431663 
  4. «Superman - 75 anos do primeiro super-herói». Consultado em 22 de maio de 2016. Arquivado do original em 26 de agosto de 2016 
  5. https://tvefamosos.uol.com.br/listas/chapolin-completa-45-anos-veja-dez-curiosidades-do-heroi-latino.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]