Liga da Justiça (desenho animado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Justice League
Liga da Justiça (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Ação
Aventura
Duração 20-23 minutos
Criador(es) Bruce Timm
Paul Dini
Baseado em Liga da Justiça da DC Comics
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Cartoon Network
Brasil Cartoon Network
Brasil SBT
Transmissão original 17 de novembro de 200129 de maio de 2004
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 52
Cronologia
As Novas Aventuras do Batman
Super-Homem: A Série Animada
Liga da Justiça Sem Limites
Programas relacionados Batman: A Série Animada
As Novas Aventuras do Batman
Super-Homem: A Série Animada
Batman do Futuro
Projeto Zeta
Super Choque
Liga da Justiça Sem Limites

Justice League (no Brasil e em Portugal, Liga da Justiça A Série Animada) é uma série em animação americana baseada nas histórias em quadrinhos da Liga da Justiça da América publicadas pela DC Comics. Nos Estados Unidos, o desenho foi exibido pela primeira vez no dia 17 de novembro de 2001 pelo Cartoon Network. No Brasil, foi exibido pelo mesmo canal pela primeira vez no dia 1º de junho de 2002, às 14h00. Na TV aberta do Brasil, a série animada foi exibida pela primeira vez em 16 de dezembro de 2002 pelo SBT no programa Bom Dia & Cia até o dia 14 de maio de 2013.

História[editar | editar código-fonte]

Os animadores Bruce Timm e Paul Dini, tendo adaptado com sucesso tanto Batman: A Série Animada quanto Superman: A Série Animada para programas de televisão animados nos anos 1990, assumiram o desafio de adaptar fielmente as histórias em quadrinhos da Liga da Justiça.

Ignorando os ajudantes, animais de estimação e a infantilidade do antigo Superamigos, a montagem desta adaptação da Liga da Justiça da América foi criada com duas coisas em mente: prestar homenagem à formação original da equipe e ao mesmo tempo investir em uma visão mais diversificada do grupo em termos culturais e raciais.

Significativamente, o famoso (apesar de muito depreciado pelos fãs) Aquaman foi deixado de fora da formação (apesar de ser usado no programa) em favor de uma segunda mulher no time (Mulher Gavião) e o Lanterna Verde afro-americano John Stewart foi usado ao invés dos mais conhecidos Lanternas Verdes da era moderna: Hal Jordan e Kyle Rayner, mesmo com este último aparecendo como Lanterna Verde na série animada Superman. Na segunda temporada, Rayner é descrito como um Lanterna sendo treinado pela antiga mentora de Stewart, explicando sua ausência. Ele aparece em um episódio de Liga da Justiça Sem Limites.

Em fevereiro de 2004, o Cartoon Network exibiu a série que a sucedeu: Liga da Justiça Sem Limites, que estreou em 31 de julho. Duas temporadas de mais de 13 episódios foram pedidas, às quais os criadores se referem como temporadas 3 e 4 apesar da mudança do nome da série. Ao invés da série original, os episódios de "Sem Limites" tiveram, em regra, histórias completas em cada episódio.

Liga da Justiça e o DCAU (Universo DC Animado)[editar | editar código-fonte]

Já que a Liga da Justiça faz parte do Universo DC Animado, há uma continuidade em relação às outras séries do DCAU. Entre algumas relações de continuidade: no primeiro episódio (Origens Secretas) Superman mostra que quer fazer um trabalho duro para ganhar a confiança das pessoas, ameaçada em Super-Homem: A Série Animada no episódio "Herança" devido aos confrontos com Darkseid. O Amazo e os Lordes da Justiça retornam em Liga da Justiça Sem Limites. A continuação depois dos acontecimentos do último episódio "Escrito nas Estrelas" acontece em Liga da Justiça Sem Limites.

Ordem da cronologia das séries do Warner Bros. Animation/Universo Animado DC (1992–2006)[editar | editar código-fonte]

Seriado Episódios Ano
Batman: A Série Animada 65 1992–1993 (ou 1995)
As Aventuras de Batman e Robin 20 (episódio 66 até 85) 1994-1995
Superman: A Série Animada 54 1996-2000
The New Batman Adventures (br: As Novas Aventuras do Batman) 24 (episódio 86 até 109) 1997-1999
Batman do Futuro 52 1999-2001
Static Shock (br: Super Choque) 52 2001-2004
Projeto Zeta 26 2001-2002
Liga da Justiça (en: Justice League) 52 2001-2004
Liga da Justiça Sem Limites (en: Justice League Unlimited) 39 2004-2006
Total 384 1992-2006

Personagens[editar | editar código-fonte]

Heróis[editar | editar código-fonte]

Membros fundadores[editar | editar código-fonte]

  • Superman (Clark Kent): Lider da Liga da Justiça, filho de Jor-El e de Lara, Kal-El é o último sobrevivente do planeta Krypton. Foi criado por Jonathan Kent e Martha Kent com o nome de Clark Kent. Mais tarde saiu de Smallville (Pequenópolis) e foi para Metropolis, onde criou a imagem de um frágil repórter para esconder de todos sua real identidade de Superman. Possui superforça, invulnerabilidade, voo, supervelocidade (ele ultrapassa a velocidade da luz e a barreira do som), visão de raios-X, visão telescópica, visão macroscópica, visão de calor, sentidos sobre-humanos, sopro gelado (embora esse quase não tenha sido usado no desenho) e um supersopro. Sua maior fraqueza é a kryptonita, um meteorito oriundo de seu planeta natal, sendo ainda vulnerável à magia. 
  • Batman (Bruce Wayne): Segundo em comando da Liga da Justiça, empresário de dia e super-herói à noite, é um ótimo detetive e dono de uma das maiores inteligências do mundo, além de ser um ótimo atleta. Foi treinado em todas as formas de combate físico e também é mestre em fugas e disfarces, filho de Martha Wayne e Thomas Wayne, que foram mortos em um assalto após seu pai haver reagido. Batman está sempre um passo à frente de todos, seja companheiros super-heróis ou vilões e raramente é surpreendido em emboscadas. Possui várias armas, veículos e claro, o seu cinto de utilidades que tem tudo o que o herói precisa, desde um simples clipe de papel até um fragmento de kryptonita. Desenvolve um interesse amoroso por Diana na segunda parte do episódio "Escrito nas Estrelas". É um dos poucos membros da equipe que não possui nem um super poder, mas nem por isso deixa de ser temido e respeitado por todos.
  • Mulher-Gavião (Shayera Hall): Oficial do serviço de inteligência de Thanagar que veio à Terra em missão de observação como revelado em "Escrito nas Estrelas". Todo o tempo em que estava na liga ela espionava seus amigos e os ajudava nas missões para ganhar a confiança deles. Ela é hábil no combate corporal e capaz de se comunicar com pássaros. Possui uma clava (ou maça, se preferirem) capaz de afetar criaturas mágicas sendo que, no desenho, suas asas são naturais e não postiças como o apresentado nos quadrinhos. Basicamente humana em sua fisiologia, teve um relacionamento amoroso com John Stewart, algo que ficou claro a partir do episódio "Cartas Selvagens" e com ele teve um filho chamado Rex Stewart (o Gavião Guerreiro apresentado ao público brasileiro no episódio em duas partes "O Chamado" de Batman do Futuro). Após a invasão thanagariana, Shayera Hol deixou a Liga da Justiça, um dos momentos mais dramáticos da Liga da Justiça e recebeu abrigo na torre do Senhor Destino em Salém, retornando ao panteão dos heróis no episódio "Acordem os Mortos" e desde então passou a disputar o amor de John Stewart com Vixen, uma de suas amigas e colegas de equipe.
  • Lanterna Verde (John Stewart): John Stewart era um militar que foi escolhido pelos Guardiões do Universo do Planeta Oa para portar o anel e ser o novo Lanterna Verde da Terra, no lugar de Hal Jordan. Esse anel é que o dá grande controle sobre o físico, limitado por três coisas: a imaginação de seu usuário, a necessidade de recarga a cada 24 horas e a vulnerabilidade à cor amarela, o que faz com que o anel não surta efeito algum (uma impureza do anel).
  • J'onn J'onzz: Último sobrevivente de seu planeta, veio à Terra para avisar sobre a invasão dos aliens que devastaram seu mundo e acabou ingressando na Liga da Justiça. Possui superforça, capacidade de voo, invisibilidade, velocidade e vigor sobre-humanos, poderes telepáticos e telecinéticos, poderes metamórficos e de intangibilidade. Sua fraqueza é o fogo, algo demonstrado de forma indireta no desenho. É também conhecido como Ajax.
  • Mulher-Maravilha (Diana Prince): Princesa de Themyscira, filha de Hipólita a Rainha das Amazonas. Veio ao "Mundo dos Homens" para ajudá-los a debelar a invasão alienígena e acabou por se unir a Liga da Justiça mesmo contra a vontade de sua mãe. Sendo então a última a se integrar à Liga da Justiça, antes composto por: Superman, Batman, Mulher-Gavião, Flash e Lanterna Verde. Possui força sobre-humana, capacidade de voar e de se mover rápido o bastante para desviar de balas com seus braceletes de prata. Treinada em todas as formas de combate armado e desarmado da Grécia Antiga. Portadora do inquebrável "Laço da Verdade", forjado pela deusa Héstia, que obriga qualquer um preso por ele a dizer a verdade. A armadura que a protege possui uma fraqueza, mas só Hefesto sabe qual é. Na série ela é apontada por Hades como sendo sua filha (em "O Equilíbrio") e desenvolve um interesse amoroso por Batman a partir da segunda parte do episódio "Escrito nas Estrelas", chegando a atuar como embaixadora de Themyscira no episódio "Em Outras Terras". Nos primeiros momentos da série, revela espanto e surpresa com alguns costumes do patriarcado.
  • Flash (Wally West): O engraçadinho da turma. O homem mais rápido do mundo, pode alcançar e até ultrapassar a velocidade da luz como demonstrado em "Divididos Caímos", mas sua velocidade é muito superior, se comparado com Superman. Tem a capacidade de conceder e tirar velocidade de objetos ou pessoas em movimento e vibrar através de barreiras ou objetos sólidos deixando uma carga cinética explosiva em seu rastro, além de gerar calor e emitir vibrações. Pode viajar no tempo. Nesse desenho o Corredor Escarlate é apresentado como um conquistador inveterado, tanto é que despertou o interesse de garotas como a jornalista Linda Park, a super-heroína brasileira Fogo e até ganhou um beijo na boca dado pela vilã Giganta no episódio final da série. Se for impedido de correr ou se mover em supervelocidade torna-se tão vulnerável quanto um ser humano comum.

Críticas[editar | editar código-fonte]

O desenho foi elogiado pelo visual, similar ao de Supermanː A Série Animada e pela linha de misturar tanto episódios com vilões globais como com dilemas específicos de cada personagem, adotada com sucesso em X-Men. Todavia, até pela amplitude dos personagens nos quadrinhos, houve queixas de vários fãs dos personagens. No Brasil, pelo fato de os dois desenhos anteriores relacionados, Supermanː A Série Animada e Batmanː A Série Animada terem tido dubladores diferentes, os telespectadores esperavam o melhor das duas dublagens feitas, o que não era possível, visto que alguns dubladores estavam falecidos.

  • Superman: muitos fãs protestaram que o desenho apresentou um Superman fraco e sem confiança. Nos episódios futuros, especialmente em Liga da Justiça sem Limites, os roteiristas passaram a dar um destaque maior para o Homem de Aço. A dublagem de Carlos Campanille em Supermanː A Série Animada foi bastante aclamada pelo tom sério e autoconfiante, razão pela qual alguns esperavam que ele fosse convidado para a dublagem no Rio de Janeiro. Todavia, o papel ficou a cargo de Guilherme Briggs, apesar de ter um talento inquestionável, aplicou um tom de voz juvenil e de "escoteiro" ao personagem, potencializando a visão de fragilidade que alguns fãs criticavam.
  • Lanterna Verde (John Stewart): a escolha de John Stewart provocou protestos dos fãs da DC Comics. A unanimidade seria a escolha de Hal Jordan, o segundo e mais famoso dos lanternas verdes. Os leitores alegaram que, caso os roteiristas quisessem colocar um personagem negro para atender o politicamente correto, eles poderiam substituir Ajax, personagem menos popular da liga, e deixar Hal Jordan como o lanterna, ou mesmo Kyle Rayner. Em Liga da Justiça sem Limites, os produtores amenizaram as críticas, trazendo uma passagem de Kyle Rayner no episódio "O Retorno", e outra de Hal Jordan em "Era Uma Vez Pelo Tempo". No Brasil, John Stewart foi dublado por Maurício Berger, que eficientemente deu vida ao tom sério, reservado e compenetrado do personagem.
  • Flash (Wally West)ː Embora alguns esperassem mais episódios que explorassem a faceta solo de Wally West, em geral o tom brincalhão e pastelão do personagem agradou aos fãs.
  • J'onn J'onzz: Como a série deu grande destaque ao Caçador de Marte, os fãs não tiveram queixas sobre o personagem. A dublagem de Dário de Castro aderiu bem ao perfil neutro do personagem.
  • Mulher-Maravilha: ao longo dos anos, os quadrinistas apresentaram duas versões preponderantes da princesa Diana. Uma mais séria e madura e outra mais juvenil. O desenho trouxe esta última, que foi bem aceita. O quase romance com Batman também agradou os fãs, porém muitos fãs tradicionais da personagem a preferem tendo relacionamento amoroso com Steve Trevor, par romântico original do universo da super-heroína, onde inclusive são casados.
  • Mulher-Gavião: a brava e marrenta Shayera Hol aparece como contraparte à presença mais inocente de Diana. O tom irônico e incisivo deu vida à personagem. O romance com John Stewart e uma futura concepção de um filho conjunto foram rejeitados pelas fãs, que esperavam um pretendente melhor. Como Katar Hol já tinha aparecido como vilão, durante a invasão thanagariana, em Liga da Justiça sem Limites os produtores introduziram Carter Hall, um arqueólogo bonitão que tem um romance passageiro com Shayera, para amenizar as críticas. Dublagem bastante elogiada de Andrea Murucci.
  • Aquaman: os roteiristas colocaram a versão de Aquaman feita pelo roteirista Peter David, barbudo, cabeludo e com um arpão no lugar da mão comida por piranhas fora de seu controle. No desenho, a perda da mão é demonstrada de outro modo, como um auto-sacrifício para libertar-se de uma prisão e salvar o filho recém-nascido. Como sempre, houve duas correntes de fãs, os que preferiam o tranquilo rei dos mares e os que gostavam do personagem mais furioso e radical. As opiniões se dividiram, mas o personagem em geral foi bem aceito.
  • Lex Luthor: maior inimigo do Superman, o vilão apareceu com destaque. Mas alguns objetaram pelo fato do personagem passar a ser representado como um oponente com poderes e armas, em vez de um genial homem de negócios que usa a força de seu intelecto. A fusão com Brainiac não pareceu ter sentido.
  • Brainiac: o vilão apareceu em "Crepúsculo", invadindo Apokolips e depois se aliando a Darkseid. As duas situações foram consideradas improváveis pelos fãs. A dublagem espetacular de Antônio Moreno foi substituída, o que desagradou os telespectadores no Brasil.
  • Darkseid: fãs dos quadrinhos se desagradaram com a aparição em Liga da Justiça, que pareceu destituída de frieza e força. Algo similar ao sentimento para com o Superman. O episódio "Crepúsculo", que traz a derrota e a morte do vilão, foi considerado forçado e mal produzido. No Brasil, outra decepção foi a não convocação de João Ângelo, que fez a dublagem em Supermanː A Série Animada para repetir o trabalho. Uma nítida decaída na dublagem.

Dubladores oficiais[editar | editar código-fonte]

Liga da Justiça[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Bruce Wayne (Batman) Kevin Conroy Márcio Seixas
Diana Prince (Mulher-Maravilha) Susan Eisenberg Priscila Amorim
J'onn J'onzz (Caçador de Marte) Carl Lumbly Dário de Castro
Clark Kent (Superman) George Newbern Guilherme Briggs
Wally West (Flash) Michael Rosenbaum Marcelo Garcia
Shayera Hol (Mulher-Gavião) Maria Canals-Barrera Andrea Murucci
John Stewart (Lanterna Verde) Phil LaMarr Máuricio Berger

Aliados[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Arthur Curry (Aquaman) Scott Rummell Luiz Feier Motta
Jason Blood (Etrigan) Michael T. Weiss Jorge Lucas
Kent Nelson (Sr. Destino) Oded Fehr Roberto Macedo
Rex Mason (Metamorfo) Tom Sizemore Ronaldo Júlio
Solovar David Ogden Stiers Lauro Fabiano

Tropas dos Lanterna Verdes[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Arkkis Chummuck Michael Rosenbaum Leonardo Serrano
Felipe Grinnan
Galius Zed Rene Auberjonois Pedro Eugênio
Katma Tui Kim Mai Guest Izabel Lira
Kilowog Dennis Haysbert Felipe Grinnan
Leonardo Serrano
Líder dos Guardiões André Belizar

Nova Gênese[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Forageador Corey Burton Philippe Maia
Orion Ron Perlman Hamilton Ricardo
Pai Celestial Mitch Ryan Miguel Rosenberg
Sollis (Lightray) Rob Paulsen Clécio Souto

Grêmio da Justiça[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Homem-Gato Stephen Root Júlio Chaves
Scott Mason (Guardião Verde) William Katt Ricardo Juarez
Raio David Naughton Jorge Lucas
Sereia Negraq Donna Vance Jennifer Hale Dilma Machado
Tom Turbina Ted McGinley Duda Ribeiro

Liga da Injustiça[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Lex Luthor Clancy Brown Francisco José
Luiz Carlos Persy
Coringa Mark Hamill Isaac Schneider
Cheetah Sheryl Lee Ralph Lina Rossana
Cobra Venenosa Efrain Figueroa
Jose Yenque
Nizo Neto
Carol Ferris (Safira Estrela) Olivia d'Abo Sarito Rodrigues
Dilma Machado
Solomon Grundy Mark Hamill Nizo Neto
Ronaldo Júlio
Richard Swift (Sombra) Stephen McHattie Sérgio Stern
Tsukuri Karen Maruyama Ana Lúcia Menezes
Ultra-Humanóide Ian Buchanan Lauro Fabiano
Scorpion Patrick Seitz Eduardo Dascar
Kano John DiMaggio Maurício Berger
Shang Tsung Nolan North Júlio Chaves
Baraka Mark Hamill Waldyr Sant'anna
Shao Kahn Clancy Brown Ricardo Schnetzer
Quan Chi Nick Chinlund Márcio Seixas

Sociedade Secreta[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Gorila Grodd Powers Boothe Márcio Simões
Jorge Vasconcelos
Matt Hagen (Cara-de-Barro) Ron Perlman Hamilton Ricardo
Giganta Jennifer Hale Sarito Rodrigues
Louise Lincoln (Nevasca) Jennifer Hale Bia Barros
Parasita Brian George Duda Espinoza
Sinestro Ted Levine Márcio Simões

Extra-Terrestre[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Brainiac Corey Burton Alfredo Martins
Darkseid Michael Ironside José Augusto Sendim
Desaad René Auberjonois Marco Moreira
Despero Keith David Roberto Macedo
Kalibak Michael Dorn Jorge Destez
Jorge Lucas
Kanjar-Ro René Auberjonois Ricardo Juarez
Mongul Eric Roberts Jorge Lucas
Steppenwolf René Auberjonois Sérgio Muniz
Líder dos Caçadores James Remar Ronaldo Júlio

Thanagarianos[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Hro Talak Victor Rivers Philippe Maia
Kragger Hector Elizondo Hélio Ribeiro
Paran Dul Elizabeth Peña Maíra Góes

Gangue Flash Royal[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Ás Hynden Walch Flávia Saddy
Dama Tara Strong Bia Barros
Dez Khary Payton Sérgio Muniz
Rei Scott Menville Carlos Comério
Valete Greg Cipes Ronalth Abreu

Grêmio da Injustiça[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Dr. Nevasca Corey Burton Carlos Seidl
Esportista Michael McKean Eduardo Dascar
Mágico Jeffrey Jones Élcio Romar
Mestre da Música Udo Kier Alexandre Moreno

Diversos[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Amazo Robert Picardo Ricardo Telles
Apocalipse Michael Jai White Malta Júnior
Dr. Harleen Quinzel (Arlequina) Arleen Sorkin Iara Riça
Aresia Julie Bowen Adriana Torres
Floyd Lawton (Deadshot) Michael Rosenbaum Eduardo Borgerth
Ricardo Vooght
John Dee (Dr. Destino) William Atherton Hamilton Ricardo
Felix Fausto Robert Englund Jorge Vasconcelos
Dra. Pamela Isley (Hera Venenosa) Diane Pershing Miriam Ficher
Winslow Schott (Homem-Brinquedo) Corey Burton Sérgio Stern
Java Richard Moll Roberto Macedo
Leslie Willis (Linha Viva) Maria Canals-Barrera Bia Barros
Lobo Brad Garrett Luiz Carlos Persy
Lord Hades John Rhys-Davies Júlio Chaves
Mark Mardon (Mago do Tempo) Corey Burton Carlos Seidl
John Corben (Metallo) Corey Burton Hamilton Ricardo
Mordred Soren Fulton Gustavo Pereira
Morgaine le Fey) Olivia d'Abo Fernanda Fernandes
Orm Richard Green Márcio Simões
Garfield Lynns (Vagalume) Mark Rolston Philippe Maia
Vandal Savage Phil Morris Élcio Romar
Claire Selton (Volcana) Peri Gilpin Carla Pompílio
Coronel Vox Larry Drake José Luiz Barbeito
General Brak Xander Berkeley Jorge Vasconcelos
Ray Thompson Neil Patrick Harris Rodrigo Antas
Simon Stagg Earl Boen Lauro Fabiano

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Dublagem Original Brasil Dublagem Brasileiro
Lois Lane Dana Delany Marisa Leal
Mônica Rossi
Miriam Ficher

Participação da 1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Elenco Original Brasil Elenco Brasileiro
Al McGee Garrett Morris Miguel Rosenberg
Antiope Maggie Wheeler Flávia Saddy
Coronel Josef Michael Rosenbaum Ronaldo Júlio
Draaga William Smith Domicio Costa
Ed Reiss Phil LaMarr Duda Espinoza
Ernst Dave Thomas Miguel Rosenberg
Gavião Negro Robert Picardo Hélio Ribeiro
General Hoffman J. Grant Albrecht Hamilton Ricardo
General Wells Kevin Michael Richardson Lauro Fabiano
José Sant'anna
Harv Hickman Dave Thomas Jorge Vasconcelos
J. Allen Carter Gary Cole Luiz Feier Motta
Mera Kristin Bauer van Straten Sylvia Salustti
Merlin William Morgan Sheppard Francisco José
Phillipus Julianne Grossman Iara Riça
Professor Erlich Jan Rabson André Belizar
Professor Henry Moss Michael Gough Francisco José
Rainha Hipólita Susan Sullivan Márcia Morelli
Chris McGee Rickey D'Shon Collins Luciano Monteiro
Sapphire Stagg Danica McKellar Flávia Saddy
Sargento Rock Fred Dryer Jorge Lucas
Snapper Carr Jason Marsden Clécio Souto
Steve Trevor Patrick Duffy Ettore Zuim
Dr. Patel Eduardo Borgeth
Soldado "Maluco" Walmir Barbosa
Juiz Domício Costa
Bruno Rocha
 ? (voz feminina)

Participação da 2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Personagens Estados Unidos Elenco Original Brasil Elenco Brasileiro
Alfred Pennyworth Efrem Zimbalist Jr. Ayrton Cardoso
Artie Bauman Brian Doyle-Murray Jorge Lucas
Burns Ted McGinley Eduardo Dascar
Chung Lauren Tom Márcia Morelli
General McCormick Bruce McGill José Augusto Sendim
G. Gordon Godfrey Enrico Colantoni Márcio Simões
Inza Nelson Jennifer Hale Miriam Ficher
Jimmy Olsen David Kaufman Gustavo Nader
Jonathan Kent Mike Farrell Allan Lima
Martha Kent Shelley Fabares Jane Kelly
Mercy Graves Lisa Edelstein Silvia Goiabeira
Mophir Tracey Walter Miguel Rosenberg
Morgan Edge Brian George José Luiz Barbeito
Princesa Audrey Dorie Barton Sylvia Salustti
Radocko Carlos Ferro Jorge Lucas
Rei Gustav Alfred Molina José Santa Cruz
Sera Tara Strong Jéssica Marina
Shifflet Pepe Serna Alfredo Martins
Presidente dos EUA Brian George André Belizar (universo dos Lordes da Justiça)
Soldados Thanagarianos Bruno Rocha
Duda Espinoza
José Augusto Sendim
Ricardo Juarez
Samir Murad
Walmir Barbosa

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]