Senhor Milagre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senhor Milagre
Ficheiro:Mister Miracle.png
Outro(s) nome(s) Scott Free
Afiliações Liga da Justiça  • Novos Deuses
Terra Natal Nova Gênese
Criado por Jack Kirby
Primeira aparição Mister Miracle #1 (Abril 1971)
Editora(s) DC Comics
Terra natal Nova Gênese
Afiliações Liga da Justiça  • Novos Deuses
Parceria Grande Barda  • Oberon
Situação presente Ativo
Habilidades
  • Fisiologia de Novo Deus, incluindo imortalidade
  • Mestre na arte do escape
  • Gênio
  • Mestre em combate
  • Conhecimento da Equação Anti-Vida
  • Efeito Alfa
  • Possui tecnologia avançada tal como Caixas Maternas e disco aéreo

Herói de quadrinhos da DC Comics capaz de fugir de qualquer armadilha, Sr. Milagre foi criado por Jack Kirby e teve sua primeira aparição nos quadrinhos em "Mister Miracle #1" de Abril de 1971.

Essa revista, juntamente com New Gods, Forever People e Superman's Pal Jimmy Olsen fez parte de uma série de títulos interligados que ficou conhecida como O Quarto Mundo de Jack Kirby.

O alter ego mais importante do Sr. Milagre é Scott Free.

Origem[editar | editar código-fonte]

De acordo com a origem escrita por Kirby, Scott Free chega a Terra após fugir do planeta-guerreiro Apokolips (lar do tirano Darkseid) e escapar das masmorras da Vovó Bondade. Aqui chegando, ele é protegido e escondido por um artista de circo escapista chamado Thaddeus Brown, o primeiro Sr. Milagre. Quando Thaddeus morre, Scott assume sua identidade e vira o super-herói Sr. Milagre, o mestre das fugas.

Principais Aliados[editar | editar código-fonte]

Scott é casado há anos com Grande Barda, uma guerreira ex-integrante das Fúrias Femininas da Vovó Bondade, que o ajudou a escapar de Apokolips e depois veio a Terra atrás dele, contrariando as ordens da Vovó.

Seu melhor amigo é o anão Oberon, que o acolheu e o treinou juntamente com Thaddeus Brown quando ele chegou a Terra e hoje é seu assistente nos shows de fuga.

Revelações[editar | editar código-fonte]

Numa espécie de continuação do Quarto Mundo de Jack Kirby, escrita e desenhada por John Byrne, fica-se sabendo que Scott é na verdade o bebê, filho desaparecido do Pai Celestial de Nova Gênese, cuja troca por Órion selou o tratado de paz com Darkseid e Apokolips tantos anos atrás.

Nessa mesma série, após a morte do Pai Celestial, Scott toma conhecimento de sua origem, abandona o manto de Sr. Milagre, e assume o lugar de Pai Celestial e líder dos Novos deuses de Nova Gênese.

Atualmente nas HQs (ao menos no que é publicado no Brasil) o paradeiro de Scott Free é desconhecido, e seu nome e máscara foram assumidos por Shilo Norman.

Shilo Norman[editar | editar código-fonte]

Shilo Norman, o terceiro Sr. Milagre, é um dos 7 Soldados da Vitória na série contemporânea do escritor Grant Morrison. Ele é negro e cresceu num bairro pobre, onde desde pequeno tinha o sonho de ser artista de circo . Após testemunhar o assassinato do irmão, ele é encontrado por Scott Free, que o ajuda a levar os assassinos à justiça. (Esses eventos foram mostrados na primeira série do Sr. Milagre de Jack Kirby citada acima) Desde essa época, ele é treinado nas artes do escapismo por Scott e chegou (depois de adulto) a substituí-lo em vários Shows de Fuga, e atualmente assume seu manto.

Novos Deuses[editar | editar código-fonte]

No Hall dos Novos Deuses (criação também do mestre Kirby), Sr. Milagre era tido como o "Deus do Escapismo".

Outras Participações[editar | editar código-fonte]

Fez parte da Liga da Justiça nos quadrinhos da DC, fez aparições nos desenhos animados Superman: Animated Series e Liga da Justiça, chegando e estrelar o episódio Laços que Prendem da 2ª temporada do desenho Liga da Justiça Sem Limites. O episódio foi escrito por Jim Steranko, algo que tem uma dose de ironia do destino: é que Kirby havia se inspirado em Steranko, que havia sido artista de fugas, para criar o Senhor Milagre.

Sinopse do episódio: Após a suposta morte de Darkseid (na última batalha contra o Superman), Apokolips entra em guerra civil para decidir quem será o novo líder. A cruel Vovó Bondade sequestra e aprisiona o ajudante e melhor amigo de Scott, Oberon, para obrigá-lo a participar da guerra. É aí que ele e sua esposa Grande Barda vão pedir ajuda à Liga da Justiça. Mas a ajuda é negada por J'onn J'onzz, o Caçador de Marte, que alega que a Liga não pode intervir em assuntos políticos de outros planetas. O Flash fica com pena e decide ajudá-los por conta própria. Em Apokolips, O Sr. Milagre descobre que Kalibak (filho e herdeiro mais próximo de Darkseid) foi capturado por um homem chamado Virman Vundabar, ex-servo que almeja governar Apokolips. Caberá ao Sr. Milagre, à Grande Barda e ao Flash libertarem Kalibak para assegurar a vida do pequeno Oberon. Cena Marcante: Ao invadir a prisão de Kalibak e ao confrontar a Vovó Bondade, Scott é inundado por lembranças de várias de suas tentativas de escapatória da prisão da vovó. Todo o episódio é uma grande homenagem a Jack Kirby.

Scott Free tem uma aparição em sandman (edição 5)

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Sr. Milagre faleceu na saga chamada "A Morte dos Novos Deuses"