Mulher-Gavião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mulher-Gavião
200px
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Flash Comics #1 (janeiro de 1940)
Criado por Gardner Fox
Sheldon Moldoff
Geoff Johns
James Robinson
Características do personagem
Alter ego Shiera Sanders Hall
Shayera Hol / Hall
Kendra Saunders
Espécie Shayera Hol / Hall (Thanagariana)
Shiera Sanders Hall e Kendra Saunders (Humanas)
Afiliações Sociedade da Justiça
Esquadrão All-Star
Liga da Justiça
Aves de Rapina
Ocupação Shayera Hol / Hall (Tenente de Thanagar)
Kendra Saunders (Estudante)
Base de operações Thanagar
Torre de Vigia
Parentesco Shiera Sanders Carter Hall (Gavião Negro, marido); Hector Salão (Doutor Destino, filho); Kendra Saunders (Mulher-Gavião II, sobrinha / reencarnação); Hank Sanders (primo)

Kendra Saunders Michael Saunders (pai, falecido); Trina Saunders (mãe, falecida); Cyril Saunders (avô); Mia Saunders (filha); Shiera Sanders-Hall (Mulher-Gavião morreu depois da gerrrema mundial, tia-avó); Carter Hall (Gavião Negro, grande- tio); Hector Hall ( Dr. Destino, primo de segundo); Adamastor (primo por adoção); Hipólita Hall (Fúria, prima através do casamento); Daniel Hall ( Sandman, primo de terceiro grau)

Shayera Hol / Hall Katar Hol (Gavião Negro, esposo)

Inimigos Ladrão das Sombras
Cavalheiro Fantasma
Nevasca
Parandul
Angelique
Habilidades Shiera Sanders Hall e Kendra Saunders Reencarnação; Perícia em Combate Armado e Desarmado; Asas Artificiais (Voo); Cinto de Metal Enésimo: Força Aprimorada; Velocidade Aprimorada, Resistência Aprimorada e Regulação da Temperatua; Armamento Arcaico
Shayera Hol / Hall Fisiologia Thanagariana: Visão Melhorada, Audição Aprimorada, Força Aprimorada, Resistência Aprimorada e Asas (Voo); Perícia em Artes Marciais; Armamento Arcaico
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mulher-Gavião (em inglês, Hawkgirl e Hawkwoman) é um nome compartilhado por personagens fictícias de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. A Shiera Sanders foi criada por Gardner Fox e Dennis Neville, estreou em  Flash Comics #1 (Jan. 1940), a identidade de Mulher-Gavião foi criada por Sheldon Moldoff estreando em All Star Comics #5 (Jul. 1941).

Mulher-Gavião I (Shiera Sanders)[editar | editar código-fonte]

Milhares de anos atrás, o Príncipe egípcio Quéops e sua amada, a Princesa Chay-Ara, entraram em contato com o Metal enésimo, um elemento do planeta Thanagar. A exposição ao elemento, combinado com o amor deles, fortaleceu suas almas e o laço entre elas. Eles foram assassinados em seguida por Hath-Set, um sacerdote corrupto de Anúbis. Em suas subseqüentes reencarnações, Quéops e Chay-Ara sempre renasciam destinados a se encontrar e se apaixonar.

Nos anos 40, Quéops emergiu como Carter Hall que com a ajuda do Metal Enésimo tornou-se o Gavião Negro. Chay-Ara havia renascido como a jornalista Shiera Sanders. Carter e seu amigo Perry Carter construíram um par de asas para Shiera que se tornou a Mulher-Gavião e ambos ingressaram na Sociedade da Justiça e no Comando Invencível. Carter e Shiera se casaram e tiveram um filho, Hector Hall.

Com a dissolução da Sociedade da Justiça, Carter e Shiera também se aposentaram... por pouco tempo. Uma nova era heróica começava após a primeira aparição do Superman em público. Logo foi formada a Liga da Justiça. Isto inspirou a volta da Sociedade da Justiça, mas Carter e Shiera se juntaram à Liga como forma de unir os dois grupos.

A Sociedade da Justiça foi eventualmente presa em limbo interdimensional e condenada a lutar contra o Ragnarok por anos antes de ser liberta pelo viajante temporal Tempus. Nesse meio-tempo, eles foram substituídos por um espião Thanagariano chamado Fel Andar e uma policial humana chamada Sharon Parker, como parte de uma conspiração engendrada pelos Thanagarianos, que queriam invadir a Terra.

Após a derrota dos Thanagarianos, Carter e Shiera voltaram à ativa por um breve perído, onde chegaram a acolher o filho de Andar, Charley Parker, como seu pupilo, o Águia Dourada, e aconselhar seu afilhado, Norda Cantrell, o super-herói Bóreas dos Feitheranos, uma raça de homens alados que viviam na Indonésia.

Durante a Zero Hora, Carter e Shiera foram fundidos ao terceiro Gavião Negro, o Thanagariano Katar Hol, e aos espíritos dos outros Campeões Alados para poderem derrotar o Deus-Gavião, que havia fugido do Inferno e rumava para a Terra após destruir Thanagar. Porém, ela não sobreviveu à fusão, deixando Carter sem sua alma gêmea. Quando isso aconteceu, a alma de Shiera foi atraída para o corpo de sua sobrinha-neta, Kendra Saunders, que havia cometido suicídio. Shiera entrou no corpo de Kendra, dando a ela sua alma, mas, no processo, fundindo a mente nas duas, com Kendra no controle, mas mantendo algumas das memórias e sentimentos de Shiera, especialmente em relação a Carter.

Recentemente, Carter, que havia sido revivido pelos Thanagarianos, e Kendra foram mortos pelos Lanternas Negros e tornaram-se parte da Tropa Negra por um breve período antes de serem revividos pela Luz Branca da Criação. Quando isso aconteceu, Kendra reviveu como Shiera, que finalmente pôde reunir-se com seu amado Carter, tendo as memórias de todas as suas vidas anteriores, assim como ele.Ela tem um romance com o Flex e Lanterna Verde.

Mulher Gavião II (Shayera Hall)[editar | editar código-fonte]

Shayera Hall era membro dos Guardiães Alados, a força policial do planeta Thanagar. Juntamente com Katar Hol, o terceiro Gavião Negro, ela passou a viver na Terra como embaixadora de Thanagar entre os humanos. Porém, eles não se deram bem e Shayera eventualmente retornou a Thanagar.

Pouco tempo antes da Zero Hora, o Deus-Gavião escapou do inferno e destruiu Thanagar, rumando diretamente para a Terra. Como única forma de derrotá-lo, Katar teve que se fundir a Carter e Shiera (que tinham voltado há tempos do limbo), bem como aos espíritos de todos os outros "Campeões Alados". Shiera não sobreviveu a fusão e morreu, deixando Carter sem sua alma gêmea. Shayera pode ser vista na Liga da Justiça.

Mulher-Gavião III (Kendra Saunders)[editar | editar código-fonte]

Kendra Saunders era sobrinha-neta de Shiera Sanders, a primeira Mulher-Gavião, e neta do aventureiro da Era de Ouro Speed Saunders. Quando tinha 19 anos, Kendra cometeu suicídio e seu corpo foi habitado pela alma de sua tia-avó, cujo corpo físico também havia morrido. Como resultado, Kendra voltou à vida, mas, no processo, herdou certas memórias e sentimentos de sua ancestral. Após anos vivendo nas ruas e em orfanatos devido à morte dos pais em um acidente de carro quando ela era apenas um bebê, Kendra foi encontrada por Speed, que a acolheu e a treinou para tornar-se a terceira Mulher-Gavião, usando as asas artificiais e o cinto antigravitacional que um dia pertenceram à Shiera Sanders.

Ao retornar, Carter reconheceu imediatamente em Kendra a alma de sua amada. Porém, Kendra não aceitou os fatos. Pela primeira vez, uma das almas gêmeas rejeitou a outra.

Atualmente, ela vive em St. Roch e faz parte da Sociedade da Justiça.

O metal enésimo presente nas botas e nos arreios das asas de Kendra permite a ela voar. Graças às recordações de outras vidas, ela têm conhecimento prático da maioria das armas usadas na Terra do Egito Antigo até o presente, entretanto as habilidades da Moça-Gavião estão reduzidas devido a sua recusa em aceitar a reencarnação.

Kendra é morta e se torna um zumbi do Mão Negra (Lanterna Negro) durante a Noite Mais Densa. Ao final da luta, a Luz Branca da Criação a ressuscita e quando ela retira a máscara, descobre-se que ela é Shiera, juntando-se novamente a Carter, o Gavião Negro.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Geralmente, nas versões clássicas, o metal enésimo presente no cinto das Mulheres Gavião permite a elas flutuar; precisam das asas, junto com o cinto, para verdadeiramente voar e o bastão de Azackoc presente de seu eu do passado e de Azackoc. As Mulheres Gavião tem perícias com armas antigas (a de Thanagar tinha também com armas futuristas). Todas conseguem falar com pássaros e possuem força sobre-humana, ela tem uma velocidade em seu vôo e é boa em combate corpo a corpo; Shayera é uma ótima observadora e detetive, tanto que até Batman se impressiona com sua habilidade de análise e perícia. Também possui uma ótima durabilidade, reflexos e resistência em campo de batalha.

Outra Mídias[editar | editar código-fonte]

Em Liga da Justiça (desenho animado) e Liga da Justiça sem Limites Oficial do serviço de inteligência de Thanagar e veio à Terra em missão de observação como revelado em Escrito nas Estrelas.Todo o tempo da liga da justiça ela espionava seus amigos e os ajudava nas missões para ganhar a confiança deles.Ela é hábil no combate corporal e capaz de se comunicar com pássaros. Possui uma clava (ou maça, se preferirem) capaz de afetar criaturas mágicas sendo que, no desenho, suas asas são naturais e não postiças como o apresentado nos quadrinhos. Basicamente humana em sua fisiologia, teve um relacionamento amoroso com John Stewart, algo que ficou claro a partir do episódio Cartas Selvagens e com ele teve um filho chamado Rex Stewart (o Gavião Guerreiro apresentado ao público brasileiro no episódio em duas partes O Chamado de Batman do Futuro). Após a invasão thanagariana, Shayera Hol deixou a Liga da Justiça,um dos momentos mais dramáticos da Liga da Justiça e recebeu abrigo na torre do Senhor Destino em Salém, retornando ao panteão dos heróis no episódio Acordem os Mortos e desde então passou a disputar o amor de John Stewart com Vixen, uma de suas amigas e colegas de equipe.

Em Smallville (série) teve uma aparição na temporada nove e dez da série, interpretada por Sahar Biniaz. Shayera Hall é a falecida esposa de Carter Hall. Ela também era conhecida como Mulher-Gavião, membro da Sociedade da Justiça da América.

A versão da personagem chamada Kendra Saunders vai aparecer na série da CW Legends of Tomorrow, estreiando em 2016, interpretada por Ciara Renée. Antes ela também participará da série de mesmo universo, The Flash.

Kendra Saunders teve sua aparição no episódio 5 da segunda temporada da série The Flash, exibida pela Warner, como atendente da cafeteria CC Jitters. No episódio 7 da segunda temporada de The Flash, Vibro (nome real Francisco "Cisco" Ramon) sentiu a presença de Kendra Saunders que aparece em formas bem nítidas.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Quando o desenho dos Superamigos foi exibido no Brasil, Moça-Gavião (Hawkgirl em inglês) foi chamada de Mulher-Águia.[1]

Referências

  1. «Superamigos da Justiça». site Sobrecarga. 21 de novembro de 2003. Consultado em 09/09/2009.  |coautores= requer |autor= (Ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.