The Vampire Diaries (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Future Icon.svg
The Vampire Diaries é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 26 de julho de 2016.
Disambig grey.svg Nota: Se procura a série de livros, veja The Vampire Diaries.
Tvd logo other.png
Diários do Vampiro (PT)
Diários de um Vampiro (BR)
Logo da série
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama sobrenatural
Fantasia
Horror
Romance
Duração 42 minutos (Aproximadamente)
Estado 7ª temporada (8ª confirmada)
Criador(es) Kevin Williamson
Julie Plec
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Marcos Siega
Produtor(es) Leslie Morgenstein
Bob Levy
Kevin Williamson
Julie Plec
Elenco Nina Dobrev
Paul Wesley
Ian Somerhalder
Steven R. McQueen
Sara Canning
Kat Graham
Candice King
Zach Roerig
Kayla Ewell
Michael Trevino
Matt Davis
Joseph Morgan
Michael Malarkey
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos The CW
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original Estados Unidos 10 de setembro de 2009 – presente
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 155 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Os Originais

The Vampire Diaries (Diários de um Vampiro[1] (título no Brasil) ou Diários do Vampiro[2] (título em Portugal)) é uma série de televisão americana de drama e suspense desenvolvida por Kevin Williamson e Julie Plec. É baseada na série de livros de mesmo nome da autora L. J. Smith. A série estreou na televisão americana pela emissora The CW em 10 de setembro de 2009.[3]

A segunda temporada estreou em 9 de setembro de 2010 nos EUA e a terceira em 15 de setembro de 2011. Em 3 de maio de 2012 foi anunciado pela The CW a renovação da série para uma quarta temporada, que se iniciou no mesmo ano em 11 de outubro.[4] A quinta temporada da série começou em outubro de 2013 e encerrou em maio de 2014. No dia 13 de fevereiro de 2014 a série foi renovada para uma sexta temporada.[5] No dia 11 de janeiro de 2015 foi anunciada a renovação da série para uma sétima temporada que estreou dia 8 de outubro do mesmo ano.[6] E no dia 11 de março de 2016 o canal The CW renovou ''todas'' as suas séries incluindo The Vampire Diaries que vai para sua 8ª temporada.

O ator protagonista Ian Somerhalder disse no evento Walker Stalker Con em Nashvile, que deixará a série após a 8ª temporada.

A série segue os eventos na cidade de Mystic Falls, Virginia. Ela é uma pequena cidade fictícia assombrada por seres sobrenaturais de todas as espécies. O foco principal da série é o triângulo amoroso entre a protagonista Elena Gilbert (Nina Dobrev) e os irmãos, Stefan (Paul Wesley) e Damon Salvatore (Ian Somerhalder). Os dois tem um passado sombrio. Mais tarde a luz é lançada sobre o misterioso passado da cidade - envolvendo a cópia de Elena, Katherine, e a família original, que deu origem aos vampiros.

O episódio piloto atraiu a maior audiência da história da emissora desde a sua estreia em 2006.[7] A primeira temporada teve uma média de 3,60 milhões de telespectadores. A série recebeu vários prêmios, incluindo os prêmios People's Choice Award e Teen Choice Awards.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

A série segue a vida de Elena Gilbert (Nina Dobrev) uma jovem estudante de 17 anos, que após perder seus pais em um acidente de carro, deve aprender a lidar com o luto e a tristeza. Elena se apaixona por um vampiro chamado Stefan Salvatore (Paul Wesley) depois de conhecê-lo de vista na escola e mais tarde no cemitério da cidade. Elena e Stefan se apaixonam e começam um relacionamento. A vida de Elena começa a se tornar feliz novamente. Porém a relação dos dois acaba se tornando complicada com a chegada do cruel irmão mais velho de Stefan, Damon (Ian Somerhalder), que também é um vampiro. Ele retorna á cidade para se vingar de Stefan, pois o mesmo o compeliu a completar a transição para se tornar um vampiro séculos atrás, e para salvar sua amada Katherine Pierce da tumba na qual as Famílias Fundadoras da cidade (Fell, Forbes, Gilbert, Lokwood e Salvatore) supostamente prenderam e mataram todos os vampiros em 1864.

Ambos os irmãos começam a mostrar afeição por Elena, principalmente por causa de sua semelhança com Katherine. É revelado que Elena é uma cópia de Katherine e que a mesma enganou a todos nunca estando presa na tumba. Todos descobrem depois que foi Katherine quem provocou a morte de todos os vampiros da cidade em 1864. Katherine retorna à Mystic Falls no último episódio desta temporada, ela finge ser Elena e beija Damon. Katherine também ataca o tio de Elena, John Gilbert.

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Katherine retorna à Mystic Falls alegando o seu amor imortal por Stefan. Porém os irmãos duvidam de sua palavra, e com razão. Junto com Katherine, chega até Mystic Falls o misterioso Mason Lockwood, tio de Tyler. Damon insiste na ideia de que existe algo de sobrenatural com a família Lockwood, e descobre depois que todos os remanescentes da família descendem de lobisomens.

Katherine e Mason procuram um antigo artefato, a Pedra da Lua, que está sob a guarda da família Lockwood, para impedir um antigo inimigo. Enquanto isso, Damon e Stefan planejam a morte de Katherine. O terrível inimigo de Katherine chega á cidade, Klaus Mikaelson, um Vampiro Original (da família que deu origem á linhagem de vampiros). Ele planeja criar híbridos de lobisomem e vampiro, mas para isso acontecer ele deverá realizar o Ritual da Lua Cheia - onde uma bruxa deverá canalizar o poder da pedra da lua, e Klaus deverá beber todo o sangue de um vampiro, um lobisomem e de uma Doppelgangger, ou seja, o sangue de Elena. Damon e Stefan então se unem ao irmão de Klaus, Elijah, para salvar a vida de Elena. Stefan e Damon pedem para que uma bruxa faça um feitiço para salvar a vida de Elena ligando sua força vital ao seu pai biológico, John Gilbert. No final da temporada Katherine é feita prisioneira na casa de Klaus, o mesmo se torna um Híbrido e começa a manipular Stefan.

3.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Klaus e Stefan seguem na estrada procurando por uma solução na criação de Híbridos. Embora Stefan esteja sendo manipulado por Klaus, seu amor luta mais forte por Elena. No episódio 5, Klaus junto a sua irmã Rebekah Mikaelson, descobrem que para criar híbridos (criaturas metade vampiro e metade lobisomem) é preciso que os mesmos bebam o sangue de Elena, já que ela não morreu no Ritual da Lua Cheia que Klaus fez com ajuda de uma bruxa para tornar-se Híbrido. No final da temporada, Elena e Matt sofrem um terrível acidente na Ponte Wickery, acidente este que foi provocado por Rebekah. Stefan, à pedido de Elena, salva a vida de Matt. Elena acaba se afogando e morrendo, e tendo sangue de vampiro no organismo, acaba voltando como vampira.

4.ª temporada[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada começa abordando a transformação de Elena em vampira após a mesma ter sofrido um acidente na ponte Wickery e morrido com o sangue de Damon em seu organismo. Agora ela tem que aprender a lidar com isso no mesmo momento em que todos descobrem que possivelmente há uma cura para o vampirismo. Klaus descobre que existe uma antiga fraternidade chamada "Os Cinco" na qual surgem caçadores que ganham habilidades e uma grande obsessão por matar vampiros. A princípio o caçador é Connor, mas quando este é morto por Elena, seu irmão Jeremy Gilbert passa a ser o caçador. Esse é um momento de extrema mudança no triângulo amoroso onde ao contrário de estar com Stefan porque ela o escolheu (Final da 3ª temporada) ela tem sentimentos mais fortes por Damon, descobre-se depois, que ela e Damon tem um elo, e isso é um fato muito incomum de acontecer. Então tudo torna-se ainda mais complicado, porque além de procurarem um modo de encontrar a cura, tentam ao mesmo tempo encontrar uma maneira de quebrar a ligação existente entre Elena e Damon. No meio de tudo isso, entra um novo personagem na trama, Atticus Shane, mais conhecido como professor Shane. Ele começa a ensinar uma nova forma de magia para Bonnie chamada de: Expressão. Mais tarde descobre-se que esse tipo de magia é mais perigosa que magia negra, e que pode até levar à morte quem a pratica. Agora o mapa que os levam a cura e a resposta de como manter Bonnie viva estão com Shane, que tem seus próprios motivos para querer entrar na tumba onde se encontram Sílas (o primeiro ser imortal do mundo) e a cura para o vampirismo. Elena, Stefan, Damon, Bonnie, Shane, Jeremy e Rebekah terão que embarcar nesta aventura que os levará à terras desconhecidas e traiçoeiras. Esta missão, porém é muito perigosa e poderá até mesmo custar suas próprias vidas. No final da temporada, Elena obriga Katherine a tomar a cura e se tornar humana. Damon e Elena ficam juntos. Bonnie morre durante a tentativa de trazer Jeremy de volta à vida. É revelado que Stefan é uma cópia de Silas. Silas tranca Stefan em um cofre e o joga em uma pedreira. Stefan se afoga e Silas volta para Mystic Fall's para concluir seu terrível plano. Jeremy volta à vida.

5.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Depois de tomar a cura, Katherine luta para sobreviver. Elena e Damon iniciam um relacionamento. Silas quer a cura, e pra isso, terá que beber o sangue de Katherine. Tessa (Qetsiyah), uma bruxa que no passado foi traída por Silas e quer vingança, salva Stefan do cofre. Bonnie volta à vida como âncora para o Outro Lado depois que Amara, a duplicata original, morre. Tessa se mata após ver Silas ser morto por Stefan. Amara toma a cura que está no sangue de Silas e se suicida um tempo depois.

Katherine está morrendo, já que não tem mais a cura em seu corpo. Nadia aparece e revela-se sua filha. Nadia revela à Katherine que ela é uma viajante e pode viver dentro do corpo de qualquer pessoa. Damon reencontra Enzo, seu parceiro de cela em que ficavam por conta das experiências com vampiros feitas no passado pela sociedade secreta Augustine. Elena perdoa Katherine por todos os seus erros. Katherine morre, mas antes consegue executar o feitiço e entrar no corpo de Elena como uma viajante.

No episódio 15, é descoberto que o espírito de Katherine possuiu o corpo de Elena. Caroline; Bonnie; Matt; Damon e Stefan bolam um plano para atrair Katherine. Eis o plano: sequestrar Nadia, que está morrendo devido Tyler ter mordido seu braço, e levar ela até a mansão Salvatore. Stefan corta Katherine com a faca dos viajantes, libertando o corpo de Elena do espírito viajante de Katherine. Quando Elena volta a ter controle total de seu corpo, ela descobre que Katherine injetou em seu corpo um vírus que contém veneno de lobisomem, tal veneno é mortal para todos os vampiros. Enzo, através dos viajantes, consegue um antídoto e cura o corpo de Elena.

Todos os viajantes chegam em Mystic Fall's com o objetivo de encontrar e matar uma duplicata recém-descoberta de Stefan, chamada Tom. Os Viajantes capturam Stefan e o mantém prisioneiro enquanto Caroline e Enzo são enviados para a cidade de Atlanta. Lá, eles encontram Tom e Enzo o mata.

Com a última doppelganger de Stefan morta, restam apenas Elena e Stefan como o último par de duplicatas vivas no mundo. Os Viajantes planejam destruir uma antiga maldição lançada pelas bruxas que os proíbe de retirarem magia da natureza e de terem um local fixo para morar. Os Viajantes drenam o sangue de Elena e Stefan para usarem em um feitiço que destruirá a magia sobrenatural presente em todo o mundo, começando pela cidade de Mystic Fall's, fazendo da cidade o novo lar dos viajantes. No final da temporada, a magia é retirada de Mystic Fall's e de agora em diante apenas humanos poderão morar nela. O Outro Lado é destruído após a fuga do líder dos viajantes, Markos. Bonnie e Damon morrem e vão para uma dimensão desconhecida. Alaric volta à vida. Elena fica devastada pela morte de Damon. Tyler deixa de ser Híbrido e volta a ser apenas um mortal com genes de lobisomem.

6.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nessa temporada os personagens estão separados sem terem notícias uns dos outros. Elena fica viciada em Ervas Enfeitiçadas feitas por Luke, pois assim ela pode ter ilusões com Damon. Alaric, depois de voltar à vida (5ª temporada), tem que se acostumar com sua condição de vampiro original. Stefan tenta recomeçar uma nova vida com uma namorada e um trabalho novo como mecânico de carros. Jeremy tenta esquecer seu passado com Bonnie, dormindo com uma garota diferente a cada noite e se afundando nos vícios. Caroline fica preocupada com a situação de todos estes, incluindo Bonnie e Damon. Enzo é o único que tenta achar a solução para traze-los de volta, seduzindo bruxas atrás de alguma informação.

Enquanto isso, Damon e Bonnie, vivem em algum tipo de dimensão igual a Mystic Falls. Revivendo o mesmo dia (10 de maio de 1994) vezes e vezes sem conta. Enquanto os dois brigam e discutem, Kai, um jovem de uma família de bruxos também preso nesse lugar, tenta se aproximar dos dois em busca de sua liberdade e voltar para o mundo real. O rapaz nada mais é do que um assassino condenado a ficar preso em seu próprio inferno. Ele matou seus irmãos e assim foi condenado a viver pelo resto de sua vida por lá. Kai consegue trazer os poderes de Bonnie de volta e diz que ela é a única que pode salvá-los.

Elena, depois de tanto sofrer, não aguenta a perda de Damon e pede para Alaric controlar sua mente e fazê-la esquecer tudo de bom que ele já fizera ou o amor que tiveram. Assim ela continua sua vida seguindo em frente. Kai diz para Damon e Bonnie que eles três poderão sair daquela dimensão caso Bonnie consiga executar um feitiço sob um eclipse solar, usando um objeto místico chamado "ascendente". Bonnie consegue enviar Damon de volta para o mundo real sozinho, enquanto ela permanece por lá para impedir que Kai fuja, pois este é uma ameaça para todos.

Com a volta de Damon para o mundo real, Elena fica confusa pois só se lembra dele como sendo um "monstro", e recusa-se a ter as suas memórias de volta. Porém quando decide que ás quer Alaric já não pode lhe ajudar, pois ele acaba sofrendo um acidente de carro na fronteira de Mystic Falls, deixando de ser um vampiro original. No episódio 7, é revelado que Jo (a médica da universidade Whitmore e namorada de Alaric) é irmã de Kai. No passado, este a feriu com uma faca no estômago, deixando uma cicatriz terrível. No final da temporada, Kai mata Jo durante seu casamento com Alaric e lança um feitiço no corpo de Elena. É revelado que o tal feitiço liga a vida de Bonnie ao corpo de Elena, esta só poderá acordar caso Bonnie morra. Damon mata Kai arrancando sua cabeça; Caroline afirma não estar preparada psicologicamente para iniciar uma nova relação amorosa com Stefan devido a morte recente de sua mãe, a xerife Liz Forbes. Elena é colocada em um caixão; todos os seus amigos se despedem através de encontros em uma realidade paralela. Damon e Elena tem um último momento juntos.

7.ª temporada[editar | editar código-fonte]

The CW anunciou a renovação da série no dia 11 de janeiro de 2015, a nova temporada estreou em outubro de 2015. Foi anunciado por Nina Dobrev (Elena Gilbert) em sua conta no Instagram que ela não estará mais na série. Julie Plec, produtora executiva da série, informou que Michael Trevino (Tyler Lockwood) fará apenas algumas participações especiais e Steven R. McQueen (Jeremy Gilbert) não fará mais parte do elenco da série. A 7º temporada tem registrado a menor audiência desde a estreia da série em 2009. Entretanto, tais circunstancias não impediram que a mesma fosse renovada para uma nova temporada.

8.ª temporada[editar | editar código-fonte]

A emissora The CW renovou a série para uma oitava temporada em 11 de março de 2016. Em 23 de julho de 2016, a emissora e a criadora da série, Julie Plec, anunciaram que a oitava temporada será a última, e será composta por apenas 16 episódios.[8]

Mystic Falls[editar | editar código-fonte]

É uma cidade fictícia onde se passa a série de televisão The Vampire Diaries.[9] A cidade está localizada no estado da Virgínia, Estados Unidos[10] . Foi fundada em 1859 pelas famílias fundadoras (Fell, Forbes, Gilbert, Lockwood e Salvatore). A cidade pitoresca tem muitos marcos históricos, como a Guerra de Secessão e lendas como: Vampiros - Caçadores - Lobisomens - Bruxas - Híbridos - Fantasmas - Duplicatas, e até outros.

Mystic Falls substitui Fell's Church, que é a cidade onde se passa a série de livros de mesmo nome, que deu origem à série de televisão.

Os sobrenomes Fell, Forbes, Gilbert, Lockwood e Salvatore deram sobrenomes aos personagens da série. Veja alguns: Caroline Forbes, Liz Forbes, Damon Salvatore, Stefan Salvatore, Sarah Salvatore, Lily Salvatore, Tyler Lockwood, Mason Lockwood, Elena Gilbert, Jeremy Gilbert, Grayson Gilbert, Logan Fell, Tina Fell, Blair Fell, Honoria Fell, Franklin Fell, Trip Fell e Meredith Fell. Assim, sobrenomes foram criados com alguns personagens da série.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Participação
Regular Recorrente Convidado(a) — Ausente
Atores Personagens Episódios Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª
Nina Dobrev Elena Gilbert / Katherine Pierce / Amara E: 134 / K: 49 / A: 3
Paul Wesley Stefan Salvatore / Silas / Tom Avery S.S: 155 / S: 10 / T: 2
Ian Somerhalder Damon Salvatore 155
Steven R. McQueen Jeremy Gilbert 133 (Só crédito: 36)
Sara Canning Jenna Sommers 45 (Só crédito: 12)
Kat Graham Bonnie Bennett 155 (Só crédito: 34)
Candice Accola Caroline Forbes 155 (Só crédito: 22)
Zach Roerig Matt Donovan 155 (Só crédito: 40)
Kayla Ewell Vicki Donovan 16 (Só crédito: 2)
Michael Trevino Tyler Lockwood 137 (Só crédito: 51)
Matthew Davis Alaric Saltzman 107 (Só crédito: 19)
Joseph Morgan Klaus 51 (Só crédito: 8)
Michael Malarkey Lorenzo "Enzo" St. John 56 (Só crédito: 10)

Exibição[editar | editar código-fonte]

Brasil

A série está sendo exibida com exclusividade pela MTV Brasil desde 02 de Outubro de 2013, o canal reprisou todos os episódios das 4 primeiras temporadas na versão dublada, e exibiu com exclusividade a 5ª temporada entre os dias 17 de março de 2014 à 11 de agosto de 2014 somente na versão dublada com exibições inéditas apenas nas segundas-feiras, e entre os dias 10 de novembro de 2014 à 22 de junho de 2015 exibiu a 6ª temporada com exclusividade no país somente na versão dublada, com episódios inéditos apenas nas segundas-feiras, mas com alguns hiatos. E desde o dia 26 de outubro de 2015 vêm exibindo com exclusividade a 7ª temporada da série em versão dublada, com hiato entre o Natal e o Carnaval, sendo que dia 15 de fevereiro de 2016 o canal retomou as exibições inéditas. O SBT exibiu a 1ª temporada de Dezembro à Janeiro (2011-2012) às 21:30, mas devido à baixa audiência no horário, logo após o término do 1º ano da série o canal de Sílvio Santos deixou de exibir a série por 3 anos, até que a mesma voltou no dia 16 de janeiro de 2015 com novo horário, 04:30 da manhã no Tele Seriados sendo exibida somente nas sextas feiras. Essa nova exibição teve início a partir da 2ª temporada sendo que o SBT vêm fazendo um compacto de episódios para não ter apenas um episódio exibido por semana e sim dois em 60 minutos. Atualmente em 2016 o SBT está exibindo a reta final da 5º temporada, que até hoje não foi ao ar em Portugal. Na TV (por assinatura) a Warner Channel exibiu às 4 primeiras temporadas completas em versões legendada e dublada respectivamente, mas depois de tempos sem exibição o canal da Turner Broadcasting System Latin America cedeu os direitos de exibição com exclusividade para a MTV Brasil desde a sua migração para a TV Paga.

Portugal

A série passa em Portugal sob o nome Diários do Vampiro. A sua estreia no país ocorreu em 2009, pelo canal público RTP1, que a transmitiu até à quarta temporada, em 2013. Desde então tem sido exibida pelo canal AXN Black na (TV paga) desde o início de 2014, reprisando até hoje com frequência os episódios da 1ª até a 4ª temporada, e bem provável que a 5ª temporada já exibida no Brasil em 2014 chegue a Portugal em 2016.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Temporada Número de episódios Estreia Final
Data Audiência
nos EUA
(em milhões)
Data Audiência
nos EUA
(em milhões)
Primeira
22
10 de setembro de 2009
4,91[11]
13 de maio de 2010
3,47[12]
Segunda
22
9 de setembro de 2010
3,36[13]
12 de maio de 2011
2,86[14]
Terceira
22
15 de setembro de 2011
3,10[15]
10 de maio de 2012
2.53[16]
Quarta
23
11 de outubro de 2012
3,18[17]
16 de maio de 2013
2,24
Quinta
22
3 de outubro de 2013
2,60
15 de maio de 2014
1,57
Sexta
22
2 de outubro de 2014
1,81 [18]
14 de maio de 2015
1,44
Sétima
22
8 de outubro de 2015
1,37[19]
13 de maio de 2016[20]
1.04[21]
Oitava
16
21 de outubro de 2016
TBA
TBA
TBA

Referências

  1. «Diários de um Vampiro». SBT. 
  2. «Diários do Vampiro». AXN Black. 
  3. Tim Baysinger (8 de Outubro de 2014). «Primetime Ratings: ‘The Flash’ Notches Most-Watched CW Debut Since ‘Vampire Diaries’» (em inglês). Broadcasting & Cable. 
  4. «Séries "Vampire Diaries", "90210" e "Supernatural" são renovadas». Folha de S. Paulo. 4 de Maio de 2012. 
  5. «Renovadas: "The Vampire Diaries", "Arrow" e outras ganham nova temporada no CW!». Pure Break. 14 de Fevereiro de 2014. 
  6. Lesley Goldberg (11 de Janeiro de 2015). «CW Renews 'Arrow,' 'Flash,' 'Supernatural,' 'Vampire Diaries,' 'Originals,' More» (em inglês). The Hollywood Reporter. 
  7. «'Vampire Diaries' star Nina Dobrev on Elena's look-alike dilemma and more». Los Angeles Times (em inglês). Latimesblogs.latimes.com. 21 de janeiro de 2010. Consultado em 17 de abril de 2012. 
  8. «Comic-Con: 'The Vampire Diaries' to End With Season 8». The Hollywood Reporter. 23 de julho de 2016. 
  9. Mystic Falls no UOL
  10. Como visto no episódio 1x06 "Lost Girls"
  11. «Updated VAMPIRE DIARIES Sets Record as The CW’s Most Watched Series Premiere EVER» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 18 de julho de 2012. 
  12. «Thursday Finals: Survivor, Grey's Anatomy, CSI, Mentalist, Community Adjusted Up» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 18 de julho de 2012. 
  13. «Updated TV Ratings: ‘NFL Kickoff’ Soars; ‘Vampire Diaries’ Falls; ‘Nikita’ Equals ‘Supernatural’» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 18 de julho de 2012. 
  14. «Thursday Final Ratings: 'American Idol,' 'Big Bang,' 'Community,' 'Rules,' 'Mentalist,' 'Office,' 'Vampire Diaries' Adjusted Up; 'Bones' Adjusted Down» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 18 de julho de 2012. 
  15. «Thursday Final Ratings: 'The Vampire Diaries,' 'Wipeout' Adjusted Up; 'The Secret Circle' Quarter Hour Ratings» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 18 de julho de 2012. 
  16. Kondolojy, Amanda. «Thursday Final Ratings: 'Big Bang Theory', 'Idol', 'Vampire Diaries', 'Office', 'Secret Circle', 'Grey's' Adjusted Up; 'Touch', 'Scandal' Adjusted Down». TV by the Numbers (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 11 de maio de 2012. 
  17. Kondolojy, Amanda. «Thursday Final Ratings: 'The Vampire Diaries,' Quarter Hour Ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de outubro de 2012. 
  18. TV Line. «Ratings: Vampire Diaries and Reign Premieres Down, ABC Dramas Dip But Dominate, NBC Sitcoms Debut OK». 03/10/2014. Consultado em 28/05/2015. (em inglês)
  19. TV by the Numbers. «TV Ratings Thursday: 'Vampire Diaries' and 'Originals' premieres down, NFL and 'Scandal' lead sluggish night» (em inglês). 09 de outubro de 2015. Consultado em 09 de outubro de 2015. 
  20. «Datas dos últimos episódios da temporada de Arrow, Flash, Vampire Diaries, e mais!». Minha Série. Consultado em 2016-03-10. 
  21. Porter, Rick (16 de maio de 2016). «Friday final ratings: 'The Amazing Race' finale and 'Grimm' adjust up, '20/20' adjusts down». TV by the Numbers. Consultado em 16 de maio de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]