Jimmy Olsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jimmy Olsen
Personagem fictícia de Superman
Comic image missing-pt.png
Outro(s) nome(s) James Bartholomew "Jimmy" Olsen
Pássaro Flamejante
Sr. Ação
Origem Metrópolis
Espécie Humano
Afiliações Planeta Diário
Sistema Galáxia de Telecomunicações
Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster
Série(s) Superman
Supergirl
Primeira aparição Participação especial anônima
Action Comics #6 (Novembro de 1938)
Como Jimmy Olsen
Superman v1 #13 (Novembro-Dezembro de 1941)
Editora(s) DC Comics
Espécie Humano
Afiliações Planeta Diário
Sistema Galáxia de Telecomunicações

Jimmy Olsen (James Bartholomew Olsen) é um personagem fictício, fotógrafo do Planeta Diário nos quadrinhos do Superman.

Na redação do jornal, ele é o melhor amigo do repórter Clark Kent, alter-ego do Superman. Pouco mais jovem que Clark, Olsen aparenta ser ainda mais novo, característica ampliada pelas sardas no rosto e pelo cabelo ruivo, que ajudam a formar um rosto bonachão.

Humilde e talentoso, ele tem uma relação muito estreita com o editor-chefe do Planeta Diário, o experiente Perry White, a quem, sob protestos, chama de “chefe”. Senhor White constantemente pressiona Jimmy a ter coragem e assumir posturas para expor seu talento, embora, paralelamente, peça favores como “pegar um copo de café”.

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Um garoto similar a Jimmy aparece em Action Comics #6, mas o personagem chamado Jimmy Olsen apareceu pela primeira vez no programa de rádio "The Adventures of Superman"[1], nos quadrinho Olsen só aparece em Superman Vol.1 #13 (1941), como fotógrafo do Daily Star. Depois de muitas aparições o personagem sumiu das histórias do Superman. Em 1953 quando Jack Larson interpretou o personagem na série de Tv Adventures of Superman o personagem foi reinserido nos quadrinhos e então ganhando uma revista própria.

Jimmy apareceu em diversos desenhos e filmes animados. O personagem foi interpretado Jack Larson (Adventures of Superman de 1951), Marc McClure (Superman - O Filme, Superman II, Superman III, Superman IV: The Quest for Peace e em Supergirl), Michael Landis e Justin Whalin (Lois and Clark: The New Adventures of Superman), Sam Huntington (Superman Returns), Aaron Ashmore (Smallville: na sexta, sétima e oitava temporadas da série como Henry James Olsen e no final da décima temporada com James Bartholomew Olsen) e por Mehcad Brooks (Supergirl de 2015).

Era de Prata[editar | editar código-fonte]

Durante a Era de Prata, a partir de 1954, Jimmy estreou em sua própria revista em quadrinho, Superman's Pal Jimmy Olsen, revista que apresentava suas aventuras, com e sem Superman. As histórias do título, muitas vezes apresentam situações particularmente estranha, desde Jimmy sendo arremessado de volta no tempo para Krypton antes de sua destruição na edição #36.

Versão atual[editar | editar código-fonte]

Após o reinício da história de Superman em The man of Steel, Jimmy não sofreu muita alteração com relação às suas versões anteriores, a única coisa que mudou foi que Jimmy passou a usar roupas mais adequadas a alguém de sua idade ao invés de roupas franzinas.

Superman's Pal Jimmy Olsen Special[editar | editar código-fonte]

Durante os eventos de Atlas, Jimmy voltou a ter sua própria revista. Em Superman: Novo Krypton ele descobre uma conspiração contra Superman.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Superman Cinessérie (1978-1987)[editar | editar código-fonte]

Jimmy nos quatro filmes do homem de aço estrelando Christopher Reeve foi interpretado por Marc McClure.

Lois & Clark[editar | editar código-fonte]

Na série Lois and Clark: The New Adventures of Superman Jimmy foi intrepretado por dois atores, na primeira temporada por Michael Landis e no resto da série por Justin Whalin. A interpretação de Landis era oposta com relação a versão dos quadrinhos, fazendo Jimmy ser autoconfiante. A interpretação de Whalin foi mais fiel aos quadrinhos, tornando o personagem um mestre na computação.

No decorrer da série são citadas coisas relacionadas ao passado do personagem como, por exemplo, citações referenciais à mãe de Jimmy e um episódio da série onde aparece o pai de Jimmy, Jack Olsen onde o personagem aparece como sendo um espião.

Superman - O Retorno[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Superman Returns

Jimmy no filme é interpretado por Sam Huntington. No filme Jimmy deixa Clark sabendo de detalhes importantes como Lois Lane estar noiva e mãe e Lex Luthor não ter ficado preso. Na cena do bar o atendente é interpretado por Jack Larson.

Smallville[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jimmy Olsen (Smallville)

Na série que reconta a origem de Clark Kent concentrando-se em sua juventude, Um jovem chamado Jimmy é interpretado por Aaron Ashmore. Essa versão do personagem é mais velho que Clark e seu nome completo é Henry James Olsen, no último episódio da oitava temporada, Juízo Final, Jimmy é assassinado por Davis Bloome também conhecido como Apocalipse nos quadrinhos do Superman.

No funeral, é revelado que Jimmy na verdade tem um irmão e que o irmão é o personagem que aparece nos HQ's

No episódio final da nona temporada, "Salvação", Clark tem um sonho,uma visão de 2013, nessa visão Jimmy (o verdadeiro, ou seja, o irmão de Henry), é mencionado por Lois.

No episódio final da série "Finale", Aaron Ashmore retorna como James Bartholomew Olsen indicando que o irmão mais novo do finado Henry James Olsen está trabalhando no Planeta Diário ao lado de Lois Lane e Clark Kent, honrando o legado deixado pelo irmão.

Supergirl[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Supergirl (série de televisão)

Na série que conta sobre Kara Zo-el, é interpretado por Mehcad Brooks com seu nome verdadeiro, James Olsen. O personagem trabalha no jornal impresso da "CatCo", de , exercendo a mesma função de quando trabalhava no Planeta Diário em Metrópolis junto com Clark Kent. O personagem tem uma relação com Lucy Lane, irmã mais nova de Lois Lane. Mais tarde na segunda temporada se torna o Guardião

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

O fotógrafo já foi homenageado pela banda estadunidense Spin Doctors com a música "Pocket Full of Kryptonite (Jimmy Olsen’s blues)", cuja letra narra situações que provocam seu ciúme do Superman, resultado de uma paixão platônica do ruivo pela premiada colega de trabalho, a repórter Lois Lane, atualmente casada com Clark Kent. Na cronologia oficial das histórias em quadrinhos, Jimmy já namorou Lucy Lane, irmã mais nova de Lois.

Referências

  1. "Lightning Bolts," Black Lightning #3 (July 1977).
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.