Darkseid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Apokolips)
Ir para: navegação, pesquisa
Darkseid
DarkseidCrain.jpg
Darkseid por Clayton Crain
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Superman's Pal Jimmy Olsen # 134 (novembro de 1970)
Criado por Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Uxas
Espécie Novo Deus
Terra natal Apokolips
Ocupação Senhor de Apokolips
Base de operações Apokolips
Parentesco Órion (filho)
Kalibak (filho)
Grayven (filho)
Cálice (filha) - Novos 52
Inimigos Superman
Nova Gênese
Órion
Liga da Justiça
Situação presente Vivo
Codinomes conhecidos Lado Negro O Tirano
Habilidades
  • Super Força,Velocidade, e Durabilidade
  • Vôo
  • Manipulação de energia e massa
  • Telecinese
  • Teletransporte
  • Imortalidade
  • Poderes ômega,Incluindo Projeção de barras ômega.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Darkseid (pronúncia-se "Darksaide") é uma personagem fictícia e supervilão que aparece nas histórias em quadrinhos americanas publicadas pela DC Comics, geralmente descrito como uma das maiores ameaças do Universo DC. Foi criado pelo escritor e artista norte-americano Jack Kirby e apareceu pela primeira vez em Superman's Pal, Jimmy Olsen #134 (novembro de 1970).[1]

Como o governante tirano do planeta Apokolips, sua ambição é encontrar a Equação Antivida, com o qual tem a intenção de conquistar o universo e eliminar todo o livre arbítrio. Como um dos seres mais poderosos do Universo DC, o personagem se tornou um adversário do Superman e um grande inimigo da Liga da Justiça. Tem sido destaque em outros meios de comunicação aprovados pela DC Comics, como filmes, séries de televisão, jogos de vídeo-game, e mercadorias, como bonecos de ação. Foi classificado em 6º lugar na lista dos 100 maiores vilões de quadrinhos de todos os tempos da IGN[2] e em 23º lugar nos 100 maiores vilões de todos os tempos da Wizard.

Foi dublado por Frank Welker na série animada Super Friends: The Legendary Super Powers Show e The Super Powers Team: Galactic Guardians, que se tornou sua primeira aparição em mídias além das histórias em quadrinhos. O personagem foi posteriormente retratado por Michael Ironside no universo animado DC, Andre Braugher em Superman/Batman: Apocalypse, e Steven Blum em Justice League: War.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Segundo o escritor Mark Evanier, Jack Kirby modelou o rosto de Darkseid sobre o ator Jack Palance.[3] Kirby modelou o caráter de Darkseid sobre o de Adolf Hitler e do mundo de Apokolips sobre a Alemanha Nazi. Como Hitler, Darkseid é um megalomaníaco e belicista vestindo de bota de cano alto que, no estilo fascista, vê cada cidadão como uma extensão do estado e ele próprio. Sua sociedade é altamente militante, com crianças sendo doutrinados desde tenra idade (à la Juventude Hitlerista) para ser guerreira e totalmente leal a ele.[4]

Sua primeira aparição é uma participação especial em Superman's Pal, Jimmy Olsen #134 (novembro de 1970).

Origem[editar | editar código-fonte]

Quando chegou o dia de Ragnarok, os velhos deuses morreram, e o mundo em que viviam foi dividido em dois. Um dos planetas formou uma raça de deuses bons e se chamou Nova Gênesis. O outro mundo se chamou Apokolips e gerou uma nova raça de deuses malévolos. Foi em Apokolips que nasceu Darkseid, que logo se tornou o governador de todo o planeta. Darkseid tornou-se obcecado pelo poder após perder o único amor de sua vida, Suli, que foi assassinada pela Rainha Heggra, a própria mãe de Darkseid. Ela acreditava que o amor pudesse corromper seu filho. Com a morte de Suli, Darkseid matou dentro de si qualquer tipo de emoção, não permitindo que ninguém jamais se aproximasse dele novamente. Foi por causa disso que ele voltou-se para a escuridão.

Apokolips[editar | editar código-fonte]

Apokolips é o planeta governado por Darkseid. É um planeta fictício onde vivem parte dos personagens do Quarto Mundo de Jack Kirby, nos quadrinhos da editora americana DC Comics.[5]

Origem dos poderes[editar | editar código-fonte]

Darkseid nem sempre apresentou sua pele rochosa e poderes semidivinos. Ele era anteriormente chamado de Uxas e tinha aparência humana como a vasta maioria dos Novos Deuses. Seu irmão mais velho, Drax, planejava clamar para si a misteriosa Força Ômega e se tornar Darkseid, mas iria utilizar seus poderes a fim de trazer a paz a Apokolips. Uxas o matou antes disso e adquiriu a Força Ômega para si. Adotando o nome de um Deus apócrifo,O Tirano Darkseid, Uxas governa Apokolips desde então.

Equação Antivida[editar | editar código-fonte]

As primeiras incursões de Darkseid na Terra aconteceram quando ele enviou agentes em busca da Equação Antivida, que lhe daria poder para dominar tudo aquilo que desejasse. A busca da equação fez com que Darkseid entrasse em guerra com os Novos Deuses e também contra os heróis da Terra, já que ele estava raptando humanos que pudessem guardar em seu inconsciente a Equação Antivida.[6]

Ele procurava a equação na cabeça das pessoas e primeiramente na cabeça do Sr. Milagre, Scott Free, que é o filho adotivo dele. Scott Free é na verdade filho do Izaya, O Pai Celestial, antagonista do Darkseid, e foi trocado com Órion, o verdadeiro filho do Darkseid, como um tratado de paz entre Apokolips e Nova Gênese. Nunca ninguém viu ou soube o que era a equação, foi uma brecha que Jack Kirby deixou.

Muito mais tarde, Jim Starlin fez a minissérie Odisséia Cósmica, na qual ele se propôs a dar um fim no mistério da equação. Ele criou a Equação Antivida como sendo uma entidade superior, um deus, de poderes inimagináveis. Darkseid nesta história encontra a tão procurada equação com a ajuda de Etrigan, Izaya e Metron. Porém, nem sonhando ele poderia dominá-la; ele acabou conformando-se com a morte diante da criatura, e teria morrido se o Sr. Destino não o tivesse salvado do local.

Dakseid já confrontou diversas vezes a Liga da Justiça, Superman e os Novos Deuses. Ele é responsável pelo evento conhecido como Lendas e também responsável pela morte de Eric Strauss, um dos hospedeiros do Sr. Destino. Ele também ajudou o Superman a derrotar Apocalipse, na HQ O Retorno de Apocalipse.

Profecia[editar | editar código-fonte]

Darkseid, segundo uma antiga profecia, está destinado a ser morto por seu filho Órion.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em Crise Final, Darkseid é morto pelo Corredor Negro (encarnação da Morte) que perseguia Flash, que o próprio tinha dado como morto por parar a arma do Anti-Monitor e sacrificar sua vida, porém o Corredor Escarlate era mais rápido que a Morte fazendo com que voltasse a vida. Então Flash foi em direção à Darkseid, com a morte atrás dele, e desviou fazendo com que o Corredor Negro pegasse Darkseid ao invés do Flash dando fim ao Tirano do Lado Negro. Em Liga da Justiça: Sem Limites Darkseid foi morto por Lex Luthor pela equação antivida.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Greenberger, Robert (2008). Dougall, Alastair, : . The DC Comics Encyclopedia (em inglês) (Nova Iorque: Dorling Kindersley). p. 95. ISBN 0-7566-4119-5. OCLC 213309017. 
  2. «Darkseid is number 6 - IGN». IGN. Consultado em 29 de abril de 2016. 
  3. «The Palance-Darkseid Connection». News From Me (em inglês). 10 de novembro de 2006. Consultado em 29 de abril de 2016. 
  4. Boyd, Jerry. «Fascism In The Fourth World:». Jack Kirby Collector (em inglês). TwoMorrows Publishing. Consultado em 29 de abril de 2016. 
  5. Byrne, John (w), Byrne, John (p), Austin, Terry (i). "Legends from the Darkside" Superman v2, 3: 11-12 (Março de 1987), DC Comics
  6. Kelly, Autumn (04 de fevereiro de 2016). «‘Justice League’ Spoilers: Zack Snyder Teases Darkseid, Anti-Life Equation In Wake of ‘Batman V Superman’». Digital Times (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]