Mestre Judoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mestre Judoca
Judô-Master (nome usado na EBAL)[1]
Nome original Judomaster
Outro(s) nome(s) Hadley "Rip" Jaggar
Sexo masculino
Especialidade(s) Artista marcial especializado em Judô.
Afiliações L.A.W.
Criado por Joe Gill
Frank McLaughlin
Primeira aparição Special War Series #4 (Novembro de 1965)
Editor(es) Charlton Comics
DC Comics
Projecto Banda desenhada  · Portal DC Comics

O Mestre Judoca ou Judô-Master (Judomaster no original) é um personagem de quadrinhos da DC Comics. Originalmente criado para a Charlton Comics, ele foi depois adquirido pela DC Comics e incorporado ao Universo DC. Estreou em Special War Series #4 (Novembro 1965), criado por Joe Gill e Frank McLaughlin. O Mestre Judoca é Rip Jagger, um sargento que resgatou a filha de um chefe tribal numa liha do Pacífico. O pai da moça agradeceu ensinando-lhe o judô; Rip tornou-se um dos maiores artistas marciais vivos durante a Segunda Guerra, e resolveu usar suas técnicas para combater os nazistas. Durante a Crise nas Infinitas Terras, foi descoberto que Judomaster vivia numa dimensão chamada Terra 4, que comportava outros heróis da Charlton. Quando incorporado ao Universo DC, Judomaster é dito como tendo feito parte do All-Star Squadron, embora não haja histórias descrevendo sua participação. Recentemente, em Crise Infinita #7, o vilão Bane aplicou-lhe um quebra-coluna, e o matou. Thomas Jagger, o filho de Judomaster, assumiu sua identidade e vingou-se de Bane.

O Judoka[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Mestre Judoca foi publicado inicialmente numa revista da Ebal chamada O Judoka, que além das aventuras do herói, também apresentava novidades sobre judô. A partir do número 7, as aventuras de Judomaster foram canceladas, e foi criado um personagem brasileiro chamado Judoka[2] [3] [4]

Referências

  1. Felipe Eduardo Ferreira Marta (2008). Artes marciais e ditadura brasileira: as histórias se cruzam? Incursões pelas páginas de O Judoka Universidade Nove de julho.
  2. Ebal 60 anos: uma celebração (em português) Universo HQ (31/03/05). Visitado em 18/03/2010.
  3. As artes marcias nas HQs (em português) site HQ Maniacs (30/11/2006). Visitado em 18/03/2010.
  4. Judoka: Do Gibi para o Cinema (em português) site Bigorna.net (30/07/2005). Visitado em 18/03/2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]