Noel Neill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noel Neill
Noel Neill (2008)
Nascimento 25 de novembro de 1920
Minneapolis, Minnesota, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação atriz
modelo
Atividade 1940 - presente
Cônjuge Hal Lierley (3 de outubro de 1943 - ?)[1]
IMDb: (inglês)

Noel Neill (25 de novembro de 1920) é uma atriz de cinema e televisão estadunidense, que se tornou mais conhecida por ter interpretado Lois Lane nos seriados Superman (1948) e Atom Man vs Superman (1950), além da série de televisão dos anos 1950, Adventures of Superman. Atuou em mais de 70 filmes, entre seriados, longa-metragens e séries de televisão.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Neill nasceu em Minneapolis, Minnesota, filha de jornalista David e da dançarina de teato LaVere Neill.[2]

Na adolescência, Noel foi modelo fotográfico. Enquanto a pin-up Betty Grable estava em primeiro lugar, Noel Neill era a seguinte no ranking das garotas durante a Segunda Guerra Mundial.[3] Noel também trabaçlhou como cantora e dançarina, assinando um contrato com Bing Crosby.

Assinou um contrato com a Paramount Pictures, atuando em muitos filmes curtos do estúdio, sendo que o primeiro filme, não-creditado, em 1940, foi Mad Youth.[4] Em 1946, atuou num papel importante, em Junior Prom,[5] pela Monogram Pictures, e se tornou um rosto familiar em personagens da Monogram nos próximos anos, especialmente no papel recorrente de Betty Rogers.

Noel esteve no último filme original de Charlie Chan, Sky Dragon (1949), e também representou a típica “donzela em apuros” em westerns da Monogram e seriados da Republic Pictures.

Superman[editar | editar código-fonte]

Em 1945 o produtor Sam Katzman deu a Noel Neill o papel recorrente de Betty Rogers, repórter de um jornal escolar, em sua série de comédias musicais "Teen Agers", começando com Junior Prom em 1946. Quando Katzman estava escolhendo o elenco para o seriado Superman na Columbia Pictures, lembrou de Noel Neill e a contratou para interpretar Lois Lane. Ela interpretou Lois nos seriados Superman (1948) e Atom Man vs Superman (1950), com Kirk Alyn interpretando Superman/Clark Kent.

Quando Adventures of Superman teve início na televisão, em 1951, George Reeves e Phyllis Coates forma os atores principais da primeira temporada. Quando a série encontrou um patrocinador, Coates tinha já se dedicado a outra produção, então os produtores chamaram Noel Neill, que tinha interpretado Lois Lane nos seriados. Ela continuou no papel por cinco temporadas, até que a série saiu do ar, em 1958. Ela foi programada para aparecer na sétima temporada co-estrelando com Jack Larson, em 1960, mas após a trágica e repentina morte do ator George Reeves, a sétima temporada foi cancelada, terminando oficialmente a série.

Enquanto Phyllis Coates geralmente preferia se distanciar do papel, Noel Neill abraçou sua associação com a figura de Lois Lane, dando palestras freqüentes em campi universitários durante a década de 1970, quando foi reavivado o interesse pela série, cativando o público com seu calor e bom-humor.

Noel Neill continuou a ter ligação com as produções sobre Superman. Interpretou a mãe de Lois Lane no filme de 1978 Superman, com Kirk Alyn como pai de Lois – como aconteceu em 1951, Phyllis Coates mais tarde sucedeu Neill nesse papel em Lois & Clark: The New Adventures of Superman.[6] Em um episódio da série de televisão Superboy, ela apareceu ao lado de seu antigo companheiro de elenco, Jack Larson, que havia interpretado Jimmy Olsen na TV. Sua presença no Superman Festival em Metropolis, Illinois foi destaque no The Tonight Show with Jay Leno. Como "Aunt Lois" ela apareceu no filme independente Surge of Power: The Stuff of Heroes, em 2004, e fez o papel de Gertrude Vanderworth (a idosa esposa moribunda de Lex Luthor) em Superman Returns (2006), o último filme em que atuou.[1]

Em 2003, uma biografia autorizada de Neill foi publicada, sob o título Truth, Justice, & The American Way: The Life And Times Of Noel Neill, The Original Lois Lane, de Larry Thomas Ward (Nicholas Lawrence Books, ISBN 0-9729466-0-8); uma edição limitada, mais extensa, foi lançada em 2006. Ward posteriormente escreveu outro livro, Beyond Lois Lane (Nicholas Lawrence Books, ISBN 978-09729466-1-2) em 2007, focando no trabalho de Neill como modelo, além da publicidade sobre lançamentos, críticas de filmes, comentários de jornal e fotografias.

Noel Neill e Jack Larson gravaram comentários para o lançamento do DVD sobre os episódios da TV sobre Superman. Noel comentou no documentário Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman sobre a frequente pergunta das crianças na época, "Why don't you know that Clark Kent was Superman, just wearing a pair of those darn eyeglasses?" (“Por que você não sabe que Clark Kent era Superman, usando apenas um par desses malditos óculos?”) E Neill respondeu para as crianças (e depois para o público universitário), "I don't want to lose my job!" (“Não quero perder meu emprego!”)

Em 15 de junho de 2010, a cidade de Metropolis, em Illinois (a cidade que se auto-intitula "official home of Superman") construiu uma estátua de Lois Lane, usando Noel Neill como modelo. Neill afirmou que ela era uma honra ser imortalizado com uma estátua.[7]

Em 23 de julho de 2010, Neill caiu em sua casa em Tucson, Arizona e quebrou o quadril. Ela foi hospitalizada para cirurgia no centro médico de Tucson.[8]

Em 2012, Noel Neill se mudou de sua casa em Santa Monica para a cidade de Metropolis, Illinois, onde ela é carinhosamente conhecida como a primeira-dama da metrópole.[2]

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Noel Neill no IMDB
  2. a b Noel Neill na Homepage de Superman
  3. Larry Thomas, Ward. Truth, Justice, and the American Way: The Life and Times of Noel Neill. [S.l.]: Nicholas Lawrence Books, 2003. ISBN 978-0-9729466-0-5
  4. Mad Youth no IMDB
  5. Junior Prom no IMDB
  6. "The House of Luthor". Dan Levine (roteiro); Alan J. Levi (diretor). Lois & Clark: The New Adventures of Superman. ABC. 1994-05-08. Episódio número 21, 1ª temporada.
  7. ABC Local - Metropolis unveils statue of Superman's Lois Lane June 15, 2010
  8. http://www.kold.com/global/story.asp?s=12869976

Ligações externas[editar | editar código-fonte]