Smallville (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Smallville 2001 logo.svg
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama, ficção científica, Ação, romance
Baseado em Superman criado por
Jerry Siegel
Joe Shuster
Desenvolvedor(es) Alfred Gough
Miles Millar
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) David Nutter
Produtor(es) executivo(s) Alfred Gough
Miles Millar
Mike Tollin
Brian Robbins
Joe Davola
Ken Horton
Greg Beeman
James Marshall
Todd Slavkin
Darren Swimmer
Kelly Souders
Brian Peterson
Tom Welling
Elenco Veja a seção abaixo
Tema de abertura "Save Me" - Remy Zero
Empresa(s) de produção Tollin / Robbins Productions
Millar Gough Ink
DC Comics
Warner Bros. Television
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos The WB (2001-06)
Estados Unidos The CW (2006-11)
Brasil SBT
Brasil Warner Channel
Brasil MTV Brasil
Transmissão original 16 de Outubro de 200113 de maio de 2011[1]
N.º de temporadas 10
N.º de episódios 217
Cronologia
Programas relacionados Aquaman

Smallville é uma série de televisão americana criada por Alfred Gough e Miles Millar, que foi exibida pela The WB (posteriormente, The CW) entre 16 de outubro de 2001 e 13 de maio de 2011, com um total de 10 temporadas e 217 episódios. É baseada no personagem Superman da DC Comics, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

A série conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), que reside na cidade fictícia de Smallville, Kansas (Pequenopólis, na dublagem brasileira), durante os anos antes dele se tornar o super herói conhecido como "Superman". A ideia central da série é mostrar como seria a vida do homem de aço e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI com elementos e valores antigos. Após a quinta temporada, a série se foca em um Clark já adulto e sua carreira no Planeta Diário em Metrópolis. Em Smallville, muitas coisas referentes ao universo Superman e DC são explorados, e vários heróis e vilões conhecidos do universo das histórias em quadrinhos tiveram sua versão na série.

O episódio piloto registrou um total de aproximadamente 8,4 milhões de telespectadores. Ao longo de dez temporadas, a média foi de cerca de 4,34 milhões de telespectadores por episódio, com a segunda temporada tendo a média das classificações mais elevadas, em 6,3 milhões. Até o final de sua temporada, Smallville tinha ultrapassado Stargate SG-1 para se tornar a série de ficção científica norte-americana de mais longa duração (Lugar que agora pertence a série Supernatural, também da Warner) e também a mais longa série baseada em história em quadrinhos na história da televisão.

Depois de 10 temporadas no ar, Tom Welling e Allison Mack foram os únicos atores remanescente no elenco regular desde a primeira temporada. Tom também trabalhava como diretor eventualmente em alguns episódios. Algo que nunca mudou ao longo desses anos foi a música-tema do seriado, Save Me, da banda Remy Zero. A trilha sonora da série foi lançada em duas coletâneas oficiais: Smallville Vol 1: The Talon Mix , lançado no ano de 2003, [2] e Smallville Vol 2: Metrópolis Mix , lançado em 2005.[3]

No Brasil, a série é transmitida pelo canal a cabo Warner Channel e pela rede de televisão aberta SBT, que já exibiu as dez temporadas da série. Em Portugal, pelo canal a cabo FOX:Next e pela televisão aberta RTP2.[4] Era exibida no horário do meio-dia, pelo o SBT, chegando a ser exibida as madrugadas. Depois foi substituída por Kyle XY.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1989 — A chuva de meteoros que caiu em “Smallville” (Pequenópolis na dublagem brasileira), causou destruição, mortes e diversas alterações na vida de muitos moradores, sobretudo, na vida do apaixonado casal Jonathan e Martha Kent. Após terem o caminhão que dirigiam atingido por um meteoro e desmaiarem, acordam com um lindo garotinho diante deles. O casal que é impossibilitado de gerar filhos, percebe que o pequeno saiu de uma espaçonave e resolve assumi-lo como filho, chamando-o de Clark. Os Kent têm uma vida como uma família normal e feliz, eles lutam de todas as formas para evitar que o segredo do filho seja descoberto.[5]

A medida que Clark cresce, seus poderes vão sendo revelados aos poucos (como superforça, superagilidade e visão de raio-X). Agora em sua plena adolescência, incrivelmente forte e rápido, ele é um rapaz meio desajeitado que tenta enfrentar os anos da escola sem se sentir um total fracassado. Os seus pais o proíbem de fazer muitas coisas, com medo de que suas habilidades sejam descobertas ou que ele possa causar um acidente.

O primeiro amor de Clark é sua bela vizinha Lana Lang, a garota mais popular da Smallville High, onde é líder de torcida e namorada de Whitney Fordman, o problemático jogador destaque do time da escola. Os melhores amigos de Clark, Chloe Sullivan e Pete Ross, duvidam que ele consiga se aproximar de Lana sem ficar nervoso. Mas o aparente nervosismo também é causado por outro motivo, o pingente verde feito de um pequeno pedaço de meteoro e pendurado no pescoço de Lana.

Quando o bilionário Lex Luthor perde o controle de seu carro sendo vitima de um acidente, ele é salvo por Clark e rapidamente desenvolve uma amizade com o garoto de fazenda. Lex é um personagem moralmente ambíguo e uma pessoa curiosa, levando-o a alcançar maior poder conforme a série progride.

Clark descobre que os meteoros (Kryptonita) o enfraquecem e são as causas de vários acontecimentos estranhos. Pessoas sofrem mutações através de acidentes com esses minerais verdes, que trazem grandes problemas, o que faz com que Clark viva suas primeiras aventuras e comece a formar sua verdadeira identidade: a de um herói.

Resumo da série[editar | editar código-fonte]

O elenco regular é introduzido na primeira temporada. As histórias incluía um vilão decorrente da exposição de um poder de kryptonita. Os vilões de um episódio foram um enredo desenvolvido por Gough e Millar. A primeira temporada tratou-se principalmente de Clark tentando entrar em acordo com sua origem alienígena, e a revelação de que sua chegada na Terra estava conectada com à morte dos pais de Lana Lang. Após a primeira temporada, a série passou a utilizadar menos os vilões da semana em seus episódios, se concentrando mais em arcos de história que afetavam cada personagem e explorando as origens de Clark. [6] Os principais arcos apresentados durante a segunda e terceira temporada incluem a descoberta de Clark sobre sua herança kryptoniana e o passado dos Luthors, respectivamente. [7] A voz desencarnada do pai biológico de Clark, Jor-El, também é introduzida na série. Ele se comunica com Clark através de sua espaçonave, preparando um cenário para tramas envolvendo o cumprimento do destino terrestre de Clark. [8] Na quarta temporada, o arco gira em torno das três pedras do conhecimento, que contêm o conhecimento do universo e formam a Fortaleza da Solidão. Essa temporada marca a presença de Lois Lane na série, e o descobrimento do segredo de Clark por Chloe Sullivan. [9][10] Em outro arco que compreende a quinta temporada, Clark enfrenta Brainiac em suas tentativas de libertar o criminoso kryptoniano General Zod. [11]

Na sexta temporada, Clark deve capturar ou destruir os criminosos que escaparam da Zona Fantasma. [12] A prima biológica de Clark, Kara, é introduzida na sétima temporada, [13] e Lex Luthor finalmente descobre o segredo de Clark. [14] A oitava temporada apresenta histórias que envolvem a introdução de Davis Bloome, que é a interpretação Smallville de Doomsday (Apocalypse, na versão brasileira), e uma mulher chamada Tess Mercer substitui Lex Luthor, que saiu da série. O personagem Oliver Queen, o Arqueiro Verde, entra como personagem regular, tendo aparecido anteriormente como recorrente na sexta temporada e feito uma participação especial na sétima. [15] Na nona temporada, Major Zod, juntamente com outros membros do grupo militar de Zod, são revividos por Tess Mercer, embora sem os seus poderes kryptonianos. [16] Seus esforços para recuperar os seus poderes tornam-se o conflito central do arco da temporada. A décima e última temporada gira em torno das tentativas de Clark para se livrar de suas dúvidas e medos, ao mesmo tempo que precisa deter a vinda de Darkseid ao mundo, para finalmente se tornar o herói que está destinado a ser.[17]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Atores Personagens Temporadas
10ª
Tom Welling Clark Kent Principal
Allison Mack Chloe Sullivan Principal
Kristin Kreuk Lana Lang Principal Recorrente Ausente
Michael Rosenbaum Lex Luthor Principal Ausente Recorrente
Annette O'Toole Martha Kent Principal Ausente Recorrente
John Schneider Jonathan Kent Principal Ausente Recorrente
Sam Jones III Pete Ross Principal Ausente Recorrente Ausente
Eric Johnson Whitney Fordman Principal Recorrente Ausente Recorrente Ausente
John Glover Lionel Luthor Recorrente Principal Ausente Recorrente
Jensen Ackles Jason Teague Ausente Principal Ausente
Erica Durance Lois Lane Ausente Recorrente Principal
Aaron Ashmore Jimmy Olsen Ausente Recorrente Principal Ausente Recorrente
Justin Hartley Oliver Queen Ausente Recorrente Principal
Laura Vandervoort Kara Kent Ausente Principal Recorrente Ausente Recorrente
Cassidy Freeman Tess Mercer Ausente Principal
Sam Witwer Davis Bloome Ausente Principal Ausente
Callum Blue Zod Ausente Principal Recorrente


Legenda
Cor Papel
Principal
Recorrente
Ausente

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Alfred Gough (esquerda) e Miles Millar (direita), os criadores da série.

Originalmente, Tollin / Robbins Produções queria produzir uma série que retratasse a juventude de Bruce Wayne, o milionário que assume a identidade do herói Batman, após a morte de seus pais. Nessa mesma época, a Warner Bros. Pictures decidiu desenvolver um filme de origem para Batman. Temendo que as duas produções pudessem competir entre si, o estúdio não autorizou o uso do personagem e sua história. Em 2000, a produtora decidiu focar suas atenções para outro personagem, e se concentraram no desenvolvimento para um série que retratasse a adolescência do Superman. O personagem já tinha estrelado três produções de seriado de TV. A primeira foi Adventures of Superman, estrelada por George Reeves entre 1952 e 1958, a segunda foi Superboy produzida entre 1988 e 1992, com John Newton, que foi substituído por Gerard Christopher em 1989, e a terceira foi Lois & Clark: The New Adventures of Superman, entre 1993 e 1997, que lançou as carreiras de Dean Cain e Teri Hatcher. Para desenvolver o projeto, a Tollin/Robins, em parceria com a Warner Bros. Television, contratou a dupla de roteiristas Alfred Gough e Miles Millar, que decidiu explorar a história na vida pessoal de Clark Kent, antes de se tornar o Superman, passando como um adolescente que passa pelo processo emocional e psicológico de se tornar um adulto, tendo como carga extra a informação de que nasceu em outro planeta e é dotado de superpoderes.

Assim, sob a tutela de Gough e Millar, Smallville foi criado como uma mistura de histórias em quadrinhos com Dawson's Creek e Buffy the Vampire Slayer. A série foi oferecida aos canais Fox e The WB, e este último venceu, com um compromisso de 13 episódios para sua primeira temporada. O piloto estreou em outubro de 2001, apresentando para 8 milhões de espectadores um Clark Kent de 15 anos, tão inseguro quanto invulnerável, em busca de seu lugar no mundo, e sem "vôo" e "colantes".

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A white billboard with blue ribbon painted around the edges. In the ribbon, the words "Cloverdale Town Centre" appear in yellow surrounding two bannders. The top banner reads, "Destination Cloverdale", while the bottom reads "Home of Smallville".
Placa na cidade de Cloverdale, onde é gravada a série.

A série foi filmada no Canadá, na cidade de Cloverdale. Algumas cenas eram filmadas em Vancouver, existe várias locações na região, inclusive a Fazenda Kent. A fazenda fica quase na divisa com os EUA. As coordenadas geográficas da fazenda +49° 1’ 0.09”, -122° 32’ 18.67”. Na cidade de Cloverdale, fica o Talon e um antigo cinema que se chama Clova Cinema que fica na Street, 176 em Victoria, BC, Canadá.

Próximo a Vancouver, fica o Hatley Castle onde é filmado a residência dos Luthor, já em Vancouver fica o Vancouver Technical School, que é o verdadeiro nome do Smallville High School onde Clark e seus amigos estudavam, o colégio fica na E Broadway 2600, o prédio onde é filmado a LuthorCorp é a Vancouver Public Library que fica na Robson Street, 345, marine Building é o prédio que eles usam para filmar algumas imagens do Planeta Diário.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ao longo de suas dez temporadas, Smallville ganhou inúmeros prêmios, que se variam de Emmys para Teen Choice Awards. Em 2002, a série ganhou um Emmy por Excelente Edição de Som para uma Série. [18] Quatro anos mais tarde, a série foi premiada com um Emmy por Excelente Edição de uma Série para a sua quinta temporada no episódio "Arrival". [19][20] Em 2008, Smallville voltou a vencer o Emmy por Excelente Edição de Som para a sua sétima temporada no episódio "Bizarro". [21]

Smallville foi premiado no Leo Awards em várias ocasiões. A artista cosmética Natalie Cosco foi concedida com o prêmio de Melhor Maquiagem duas vezes, uma por seu trabalho no episódio "Scare" da quarta temporada, [22] e novamente por seu trabalho nos episódios "Hydro" e "Wither" ambos da sexta temporada. [23] No Leo Awards de 2006, Barry Donlevy levou para casa o prêmio de Melhor Cinematografia em uma Série Dramática pelo seu trabalho no episódio "Spirit" da quarta temporada, enquanto David Wilson ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção em uma Série Dramática para o episódio "Sacred". [24] A sexta temporada de Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática. James Marshall ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo episódio "Zod", Caronline Cranstoun ganhou o prêmio de Melhor Figurino por seu trabalho no episódio "Arrow", e James Philpott ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção pelo episódio "Justice". Em 2008 Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática e Melhor Fotografia. [25] A equipe de efeitos visuais foram reconhecidos pelo trabalho no episódio piloto ganhando prêmio de Melhores Efeitos Visuais em 2002. [26] Eles foram posteriormente reconhecidos pela Sociedade de Efeitos Visuais recebendo um prêmio em 2004 para Excelente Composição em um programa de televisão, Vídeo, Música, ou comercial, pelo trabalho que fez para o episódio "Accelerate" da segunda temporada. Nesse mesmo ano, eles ganharam o prêmio de Excelente Pintura em um programa de televisão, Vídeo, Música ou Comercial para o episódio "Insurgence" da segunda temporada. [27]

Em 2002, a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores honraram o compositor Mark Snow e a banda Remy Zero, que fornecem o tema de abertura "Save Me", por suas contribuições para a série. O prêmio é concedido a pessoas que escreveram o tema ou sublinhado para a série de televisão mais alto avaliado durante 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2001 para a sua rede [28] A American Society of Cinematographers deu a Davi Moxness um prêmio para o seu trabalho feito no episódio "Arrow" da sexta temporada, e no ano seguinte eles concederam a Glen Winter o mesmo prêmio por seu trabalho no episódio "Noir". [29] Os membros do elenco regular ganharam prêmios por suas representações por suas atuações na série. Em 2001, Michael Rosenbaum ganhou um Prêmio Saturno de Melhor Ator Coadjuvante [30] Tom Welling ganhou um Teen Choice Award para Melhor Estrela Masculina, [31] enquanto Allison Mack foi premiada como Melhor Amiga Íntima em 2006 [32] Mack ganhou o prêmio, pelo segundo ano consecutivo, quando ela recebeu o prêmio em 2007 no Teen Choice Awards. [33] No Teen Choice Awards de 2009, Tom Welling recebeu o prêmio de Melhor Ator em uma série de Ação e Aventura. [34]

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir mostra os números representados na audiência nos EUA.

Temporada Dia/Horário Emissora Estreia Término Ranking Audiência
(Em Milhões)
Data Estreia
Audiência
(Em Milhões)
Data Término
Audiência
(Em Milhões)
Primeira Temporada Terça-feira 21:30 The WB 16 de Outubro de 2001 8.40[35] 21 de Maio de 2002 8.50 #115[36] 5.90[36]
Segunda Temporada 24 de Outubro de 2002 8.70[37] 20 de Maio de 2003 9.12 #113[38] 6.30[38]
Terceira Temporada Quarta-feira 20:00 1 de Outubro de 2003 6.80 19 de Maio de 2004 5.92[39] #141[40] 4.96[40]
Quarta Temporada 22 de Setembro de 2004 6.07[41] 18 de Maio de 2005 5.47[42] #124[43] 4.40[43]
Quinta Temporada Quinta-feira 20:00 29 de Setembro de 2005 5.90[44] 11 de Maio de 2006 4.85[45] #117[46] 4.70[46]
Sexta Temporada The CW 28 de Setembro de 2006 4.96[47] 17 de Maio de 2007 4.14[48] #125[49] 4.10[49]
Sétima Temporada 27 de Setembro de 2007 5.18[50] 15 de Maio de 2008 3.85[51] #175[52] 3.77[52]
Oitava Temporada 18 de Setembro de 2008 4.34[53] 14 de Maio de 2009 3.13[54] #152[55] 3.74[55]
Nona Temporada Sexta-feira 20:00 25 de Setembro de 2009[56] 2.58[57] 14 de Maio de 2010 2.45[58] #129[59] 2.38[59]
Décima Temporada 24 Setembro de 2010[60] 2.98[61] 13 de Maio de 2011[62] 3.02[63] #131[64] 3.19[65]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Smallville tem gerado uma grande variedade de mídia adicionais e spin-offs, a partir de livros e revistas em quadrinhos. A série também serviu como influência para uma outra série de televisão, a série britânica Merlin. [66]

Literatura[editar | editar código-fonte]

Houve duas séries de romance publicados desde que a segunda temporada da série começou a ser exibida. Uma série de oito romances para jovens e adultos foram publicados pela "Aspect Publishing" entre outubro de 2002 e março de 2004. Uma segunda série de dez romances para jovens e adultos foram publicados pela Little, Brown and Company, entre outubro de 2002 e abril de 2004. Além disso, uma série de revistas em quadrinhos foram publicadas, o que muitas vezes eram ligados diretamente com os eventos da série de televisão.

Três romances foram lançados em 01 de outubro de 2002, um pela Aspect e dois pela Little, Brown Young Readers. O romance lançado pela Aspect, Smallville: Strange Visitors,, foi escrito por Roger Stern e apresenta Clark e seus amigos tentando descobrir a verdade sobre dois vigaristas religiosos que se estabeleceram em Smallville, e estão usando kryptonita em seus seminários espirituais para roubar o povo. [67] O primeiro, publicado pela Little, Brown Young Readers, foi Arrival, que narra os acontecimentos do piloto da série sendo escrito pelo autor Michael Teitelbaum. [68] O segundo livro, See No Evil, foi escrito por Cherie Bennett e Gottesfeld Jeff, que também escreveram vários episódios da série. See No Evil apresenta Dawn Mills, uma jovem atriz que quer participar da Juilliard. Dawn tem a capacidade de se tornar invisível, e depois de testemunhar a todos falar negativamente pela suas costas, ela decide se vingar. Quando Clark descobre o que Dawn vem fazendo, ele coloca um fim nisso. [69] See No Evil foi uma das histórias originais descritas para o episódio "Shimmer" da primeira temporada. [70]

Capa do livro Smallville: Dragon, de Alan Grant.

Em 01 de novembro de 2002, a Aspect lançou Smallville: Dragon de Alan Grant, uma história sobre um ex-presidiário que assume as capacidades e a aparência de um dragão após ser exposto a kryptonita em uma caverna. A mutação faz com que ele tente matar todos aqueles que testemunharam contra ele. O romance apresenta Clark ser hipnotizado a acreditar que ele é um adolescente normal, humano, sem habilidades. [71] Um mês após a romance de Grant, Bennett e Gottesfeld retornaram pela segunda vez para escrever Flight a ser publicado pela Little, Brown Young Readers, uma história sobre uma menina, Tia, a quem Clark descobre que possui asas. Clark e seus amigos acreditam que Tia está sendo abusada por seu pai, para que ensine ela a superar seu medo de voar para que ela possa ir encontrar sua mãe. [72] Flight, assim como See No Evil, também foi um episódio planejado em um certo ponto, mas como a tripulação não tinham certeza se poderiam obter um bom efeito de voo, eles decidiram ir contra o uso da história. [73] Nancy Holder assumiu escrever os deveres para o terceiro romance da série Aspect. Lançado em 01 de janeiro de 2003, Hauntings apresenta Clark e seus amigos investigando a presença fantasmagórica de uma das casas mal-assombradas de Smallville. [74] Little, Brown Young Readers lançou em seguida Animal Rage, escrito por David Weiss e Bobby. A história centra-se em um ativista dos direitos dos animais, Heather Fox, que pode se transformar em qualquer animal que ela toque. Heather usa essa capacidade para prejudicar as pessoas que machucam os animais, até que Clark descobre a verdade e acaba parando. [75] Aspect trouxe Dean Wesley Smith para o seu próximo romance. Whodunit envolve Clark, Chloe, Lana e Pete investigando o assassinato de um menino e sua irmã, enquanto Lex luta se ele vai pagar um pedido de resgate por seu pai sequestrado, ou simplesmente tentar resgatar Lionel a si mesmo. [76]

Little, Brown Young Readers publicou os dois próximos livros em abril e junho de 2003. O primeiro, intitulado de "Speed", foi escrito por Cherie Bennett e Jeff Gottesfeld. O segundo, intitulado "Buried Secrets", foi escrito por Colon Suzan. Speed envolve um rapaz usando uma ampulheta que seu pai lhe deu em seu aniversário para parar o tempo e cometer vários crimes de ódio sem ser pego. Clark pede para ele parar antes que ele possa causar qualquer dano em um festival local multicultural. [77] Buried Secrets segue Clark e Lex como ambos se apaixonam por uma professora substituta de espanhol. No romance, a amizade de Clark e Lex é colocada em risco quando os dois competem pelo amor da professora. [78]

Em 09 de setembro de 2004, publicado pela Aspect Shadows, escrito por Diana G. Gallagher. Shadows é sobre uma menina e seu pai que se mudam para Smallville. O pai cria um monstro que começa a matar pessoas. Jonathan Kent assume que as mortes estão relacionadas a LuthorCorp, que provoca tensão entre ele e seu filho. Clark verifica a verdade para provar a inocência de Lex, e parar as criaturas antes que eles possam matar novamente. [79] Colon retornou para escrever Runaway, uma história sobre Clark fugindo da cidade e vivendo com outros adolescentes sem lar. Clark se apaixona por uma das meninas antes de finalmente voltar para casa [80] Smallville: Silence foi escrito por Nancy Holder, e apresenta os personagens investigando o aparecimento de zumbis na cidade [81] Little, Brown Young Readers lançou seu oitavo livro; escrito por Bennett e Gottesfeld, intitulado de Greed. Neste romance, Clark e seus amigos ganham empregos como conselheiros de verão para jovens desfavorecidos. Um dos meninos cai Lago Crater e é imbuído com a capacidade de prever o futuro. Lionel descobre isso e tenta explorá-lo. Pete tenta abusar das habilidades de Clark, enganando-o para jogar em um jogo de basquete e depois apostar no resultado. [82]

Alan Grant retornou para escrever seu segundo romance, Curse,sobre um coveiro que desencadeia uma maldição de 150 anos de idade, em Smallville, com Clark tentando fazer tudo voltar para a forma que era antes. [83] Em 1 de fevereiro de 2004, Little, Brown Young Readers lançou um novo livro de Suzan Colon, intitulado de Temptation. No romance, Clark usa kryptonita vermelha para tentar impressionar Lana e Chloe depois que se apaixonaram por um novo estudante de intercâmbio francês do exterior. [84] Aspect lançou seu último romance em 01 de março de 2004. Escrito por Devin K. Grayson, City segue Clark e Lex como fazendo uma viagem para Metrópolis. Enquanto na cidade, o dois ficam presos entre a máfia japonesa e um agente secreto que acredita ter encontrado um extraterrestre. [85] No último romance da Little, Brown Young Readers, "Sparks", escrito por Cherie Bennett, Chloe é atingida por faíscas de kryptonita por um fogo de artifício. As faíscas faz Chloe tornar o desejo de cada homem, mas quando elas se apagam, um deles decide que ele realmente quer Chloe e sequestra ela. Clark chega para resgatá-la no final. [86]

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Capa da primeira revista.

O primeiro empreendimento de Smallville em quadrinhos foi com Elemental, uma história one-shot publicada no TV Guide durante a primeira temporada da série. Ela foi escrita pelos próprios criadores do seriado, Alfred Gough e Miles Millar. Na continuidade da série, a história se passa algum momento durante a primeira temporada. Nesta história, Clark tem que defender a todos de uma metahumano com poderes elementais. [87]

Antes da estreia da segunda temporada, a editora DC Comics publicou uma revista em quadrinhos baseada na série de televisão. Intitulada de Smallville: The Comic, a revista foi dividida em duas histórias. A primeira, escrita por Mark Verheiden e Martinez Roy, é intitulada de "Raptor", e apresenta um garoto abusado, que é transformado em um Raptor, graças a kryptonita, e decide se vingar da família Luthor. Michael Green e John Paul Leon escreveu a segunda história, "Exílio eo Reino", que revela porque Lex escolheu ficar em Smallville depois que seu pai lhe ofereceu uma posição em Metrópolis, no final da primeira temporada. [88] Por fim, a DC Comics começou a publicar uma revista em quadrinhos bi-mensal que apresenta várias histórias envolvendo os personagens de Smallville. O escritor e coordenador Clint Carpenter disse que a linha de quadrinhos se expande para a série, ao invés de uma versão cânone dos personagens. Carpenter disse que a linha de quadrinhos se expande sobre os acontecimentos que ocorreram no show, como mostrar o que acontece depois do estação-ending cliffhangers. Carpenter mencionou que os quadrinhos são como o fornecimento de "profundidade adicional" para os personagens que receberam um prazo de tela limitado na série, ou cujas histórias precisam de uma explicação adicional. [89]

Carpenter não foi a primeira pessoa que pediu para supervisionar os quadrinhos. Mark Verheiden, que também co-escreveu a revista autônoma, estava originalmente responsável pela série bimestral. O compromisso de Verheiden na série de televisão o que impediu de trabalhar nas histórias em quadrinhos, então ele perguntou Carpenter se ele iria assumir a responsabilidade. Embora a revista era para expandir os eventos da série, ocasionalmente houve erros de continuidade realizados por conta das diferenças nos planos de produção entre a revista e a série. Uma dessas situações ocorreu quando o gibi mostrou Clark roubando um caixa eletrônico, enquanto o primeiro episódio da terceira temporada estréia também mostrou ele roubando caixas eletrônicos múltiplos. A revista não só estava conectada a série de televisão, mas também com os web=episódios de Chloe Chronicles [90] e os várias páginas relacionadas a Smallville na web. Além disso, as histórias em quadrinhos apresenta entrevistas com o elenco e a equipe, bem como informações sobre a produção dos episódios. [88][91]

Com o fim da série de sucesso Smallville, foi anunciado que a série continuaria em sua 11ª temporada em quadrinhos digitais pela DC Comics. Os quadrinhos são escritos por Bryan Q. Miller. Encontra-se em publicação periódica no "comiXology.com".

Chloe Chronicles[editar | editar código-fonte]

A personagem de Allison Mack, a Chloe Sullivan, já atuou em dois tie-in promocionais da série, Chloe Chronicles e Vengeance Chronicles. Teve dois volumes de Chloe Chronicles, totalizando onze mini-episódios. O primeiro volume apresenta Chloe investigando eventos que levou a morte de Earl Jenkins, que havia feito Chloe e seus amigos de reféns na fábrica da LuthorCorp no episódio "Jitters" da primeira temporada. Ele foi ao ar entre 29 de abril e 20 de maio de 2003, e era exclusivo para assinantes da AOL. Após o primeiro volume receber respostas positivas dos espectadores, o segundo volume foi criado como uma continuação, mas com Sam Jones III aparecendo como Pete Ross. Este volume utilizou os livros e quadrinhos de Smallville como um tie-in secundário para a série. Os espectadores puderam assistir Smallville, seguido de Chloe Chronicles, e terminando com a história em quadrinhos de Smallville, o que proporcionaria uma "história de fundo melhorável para os segmentos de linha". [92] A série ganhou mais tarde, Vengeance Chronicles, um spin-off da quinta temporada para o episódio "Vengeance". Nesta série, Chloe une forças com um vigilante fantasiado, a quem ela nomeia de o "Anjo da Vingança", para expor o Nível Lex Luthor 33,1 que faz experiências com pessoas infectadas pelo meteoro. [93]

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Os criadores de Smallville, Al Gough e Miles Millar, desenvolveu um piloto do Aquaman para a The WB, com Justin Hartley como Aquaman / Arthur Curry. [94] Como o trabalho progrediu na quinta temporada de Smallville no episódio "Aqua", o personagem foi reconhecido como tendo potencial para ter o sua própria série, [95] embora o episódio nunca foi concebido para ser um piloto secreto para uma série spin-off do Aquaman. [96] Alan Ritchson não foi considerado para o papel na nova série, porque Gough e Millar não consideraram como um spin-off de Smallville. Gough disse em novembro de 2005, "[A série] vai ser uma versão diferente da lenda do" Aquaman ". Gough expressou a ideia de um crossover com Smallville em algum momento. [97] O piloto foi considerado a ter uma boa chance de ser pego, mas quando a The WB e UPN fundiram a The CW, a nova rede não transmitiu a série. [98][99][100]

Durante a sexta temporada, falou-se de uma cisão do Arqueiro Verde em sua própria série. Hartley se recusou a falar sobre a possibilidade de um spin-off por seu respeito pelo seu papel em Smallville. O ator sentiu que era seu dever respeitar o que a série tinha realizado em cinco temporadas, e não "roubar a cena" por pensar que ele era melhor do que ele apenas era, porque não havia "falado" de um spin-off após ter apenas duas aparições na série. De acordo com Hartley, "falando" foi tão longe com a idéia do spin-off que recebeu. [101] Após o fim de Smallville, a CW estreou uma série sobre o personagem "Arqueiro Verde" em 2012. A série se chama Arrow e não tem conexões com Smallville, tendo Stephen Amell como o protagonista Oliver Queen.

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Capa da coleção completa de Smallville.

As dez temporadas foram lançadas em DVD nas Regiões 1, 2 e 4. A quinta e sexta temporada também foram lançadas no formato HD DVD em 28 de novembro de 2006, [102] e 18 de setembro de 2007, [103] respectivamente. A sexta, sétima, oitava, nona e décima foram lançadas no formato Blu-Ray. Os lançamentos em DVD incluem cenas deletadas, por tráz das câmeras e comentários do elenco e membros da tripulação a episódios selecionados. Os promoçionais tie-ins, Chloe Chronicles e Vengeance Chronicles, acompanharam o menu das segunda, terceira e quinta temporada. Outras características especiais incluem funcionalidades interactivas, tais como um passeio em Smallville, uma história em quadrinhos, e material de DVD-ROM.

Temporadas completas Datas de lançamento
Região 1 Região 2 Região 4
23 de setembro de 2003[104] 13 de outubro de 2003[105] 3 de dezembro de 2003[106]
18 de maio de 2004[107] 17 de setembro de 2004[108] 1 de janeiro de 2005[109]
16 de novembro de 2004[110] 18 de abril de 2005[111] 13 de julho de 2005[112]
13 de setembro de 2005[113] 10 de outubro de 2005[114] 11 de novembro de 2006[115]
12 de setembro de 2006[116] 28 de agosto de 2006[117] 4 de abril de 2007[118]
18 de setembro de 2007[119] 22 de outubro de 2007[120] 5 de março de 2008[121]
9 de setembro de 2008[122] 13 de outubro de 2008[123] 3 de março de 2009[124]
25 de agosto de 2009[125] 12 de outubro de 2009[126] 31 de março de 2010[127]
7 de setembro de 2010[128] 25 de outubro de 2010[129] 03 de janeiro de 2011[130]
10ª 19 de novembro de 2011 [131] 17 de outubro de 2011[132] 04 de abril de 2012
A série completa Outono de 2011[133] 17 de outubro 2011[134] 01 de agosto de 2012
Temporada Episódios Discos Lançamento de Smallville em Blu-Ray
Região A Região B
Estados Unidos Canada Reino Unido Australia
22 4 18 de setembro de 2007[135] 9 de outubro de 2007[136] 13 de outubro de 2008[137] 3 de março de 2009[138]
20 3 9 de setembro de 2008[139] 13 de outubro de 2008[140] 3 de março de 2009[141]
22 4 25 de agosto de 2009[142] 12 de outubro de 2009[143] March 31, 2010[144]
21 4 7 de setembro de 2010[128] 25 de outubro de 2010[145] 22 de junho de 2011[146]
10ª 22 4 29 de novembro de 2011[131] 17 de outubro de 2011[147] 04 de abril de 2012

Referências

  1. Richard Huff (May 8, 2011). «'Smallville' series finale caps off 10 long years in life of Clark Kent before Superman hero days» New York Daily News [S.l.] Consultado em May 11, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  2. «Smallville: The Talon Mix». Amazon. Consultado em October 16, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. «Smallville: The Metropolis Mix». Amazon. Consultado em October 16, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. «SMALLVILLE». RTP. Consultado em 26 de Dezembro de 2009 
  5. «Sobre a série Samallville» 
  6. D.J. Nock (November 25, 2004). «Smallville: The Complete Second Season». DVD Times. Consultado em September 12, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  7. Al Gough, Miles Millar (writers) & James Marshall (director) (February 25, 2003). «Rosetta». Smallville. Temporada 2. Episódio 17. The WB  Verifique data em: |date= (ajuda)
  8. Kenneth Biller (writer) & Terrence O'Hara (director) (May 13, 2003). «Calling». Smallville. Temporada 2. Episódio 22. The WB  Verifique data em: |date= (ajuda)
  9. Alfred Gough, Miles Millar (writers) & Greg Beeman (director) (September 22, 2004). «Crusade». Smallville. Temporada 4. Episódio 1. The WB  Verifique data em: |date= (ajuda)
  10. Todd Slavkin, Darren Swimmer (writers) & James Marshall (director) (September 29, 2005). «Arrival». Smallville. Temporada 5. Episódio 1. The WB  Verifique data em: |date= (ajuda)
  11. Kelly Souders, Brian Peterson (writers) & James Marshall (director) (May 11, 2006). «Vessel». Smallville. Temporada 5. Episódio 22. The WB  Verifique data em: |date= (ajuda)
  12. Steven S. DeKnight (writer) & James Marshall (director) (September 28, 2006). «Zod». Smallville. Temporada 6. Episódio 1. The CW  Verifique data em: |date= (ajuda)
  13. Todd Slavkin, Darren Swimmer, (writers) & James Conway (director) (October 4, 2007). «Kara». Smallville. Temporada 7. Episódio 2. The CW  Verifique data em: |date= (ajuda)
  14. Don Whitehead, Holly Henderson (writers) & Todd Slavkin (director) (May 15, 2008). «Arctic». Smallville. Temporada 7. Episódio 20. The CW  Verifique data em: |date= (ajuda)
  15. Kristin Dos Santos (June 3, 2008). «Smallville Season Eight: Look Who's In!» Eonline [S.l.] Consultado em July 12, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  16. Kelly Souders, Brian Peterson (writers) & Kevin Fair (director) (September 25, 2009). «Savior». Smallville. Temporada 9. Episódio 1. The CW  Verifique data em: |date= (ajuda)
  17. Al Septien, Turi Meye, Brian Peterson, Kelly Souders (writers), Kevin Fair & Greg Beeman (directors) (May 13, 2011). «Finale». Smallville. Temporada 10. Episódio 21/22. The CW  Verifique data em: |date= (ajuda)
  18. «CNN's 2002 Emmy Winners» CNN [S.l.] Cópia arquivada desde o original em March 16, 2008. Consultado em July 13, 2009  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  19. «2006 Primetime Emmy Winners». Emmys.org. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  20. «The 2006 Creative Arts Emmy winners press release» (PDF) (Nota de imprensa). Emmys.org. August 19, 2006. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)[ligação inativa]
  21. «2008 Emmy Winners» (PDF). Emmys.tv. September 13, 2008. Consultado em September 24, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda) [ligação inativa]
  22. «2005 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  23. «2007 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  24. «2006 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  25. «2008 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em May 27, 2008  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  26. «2002 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em June 28, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  27. «Visual Effects Society Awards». VESAwards.com. Cópia arquivada desde o original em February 10, 2008. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  28. «2002 ASCAP Awards». ASCAP. Cópia arquivada desde o original em March 14, 2009. Consultado em May 2, 2007  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  29. «Previous ASC Award Winners». Alternative Film Guide. Consultado em May 17, 2008  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  30. «Saturn Television Awards». Saturn Awards. Consultado em May 2, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  31. «2002 Teen Choice Awards». All Your TV. Consultado em May 2, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  32. «2006 Teen Choice Award Winners». Fox. Cópia arquivada desde o original em October 12, 2007. Consultado em August 23, 2007  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  33. «2007 Teen Choice Award Winners». Fox. Cópia arquivada desde o original em November 19, 2007. Consultado em August 27, 2007  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  34. «2009 Teen Choice Awards, Nominees, Winners, TV Schedule». ChiFF.com. Consultado em August 12, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  35. Gunderson, Seth (November 5, 2001). «Smallville, Kansas. The biggest little town you've ever seen.» The Trades [S.l.] Consultado em May 22, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  36. a b «How did your favorite show rate? (2001–02)». USA Today [S.l.: s.n.] May 28, 2002. Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  37. «WB is getting its mojo back». Medialifemagazine.com. September 26, 2002. Consultado em May 19, 2010  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  38. a b «2002–03 Ratings». Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  39. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 25, 2004. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  40. a b «2003–04 Ratings». ABC Medianet. Cópia arquivada desde o original em September 30, 2007. Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date=, |archive-date= (ajuda)
  41. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. September 29, 2004. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  42. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 24, 2005. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  43. a b «2004–05 Primetime Wrap». Hollywood Reporter. May 27, 2005. Cópia arquivada desde o original em January 26, 2010. Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date=, |archive-date= (ajuda)
  44. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. October 4, 2005. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  45. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 16, 2006. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  46. a b «Series» The Hollywood Reporter [S.l.] May 26, 2006. Cópia arquivada desde o original em January 26, 2010. Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date=, |archive-date= (ajuda)
  47. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. October 3, 2006. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  48. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 22, 2007. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  49. a b «2006–07 primetime wrap» The Hollywood Reporter [S.l.] May 25, 2007. Cópia arquivada desde o original em January 26, 2010. Consultado em May 25, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date=, |archive-date= (ajuda)
  50. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. October 2, 2007. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  51. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 20, 2008. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  52. a b «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 20, 2008. Consultado em March 28, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  53. Gorman, Bill (September 23, 2008). «Top CW Primetime Shows, September 15–21». TV by the Numbers [S.l.: s.n.] Consultado em November 22, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  54. Seidman, Robert (May 19, 2009). «Top CW Primetime Shows, May 11–17, 2009». TV by the Numbers. Consultado em May 20, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  55. a b «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. May 19, 2008. Consultado em May 20, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  56. «CW Premiere Plan Features Tree Hill Time Swap, Smallville Delay». TVGuide.com. Consultado em June 17, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  57. Gorman, Bill (October 12, 2009). «Dollhouse Premiere 18–49 Rating Increases To A 1.5 Via DVR; Hopeful or Futile?». TV by the Numbers. Consultado em October 20, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  58. Paul Millar (May 16, 2010). «2.5m watch 'Smallville' season finale». Digital Spy. Consultado em May 16, 2010  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  59. a b «Final 2009–10 Broadcast Primetime Show Average Viewership — TV Ratings, Nielsen Ratings, Television Show Ratings». TVbytheNumbers.com. Consultado em June 16, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  60. «The CW announces return dates for 'Gossip Girl', 'Vampire Diaries', 'Smallville,' and more!». ausiellofiles.ew.com. Consultado em June 30, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  61. Gorman, Bill (September 27, 2010). «Friday Finals: Supernatural Up; Dateline Down». TV by the Numbers. Consultado em September 27, 2010  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  62. Seidman, Robert (February 7, 2011). «'Smallville' Wraps Its Ten-Year Run With a Two-Hour Series Finale Event on Friday, May 13 on The CW». TVbytheNumbers.Zap2It.com. Consultado em February 7, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  63. Seidman, Robert (May 16, 2011). >Twitter «Friday Final Ratings: 'CSI:NY,' 'Blue Bloods,' 'Friday Night Lights,' and 'Kitchen Nightmares Adjusted Up, No Adjustments To 'Smallville'». TV by the Numbers. Consultado em May 16, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  64. Andreeva, Nellie (May 27, 2011). «Full 2010–2011 TV Season Series Rankings». Deadline. Consultado em June 1, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  65. Gorman, Bill (June 13, 2011). «'Modern Family' Tops DVR Ratings Gain For The 2010–11 Season; 'Fringe' Has Biggest % Increase By DVR». TV by the Numbers. Consultado em June 20, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  66. Mark Sweney (August 29, 2008). «Merlin: BBC cues up TV and cinema ads». The Guardian. UK [s.n.] Consultado em September 3, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  67. Roger Stern (October 1, 2002). Smallville: Strange Visitors Aspect [S.l.] p. 304. ISBN 0446612138  Verifique data em: |date= (ajuda)
  68. Michael Teitelbaum (October 1, 2002). Smallville: Arrival Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 180. ISBN 0316173592  Verifique data em: |date= (ajuda)
  69. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (October 1, 2002). Smallville: See No Evil Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 180. ISBN 0316173010  Verifique data em: |date= (ajuda)
  70. Smallville No. 10, pg. 37, ASIN B001DF5N62
  71. Alan Grand (November 1, 2002). Smallville: Dragon Aspect [S.l.] p. 256. ISBN 0446612146  Verifique data em: |date= (ajuda)
  72. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (December 1, 2002). Smallville: Flight Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 180. ISBN 0316174688  Verifique data em: |date= (ajuda)
  73. Smallville No. 10, pg. 38, ASIN B001DF5N62
  74. Nancy Holder (January 1, 2003). Smallville: Hauntings Aspect [S.l.] p. 288. ISBN 0446612154  Verifique data em: |date= (ajuda)
  75. David Weiss & Bobby Weiss (February 1, 2003). Smallville: Animal Rage Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 176. ISBN 0316174211  Verifique data em: |date= (ajuda)
  76. Dean Wesley Smith (March 1, 2003). Smallville: Whodunnit Aspect [S.l.] p. 240. ISBN 0446612162  Verifique data em: |date= (ajuda)
  77. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (April 16, 2003). Smallville: Speed Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 208. ISBN 0316168165  Verifique data em: |date= (ajuda)
  78. Suzan Colon (June 1, 2003). Smallville: Buried Secrets Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 208. ISBN 0316168483  Verifique data em: |date= (ajuda)
  79. Diana G. Gallagher (September 1, 2003). Smallville: Shadows Aspect [S.l.] p. 272. ISBN 0446613606  Verifique data em: |date= (ajuda)
  80. Suzan Colon (October 1, 2003). Smallville: Runaway Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 208. ISBN 0316734764  Verifique data em: |date= (ajuda)
  81. Nancy Holder (November 1, 2003). Smallville: Silence Aspect [S.l.] p. 320. ISBN 0446613592  Verifique data em: |date= (ajuda)
  82. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (December 1, 2003). Smallville: Greed Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 176. ISBN 0316734772  Verifique data em: |date= (ajuda)
  83. Alan Grant (January 1, 2004). Smallville: Curse Aspect [S.l.] p. 288. ISBN 0446613614  Verifique data em: |date= (ajuda)
  84. Suzan Colon (February 1, 2004). Smallville: Temptation Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 192. ISBN 0316734780  Verifique data em: |date= (ajuda)
  85. Devin K. Grayson (March 1, 2004). Smallville: City Aspect [S.l.] p. 272. ISBN 0446613622  Verifique data em: |date= (ajuda)
  86. Cherie Bennett (April 1, 2004). Smallville: Sparks Little, Brown Young Readers [S.l.] p. 176. ISBN 0316734799  Verifique data em: |date= (ajuda)
  87. Predefinição:Comic strip reference
  88. a b R.J. Carter (October 28, 2002). «Comic Book Review: Smallville: The Comic» The Trades [S.l.] Consultado em August 1, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  89. Arune Singh (December 1, 2003). «Somebody Save Me: Clint Carpenter talks 'Smallville,' the TV show and the comic» Comic Book Reviews [S.l.] Consultado em August 1, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  90. «America Online Offers Exclusive Access To Series Of New Online Adventures Tied To The WB's Hit Series 'Smallville'» Time Warner [S.l.] April 14, 2004. Consultado em August 1, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  91. R.J. Carter (March 22, 2003). «Comic Book Review: Smallville (ongoing series) #1» The Trades [S.l.] Consultado em August 1, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  92. Jonah Weiland (April 14, 2004). «AOL New online adventures tied to "Smallville" hit AOL» (Nota de imprensa). Comic Book Resources. Consultado em July 13, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  93. Alfred Gough & Miles Millar (2006). Smallville: Vengeance Chronicles Promo Webisodes (DVD). Warner Bros. Video, Inc. 
  94. Josef Adalian (November 13, 2005). «WB dives into 'Aquaman'». Variety [S.l.: s.n.] Consultado em January 1, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  95. Josef Adalian (November 13, 2005). «WB dives into 'Aquaman'». Variety [S.l.: s.n.] Consultado em January 1, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  96. «The WB Makes Aquaman Official». superherohype.com. November 13, 2006. Cópia arquivada desde o original em August 22, 2006. Consultado em January 5, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date=, |archive-date= (ajuda)
  97. Craig Byrne (January 19, 2006). «KryptonSite 100th episode interview with Alfred Gough» KryptonSite [S.l.] Consultado em January 1, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  98. 22, 2006 «Aquaman consigned to the depths» Verifique valor |url= (ajuda). The Stare. May 22, 2006. Consultado em May 10, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  99. «Pilots not taking off for soap stars this fall». Jamaica-Gleaner. June 3, 2006. Consultado em May 10, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  100. Andrew Wallenstein (April 12, 2006). «2006–07 pilots» The Hollywood Reporter [S.l.] Cópia arquivada desde o original em January 17, 2010. Consultado em May 10, 2007  Verifique data em: |access-date=, |date=, |archive-date= (ajuda)
  101. Byrne, Craig (2008). Smallville: The Official Companion Season 6. London: Titan Books. pp. 136–138. ISBN 1845766563 
  102. «Season Five (HD-DVD)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 28, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  103. «Season Six (HD-DVD)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 28, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  104. «Season 1 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  105. «Season 1 (Region 2)». Amazon France. Consultado em December 13, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  106. «Season 1 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em January 12, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  107. «Season 2 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  108. «Season 2 (Region 2)». Amazon France. Consultado em December 13, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  109. «Season 2 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em July 12, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  110. «Season 3 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  111. «Season 3 (Region 2)». Amazon France. Consultado em December 13, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  112. «Season 3 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em July 12, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  113. «Season 4 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  114. «Season 4 (Region 2)». Amazon France. Consultado em December 13, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  115. «Season 4 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em July 12, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  116. «Season 5 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  117. «Season 5 (Region 2)». Amazon France. Consultado em December 13, 2006  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  118. «Season 5 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em January 12, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  119. David Lambert (May 23, 2007). «Smallville ;— Clark's secret is out: 6th Season Street date, costs, and extras!» TVShowsOnDVD.com [S.l.] Consultado em July 12, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  120. «Season 6 (Region 2)». Amazon. Consultado em August 15, 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  121. «Season 6 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em 18 de Outubro de 2009 
  122. David Lambert (May 21, 2008). «Smallville ;— Release Date, Package Art & Extras for 7th Season DVDs and Blu-ray Discs!» TVShowsOnDVD.com [S.l.] Consultado em May 21, 2008  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  123. «Smallville season 7 (Region 2)». Amazon.uk. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  124. «Season 7 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em December 30, 2008  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  125. David Lambert (June 3, 2009). «DVD & Blu-ray Official 8th Season Announcement: Extras, 3D Box Art & August Date» TVShowsOnDVD.com [S.l.] Consultado em June 3, 2009  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  126. «DVD Official 8th Season (Region 2)». Amazon.uk. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  127. «Smallville — The Complete 8th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em February 16, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  128. a b David Lambert (June 17, 2010). «Final (Earlier!) Release Date and Extras for The Complete 9th Season on DVD and Blu-ray» TVShowsOnDVD.com [S.l.] Consultado em June 17, 2010  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  129. «Smallville Complete Ninth Season DVD (Region 2)». amazon.uk 
  130. «Smallville — The Complete 9th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em May 16, 2011  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  131. a b David Lambert. «Finalized Date, Bonus Items, Packaging for the Complete Series and The 10th Season Sets». TVShowsOnDVD.com. Consultado em July 26, 2011  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  132. «Smallville Complete Tenth Season DVD (Region 2)». amazon.uk 
  133. David Lambert (April 26, 2011). «The Complete Series on DVD: Timeframe, Packaging, New Extras and Answer to 'Why Not On Blu-ray?'». TVShowsOnDVD.com. Consultado em April 26, 2011  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  134. «Smallville - Season 1-10 Complete [DVD]». amazon.uk 
  135. «Smallville — The Complete Sixth Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  136. «Smallville: Season 6 (Blu-ray)». Amazon.ca. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  137. «Smallville — The Complete Sixth Season [Blu-ray] (2006)». Amazon.co.uk. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  138. «Smallville — The Complete 6th Season (4 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  139. «Smallville — The Complete Seventh Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 22, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  140. «Smallville — The Complete Seventh Season (Blu-ray)». Amazon.co.uk. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  141. «Smallville — The Complete 7th Season (3 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  142. «Smallville — The Complete Eighth Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em March 28, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  143. «Smallville — The Complete Eighth Season [Blu-ray] (2009)». Amazon.co.uk. Consultado em November 11, 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  144. «Smallville — The Complete 8th Season (4 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em March 28, 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  145. «Smallville — The Complete Ninth Season [Blu-ray] (2010)». Amazon.co.uk 
  146. «Smallville — The Complete 9th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em May 16, 2011  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  147. «Smallville — The Complete Tenth Season [Blu-ray] (2011) (Region Free)». Amazon.co.uk 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Smallville (série)